Autor Tópico: Princípio do Fim  (Lida 4085 vezes)

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Offline JJ

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #150 Online: 28 de Maio de 2018, 08:22:34 »
Um exemplo:



Ibama suspende licença de instalação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)


Notícia by Redação - 21/07/20112
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Obra de 1.527 km entre Bahia e Tocantins está sob responsabilidade da Valec, alvo do escândalo que atinge Ministério dos Transportes


Parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)aponta irregularidades e levou à suspensão da licença de instalação de um dos mais importantes empreendimentos do governo federal – a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), sob responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. Reportagem de Fausto Macedo, em O Estado de S.Paulo.


A Valec é alvo do escândalo que atinge o Ministério dos Transportes no governo Dilma Rousseff. Denúncias de corrupção e fraudes em licitações culminaram com o afastamento, em 4 de julho, do diretor presidente da empresa, José Francisco das Neves, o Juquinha.


Pelo ofício 608/11, de 15 de julho, o presidente substituto do Ibama, Fernando da Costa Marques, comunicou o presidente interino da Valec, Antônio Felipe Sanchez Costa, sobre a “constatação da não execução dos programas ambientais”: “A licença de instalação 750/10 está suspensa até que todas as irregularidades e a comprovação do Plano Básico Ambiental (PBA) seja encaminhado a este instituto”.


Seis analistas ambientais subscrevem o parecer de 18 páginas que indica ponto a ponto problemas na primeira etapa da obra, relativa a um trecho de 537 quilômetros entre Caetités e Ilhéus, orçado em R$ 4 bilhões.


O governo aposta na ferrovia como grande canal de escoamento da produção da Bahia ligando a região a outros polos, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fiol terá extensão total de 1.527 quilômetros – vai até Figueirópolis, no Tocantins – com investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.


“Esta equipe técnica entende que as condicionantes referentes à Licença 750/10, de forma geral, não vêm sendo atendidas pelo empreendedor, principalmente no que se refere à execução dos programas ambientais”, acusa o relatório Ibama. “Ressalta-se que a execução do PBA é essencial para o controle, mitigação e compensação dos impactos provocados pela instalação e operação do empreendimento.”


Os técnicos sustentam que “a não execução dos programas ambientais aprovados quando da emissão da Licença de Instalação acarreta na fragilização do processo de licenciamento ambiental”. Recomendam “aplicação das sanções administrativas cabíveis, além do embargo às obras de instalação do empreendimento até a comprovação da execução dos programas ambientais”.


Durante a vistoria do lote 2, os técnicos constataram um “ajuste no traçado”. “Devido a este ajuste as obras foram paralisadas”, diz o relatório. “Os engenheiros da Valec informaram que essa alteração poderia intervir em aproximadamente 3 quilômetros para trás, a partir do início da curva modificada, podendo, inclusive, provocar a necessidade de desmatar nova área, ao lado daquela já desmatada.”


Os técnicos advertem que “este fato pode provocar um impacto ambiental desnecessário e pode, inclusive, necessitar a desapropriação de uma nova faixa, além daquela já desapropriada”.


A Valec informou que foi notificada na segunda-feira da decisão do Ibama. A empresa destacou que já “está analisando os termos do parecer técnico e tomando providências para responder às exigências do órgão licenciador”. Segundo a Valec, o relatório aborda lotes iniciais da obra, como a instalação dos canteiros e terraplanagem. “(A obra) está muito no início”, observou a empresa. “Estamos estudando o documento para nos adequarmos rapidamente ao que consta da notificação.”


EcoDebate, 20/07/2011


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Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #151 Online: 28 de Maio de 2018, 08:24:07 »
Ferrovias e infraestrutura para hidrovias são caras, e além do mais  há muita regulamentação e obstáculos legais e burocráticos. Inclusive excessos em leis ambientais, os quais impõem grandes custos e geralmente atrasos em obras.

A legislação excessiva sobre a construção de ferrovias não é ao acaso. Ela decorre da pressão da indústria automobilística e da Petrobrás, porque quase toda a malha rodoviária foi construída antes da legislação ambiental.
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 14:35:50 por Geotecton »
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Offline JJ

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #152 Online: 28 de Maio de 2018, 08:26:32 »
O Brasil é o país onde o conservador é revolucionário.

Enfim, Temer cedeu como queriam. Agora a grande massa que usa diesel nos veículos populares pode ficar feliz com o aumento da gasolina e demais produtos.




O diesel impacta nos preços de quase todos os produtos já a gasolina e o álcool  tem impacto muito menor.



Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #153 Online: 28 de Maio de 2018, 08:28:54 »
O Brasil é o país onde o conservador é revolucionário.

