Autor Tópico: A Experiência/Percepção de um Ateu-materialistaxReligioso  (Lida 1803 vezes)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
Re:A Experiência/Percepção de um Ateu-materialistaxReligioso
« Resposta #75 Online: 31 de Julho de 2019, 22:15:36 »
Vejo que fui desatento. Diz-se na matéria que a experiência não tem lá essa importância. Não sei por que, deu-me a ideia de que em homeopatia e acupuntura também não deve fazer muita diferença a experiência ou falta dela.

Adadonde foi que viu isso no texto?

Aqui:

A suscetibilidade de uma pessoa à hipnose também permanece coerente a despeito das características do hipnotizador: o gênero, a idade e a experiência do hipnoterapeuta têm pouco ou nenhum efeito na capacidade de um indivíduo ser hipnotizado.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #76 Online: 31 de Julho de 2019, 22:18:32 »
Hipnose se relacionaria a PES dentro do martinismo liones; penso. + não tome a sério o pronunciamento pois tou cá  :tintin: lobrigando o zimborio: ANTARES @~80°;
Júpiter perto e atrás Saturno (na respectiva trilha de Júpiter, claro).
A importância do que o espiritismo nos ensina: HUMILDADE :!:

Já jurei de pés juntos que não quis alfinetar ninguém por causa de ANTARES. Nada demais confundir-se Ares, aka Marte, com seu rival, Antares, o anti-Ares (Ἀντάρης), que só tem esse nome por causa do deus rival. Ainda mais com toda a poluição luminosa e atmosférica.
A única coisa, digamos assim, imperdoável, é que planetas, devido a seu diâmetro aparente (angular) muito maior do que o das estrelas, não refratam camadas de ar de temperatura variável, ou seja, não cintilam, como as estrelas, as quais, com diâmetro angular muito menor, parecem piscar. Só por isso fica impossível confundir os dois vermelhinhos.
Isto não é alfinetada, Senhor Vice-Presidente. Aliás, ex-vice. A bancada acabou. Aqui não tem isso.
O senhor sabe melhor do que ninguém que o tenho na mais alta conta e que sou seu fiel discípulo (ou pelo menos tento sê-lo) em matéria de HTML, LaTeX, matemática, etc.
Tenho com o senhor uma dívida impagável de conhecimentos adquiridos ao longo do honroso convívio que temos tido aqui e acolá, o que é um grande privilégio para mim.
O senhor e o ex-presidente Montalvão foram a causa de eu ter requerido minha inscrição nesse excelso Clube. Quis continuar a absorver o que consigo de suas (do senhor e do ex-presidente) altaneiras sabedorias.
Diante da infinita gratidão que sinto por Vossas Excelências, jamais passaria pela minha cabeça agredi-los a golpe de alfinete. Se assim lhe pareceu, peço minhas mais humildes desculpas. Este projeto falho de cisco, etc., jamais praticaria ato tão vil e traiçoeiro.

Ui, da parte que me tocou, causou-me certo frisson... sem perobagens, claro... Mas deixestar, meu caro, o fato é que muito mais aprendo com vossa mercê que o inverso, podes crer...

De qualquer modo, seu pronunciamento encheu-me de tranquilidade: um de meus temores existenciais era o de que se arrojasse contra mim brandindo ameaçador alfinete: já me via todo furadinho o que muito me desassossegava, mas não mais... Fico grato.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 09:31:25 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #77 Online: 31 de Julho de 2019, 22:26:16 »
Vejo que fui desatento. Diz-se na matéria que a experiência não tem lá essa importância. Não sei por que, deu-me a ideia de que em homeopatia e acupuntura também não deve fazer muita diferença a experiência ou falta dela.

Adadonde foi que viu isso no texto?

Aqui:

A suscetibilidade de uma pessoa à hipnose também permanece coerente a despeito das características do hipnotizador: o gênero, a idade e a experiência do hipnoterapeuta têm pouco ou nenhum efeito na capacidade de um indivíduo ser hipnotizado.

Imaginei que fosse, mas quis conferir... o que é dito é que a suscetibilidade do paciente não é afetada por peculiaridades do hipnotizador...

