O Ciro Gomes é bem menos de "esquerda" do que se pinta.
Quando governou Fortaleza e o Ceará cortou custos, demitiu contratados, enxugou boa parte da burocracia, reduziu tempo de criação de empresas e trouxe alguns setores industriais pra lá.
As recentes acusações dele libertar o Lula foram bem maliciosamente modificadas pela mídia: o que ele diz faz sentido. Enquanto todo esse imbroglio do lula não se encerrar ele vai ser um fantasma na política do país.
Porém ele já disse algumas dezenas de vezes que jamais iria intervir no rito democrático e no poder judiciário para beneficiá-lo. mas que agiria pra impedir a justiça partidária, que convenhamos está ocorrendo para ambos os lados.
o real perido do ciro é que ele tem alguns conceitos contra o mercado financeiro que não são necessariamente válidos, por exemplo, considerar rolagem dívida como "juros" e dando a entender que é expoliação nacional.
Em um conceito amplo até é, porém é um cenário que o governo criou para si e que se tem que ser mudado tem que ser respeitando os players dessa área.
Ele quer revogar a pec do teto. É contra qualquer proposta que visa cortar gastos, sempre com a desculpa de que o governo pode subsidiar ou incentivar o crescimento econômico, de maneira keynesiana. É o moto perpétuo da economia e ele acredita piamente nisso. Muitas das ideias dele são parecidas com as já praticadas pelo Lula e Dilma, e não aprendeu nada com a crise. Aliás, deve achar que a crise é fruto da "corrupiçaum".
Negativo.
1) Ele não é "contra contra qualquer proposta que visa cortar gastos", isto é totalmente falso, ele é contra as mentiras e ficções que o PMDB vendeu com esse "teto";
2)Quando foi governador o Ciro fez uma ótima administração fiscal, inclusive foi no mercado e comprou dívida de forma antecipada, e pelo que sei foi um dos únicos ou o único governo que fez isso) e quando foi ministro da Fazenda no governo FHC ele conseguiu o maior superávit primário de todos os ministros de FHC até hoje.
Então, afirmar que ele não se importa com o equilíbrio fiscal é mais uma tremenda mentira que muitos da direita tresloucada tipo mebelóide tentam espalhar.
2)Ele conhece muito bem a história de países poderosos que cresceram e se desenvolveram, e sabe que é uma tremenda mentira e falsidade a historinha mentirosa de que os Estados Unidos não tiveram intervencionismo na economia. Isso é extremamente falso. Desde o século XIX que o Estados Unidos tem intervenção cada vez maior na economia. No século XIX os Estados Unidos tiveram taxas alfandegárias enormes, bem maiores do que as taxas que o Brasil tem atualmente. Os liberais mentem ou omitem descaradamente quanto isso. E já há várias décadas e ainda atualmente o Estado americano interfere de forma gigante na economia tanto diretamente financiando pesquisas científicas (várias vezes o valor que o estado brasileiro aplica), como indiretamente via gigantescos projetos e compras militares, as quais dão um impulso gigantesco a ciência e a tecnologia e também a grandes setores da economia, especialmente o gigantesco complexo industrial militar .
Em resumo é uma tremenda falsidade o que vários neo liberalóides propagam no Brasil.
O Ciro Gomes desmascara muitos novos liberais mentirosos que estão cacarejando mentiras aos quatro ventos.