Vocês notaram que o debate está no mesmo caminho de todos os outros que já ocorreram por aqui, não é mesmo?
Os céticos pedem provas materiais e os espíritas dizem que isto não é possível, a menos da boa vontade dos Espíritos e dos céticos que mesmo quando as mesas giraram, negaram de pés juntos, ops!
Então o que estou fazendo aqui, respondendo aos companheiros indagadores? Simplesmente participando do tópico que diz "O Erro Espírita" e tentando mostrar que não há tal coisa, desde que se compreenda a abrangência ou a limitação das expressões, Filosofia, Ciência e Religião, por mim explanada no inicio.
Mas tenho também a responsabilidade de esclarecer pontos obscuros, aos olhos dos menos afeitos ao estudo do Espiritismo.
Como eu já disse, o Espiritismo que pretende caminhar junto aos companheiros encarnados, esclarecendo, consolando e trazendo a esperança para o devir, tem por causa destas propostas, o dever de progredir sempre, da mesma forma que progride a humanidade.
Na obra A Gênese, este aspecto evolutivo é explicado e justificando o surgimento das denominadas obras subsidiárias que, quase em sua totalidade foram psicografadas por FXavier.
Pontos importantes que não foram abordados por Kardec ali recebem a competente e lúcida orientação de Emmanuel e André Luiz.
Na minha modesta opinião, estas duas entidades produziram mais e com mais clareza que toda a codificação, sem contudo desmentir qualquer coisa.
Sdelareza menciona ovnis, Marte, Atlântida... Mas o mesmo Kardec avisa nos textos que produziu tratar-se de sua opinião, quer dizer, fez questão de deixar claro quando se tratava da resposta dos espíritos e quando era apenas sua opinião.
Gigaview fala do racismo, muito injustamente, pois o Espiritismo não endossa tal atitude, mas na ocasião Kardec acompanhando a mentalidade tacanha Eurocêntrica emitiu opinião de igual teor, ressaltando pois, aqui, que isto não faz parte dos ensinamentos dos Espíritos.
Mas resta um ponto que se torna questão de honra: Gigaview também fala das fraudes, que de fato ocorreram em várias situações, pois Charlatães sempre existiram ao lado de pesquisadores honestos. Então, ele fala de fraudes atestadas e documentadas. Bullshit.
Atestadas e documentadas por quem? Inimigos viscerais, pois para obter tais provas bastava, no caso de WCrookes, agarrar a capa da entidade e arrancá-la, descobrindo por debaixo um homem de carne e osso. Mas porque não fizeram tal coisa e se limitaram a publicar fotos? Porque estavam dando início ao que hoje chamamos fake news.
Outro lapso que o cético sempre aponta, e eu mesmo no inicio de meus estudos andava ansioso por compreender: porque os Espíritos não trazem informações claras possibilitando avanços da Ciência?
Existem duas explicações que se completam: muitos dos progressos realizados o foram sob inspiração dos desencarnados especialistas naquela área específica, mas também, reencarnam homens que na espiritualidade se dedicaram àqueles estudos e se lembrarão deles no momento azado.
Tudo isto porque não cabe ao Espiritismo poupar ao homem o que é trabalho seu, embora como vimos, de certo modo eles quase sempre estão presentes.
Finalmente, já que Gigaview aborda, volto a falar sobre isto... interessante que ele mesmo, há pouco mencionou o fato: as obras básicas e suas subsidiárias respondem por todo o conhecimento do Espiritismo. Os médiuns, e em certa medida, até mesmo Xavier, costumam ser entraves, porque aceitam sugestões de espíritos mistificadores. Somente depois que Emmanuel puxou as orelhas de Xavier este se tornou menos afoito.