Autor Tópico: A Experiência/Percepção de um Ateu-materialistaxReligioso  (Lida 1801 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:A Experiência/Percepção de um Ateu-materialistaxReligioso
« Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2019, 20:05:25 »
E a contradição é - sendo a atividade mística de natureza tão pessoal e intransferível (como estou dizendo para o Gorducho), como pode os agrupamentos coletivos, quando reunidos em lugares especialmente "consagrados" (terreiros, igrejas, lojas R+C etc etc) de certa forma "desencadearem" com tanta potência esse tipo de experiência?? Que força é essa que age sobre os indivíduos, os transcendendo, quando deveria ser restrita a sua própria interioridade?

Evidente que o tema é complexo, vou citar superficialmente duas possibilidades que lembrei agora.

(1) Normas de comportamento social geralmente aceitas como padrão pelo grupo.

Vem da educação e daquilo que se entende por civilidade num grupo social.

As próprias pessoas moldam e assimilam expectativas de comportamento. Por exemplo, as pessoas falam baixo em museus e repreendem as crianças para que façam o mesmo apesar de não ter mais ninguém na sala que poderia ser incomodado.

(2) Histeria coletiva ou coisa do tipo (comportamento de manada).

Quer um exemplo de uma igreja/templo/etc sem tijolo? Um show de rock ao ar livre. Dependendo da banda você vai ver transes/delírios/"orações"/etc sem necessariamente estar presente fator sobrenatural algum.

Não existem "lugares especialmente consagrados". As pessoas criam essas bobagens. Ninguém sente nada nas ruínas de um templo antigo até serem informadas que o local era dedicado a sacrifício de crianças e que é assombrado por conta disso.

A "potência" desencadeada depende das expectativas do indivíduo e do grupo em relação ao indivíduo. Já conversei com médiuns que "incorporavam mais ou menos" apenas para atender as expectativas do grupo e não "melar"  o ritual e estragar a festa. E isso pode acontecer sem que a pessoa tenha plena consciência do seu comportamento fake.

« Última modificação: 30 de Julho de 2019, 20:27:18 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2019, 20:47:58 »
Você é ateu, vê o nascimento de seu filho, e fica maravilhado, e sente certa "gratidão" existencial.

Maravilhado sim. "Gratidão"  não faz sentido.

...podemos dizer que estamos todos (inclusive ateus e materialistas) presos em nosso próprio Maya, em nossos próprios labirintos conceituais e simbólicos pessoais?

Sim. Podemos dizer que viajar na maionese é uma característica humana, inerente à capacidade de pensar.

« Última modificação: 30 de Julho de 2019, 21:01:41 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #27 Online: 30 de Julho de 2019, 21:12:38 »
Agora pintou-me, no bom sentido, a maior dúvida: bananeira não é árvore? Será que ela sabe disso?

A bananeira não sabe, mas o Arduin sabe.
Árvores são plantas que têm um caule lenhoso enquanto que a bananeira não tem caule nenhum. Trata-se de uma erva de tamanho grande, com um rizoma subterrâneo que possui uma parte exposta, constituída por folhas (não um tronco), cujas bainhas formam um pseudocaule (parece, mas não é).

Que falta faz o Arduin numa hora dessas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Julho de 2019, 21:22:31 »
MP p/Analista montalvão
não ler se não for o destinatário
:!:

Pois é... eu achava que fosse árvore :vergonha:
Mas não vou confessar pro nosso correligionário — não vá contar pra ele  :!:
Inda+ depois que ele não perdeu oportunidade de alfinetar "quem" confunda Antares c/Marte sem nem se tocar (claro que não vale tentar por a culpa na  :tintin: ) que tá fora do alinhamento :'(
Não consigo acertar a cor que a Casa usa pros noms de plume :(

Quando vi que não era o destinatário, já tinha lido. Desculpem-me.
Quanto ao preclaro amigo Gorducho, peço-lhe que aceite minhas sinceras desculpas se a referência a Marte e estrelas pareceu-lhe uma alfinetada. Juro por todos os deuses já concebidos pela mente humana e os que ainda o serão que não estava me lembrando do Incidente em Antares nem do Érico Veríssimo e seu sermão da montanha, com os lírios do campo.
Foi apenas uma terrível coincidência.

