Autor Tópico: E se o problema for a PERGUNTA? "Deus existe?"  (Lida 2899 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:E se o problema for a PERGUNTA? "Deus existe?"
« Resposta #100 Online: 13 de Agosto de 2019, 18:53:06 »
[22:15] εnergy of nothing (Vε) ~O(120 εnergy of all matter in the universe)
But sabiam que dark (of nothing) εnergy = 0
so
tem + massa...
É isso :?: :?: :?:

A teoria supõe uma simetria desconhecida que zera essa dark energy de alguma forma. O saldo de energia ( = 70% da necessária para compor um universo plano, que não é dark) se distribui no espaço vazio para compor uma constante cosmológica e explicar a expansão do universo. Veja a linha verde (omega total =1) no gráfico que postei acima.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Agosto de 2019, 19:05:29 »
Quais foram os resultados do eclipse afinal :?: :?: :?:
Predição vs fotos...

O Sol curva o espaço-tempo ao seu redor. Einstein estava certo.

http://blogs.discovermagazine.com/crux/2017/05/05/solar-eclipse-einstein-relativity/

https://arxiv.org/pdf/astro-ph/0102462.pdf

-------------------------------------------------

Mas todo mundo sabe que isso foi mais uma falsificação/desonestidade científica dos mesmos que colocaram Jesus na lixeira. Veja as provas!!!!111

https://medium.com/@GatotSoedarto/astronomical-data-prove-spacetime-fiction-2774e84e154c

Chupa Einstein!!111!!!!!111
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 19:13:25 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Agosto de 2019, 19:41:20 »
Sim eu li o artigo mas escrito ANTES (22/3) do eclipse, certo :?:
Quais eram as predições e quais foram os results :?:
E não fica claro pra mim como se dá a percepção da luz refletida por planetas em relação à linha de visada direta com a Terra
 :?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 19:47:09 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Agosto de 2019, 19:42:25 »
Sim eu li o artigo mas escrito ANTES (22/3) do eclipse, certo :?:
Quais eram as predições e quais foram os results :?:

Não os resultados de Bruns, mas os resultados que tiram Jesus da lixeira estão abaixo.

https://medium.com/@GatotSoedarto/astronomical-data-prove-spacetime-fiction-2774e84e154c

« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 19:45:26 por Gigaview »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Agosto de 2019, 19:48:32 »
Como se dá a percepção dos raios luminíferos refletidos por planetas que tejam prá lá do Sol (claro) como no meu esquema acima :?:
M/impressão é que tais feixes desviados passariam ao largo da nossa visada :D

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Agosto de 2019, 19:52:00 »
Leia o artigo. O link está acima.

Einstein, Eddington and the 1919 Eclipse

Peter ColesSchool of Physics & Astronomy, University of Nottingham, UniversityPark, Nottingham NG7 2RD.

Abstract.

The modern era of cosmology began with the publication of Einstein’s general theory of relativity in 1915. The first experimental test of this theory was Eddington’s famous expedition to measure the bending of light at a total solar eclipse in 1919. So famous is this experiment, and so dramatic was the impact on Einstein himself, that history tends not to recognize the controversy that surrounded the results at the time. In this paper I discuss the experiment in its historical and sociological context and show that it provides valuable lessons for modern astronomy and cosmology.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 13 de Agosto de 2019, 20:02:35 »
Como se dá a percepção dos raios luminíferos refletidos por planetas que tejam prá lá do Sol (claro) como no meu esquema acima :?:
M/impressão é que tais feixes desviados passariam ao largo da nossa visada :D

Luz é luz...não importa se vem de planetas ou estrelas e também não importa a distância da fonte luminosa. Se existe curvatura do espaço-tempo qualquer luz registrará diferença.