Enfim, Temer cedeu como queriam. Agora a grande massa que usa diesel nos veículos populares pode ficar feliz com o aumento da gasolina e demais produtos.

O diesel impacta nos preços de quase todos os produtos já a gasolina e o álcool  tem impacto muito menor.

O preço da gasolina impacta no meu bolso.

Que é o que importa, em última análise.
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Offline Cinzu

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #154 Online: 28 de Maio de 2018, 12:21:57 »
O Brasil é o país onde o conservador é revolucionário.

Brasil é o país onde é cool ser conservador, liberal, comunista, de esquerda, de direita, sem ter a mínima noção do que isso significa.

Enfim, Temer cedeu como queriam. Agora a grande massa que usa diesel nos veículos populares pode ficar feliz com o aumento da gasolina e demais produtos.

Espero que agora o governo perceba que manter o poder do transporte de cargas em um único setor pode ser arriscado e ameaçador, e passe a investir no modal ferroviário e hidroviário.

https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-brasil-falhou-ao-esquecer-o-transporte-ferroviario/


Ferrovias e infraestrutura para hidrovias são caras, e além do mais  há muita regulamentação e obstáculos legais e burocráticos. Inclusive excessos em leis ambientais, os quais impõem grandes custos e geralmente atrasos em obras.

E você acha que rodovias são baratas, por acaso? rs

Fora o preço de manutenção, que torna-se muito maior devido ao desgaste provocado por cargas pesadas como caminhões, que deveriam estar sendo transportadas por trens.

Cada dia que se passa com um projeto de investimento em ferrovias/hidrovias sendo engavetado, é um dia a mais de prejuízo por estarmos fazendo fogo com paus e pedras.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Cinzu

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #155 Online: 28 de Maio de 2018, 12:26:01 »
E como bem citou o Geotecton, estes excessos de regulações e legislações ambientais sobre ferrovias não é ao acaso. Rodovias impactam ambientalmente até mais mais que ferrovias, e ainda hoje continuamos a ter mais investimentos sendo feitos no modal rodoviário, tanto por parte do governo quanto de ínvestidores privados.
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 12:59:48 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #156 Online: 28 de Maio de 2018, 14:35:33 »
E como bem citou o Geotecton, estes excessos de regulações e legislações ambientais sobre ferrovias não é ao acaso. Rodovias impactam ambientalmente até mais mais que ferrovias, e ainda hoje continuamos a ter mais investimentos sendo feitos no modal rodoviário, tanto por parte do governo quanto de ínvestidores privados.

As rodovias afetam MUITO mais o meio ambiente que as ferrovias, sejam eles impactos diretos ou indiretos.

Não tenho dúvida nenhuma que a indústria automobilística e a Petrobrás são as responsáveis por este atraso na implantação do modal ferroviário.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #157 Online: 28 de Maio de 2018, 14:57:19 »
E como bem citou o Geotecton, estes excessos de regulações e legislações ambientais sobre ferrovias não é ao acaso. Rodovias impactam ambientalmente até mais mais que ferrovias, e ainda hoje continuamos a ter mais investimentos sendo feitos no modal rodoviário, tanto por parte do governo quanto de ínvestidores privados.

As rodovias afetam MUITO mais o meio ambiente que as ferrovias, sejam eles impactos diretos ou indiretos.

Suspeitei desde o princípio.

Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #158 Online: 28 de Maio de 2018, 15:46:15 »
E como bem citou o Geotecton, estes excessos de regulações e legislações ambientais sobre ferrovias não é ao acaso. Rodovias impactam ambientalmente até mais mais que ferrovias, e ainda hoje continuamos a ter mais investimentos sendo feitos no modal rodoviário, tanto por parte do governo quanto de ínvestidores privados.

As rodovias afetam MUITO mais o meio ambiente que as ferrovias, sejam eles impactos diretos ou indiretos.

Suspeitei desde o princípio.

Hehehehe.

O bom e velho Buck.
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Offline O Grande Capanga

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #159 Online: 29 de Maio de 2018, 13:12:02 »
No meu Face, já vi uns mais exaltados que já estão chamando o Bolsonaro de frouxo por não querer a continuidade da greve.