No que diz respeito às bananeiras, veja a resposta ao nosso ex-presidente Montalvão e pergunte ao Arduin, se não acreditar.
« Última modificação: 30 de Julho de 2019, 22:18:17 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2019, 21:25:35 »
Agora pintou-me, no bom sentido, a maior dúvida: bananeira não é árvore? Será que ela sabe disso?

A bananeira não sabe, mas o Arduin sabe.
Árvores são plantas que têm um caule lenhoso enquanto que a bananeira não tem caule nenhum. Trata-se de uma erva de tamanho grande, com um rizoma subterrâneo que possui uma parte exposta, constituída por folhas (não um tronco), cujas bainhas formam um pseudocaule (parece, mas não é).

Que falta faz o Arduin numa hora dessas.

Só falta mesmo o Botânico aparecer querendo discutir galvanômetros....

Em relação às bananeiras...é porque elas são de origem extraterrestre.

Extra-terrestrial alien bananas and Erich Von Daniken

Erich Von Daniken, ancient astronaut alien fame (or, infamy)—was interviewed by Timothy Ferris; an interview you can find scanned from the original magazine here and yet, one that no one seems to have transcribed as of yet which is why we will provide much of the text within this series.

Timothy Ferris asked, “in Gold of the Gods in which you suggest that the banana was brought to Earth from space? Were you serious?”

He was referring to this bit of text:

The banana, a delicious item of food, has been known in every tropical and subtropical region of the earth for many thousands of years. The Indian saga tells of the "wonderful Kandali" (= banana bush) which the "Manu," the loftiest spirits and protectors of mankind, brought to our planet from another star which was much further along the path of evolution than our earth.

But a banana bush or banana tree simply does not exist! The banana is an annual plant which does not multiply by seeds, which it does not possess, but by suckers. Looked at in this light, the banana is a problem. It is found on even the most remote South Sea islands.

How did this plant, which is so vital for the nourishment of mankind, originate? How did it make its way round the world, seeing that it has no seeds? Did the "Manu," of whom the Indian saga tells, bring it with them from another star-as an all-round foodstuff?”
http://www.truefreethinker.com/articles/extra-terrestrial-alien-bananas-and-erich-von-daniken

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Julho de 2019, 21:37:31 »
Não existem "lugares especialmente consagrados". As pessoas criam essas bobagens.
Ninguém sente nada nas ruínas de um templo antigo até serem informadas que o local era dedicado a sacrifício de crianças e que é assombrado por conta disso.
É CLARO que existem dentro da mente de quem Crê. E estatisticamente a maioria da humanidade terrícola Crê :!:
E não foi o que falei :?: O Crente adentra o Recinto Consagrado auto sugestionado pela Consagração :x
Não sabia que o Sr. conhecia o Professor :!:
Eu sabia até quantos guineus o Crookes gastava no gerador weekly; quantas lâmpadas e quais watts tinha em cada aposento!
Espiritismo é ESTUDO :!:
« Última modificação: 30 de Julho de 2019, 22:08:29 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Julho de 2019, 22:03:12 »
null
« Última modificação: 30 de Julho de 2019, 22:05:55 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Julho de 2019, 22:24:03 »
Não existem "lugares especialmente consagrados". As pessoas criam essas bobagens.
Ninguém sente nada nas ruínas de um templo antigo até serem informadas que o local era dedicado a sacrifício de crianças e que é assombrado por conta disso.
É CLARO que existem dentro da mente de quem Crê. E estatisticamente a maioria da humanidade terrícola Crê :!:
E não foi o que falei :?: O Crente adentra o Recinto Consagrado auto sugestionado pela Consagração :x
Eu sabia até quantos guineus o Crookes gastava no gerador weekly; quantas lâmpadas e quais watts tinha em cada aposento!

Ele foi agraciado com o troféu galvanômetro de ouro em 2016.
../forum/topic=29914.0.html#msg914197

Sobre a participação dele no CC:

../forum/topic=21473.125.html#msg909783

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2019, 22:52:25 »

Ele foi agraciado com o troféu galvanômetro de ouro em 2016.
../forum/topic=29914.0.html#msg914197

Sobre a participação dele no CC:

../forum/topic=21473.125.html#msg909783

O Botânico Arduin pode ter ficado preso num loop temporal e fascinado com Crookes e galvanômetros, além de uma fixação freudiana no Polidoro, mas de biologia ele entende.