No caso do experimento de Eddinghton as estrelas, porque possuem posição fixa e conhecida na abóbada, facilitam a comparação com as posições distorcidas pela curvatura do espaço causadas pelo Sol. Se no momento da foto do eclipse tivesse um planeta, a foto da posição do planeta durante o eclipse teria que ser comparada à posição calculada do planeta devido ao seu movimento.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 20:09:56 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Agosto de 2019, 20:08:39 »
Se quiser discutir esse assunto, abra um tópico para não sairmos demais do tema.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #108 Online: 13 de Agosto de 2019, 20:24:04 »
Só pra encerrar... m/dificuldade está em lobrigar o que acontecerá c/o feixe luminífero numa linha de visada direta do planeta como no meu esquema acima. Os exemplos que se vê falam em estrelas "distantes".
Veja nesse artigo item 3 que Marte tá ATRÁS do Sol, sem linha de visada direta. Isso que não atino visualizar, es decir: no caso da visada direta sem obstrução do Sol.
ENCERRO PRA NÃO LEVAR :vermelho:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 13 de Agosto de 2019, 21:01:49 »
Só pra encerrar... m/dificuldade está em lobrigar o que acontecerá c/o feixe luminífero numa linha de visada direta do planeta como no meu esquema acima. Os exemplos que se vê falam em estrelas "distantes".
Veja nesse artigo item 3 que Marte tá ATRÁS do Sol, sem linha de visada direta. Isso que não atino visualizar, es decir: no caso da visada direta sem obstrução do Sol.

A luz dá a volta seguindo uma geodésica (ou geodésia). A geodésica é a menor distância entre dois pontos no espaço (curvo ou não).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geod%C3%A9sica_(relatividade_geral)

Note que na fig. 1 o Sol é um ponto (*). Ele curva o espaço. A menor distância Marte-Terra é a geodésica percorrida pela luz. A linha pontilhada não existe no universo na presença do Sol. A linha de visada direta é a geodésica.

Veja nesse artigo item 3 que Marte tá ATRÁS do Sol, sem linha de visada direta.

O círculo pontilhado não é o Sol é o ponto, centro do círculo. Mas....se o Sol fosse um buraco negro...talvez poderia criar geodésicas que permitissem ver o que está atrás dele (**), como na recente foto do Black Hole publicada recentemente em que ele aparece como um anel (***). Mas isso é papo para um tópico específico.

EDIT
(*) Assim interpretei. Porém revendo o cálculo vi que foi considerado o ângulo de Einstein.
(**) Diferenças maiores que 1.75 arcsec para corpos atrás do Sol (ângulo de Einstein). Repare que isso foi usado no cálculo do artigo postado.https://en.wikipedia.org/wiki/Einstein_radius
(***) https://en.wikipedia.org/wiki/Einstein_ring
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 21:17:44 por Gigaview »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #110 Online: 13 de Agosto de 2019, 21:17:45 »
Claro... claro... + como ficaria essa geodésica c/Marte numa posição de visada direta — say ele ~2cm acima nesse mesmo esquema :?:
A posição aparente dele seria + ou - perto do Sol :?:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 13 de Agosto de 2019, 21:51:57 »
Claro... claro... + como ficaria essa geodésica c/Marte numa posição de visada direta — say ele ~2cm acima nesse mesmo esquema :?:

A visada direta é uma geodésica. O artigo fornece a fórmula para calcular o time delay da luz no percurso da geodésica e chega à conclusão que é despresível de tão pequeno, com o ângulo tendendo a zero na fórmula. Logo a posição aparente deve ser em termos práticos idêntica à posição real de Marte.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #112 Online: 13 de Agosto de 2019, 22:26:04 »
Sim, agora visualizei. O raio luminífero que sai de (say) Marte aproando (PV) a Terra ao se desviar pela gravidade do Sol passará ao "Sul" da Terra nos termos do desenho. O raio que vai atingir a Terra será aquele que partiu c/proa > e ao projetar a visada a posição aparente será ao "Norte" da posição real.
Como uma navegação real corrigindo o vento + projetando a posição de partida conforme a proa de chegada...
Ou idem numa navegação ortodrômica se imaginar a direção do ponto de origem como diretamente o contrário da proa de chegada (sem vento agora...).
É isso não :?:
+... no caso dos planetas como eles aparentemente acompanham o Sol fica talvez impossível determinar qual seria a posição aparente ("proa" "de saída") deles no zimbório (que seria a "proa" "de saída") SEM o efeito gravitacional do Sol,
ACHO QUE ENTENDI :hmph:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 11:33:04 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #113 Online: 14 de Agosto de 2019, 11:29:49 »