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #78 Online: 31 de Julho de 2019, 22:29:05 »
Hipnose se relacionaria a PES dentro do martinismo liones; penso. + não tome a sério o pronunciamento pois tou cá  :tintin: lobrigando o zimborio: ANTARES @~80°;

Já jurei de pés juntos que não quis alfinetar ninguém por causa de ANTARES. Nada demais confundir-se Ares, aka Marte, com seu rival, Antares, o anti-Ares (Ἀντάρης), que só tem esse nome por causa do deus rival. Ainda mais com toda a poluição luminosa e atmosférica.
A única coisa, digamos assim, imperdoável, é que planetas, devido a seu diâmetro aparente (angular) muito maior do que o das estrelas, não refratam camadas de ar de temperatura variável, ou seja, não cintilam, como as estrelas, as quais, com diâmetro angular muito menor, parecem piscar. Só por isso fica impossível confundir os dois vermelhinhos.
Isto não é alfinetada, Senhor Vice-Presidente. Aliás, ex-vice. A bancada acabou. Aqui não tem isso.
O senhor sabe melhor do que ninguém que o tenho na mais alta conta e que sou seu fiel discípulo (ou pelo menos tento sê-lo) em matéria de HTML, LaTeX, matemática, etc.
Tenho com o senhor uma dívida impagável de conhecimentos adquiridos ao longo do honroso convívio que temos tido aqui e acolá, o que é um grande privilégio para mim.
O senhor e o ex-presidente Montalvão foram a causa de eu ter requerido minha inscrição nesse excelso Clube. Quis continuar a absorver o que consigo de suas (do senhor e do ex-presidente) altaneiras sabedorias.
Diante da infinita gratidão que sinto por Vossas Excelências, jamais passaria pela minha cabeça agredi-los a golpe de alfinete. Se assim lhe pareceu, peço minhas mais humildes desculpas. Este projeto falho de cisco, etc., jamais praticaria ato tão vil e traiçoeiro.

Ui, da parte que me tocou causou-me um certo frisson... sem perobagens, claro... Mas deixestar, meu caro, o fato que é muito mais aprendo com vossa mercê que o inverso, podes crer...

De qualquer modo, deu uma grande tranquilidade: um de meus temores existenciais era o de que se arrojasse contra mim armado com alfinete: já me via todo furadinho o que muito me desassossegava, mas não mais... Fico grato.

Quem se queixou de agressão a alfinetadas foi o venerável ∴ Gorducho.

Vossas Excelências são dignos dos mais sinceros encômios por parte deste insignificante quark down que vos escreve. Sem boiolagem.
« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 23:06:30 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #79 Online: 31 de Julho de 2019, 22:38:34 »
Citação de: Montalvão
Mas deixestar, meu caro, o fato que é muito mais aprendo com vossa mercê que o inverso, podes crer...

Deixe disso, Presidente. A única coisa em que sou melhor do que Vossa Excelência é na humildade. Nesse quesito, nem cx ganha de mim.
Esqueceu-se de que fui pentacampeão marciano de humildade? Tudo bem que foi em 2012 (pelo calendário terrícola), já se passaram 7 anos terrícolas e quase 4 marcianos, mas está registrado.
My middlename is Modesty.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #80 Online: 31 de Julho de 2019, 22:46:11 »
Substitua a palavra "hipnose" por PES e verá que cabe bem. Quase não se nota a diferença.

Veja:

Provando a PES
Embora freqüentemente desacreditada como enganosa,a PES tem se mostrado um fenômeno verdadeiro...

Não li a matéria. Embora seja meio "cético" quanto a certas coisas relacionadas a hipnose, tirando potenciais exageros, é fundamentalmente diferente de PES (a menos que essa seja numa versão infinidamente mais diluída, como "intuição" por sistemas cognitivos ordinários) ou homeopatia (bem, aqui a diluição é justamente uma das partes centrais do problema).

Enquanto que PES no sentido mais literal vai requerer algo que vai além da física conhecida (e portanto, "vai tirando o cavalinho da chuva," já que os acréscimos necessários à ela não são minimamente plausíveis, nada "no radar"), hipnose seria meio que um "hackeamento" em bugs do cérebro ou da mente humana. Coisas que sabidamente existem. Como vieses cognitivos diversos, você expõe uma pessoa a um ou outro número aleatório, e a pessoa tenderá a tê-lo como uma espécie de "âncora" para estimativas de chutes sobre um número de algo em algum contexto completamente sem relação. Efeitos placebo também existem. E uma série de condições psiquiátricas bizarras (cegos acreditarem que enxergam, pessoas acreditarem que são mortas), em cérebros que, sob inspeção apenas visual, não difeririam em nada de um com comportamento normal.

