Não foram "removidos todos os efeitos colaterais"; apenas a pessoa por algum momento se imaginou sendo o super-homem, indestrutível. As questões políticas não são "sendo você o super-homem, indestrutível, você acha que deve haver casamento homossexual? Maior restrição a imigração?" Elas respondiam de acordo com o que acreditam no momento para a realidade, apenas sob influência momentânea de terem se imaginado indestrutíveis, versus apenas poderem voar (mas não sendo indestrutíveis). Fica algo "residual" de ter se imaginado indestrutível.
Vou procurar o estudo em si. Porque da forma que está na notícia me parece extremamente vago. E dizer apenas "Um estudo clássico da Yale" também nao ajuda em nada.
Não sei se esse experimento que você sugeriu teria esse efeito, mas o contrário também acontece, amedronte as pessoas e elas se tornam mais conservadoras:
https://www.researchgate.net/publication/222824388_Threat_causes_liberals_to_think_like_conservatives
Tá, mas o quao "generalizável" é essa informacao? Se conservadores lidam pior com risco, porque há uma prevalência do "conservadorismo" ser simpático e mais ativo no setor de empreendedorismo? Onde há uma maior exposicao a riscos/fracasso? Se conservadorismo está associado à medo e a ameaca, isso significa que pessoas que moram em favelas em geral sao mais conservadoras que pessoas ricas? Nao parece ser o caso, pelo menos aqui no Brasil. E por que conservadores se mostram favoráveis a porte de armas? Sendo isso também uma ameaca? Como drogas e etc? Nao haveria também uma antipatia dos conservadores a um mercado mais livre, sendo este mais composto de "riscos"? Novamente, nao parece ser o caso.
Pessoas de esquerda mais empáticas que consevadores? Hmm. Explicacao muito fácil e "senso comum"
É algo bastante estabelecido, tanto no aspecto mais superficial, implícito em diferentes valores declarados, como na fundamentação disso em correlações neurológicas. Conservadores "crônicos" têm até a amídala (parte do cérebro ligada a medo e ansiedade) mais desenvolvida e mais sensível/ativa do que esquerdistas.
Se as pessoas tendem a ver outras como maior potencial ameaça, tendem a ser menos empáticas a elas. Liberais/esquerdistas se sentindo amedrontados se tornam até mais conservadores contra homossexuais, o que não tem qualquer lógica, mas é uma redução de empatia..
Ok, vamos lá *Lendo artigos*
scans from 90 healthy young adults (61% female)
Como eles sabem que a amostra é representativa? Já sendo jovem já há um viés em relacao a "geracao atual" de conservadores e liberais.... Oh
Although these conceptual links facilitate interpretations of the relationship between the brain structures and political orientation, our findings reflect a cross-sectional study of political attitudes and brain structure in a demographically relatively homogenous population of young adults.
Ou seja, a amostra nao é representativa do fenômeno, mas sim da própria amostra. Isto é, nao é conclusivo. Ou seja, ainda paira a pergunta no ar: O estudo demonstrou que os conservadores da amostra tiveram maior desenvolvimento da amigdala, ok, mas quantas pessoas com maior desenvolvimento da amigdala NAO sao conservadoras?
*Lendo segundo artigo*
Thirty-five right-handed University of Wisconsin–Milwaukee undergraduate students participated in the study. Two participants withdrew from the study before completing the fMRI task, five participants were excluded from analysis due to excessive motion during the scan, three participants were excluded due to signal loss during the fMRI scan that affected the BNST region and one was excluded due to equipment failure during the scan. As a result, data from 24 participants (17 female) were included in the analysis. Participants included in the analysis had a mean age of 22.5 years old (s.d. = 6.35).
Esse é ainda pior que o primeiro. Nao precisa muito pra dizer que a amostra nao é representativa, e além do mais tem um viés bem forte. Poucas pessoas de um único local (possivelmente do mesmo departamento). Informacao nao-generalizável e apenas reflete o comportamento da amostra.
Só pra esclarecer coisas sobre esses estudos psicológicos. Como eu mesmo vi, eles focam em pessoas WEIRD (Western, educated, industrialized, rich, and democratic), que possivelmente ignora cerca de 85% da populacao. E muitas vezes pegam os próprios estudantes entediados para ganhar algum dinheirinho, piorando. Mais aqui:
https://www.sapiens.org/culture/weird-cultures-human-nature/