Enquanto não se volta ao assunto, ainda fora do tópico, justificado pelo fato de eu estar ausente, lendo postagens antigas, para me familiarizar com as regras, aproveito para dar minha opinião ao amigo Gorducho.

Acho que é porque a massa dos planetas é infitesimal, comparada com a massa das estrelas. E o desvio é proporcional à massa. Não seria isso?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #114 Online: 14 de Agosto de 2019, 11:31:18 »

Veja a massa do Sol e a de Marte. Calcule, considerando que o desvio é proporcional às massas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #115 Online: 14 de Agosto de 2019, 11:39:13 »
 :no: massa do corpo desviante (Sol no caso)
%5Cdelta+%3D+%5Cfrac%7B4GM_%7Bd%7D%7D%7Bc%5E2l%7D
Md: massa do corpo que curva o espaço;
l: distancia mínima [do cg ACHO] — es decir: seria a superfície opaca da massa entendo pelos desenhos...

Eu me atrapalhei em visualizar o que aconteceria c/1 raio que "saísse" na direção virtual correspondente à posição aparente do planeta destino SEM a presença do Sol. Entendo que esse "raio" passará ao largo do "destino".

Se formos :vermelho: que seja: não vamos "morrer" ::)
Levi deve ter aceitado os argumentos e percebeu que "conhecimento" d'algo ambientado num suposto universo inacessível a qq. possibilidade de feedback empírico é mera especulação/imaginação fértil/construção de castelos-de-vento (= empilhar vento) :ok:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 12:14:23 por Gorducho »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 14 de Agosto de 2019, 15:49:42 »
[...]
Acho que é porque a massa dos planetas é infitesimal, comparada com a massa das estrelas. E o desvio é proporcional à massa. Não seria isso?

Na prática, sim.

Em tese quanto maior for a massa, maior será a deformação do espaço-tempo em seu entorno e, com isto, maior será o desvio.
Foto USGS

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #117 Online: 14 de Agosto de 2019, 19:35:32 »
[...]

Na prática, sim.

Em tese quanto maior for a massa, maior será a deformação do espaço-tempo em seu entorno e, com isto, maior será o desvio.

E até aonde eu sei o desvio é tão pequeno que só pode ser detectado através de análise de programas de computador, que compara fotos antes e depois do evento. Indetectável por olhos humanos.

Os exageros (necessários) nos gráficos explicativos causam uma expectativa fora da realidade.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #118 Online: 14 de Agosto de 2019, 19:45:07 »
Mais de 99 por cento da massa do sistema solar é do Sol. A Terra é um planeta insignificante (assim como costumam ser os planetas interiores de sistemas solares, os rochosos). Marte tem pouco mais metade da insignificante massa da Terra. O mais massivo, Júpiter, que muita gente diz que seria a estrela que formaria o sistema binário (maioria dos sistemas são múltiplos ou binários) só tem essa importância em livros de divulgação científica, pois sua massa precisaria ser muitas dezenas de vezes maior para que pudesse fundir átomos de hidrogênio.

Está no tamanho certo para proteger a Terra de asteroides e cometas, como o Shoemaker/Levi, mas se fosse realmente massivo e formasse um sistema duplo com o Sol, não estaríamos aqui para falar sobre isso.

É o que me parece. É um prato cheio para os viajantes de maionese, que adoram essas coincidências que permitem nossa existência, como o sistema Terra/Lua, por exemplo. O que eles costumam esquecer é que onde não existem essas coincidências (ainda não se detectou vida em qualquer outro lugar fora da Terra) não tem ninguém para se maravilhar e dar glórias a deus, et pour cause.