Eu até já perguntei-lhe como ele explica o "reino hominal" para seus alunos, mas ele esquivou-se de responder.

Gostaria que ele ainda estivesse por aqui, não para falar de galvanômetros, mas para esclarecer questões sobre botânica, como aquela levantada pelo Montalvão.

Quem sabe o que teria a nos revelar sobre a possível (?) origem extra-terrestre da bananeira?

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2019, 22:56:45 »
Voltando à questão ateus/materialistas e religiosos e suas respectivas experiências/percepções, vou citar um trecho de um de meus livros, o qual parece-me, prima facie, guardar pertinência com o insight/epifania sobre o qual estamos a ser consultados.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2019, 23:15:12 »
How can one possibly hope to attain an objective (albeit approximate and incomplete) knowledge of the world? We never have direct access to the world; we have direct access only to our sensa­tions. How do we know that there even exists anything outside of those sen­sations?

The answer, of course, is that we have no proof; it is simply a perfectly reasonable hypothesis. The most natural way to explain the persistence of our sensations (in particular, the unpleasant ones) is to suppose that they are caused by agents outside our onsciousness. We can almost always change at will the sensations that are pure products of our imagination.

Source: Alan Sokal - Beyond the Hoax.

De duas, uma: ou não sabemos nada sobre o mundo, apenas temos visões diferentes das mesmas coisas, ou o mundo só existe na minha imaginação.

Seja como for, eu continuo achando que sou muito diferente da maioria das pessoas mencionadas pelo Analista Gorducho. Sei muito bem o que é uma igreja, uma crença, uma fuga da realidade.

Acho que a grande diferença é que alguns (raríssimos) percebem o papo furado e outros gostam de ser enganados.

Não me convenço de que minha weltanschauung pode ser equiparada a de um falso cético que quer vender seu peixe estragado (como o Marden), pretendendo uma coisa e querendo outra.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Julho de 2019, 23:23:01 »
Quanto à primeira questão, parece-me bem claro que duas ou mais pessoas, ao contemplarem uma ideia puramente imaginária, não podem estar pensando a mesma coisa, claro. Nada mais óbvio. Cada um imagina sua distorção da realidade de sua própria maneira, apesar de acreditar que compartilha exatamente o mesmo desvario de seu colega de clube do amigo imaginário.

Daí a extrapolar para que o que os crentes costumam rotular como ateu, cético ou outro nome qualquer que lhes aprouver tem apenas uma visão diferente da mesma "realidade" penso que vai uma distância intransponível.

Em outras palavras, não se trata de uma questão de percepção. É uma questão de ter os pés no chão ou a cabeça nas nuvens.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Julho de 2019, 23:28:52 »

Se a resposta for sim para ambos, podemos dizer que estamos todos (inclusive ateus e materialistas) presos em nosso próprio Maya, em nossos próprios labirintos conceituais e simbólicos pessoais? As coisas que vivemos, essencialmente, são as mesmas, mas as nomeamos e representamos diferentemente, e depois acabamos debatendo essas próprias projeções... Ora, não perde-se todo o sentido em debater esse tipo de coisa, já que, em última instância, remete a uma experiência completamente subjetiva e intransferível?

Se tudo é assim subjetivo, se não tem sentido debater descrença e crença, encerremos o assunto por aqui e não percamos o tempo e o sentido.

Simples assim.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Julho de 2019, 23:34:17 »
Tudo objetivamente é uma questão de qualidade, sempre. O que classifica o que é bom o faz em relação ao que é mau, e assim por diante

Entonces, quem classifica o que é mau o faz em relação ao que é bom, deveras? Consequentemente, penso eu, quem classifica o que é bem o faz em relação ao que é mal, seria assim? Se for conforme supunhetivamente supus, bom ou mau, bem ou mal são faces da mesma coisa (estou indo bem ou mal?). Seria por isso que não há ninguém definitivamente mau, nem inteiramente bom, à exceção de nosso senhor e salvador Jesus Cristo? Mas se Cristo foi inteiramente bom é porque lhe faltava o outro lado? Ou porque bem e mal não são faces da mesma coisa?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Julho de 2019, 00:09:50 »
Quando um monte de tijolos, acimentados, pintados, ornamentados de repente se tornam uma "cozinha"? Quando tem uma coifa em cima de um fogão? Quando tem uma arquitetura peculiar, associada com o que reconhecemos como cozinha e que a diferencia de um banheiro?