Mesmo a nossa percepção do mundo real de certa forma é uma "alucinação," apenas produzida de forma a representar informação proveniente dos estímulos sensoriais.

<a href="https://www.youtube.com/v/lyu7v7nWzfo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/lyu7v7nWzfo</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/4DlipN61jGA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/4DlipN61jGA</a>

E esta não é construída de maneira 100% "literal," mas há "remendos" como o ponto-cego que ordinariamente não percebemos, e até influência de um sentido na construção da representação de outro, seja em casos mais extremos como sinestesia, ou algo mais universal, como o efeito McGurk.

Vejo que temos bebido da mesma fonte. Arielly, Damasio, Carol Travis, McRaney, Hallinan, Robert Burton, Novella etc.

PES foi para provocar o Montalvão. Claro que hipnotismo pelo menos existe. Mesmo que não seja tudo o que alguns dele esperem.

Vou dar uma olhada no post.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #81 Online: 31 de Julho de 2019, 22:58:49 »
Já tentei o href aqui, mas não deu certo. Como se faz, Bucky?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #82 Online: 31 de Julho de 2019, 23:03:02 »
<a href="link" rel="nofollow">texto[/url]</p>. É assim que eu sempre fiz, mas não deu certo. No entanto, vi que seu hyperlink ficou perfeito. Efeito McGurk. Como se faz? Please?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #83 Online: 31 de Julho de 2019, 23:05:07 »
A propósito, foi uma das coisas que aprendi com o Gorducho, que também está convidado a me ensinar de novo, já que aqui é diferente.
Colinha, por favor.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #84 Online: 31 de Julho de 2019, 23:09:14 »

Ui, da parte que me tocou, causou-me certo frisson... sem perobagens, claro... Mas deixestar, meu caro, o fato é que muito mais aprendo com vossa mercê que o inverso, podes crer...

De qualquer modo, seu pronunciamento encheu-me de tranquilidade: um de meus temores existenciais era o de que se arrojasse contra mim brandindo ameaçador alfinete: já me via todo furadinho o que muito me desassossegava, mas não mais... Fico grato.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #85 Online: 31 de Julho de 2019, 23:10:20 »

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #86 Online: 31 de Julho de 2019, 23:13:03 »
Montalvão, por favor, corrija na sua citação o meu :oops: descuido. Não foi nada demais, eu acho. Edite logo, pois está maculando minha imagem.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #87 Online: 31 de Julho de 2019, 23:15:49 »
Como penitência prometo jogar fora todos os objetos pérfuro-contundentes que possuo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #88 Online: 01 de Agosto de 2019, 09:39:12 »
Montalvão, por favor, corrija na sua citação o meu :oops: descuido. Não foi nada demais, eu acho. Edite logo, pois está maculando minha imagem.

Já "desconcertei", com "c" para musicalizar o procedimento... mas não foi nada demais e vai ser esforço de mais pedir correção de todos deslizes posteriormente verificados...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #89 Online: 01 de Agosto de 2019, 09:40:21 »
Como penitência prometo jogar fora todos os objetos pérfuro-contundentes que possuo.

Principalmente os alfinetes, eles é que me preocupam...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #90 Online: 01 de Agosto de 2019, 11:55:08 »
Boa noite, caros(as) amigos(as) do Clube Cético.

Gostaria de compartilhar com vocês uns insights estranhos que me passaram pela cabeça, e também de ouvir seus comentários.
Não sei se existe alguma área do conhecimento que trate especificamente destas coisas que estou tentando expressar - se sim, gostaria de conhecer mais sobre.

O primeiro é -
[...]

E o segundo é -
O que impede que um cético ou ateu-materialista vivencie as exatas mesmas coisas que um religioso, apesar de nomeá-las com um outro arcabouço conceitual e descrevê-las sem o simbolismo religioso?

Por exemplo -
Você é ateu, vê o nascimento de seu filho, e fica maravilhado, e sente certa "gratidão" existencial. Qual a diferença entre isso e o "wonder" / "awe" do místico e do religioso, senão unicamente as representações, nomes e símbolos usados para descrevê-lo? Quando um ateu contempla um céu estrelado, e de alguma maneira se comove, não pode estar realizando o mesmo deslocamento psíquico digamos assim, que o religioso exaltado pelas imagens de uma catedral?