Pelo que tô percebendo, Bolsonaro vai perder mais votos por deixar de ser quem ele é do que se demonstrar seu pouco preparado para ser presidente.
« Última modificação: 29 de Maio de 2018, 13:16:09 por O Grande Capanga »

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #160 Online: 29 de Maio de 2018, 19:00:44 »
Citação de: Estadão
o governo apura se três movimentos políticos, "intervenção militar já", o "fora Temer", e o "Lula livre", se infiltraram na paralisação dos caminhoneiros. Eles estariam alimentando os focos que ainda querem manter os bloqueios mesmo após ter boa parte de suas reivindicações atendidas ou ao menos encaminhadas



<a href="https://www.youtube.com/v/zNAC2WeZ9RU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/zNAC2WeZ9RU</a>

Offline André Luiz

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #161 Online: 29 de Maio de 2018, 20:46:49 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Offline -Huxley-

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #162 Online: 29 de Maio de 2018, 21:42:37 »
Manchete da Folha On Line. TST decreta greve de petroleiros ilegal.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #163 Online: 29 de Maio de 2018, 21:54:22 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Segundo algumas fontes, acho que dentre elas José Nêumane Pinto, as demandas dos caminhoneiros e donos de transportadora são restritas à classe; controle de preço do diesel, reserva de mercado, e o lance dos pedágios e eixo suspenso. Mas o "what's app" foi disseminando clamores inventados para todo lado. É mais um analfabetismo político-econômico generalizado do que "terrorismo", por parte dos apoiadores, enquanto que os caminhoneiros e transportadores tecnicamente estariam praticando locaute, ilegal.

Offline Cinzu

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #164 Online: 30 de Maio de 2018, 00:13:56 »
No meu Face, já vi uns mais exaltados que já estão chamando o Bolsonaro de frouxo por não querer a continuidade da greve.

Pelo que tô percebendo, Bolsonaro vai perder mais votos por deixar de ser quem ele é do que se demonstrar seu pouco preparado para ser presidente.

Bolsonaro só faz tanto sucesso por ser radical.

Essa versão do Bolsonaro Paz & Amor não tras diferencial algum em relação a qualquer outro político.
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Offline _Juca_

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #165 Online: 30 de Maio de 2018, 10:26:29 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/mbl-princesa-do-conservadorismo-e-comandante-viram-alvo-da-direita.shtml

Offline Diegojaf

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #166 Online: 30 de Maio de 2018, 10:33:39 »
Bora pro terceiro dia de escolta de caminhão tanque...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #167 Online: 30 de Maio de 2018, 11:36:35 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/mbl-princesa-do-conservadorismo-e-comandante-viram-alvo-da-direita.shtml

Você é contra controle de preços e reserva de mercado? COMUNISTA!!!!!!!!1111
Esses SUBVERSIVOS CONTRÁRIOS À GREVE têm que ser torturados ou fuzilados!!!!111

BRASIL AÇIMA DE TODOS

Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #168 Online: 30 de Maio de 2018, 11:41:47 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/mbl-princesa-do-conservadorismo-e-comandante-viram-alvo-da-direita.shtml

Comparados com o pessoal do MST, não passam de 'cordeirinhos'.
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Offline _Juca_

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #169 Online: 30 de Maio de 2018, 15:18:53 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

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Ô !!

Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #170 Online: 30 de Maio de 2018, 17:26:56 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

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Quantas fazendas e prédios públicos as pessoas do MBL depredaram mesmo?
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Offline _Juca_

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #171 Online: 30 de Maio de 2018, 17:38:20 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

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Comparados com o pessoal do MST, não passam de 'cordeirinhos'.

Ô !!

Quantas fazendas e prédios públicos as pessoas do MBL depredaram mesmo?

Sei lá, talvez tenham só depredado o caráter e a honestidade política, mas o assunto do link aí é a direita da direita que acha que o MBL e os outros heróis do passado são comunistas porque não defendem "intervenção militar" e outras preciosidades similires. O seu tu quoque deveria ser em comparação esses, não com o MBL...     mas no fim serve também. :lol:

Offline Geotecton

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #172 Online: 30 de Maio de 2018, 18:01:30 »
Não foi criada uma lei nova pra enquadrar esses grupelhos como terroristas? Seria irônico para os malucos da intervenção militar

Alimentaram os monstrinhos, agora cresceram, não cabem mais na gaiola e querem devorar os próprios donos.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/mbl-princesa-do-conservadorismo-e-comandante-viram-alvo-da-direita.shtml

Comparados com o pessoal do MST, não passam de 'cordeirinhos'.

Ô !!

Quantas fazendas e prédios públicos as pessoas do MBL depredaram mesmo?

Sei lá, talvez tenham só depredado o caráter e a honestidade política, mas o assunto do link aí é a direita da direita que acha que o MBL e os outros heróis do passado são comunistas porque não defendem "intervenção militar" e outras preciosidades similires. O seu tu quoque deveria ser em comparação esses, não com o MBL...     mas no fim serve também. :lol:

Quantas fazendas e propriedades públicas as pessoas da 'direita da direita' depredaram?
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Offline -Huxley-

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #173 Online: 30 de Maio de 2018, 22:20:07 »
Citação de: Leandro Narloch compartilhando post de Ricardo Rangel
Ricardo Rangel

26 de maio às 09:29 ·
Como, infelizmente, o PT não conseguiu revogar a lei da oferta e da demanda, ela nos deu a tempestade perfeita.