Claro que not, um aposento se torna cozinha quando nele se cozinha, ressalvando-se quando se cozinha na sala ou no quarto pelo fato de a construção não dispor de cozinha, aí essa cozinha chamar-se-á cozinha-improvisada, o que não é o mesmo que cozinha de fato ou simplesmente cozinha...

Citação de: Marciano
Se eu mando alguém ir chupar um prego isto não seria senão um movimento interior, digamos assim, da minha subjetividade?

Isto o quê seria um movimento interior, o prego ou o ordenamento? E, se mandar chupar prego expressa “movimento interior”, mandar lamber sabão também o expressaria? Ou seria outra espécie?

O que impede que um amangalista (pessoa que SABE que manga com leite não faz mal) fique satisfeito e sinta um certo gosto quando bebe um Milk shake feito na cozinha, de tijolos e cimento e com teto rebaixado em gesso?

Como dizia o nutricionista Juca Chaves “manga não, manga é um perigo quem comeu quase morreu...”, agora imagina com leite?

O que impede que um amangalista sinta o mesmo prazer que um supersticioso que evita misturar manga e leite ao beber um Milk shake na cozinha?

Essa sei responder, só que com jacas, com mangas não...

Eu sou amangalista, bebo um Milk shake, gosto, e não fico maravilhado e sinto um gosto celestial, que remete a morangos silvestres, com um toque amadeirado, como o supersticioso que bebe o mesmo Milk shake que eu, batido no mesmo blender.

Gosto celestial é o obtido ao se mastigar um pedacinho do céu?

Quando eu contemplo o céu e sei exatamente o que são as estrelas, quais os tipos de estrelas que existem, como elas se formam e evoluem, de acordo com a natureza de cada uma, como interagem gravitacionalmente, estarei realizando o mesmo deslocamento psíquico, digamos assim, de alguém que vê que Marte está em capricórnio e que isso não significa nada? Ainda por cima confunde Marte com uma estrela?

Marte é uma estrela, estrela errante, isso aprendi com os gregos... os antigos... e as coisas antigas sempre são melhores que as atuais, pelo menos era assim no meu tempo, que é tempo antigo. No meu mapa astral, Marte está em conjunção com Saturno (êpa!), o que deve significar alguma coisa, ou coisa nenhuma, o que ocorrer primeiro.

Eu, por exemplo, sei que o sobrenatural não existe. Será que, porque gosto de tomar um banho, depois tomar um Milk shake e mais tarde tomar um whisky, posso ser comparado com algum maluco que toma banho de ervas para afastar o “mal”, que estou preso no mesmo “maya” desse hipotético maluco, que tenho labirintos conceituais e simbólicos, só porque estou usando a mesma água dele?

Claro que o sobrenatural existe, incréu! Certamente há algo sobre o natural (“sobre o natural” = sobrenatural, portanto existe! Entendeu ou quer que explique?), ou acha que Deus criaria esse mundão de mundos só para deleitar-se vendo-os vazios? Reza a sabedoria dos sábios que nunca se usa dizer “dessa água não usarei”, portanto, você deve ter esses tipos de labirintos sim!

Será que não posso ser uma pessoa normal, porque algum maluco crente no sobrenatural e cheio de ideias estranhas e doentias acha que no fundo sou igual a ele?

No fundo todos somos iguais, mas precisa ir bem fundo...

Bem, eu penso que não. Acho que existem pessoas normais e pessoas supersticiosas, místicas, amalucadas, que procuram algo sublime e filosófico em cada vez que defecam no banheiro, feito de tijolos e cimento.

Jura? Se o banheiro for de madeira, daqueles que tinham na roça, muda tudo ou as pessoas normais deixam de procurar coisas sublimes nas casinhas?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Julho de 2019, 00:15:34 »
MP p/Analista montalvão
não ler se não for o destinatário
:!:

Pois é... eu achava que fosse árvore :vergonha:
Mas não vou confessar pro nosso correligionário — não vá contar pra ele  :!:
Inda+ depois que ele não perdeu oportunidade de alfinetar "quem" confunda Antares c/Marte sem nem se tocar (claro que não vale tentar por a culpa na  :tintin: ) que tá fora do alinhamento :'(
Não consigo acertar a cor que a Casa usa pros noms de plume :(

Humm, agora entendi o ditado que diz "banana não dá em árvores"...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Julho de 2019, 00:23:36 »
O que torna um local uma igreja é da mesma natureza do torna um local qualquer atraente.