Seria necessário mensurar bem mensuradinho se o impulso psíquico que leva o místico às suas divagações e exaltações é o mesmo que dá ao não-místico certas reações de júbilo e prazer. Por exemplo, o crente (crente crente de verdade) deve sentir grande regozijo quando se aproxima a hora de ir ao templo orar e ouvir a prédica do dia. O desinteressado religioso e adepto do futebolzinho de fim de semana sente-se muito animado quando se aproxima a hora de bater uma bola. Seria da mesma raiz o sentimento que move esses dois?

O ateu ou o crente,  felizes ante o nascimento do filho, em tese, vivenciarão equivalente alegria. A diferença é que o crente estende sua euforia à divindade que cultua, o ateu a esgota consigo. O céu estrelado contemplado pelo ateu e a catedral pelo crente parecem-me eventos difíceis de paralelizar, visto as diferenças. Seria desejável aferir a reação de cada tipo diante da mesma imagem, ou seja, ambos observando ora o céu ora a catedral.

A meu ver, a questão se resume em descobrir se a fonte do estímulo despertadora de reações místicas é a mesma que induz a respostas emocionais destas desapartadas. Este o desafio. De minha parte, acredito que seja.

Citação de: Eliphas Levi
Se a resposta for sim para ambos, podemos dizer que estamos todos (inclusive ateus e materialistas) presos em nosso próprio Maya, em nossos próprios labirintos conceituais e simbólicos pessoais? As coisas que vivemos, essencialmente, são as mesmas, mas as nomeamos e representamos diferentemente, e depois acabamos debatendo essas próprias projeções... Ora, não perde-se todo o sentido em debater esse tipo de coisa, já que, em última instância, remete a uma experiência completamente subjetiva e intransferível?

Toda e qualquer experiência pessoal é subjetiva, portanto intransferível. Supomos que as reações de nossos pares ante o meio externo sejam parelhas com as nossas porque identificamos similaridades nelas. Mas, a rigor,  não dispomos de meios para conferir se as experiências do próximo equivalem às nossas.

Por outro turno, suponho que a dúvida se resolva se se admitir que o sentimento místico não é raiz, sim galho. Se ele (o sentimento místico), conforme suspeito, brote a partir de inclinações psicológicas peculiares (que não seriam comuns a todos), somadas à influência do meio, mesmo que o “maya” seja geral, quer dizer, a excitação primitiva a mesma, as elaborações a partir dela não serão, considerando que são filtradas por variadas arquiteturas psíquicas.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #91 Online: 01 de Agosto de 2019, 13:02:47 »

Já "desconcertei", com "c" para musicalizar o procedimento... mas não foi nada demais e vai ser esforço de mais pedir correção de todos deslizes posteriormente verificados...

Chii, me estrepei feio  :vergonha: troquei as bolas terrivelmente! Leia-se então: não foi nada de mais (não foi nada anormal [seu descuido]), mas vai ser esforço demais (esforço excessivo, demasiado) pedir correção, etc." Sorry...

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #92 Online: 01 de Agosto de 2019, 15:19:43 »
Por outro turno, suponho que a dúvida se resolva se se admitir que o sentimento místico não é raiz, sim galho. Se ele (o sentimento místico), conforme suspeito, brote a partir de inclinações psicológicas peculiares (que não seriam comuns a todos), somadas à influência do meio, mesmo que o “maya” seja geral, quer dizer, a excitação primitiva a mesma, as elaborações a partir dela não serão, considerando que são filtradas por variadas arquiteturas psíquicas.
Montalvão, muito obrigado pelo comentário, acho que você foi quem melhor conseguiu "grasp/seize" (qual seria a tradução?) a minha elucubração. Então, nos perguntemos - será que o sentimento místico já "nasce místico", com uma natureza específica, ou é uma resposta emocional humana generalizada que é então ressignificada como religiosa devido a todo um contexto de vida e interiorização de certas imagens, crenças, símbolos etc?