Dilma subsidiou a aquisição de caminhões via BNDES. Com preço mais baixo, o número de caminhões em circulação aumentou (veja o gráfico, cuja fonte é o Sindipeças).

Com mais oferta de caminhões, o preço do frete caiu, e a margem de lucro de caminhoneiros e transportadores apertou.

Com a recessão provocada pelo intervencionismo generalizado e furioso de Dilma, a demanda por transportes caiu, o preço do frete caiu mais e a margem apertou mais.

Temer parou de interferir na Petrobras para controlar o preço do combustível, e ele subiu, acompanhando o preço do petróleo no mercado internacional: a margem apertou ainda mais.

Vão se passar anos até que compreendamos o alcance da herança maldita do PT.

https://www.facebook.com/leandronarloch/posts/1701173233292774
« Última modificação: 30 de Maio de 2018, 22:27:38 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

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Re:Princípio do Fim
« Resposta #174 Online: 30 de Maio de 2018, 22:25:10 »
Citação de: Alexandre Schwartsman

Enquanto escrevo, caminhoneiros protestam contra o aumento do diesel, poucos dias depois de o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, afirmar que o governo quer discutir a política de preços dos combustíveis. Segundo o ministro, “está subindo demais”, aventando a possibilidade de reavaliação dos impostos, além da política de preços da Petrobras. São ambas péssimas ideias, embora possam, como é infelizmente comum no Brasil, prosperar ambas.

A origem da questão é o aumento dos preços internacionais de petróleo e derivados. O barril de Brent subiu de US$ 45 para perto de US$ 80 de meados do ano passado para cá, na esteira de problemas geopolíticos (a crise com o Irã), bem como o colapso da produção na Venezuela. A ele se soma a valorização global do dólar, cujas repercussões domésticas analisamos na semana passada.

Neste contexto deveria a Petrobras ignorar o ocorrido e manter os preços de derivados isolados dos mercados internacionais? A resposta é um sonoro não, por pelo menos dois motivos.

Do ponto de vista da empresa, esta política seria ruinosa. Não se trata de especulação, mas simples observação dos efeitos destrutivos desta mesma postura adotada durante o governo anterior para evitar aceleração ainda maior da inflação. Foram anos de perdas multibilionárias para a empresa, R$ 81 bilhões (a preços de 2017), acumuladas entre 2014 e 2016, que contribuíram para transformá-la na empresa de petróleo mais endividada do mundo.

Já do ponto de vista de funcionamento de mercados há problemas com esse tipo de política. Preços mais elevados de uma mercadoria sinalizam a necessidade de reduzir seu consumo em nome da eficiência econômica. Quando se impede o funcionamento desta sinalização o consumo não cede e precisamos entregar mais mercadorias em troca daquela, mercadorias que poderiam ser destinadas à aquisição de produtos que entregassem o mesmo bem-estar, ou ainda mais.

Note-se que esta mesma crítica se aplica a medidas de redução da carga tributária sobre combustíveis fósseis, pois interferem com a reação de mercado. Sim, há sempre a possibilidade de argumentar que a tributação em si já afeta o funcionamento do mercado, mas noto que: (a) há consequências negativas no uso de combustíveis fósseis (poluição, por exemplo) que não são integralmente capturadas nos preços, justificando em alguns casos a tributação; e (b) uma coisa é discutir o nível correto da tributação de combustíveis, outra, bastante distinta, é alterar impostos para mascarar a flutuação de preços sem maiores ponderações sobre seus efeitos colaterais.

Por fim, muito embora os R$ 5,7 bilhões/ano arrecadados pela CIDE representem parcela irrisória (cerca de 0,5%) da receita do governo federal, o quadro fiscal é grave o suficiente para não justificar medidas de renúncia tributária, ainda mais no caso da gasolina, que beneficiaria desproporcionalmente a parcela mais rica da população.

Mesmo que estas propostas não se concretizem, esta discussão é reveladora a fragilidade do ambiente institucional brasileiro.

Regras existem precisamente para dar previsibilidade, e não apenas econômica, para quem vive em sociedade. Se formos discutir mudança de regras em reação a cada evento que nos contrarie, não é difícil concluir que o quadro institucional não é estável.

E ainda há quem procure a razão do baixo investimento no país...

Fonte: http://maovisivel.blogspot.com/2018/05/as-mas-ideias-imortais.html
« Última modificação: 30 de Maio de 2018, 22:28:12 por -Huxley- »

 

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