Certes, mas atraente para os que pelo local forem atraídos. Lugar algum é atraente ou repulsivo por si mesmo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 31 de Julho de 2019, 08:41:35 »
Tudo objetivamente é uma questão de qualidade, sempre. O que classifica o que é bom o faz em relação ao que é mau, e assim por diante

Entonces, quem classifica o que é mau o faz em relação ao que é bom, deveras? Consequentemente, penso eu, quem classifica o que é bem o faz em relação ao que é mal, seria assim? Se for conforme supunhetivamente supus, bom ou mau, bem ou mal são faces da mesma coisa (estou indo bem ou mal?). Seria por isso que não há ninguém definitivamente mau, nem inteiramente bom, à exceção de nosso senhor e salvador Jesus Cristo? Mas se Cristo foi inteiramente bom é porque lhe faltava o outro lado?
Basicamente é o caso com Jesus que seja manifestação de luz em relação às trevas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Julho de 2019, 08:50:00 »
Mamãe falava sempre no anjo-da-guarda
Anjo da guarda?? Sua mãe era uma clássica sra. espiritólica pelo visto :lol: :lol: a cara do Brasil!

Sem dúvida o Brasil tem a característica "espiritólica", entretanto, na minha opinião Kardec (França) também , e com muita força, incluiu conceitos altamente católicos na D.E.

Suas obras, por exemplos, cheia de ditados mediúnicos assinados por Santos católicos  :lol:   , exceto 1 que preferiu se auto-denominar "ESPIRITO DE VERDADE" , sendo que este mesmo, no livro dos médiuns , assinou uma de suas mensagens como sendo JESUS. Detalhe: essa mesma mensagem foi "reaproveitada" no Evangelho Segundo o Espiritismo" e "reassinada" por "espirito de verdade"

Quanto aos anjos de guarda :

NO LIVRO DOS ESPIRITOS  KARDEC pergunta ao espirito (entendo que ao perguntar já tinha em mente o conceito católico de anjo-de-guarda e esperava uma “adequação” a sua doutrina):

490. Que se deve entender por anjo de guarda ou anjo guardião?
“O Espírito protetor, pertencente a uma ordem elevada. ”

Parte da resposta à 495:

“É uma doutrina, esta, dos anjos guardiães, que, pelo seu encanto e doçura, devera converter os mais incrédulos. Não vos parece grandemente consoladora a ideia de terdes sempre junto de vós . seres que vos são superiores, prontos sempre a vos aconselhar e amparar, a vos ajudar na ascensão da abrupta montanha do bem;
mais sinceros e dedicados amigos do que todos os que mais intimamente se vos liguem na Terra? Eles se acham ao vosso lado por ordem de Deus. Foi Deus quem aí os colocou e, aí permanecendo por amor de Deus”

De minha parte opino que o igrejismo no espiritismo vem desde França e não Brasil...

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Julho de 2019, 08:58:02 »
Quando um monte de tijolos, acimentados, pintados, ornamentados de repente se tornam uma "cozinha"? Quando tem uma coifa em cima de um fogão? Quando tem uma arquitetura peculiar, associada com o que reconhecemos como cozinha e que a diferencia de um banheiro?

Claro que not, um aposento se torna cozinha quando nele se cozinha, ressalvando-se quando se cozinha na sala ou no quarto pelo fato de a construção não dispor de cozinha, aí essa cozinha chamar-se-á cozinha-improvisada, o que não é o mesmo que cozinha de fato ou simplesmente cozinha...

Se eu mando alguém ir chupar um prego isto não seria senão um movimento interior, digamos assim, da minha subjetividade?

Isto o quê seria um movimento interior, o prego ou o ordenamento? E, se mandar chupar prego expressa “movimento interior”, mandar lamber sabão também o expressaria? Ou seria outra espécie?

O que impede que um amangalista (pessoa que SABE que manga com leite não faz mal) fique satisfeito e sinta um certo gosto quando bebe um Milk shake feito na cozinha, de tijolos e cimento e com teto rebaixado em gesso?