Um truísmo, no meu modesto ver, isso de dizer tudo está na medida certa para a nossa existência. Se não estivesse e nós estivéssemos aqui discutindo isso, aí sim, seria um verdadeiro milagre.

« Última modificação: 14 de Agosto de 2019, 19:47:38 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #119 Online: 14 de Agosto de 2019, 22:02:03 »
- A Terra é o centro do universo e está imóvel.

E por que não? E qual é o problema em colocar a Terra como sistema inercial de referência e defini-la como o centro do universo?

Acho que um dos problemas seria explicar o efeito Coriolis.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 15 de Agosto de 2019, 07:17:07 »

E por que não? E qual é o problema em colocar a Terra como sistema inercial de referência e defini-la como o centro do universo?

Pois é. A Terra não pode ser referencial inercial porque seu movimento é acelerado, como qualquer movimento não retilíneo. Muita coisa deixaria de fazer sentido.

Dentro desse movimento de ataque à ciência existem até autores muito capacitados, mas ligados à instituições religiosas, defendendo que a Terra é o centro de massa do universo. Um desses tem os livros muito recomendados pelo O.C.

Nesse modelo uma estrela a milhões de anos luz, por alguma razão mágica, indo ultrahiper mais rápido que aluz, dá uma volta completa em torno do nosso planeta a cada 24 horas. O que seria uma das infinitas consequências malucas da Terra como centro do universo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 15 de Agosto de 2019, 11:13:15 »

Pois é. A Terra não pode ser referencial inercial porque seu movimento é acelerado, como qualquer movimento não retilíneo. Muita coisa deixaria de fazer sentido.

Dentro desse movimento de ataque à ciência existem até autores muito capacitados, mas ligados à instituições religiosas, defendendo que a Terra é o centro de massa do universo. Um desses tem os livros muito recomendados pelo O.C.

Nesse modelo uma estrela a milhões de anos luz, por alguma razão mágica, indo ultrahiper mais rápido que aluz, dá uma volta completa em torno do nosso planeta a cada 24 horas. O que seria uma das infinitas consequências malucas da Terra como centro do universo.

O efeito Coriolis ainda não foi devidamente demonstrado com evidências experimentais. Na verdade ele só existe como explicação teórica para evidências anedóticas e folclóricas.

Não existe essa bobagem de aceleração centrípeta da Terra.

Objects on the earth's surface have weight because all sufficiently massive celestial bodies are accelerating upward at the rate of 9.8 m/s^2. The mass of the earth is thought to shield the objects atop it from the direct force of UA (Universal Acceleration). Alternatively, it is possible that the force of UA can actually pass through objects, but its effect on smaller bodies is negligible (similar to gravity in RET cosmology, which only has a noticeable affect on very large objects).
https://wiki.tfes.org/Universal_Acceleration

« Última modificação: 15 de Agosto de 2019, 11:25:16 por Gigaview »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 15 de Agosto de 2019, 14:39:21 »
Mas aí a Terra teria que ser plana, senão os japoneses ficariam para trás.

Faz sentido mas a segunda hipótese sobre a AU é idiota: se pequenos objetos não sofrem aceleração, uma pedra na parte de baixo da lua não iria acompanhar o movimento. Então só pode ser mesmo a massa da lua bloqueando a AU nas pedras da parte de cima.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #123 Online: 15 de Agosto de 2019, 15:34:19 »
Achei o último texto do Pedro Reis longo demais.

Nota = 8.0

Mesmo assim pontua bem, na média está acima da média, e se considerarmos a media aritmética do somatório das notas até então dadas, o resultado é top! Mira: (10+10+8) / 3 = ?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #124 Online: 15 de Agosto de 2019, 15:35:07 »
O Pedro cometeu a falácia ad argumentum. Atacou o texto leviano, em vez de atacar seu autor.

:histeria: :histeria: :histeria: :chorao:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!