O socialismo se equivale ao comunismo nesse aspecto já que não existia mais a propriedade privada propriamente dita
Claro que existia
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)
Não houve uma democratização popular dos meios produtivos. Apenas tiraram a propriedade da Elite Capitalista e os transferiram para a elite Estatal
![Hihi! :hihi:](../forum/Smileys/default/icon_cheesygrin.gif)
Além disso ainda havia um Estado gigantesco e a utilização do preço como principal variável utilizada na transmissão de informações econômicas quantificáveis. Inclusive, na própria URSS existia e na Corei do Norte existe ainda formas de propriedade privadas lucrativas toleradas pelo Estado, trabalhando também de forma clandestina mas ignorada pelo Estado nestes casos específicos. Socialismo e Comunismo possuem diferenças básicas e nunca foram sinônimos.
mesmo que ainda existisse o estado em vez de alguma outra forma de organização hipotética anarco-democrática.
O que houve foi socialismo, nunca comunismo, como pode ver. Os Marxistas promovem a ideia de um período de transição denominado Socialismo, que ninguém definiu até hoje exatamente como deveria ser. Também acho que um período de transição é necessário, onde o capitalismo ainda conviveria com o comunismo (como ocorreu com o capitalismo, com um período de transição econômica Mercantilista). Se é necessário o "socialismo" ou outra forma atual pra se referir a esta transição provavelmente necessária, não tenho certeza. Com a tecnologia atual poderia ser testada em menor escala e aumentar gradualmente a medida que surtisse o necessário o efeito. Basicamente é isto que os Comunistas Tecnocratas como Peter Jospeh e Jacque Fresco propoem, cidades testes, que fossem ampliadas gradualmente para países inteiros. Por que não tentar um teste? Será que é coisa do "Diabo" querer isto? Ainda mais num momento onde precisamos de novas soluções verdadeiramente inovadoras pra ontem? Se fossem feitos testes iniciais e se mostrassem fracassos, poderia-se então desistir finalmente e abraçar o niilismo com fé
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)
Não há necessidade de "crescimento infinito" para haver propriedade privada e mercado. Isso nunca aconteceu, e estas coisas existem, sem que se possa vislumbrar uma razão inerente para seu fim além de coisas como catástrofe ambiental (independente de haver um motor econômico ou não) ou guerra apocalíptica. Dizer que há tal "necessidade" equivale a dizer o mesmo da ecologia; "a teia alimentar requer crescimento infinito de biomassa". Não faz sentido.
Na verdade podemos dizer que sistemas complexos tendem a crescer infinitamente quando em estado organizacional minimamente funcional. Mas sempre haverá limitações materiais para isto. Uma colônica de bactérias não pode crescer infinitamente, pois não existe biomassa infinita em seu ambiente. Esta massa de bactérias irá crescer exponencialmente até que sua população entre em colapso devido a insuficiência de recursos materiais pra continuar e matar o hospedeiro. O que pode fazer normalmente é sempre se adaptar ao ambiente ou passar para o próximo hospedeiro. Aí que entra a capacidade de adaptação do sistema para produzir mais eficiência estrutural. Quando em elevado nível de entropia, o sistema tende a entrar em caos absoluto e paralisação completa na circulação de informação interna. Basicamente é isto que está ocorrendo agora. Se a adaptação estrutural não ocorrer logo, podemos não nos adaptarmos o suficiente pra prosseguir ou no minimo sofrermos muito primeiramente.
Estamos imitando os vírus e bactérias maléficos e não sistemais biológicos de seres vivos mais complexos e melhores exemplos em adaptação.
E as leis ambientais vêm avançando ao redor do mundo, mesmo apesar de oposição e retrocessos, e de estar num ritmo aquém do ideal. Não se pode contar com fantasias para a solução ou prevenção dos problemas reais.
Exatamente, por isto temos que abandonar a ideia lucro/lucratividade e de possibilidade de crescimento infinito, com ausência de adaptabilidade necessária aos meios materiais/físicos para existir sem se chegar ao caos sistêmico. Isto é utopia pura ou muita fé
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)
As atuais tentativas de capitalismo verde são quase que totalmente inócuas, fazendo efeito mínimo MUITO abaixo do necessário. Achar que isto é o máximo que se pode fazer é ser muito pessimista e não um grande realista. A realidade é que os sistemas básicos de nossa biosfera estão em maioria em declínio, muito acima do normal. Ignorar isto é bobagem suicida de religiosos fanáticos.