Voltando ao exemplo do nascimento do filho, ou até mesmo do céu estrelado (que pode ser contemplado enquanto "Criação"). O cérebro religioso aprendeu caminhos para categorizar e simbolizar essas respostas emocionais que, em um ateu-materialista, permanecem fora de sua desenvoltura. Ele experimenta a resposta inicial, mas não pode desabrochá-la plenamente, porque não encontra referência, não possui um "mapa mental de transcendência" para sentir coisas como "gratidão existencial", "fé", "graça" etc. Podemos falar, de certa forma, de um embotamento da dimensão espiritual da experiência humana? Tendo em vista a atestada riqueza incomensurável que a Contemplação sempre provocou nos místicos de todos os séculos, como Plotino, Platão, Pitágoras, Jacob Boehme, Saint-Martin, M.Eckhart, S.João da Cruz, Louis Lavelle, Simone Weil... só para citar alguns, e se colocar os orientais então poderia fazer uma lista infinita aqui.

Ora, se uma criança ainda não aprendeu nenhuma língua, é "só barulho" quando alguém fala com ela. É apenas quando esse sistema simbólico, da linguagem, lhe é interiorizado, que esse barulho passa a ser traduzido como dado, informação, e estabelece-se uma ponte entre o indivíduo e algo que o transcende. A ausência, em um ateu-materialista, da fé, de um mapa simbólico e transcendental, não pode ser o que o impede de "ler" no mundo e na vida, todo um feixe de experiências da dimensão humana que lhe permanece como que latente, "bloqueado"?

Se o ateu vai na igreja, e se vê incapaz de sentir "a graça", e o crente pode sentir tanto a falta da graça quanto ela mesma, quem será o verdadeiro limitado em questão?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 15:22:05 por Eliphas Levi »
as above so below

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #93 Online: 01 de Agosto de 2019, 15:30:03 »
Como eu já havia dito, tudo é uma questão de qualidade, sempre.

Melhor seria comparar em termos de qualidade. Quem não tem motivos para crer nao vê qualidade em crer.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 17:21:16 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #94 Online: 01 de Agosto de 2019, 16:14:42 »
acho que você foi quem melhor conseguiu "grasp/seize" (qual seria a tradução?)
piger ::)
Citação de: Sr. Sergiomgbr
Quem não tem motivos para crer não vê qualidade em crer.
:stunned: :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 16:18:12 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #95 Online: 01 de Agosto de 2019, 18:31:58 »
Parta do pressuposto que é certo que o crente "sente" tanto a graça como a falta dela. Depois constate o fato óbvio que o ateu "sente" menos disso ou nem sente (pois que é ateu), e seja lá o que esse sentir signifique.
E, voila, conclua que o ateu é o limitado nessa história, precisamente por ser menos sensivel que o crente.
Piece of cake, moçada!

Vejam só: explicar fé e graça para um ateu é como falar de cores para um cego de nascença. Para o cego é como se cores não existissem. Não obstante, sabemos que existem, não é mesmo?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 18:38:53 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 01 de Agosto de 2019, 21:10:55 »
Se o ateu vai na igreja, e se vê incapaz de sentir "a graça", e o crente pode sentir tanto a falta da graça quanto ela mesma, quem será o verdadeiro limitado em questão?

Não tem nada a ver com crença ou descrença. Tem a ver com bullshit.

O quadro abaixo é um exemplo de impressionismo abstrato lírico. Vale US$ 25.000 no mercado para quem percebe a "graça" do quadro.

Muitos perdem a "graça" depois de saberem que o quadro foi pintado por um chipanzé ou talvez isso seja mais um motivo de "graça" para admirar a tela. A "graça" muitas vezes é se convencer que os outros não percebem a "graça" e inventar mil justificativas para a "graça"  que é percebida mas que não pode ser evidenciada sem o recurso do apelo à sensibilidade.

A ideia de que existe uma limitação em quem não vê ou não vê graça e criar uma cisão no universo entre capacitados e incapacitados é uma desgraça :lol:

https://en.wikipedia.org/wiki/Congo_(chimpanzee)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #97 Online: 01 de Agosto de 2019, 22:29:49 »

Obrigado pela gentileza.

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #98 Online: 01 de Agosto de 2019, 22:31:37 »
Citação de: Montalvão
... mas não foi nada demais e vai ser esforço de mais pedir correção de todos deslizes posteriormente verificados... 

Nas entrelinhas está escrito que os delizes são legião.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #99 Online: 01 de Agosto de 2019, 22:37:07 »

Principalmente os alfinetes, eles é que me preocupam...

Ai, Jesus! Quantas vezes terei de dizer que não foi alfinetada?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!