Como dizia o nutricionista Juca Chaves “manga não, manga é um perigo quem comeu quase morreu...”, agora imagina com leite?

O que impede que um amangalista sinta o mesmo prazer que um supersticioso que evita misturar manga e leite ao beber um Milk shake na cozinha?

Essa sei responder, só que com jacas, com mangas não...

Eu sou amangalista, bebo um Milk shake, gosto, e não fico maravilhado e sinto um gosto celestial, que remete a morangos silvestres, com um toque amadeirado, como o supersticioso que bebe o mesmo Milk shake que eu, batido no mesmo blender.

Gosto celestial é o obtido ao se mastigar um pedacinho do céu?

Quando eu contemplo o céu e sei exatamente o que são as estrelas, quais os tipos de estrelas que existem, como elas se formam e evoluem, de acordo com a natureza de cada uma, como interagem gravitacionalmente, estarei realizando o mesmo deslocamento psíquico, digamos assim, de alguém que vê que Marte está em capricórnio e que isso não significa nada? Ainda por cima confunde Marte com uma estrela?

Marte é uma estrela, estrela errante, isso aprendi com os gregos... os antigos... e as coisas antigas sempre são melhores que as atuais, pelo menos era assim no meu tempo, que é tempo antigo. No meu mapa astral, Marte está em conjunção com Saturno (êpa!), o que deve significar alguma coisa, ou coisa nenhuma, o que ocorrer primeiro.

Eu, por exemplo, sei que o sobrenatural não existe. Será que, porque gosto de tomar um banho, depois tomar um Milk shake e mais tarde tomar um whisky, posso ser comparado com algum maluco que toma banho de ervas para afastar o “mal”, que estou preso no mesmo “maya” desse hipotético maluco, que tenho labirintos conceituais e simbólicos, só porque estou usando a mesma água dele?

Claro que o sobrenatural existe, incréu! Certamente há algo sobre o natural (“sobre o natural” = sobrenatural, portanto existe! Entendeu ou quer que explique?), ou acha que Deus criaria esse mundão de mundos só para deleitar-se vendo-os vazios? Reza a sabedoria dos sábios que nunca se usa dizer “dessa água não usarei”, portanto, você deve ter esses tipos de labirintos sim!

Será que não posso ser uma pessoa normal, porque algum maluco crente no sobrenatural e cheio de ideias estranhas e doentias acha que no fundo sou igual a ele?

No fundo todos somos iguais, mas precisa ir bem fundo...

Bem, eu penso que não. Acho que existem pessoas normais e pessoas supersticiosas, místicas, amalucadas, que procuram algo sublime e filosófico em cada vez que defecam no banheiro, feito de tijolos e cimento.

Jura? Se o banheiro for de madeira, daqueles que tinham na roça, muda tudo ou as pessoas normais deixam de procurar coisas sublimes nas casinhas?

Pegou o espírito da coisa, Montalvão. Sheer Mumbo Jumbo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Julho de 2019, 09:42:03 »

Pegou o espírito da coisa, Montalvão. Sheer Mumbo Jumbo.

Fico "sastisfeitto" por ter pego o espírito da coisa, muito me incomodaria ter pego essa coisa de espírito...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Julho de 2019, 09:58:17 »
De minha parte opino que o igrejismo no espiritismo vem desde França e não Brasil...
A diferença é que, apesar do Kardec claro que ter tentado, lá não prosperou :!: O Leymarie — aliás visitei o túmulo dele mês passado :hihi: (depois de m/perder numa 1ª ida depois de muitos anos :chorao:) + o do Gabriel Delanne — logo já mudou o rumo pra (-)catolicismo pois não era mais viável o ambiente de época. Os espíritas brasileiros não entendem isso e "culpam" ele :no:
« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 10:01:37 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Julho de 2019, 10:02:02 »
A diferença é que, apesar do Kardec claro que ter tentado, lá não prosperou :!: O Leymarie — aliás visitei o túmulo dele mês passado :hihi: (depois de m/perder numa 1ª ida depois de muitos anos :chorao:) + o do Gabriel Delanne — logo já mudou o rumo pra - pois não era mais viável o ambiente de época. Os espíritas brasileiros não entendem isso e "culpam" ele :no:

