Há no meio acadêmico pessoas que defendem o aborto, mas também o infanticídio.
Isso é a visão polêmica do filósofo australiano Peter Singer.
Seu argumento é que abreviar o sofrimento de uma pessoa (mesmo sendo um
recém nascido) representa um ato de compaixão e que não há motivo para mantê-la viva
indiscriminadamente.
Se uma pessoa se opõe radicalmente ao aborto sob qualquer circunstâncias, seria de se esperar
que ela seria também radicalmente contra a matança de animais. Se não é o caso , aquilo representa um especismo
(discriminação contra outras espécies, como o racismo é uma discriminação contra pessoas de outra cor).
Para Singer, a vida de um animal não deveria valer menos que a de um homem.
Qualquer ser vivo que é ciente de sua existência e que deseja seguir vivendo não deveria
ser morto.
Segundo ele, a vida de um animal nessa categoria vale mais do que um humano recém nascido, que não possui
a noção de si próprio ou não é capaz de perceber sua existência.
Singer, conhecido defensor dos direitos dos animais, afirma segundo esse raciocino, que os pais de recém-nascidos
com deficiências graves devem ter o direito de decidir se o bebê deve viver ou não (O infanticídio era algo
praticado em sociedades antigas como na Grécia e Japão).
Em várias, incluindo a santa maniqueísta pró-vida sociedade judaica:
Deuteronomio 2:32-34 /
3:4-6 /
13:15 Seon saiu com todo o seu povo ao nosso encontro para pelejar contra nós em Jasa. Mas o Senhor, nosso Deus, no-lo entregou e nós derrotamo-lo com os seus filhos e todo o seu povo. Tomamos-lhe então todas as suas cidades, que votamos ao interdito, com os homens, as mulheres e as
crianças, sem deixar escapar ninguém.
Tomamos então todas as suas cidades (não houve uma sequer que não caísse em nossas mãos), em número de sessenta, toda a região de Araob, o reino de Og, em Basã. Todas essas cidades eram fortificadas, com altas muralhas, portas e ferrolhos, sem contar as numerosas cidades abertas. Votamo-las ao interdito, como o tínhamos feito a Seon, rei de Hesebon, com os homens, as mulheres e as
crianças.
farás passar ao fio de espada os habitantes dessa cidade, juntamente com o seu gado, e à votarás ao interdito com tudo o que nela se encontrar.
Josué 6:21 /
10:28 /
10:35-39 Tomaram a cidade e votaram-na ao interdito,
passando a fio de espada tudo o que nela se encontrava, homens, mulheres, crianças, velhos e até mesmo os
bois, as ovelhas e os jumentos.
No mesmo dia apoderou-se Josué de Maceda, e passou-a ao fio da espada juntamente com seu rei; votou ao interdito a cidade com
todo ser vivo que nela havia, sem nada poupar. E fez ao rei de Maceda como tinha feito ao rei de Jericó.
Tomaram-na no mesmo dia, e passaram-na ao fio da espada, votando ao interdito
todo ser vivo , como tinha feito a Laquis. Subiu em seguida com todo o Israel de Eglon a Hebron, e atacaram-na. Tomaram Hebron e passaram ao fio da espada a cidade com seu rei, seus arrabaldes e
todo ser vivo, sem nada deixar escapar , como tinham feito a Eglon. A cidade foi votada ao
interdito com todo ser vivo . Dali Josué, com todo o Israel, voltou-se contra Dabir e atacou-a; apoderou-se dela, juntamente com seu rei, e
passou-os ao fio da espada. Votou ao interdito toda alma viva que nela se achava, sem nada poupar, e fez a Dabir e ao seu rei como tinha feito a Hebron e a Libna com seus reis.
1 Samuel 15:3 /
15:18 Vai, pois, fere Amalec e vota ao interdito tudo o que lhe pertence, sem nada poupar:
matarás homens e mulheres, crianças e meninos de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos .
O Senhor te havia dado uma ordem, e te havia dito que votasses ao interdito esses pecadores, os amalecitas, combatendo-os até o completo extermínio.
Ezequiel 9:6 Matai sem dó: idosos, rapazes e moças,
crianças e mulheres, até aniquilar a todos. Todavia não tocai em ninguém que tenha recebido o sinal da salvação. Começai, pois, a destruição pela minha própria Casa, o Templo”. Então eles iniciaram a matança pelas autoridades que estavam na frente do santuário.
Juizes 18:7 Os cinco homens puseram-se a caminho e foram até Lais. Viram ali um
povo que habitava seguro, pacífico e tranqüilo, segundo o costume dos sidônios. Não havia naquele terra nenhum rei que dominasse sobre os seus habitantes, ou que os molestasse em coisa alguma. Viviam longe dos sidônios e não tinham relações com ninguém.
Juizes 18:9-10 Eles responderam:
Vamos, subamos contra eles. Vimos a sua terra que é excelente. Por que ficais aí sem nada dizer? Não demoreis a pôr-vos em marcha para tomar posse dessa terra. Quando ali entrardes,
encontrareis um povo que vive em segurança e uma terra espaçosa que Deus vos entregará nas mãos, uma região onde nada falta daquilo que a terra produz.
Juizes 18:27 Desse modo, tomaram os danitas a obra que Micas tinha feito, juntamente com o seu sacerdote.
Atacaram então Lais, um povo pacífico e seguro, passaram-no ao fio da espada e queimaram a cidade.