os meios produtivos nestas sociedades nunca foram socializados ou públicos, tendo sido na verdade concentrados na mão de uma elite estatal/governamental.
Simplesmente substituiram os empresários por políticos e não pela população em geral.
mas qual seria outra forma ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
Toda atividade comercial (industrial incluída, claro...) sob a forma de cooperativas "populares" (não esqueça que os kibutz também fracassaram...
) ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
E pra completar a meleca ainda acabaram com o sistema de preços sem ter algo melhor pra colocar no lugar.
E qual sistema poderia ser ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
Vouchers (hoje em dia eletrônicos, claro
) a partir de matrizes holísticas em computadores ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
QUEM controlaria isso nas sociedades, que não os políticos (e portanto os partidos que consigam estar no poder)
Simplesmente substituiram os empresários por políticos e não pela população em geral.
Justo por isso que sua proposta de matematização holística da economia é estéril.
Se os funcionais sugerirem a redução no n° de automóveis, que seria feito pra conseguir isso sem OBRIGAR reduções na produção que iriam contra a vontade da população ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
Ou ditadura ou revolta civil que acabaria com quebrarem o supercomputador e porem fogo no prédio dele.
Ou então — claro que na prática 99% que aconteceria isso
— simplesmente ignorarem os burocratas programadores do supercomputador.
Capisci ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
E sobre isto, nada a dizer?
[...]
onde vigora a ideia de propriedade individualizada dos meios de produção e de criação intelectual (patentes), diminui enormemente a essencial liberdade necessária para que essas trocas ocorram dentro do mercado humano
Mas então... se a propriedade não dever ser privada e nem do governo (e portanto controlada pelo grupo/partido que esteja exercendo a governança...), vão ser cooperativas "populares" ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
É essa S/proposta ![Question :?:](../forum/Smileys/default/icon_question.gif)
Aqui entra a ideia essencial de Democracia Direta que, realmente, sem isto o sistema não funcionaria. E o que a torna possível agora, diferente de antes, são as tecnologias modernas de informação e comunicação (TIC).
Esta democracia direta é subdividida em duas: Democracia Política e Democracia Produtiva. Democracia Política sendo exercida por meio de plebiscitos, referendos, votando-se diretamente em ideias e, quando este tipo de coisa não for possível, elegendo-se representantes, mas que estejam sujeitos a mecanismos de recall político, entre outros. A Democracia Produtiva seria exercida através do acesso direto ao complexo industrial dos meios produtivos tangíveis e intangíveis, por civis, organizações sociais, cooperativas, associações, ONGs etc., previamente habilitados para tal acesso.
O controle de eficiência do que seria livremente produzido, seria feito por mecanismos informatizados dentro da industria que estabeleceriam as normas de construção mais eficientes no momento. Estas normas de eficiência seriam decididas tecnicamente, não havendo outro meio para isto. Não existe democracia quando se fala sobre o que é mais eficiente para determinado fim, assim como não existe democracia na hora de decidir se um avião seria estruturalmente mais eficiente se feito de papelão ou de alumínio. Isto é sempre decidido com base nos conhecimentos mais modernos em física, química, engenharia etc. Poderíamos estender o conceito de democracia para estes fins puramente técnicos por meio do acesso democrático ao conhecimento e à prática científica, o que certamente seria necessário e salutar para o sistema.
Os recursos seriam alocados se baseando nos gostos particulares da própria população, através do uso de big data e IA, e não por burocratas em suas salas.
Estes sistemas informatizados, tanto de alocação de recursos como de filtro de eficiência técnica, seriam programados em plataforma aberta, como foi feito o sistema operacional Linux, onde haveria democracia para todos os que tivessem interesse em participar de seu desenvolvimento.
Mas digamos que, por motivos totalmente subjetivos da alma humana, uma determinada regra técnica gere descontentamento na população em geral. Isto seria resolvido através da Democracia Política Direta. A sociedade civil poderia mobilizar plebiscitos ou mesmo a IA do sistema informatizado poderia, ao analisar a rede, perceber o descontentamento popular em alguma área, e de forma automática indicar a realização de tais votações.