O Rivail critica tanto a ICAR. Deve estar se revirando no Père Lachaise.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #48 Online: 31 de Julho de 2019, 10:18:39 »
O que ela tem como representação de zelo? E se o pai dela for agressivo, autoritário, e essa for a única referência que ela tem do conceito "pai"? Tudo isso vai moldar a imagem para qual a pessoa irá orar, certo?
:ok: besides É BEM autoritário não acha :?:
O Crente orará Temente (as it should be) :ok:
[An-Nisa 131] And to Allah belongs whatever is in the heavens and whatever is on the earth. And We have instructed those who were given the Scripture before you and yourselves to fear Allah. [...]
Eu não tenho como alcançar, através da imaginação, algo a que nunca fui apresentado, ou tenho?
Claro que é mui + subjetivo, + tb. relativo a coisas físicas nossas percepções diferem como comentei antes.
Comendo 1 churrasco de picanha juntos, os comensais terão percepções diferentes mesmo tomando talhos da mesma peça...
só podem se articular se servindo dos recursos que o próprio indivíduo traz em seu arcabouço de experiências, memorias
:no: tanto que tem preces padronizadas.
o Gigaview, que estuda há tanto hipnose, não consegue definir ou explicar como funciona.
Bom, c/o devido respeito: eu digo que NÃO funciona  :twisted:
Já disse e repito: agora que por circunstancias pessoais tou de novo relativamente livre pra me locomover, me ofereço como cobaia pra vocês aí... DUVIDO-DO que vocês me hipnotizem ::) Prometo (e podem arranjar sensores pra acompanharem meus globos :ok:) que não tiro os óios do pendulo e pisco o mínimo possível :ok:
Anjo da guarda?? Sua mãe era uma clássica sra. espiritólica pelo visto :lol: :lol: a cara do Brasil!
SEMPRE DEIXEI CLARO ISSO :!: 2 diplomas de Evangelizadora dentro do oficialismo FEB e tudo.
Por isso digo que posso falar sobre espiritismo "DE" c/autoridade prática. Claro, como nunca se sabe tudo, e espiritismo é ESTUDO, tinha aquela lacuna pra cuja S/Pessoa me alertou e pois lhe sou tão grato como nunca cansarei de repetir :ok:
A importância do "Martinismo Lionês" pra misticizar o mesmerismo puramente naturalístico e então ser 1 dos pilares do espiritismo "moderno" sempre me passara desapercebida :!:
o ateu obstinado pela história do espiritualismo, que sabe mais sobre espiritismo que os próprios espíritas  . lá no fundo tem alguma brechinha nessa descrença (um certo "vai que"..) ou é só curiosidade mesmo?
Eu ME CRIEI no ambiente: vovó, mamãe... então claro que isso me marcou :ok:
Mas hoje ficou como hobby "intelectual" so to say. Em relação a "brechas" p/"descrenças" posso lhe dizer com sinceridade que é zilch relativamente a todos formalismos religiosos — inclusas aí todas formas de espiritismos.
Veja: não digo que não exista nada depois da nossa morte. + SE existir alguma coisa, não vai ter nada a ver com as fantasias de todas as formas de religiões explicitadas. Será algo que siquer temos como imaginar — along the lines como não temos como imaginar o que teja dentro dos buracos negros; os milhões de galáxias com tudo que tem nelas: &c.
Então lhe diria de coração aberto que meu ceticismo absoluto é em relação às religiões. Não se temos como saber se tem algum au-delà. Só que se tiver não temos como saber cumé quié.
« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 11:14:57 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Julho de 2019, 11:10:38 »
Citação de: Gorducho
o Gigaview, que estuda há tanto hipnose, não consegue definir ou explicar como funciona.
Bom, c/o devido respeito: eu digo que NÃO funciona  :twisted:
Já disse e repito: agora que por circunstancias pessoais tou de novo relativamente livre pra me locomover, me ofereço como cobaia pra vocês aí... DUVIDO-DO que vocês me hipnotizem ::) Prometo (e podem arranjar sensores pra acompanharem meus globos :ok:) que não tiro os óios do pendulo e pisco o mínimo possível :ok:

Montalvão e Gigaview desafiados!

Gorducho, não sou fã de hipnotismo, mas acho que eles dirão (ou diriam) que ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade, ou seja, se não colaborar com o hipnotizador.

Seja lá como for, esse negócio de hipnose não serve a muitos propósitos além do entretenimento. Até o Fraud (ops, Freud) já pensava assim.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!