Autor Tópico: E se o problema for a PERGUNTA? "Deus existe?"  (Lida 2900 vezes)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:E se o problema for a PERGUNTA? "Deus existe?"
« Resposta #125 Online: 15 de Agosto de 2019, 15:41:54 »
O Eliphas Levi ainda escreve com o estilo adquirido em Cápua, onde foi gladiador e conviveu com Lêntulo Batiato numa de suas vidas passadas por volta de 72 a.C.

Nota = 7.3

Sete conota perfeição; três a divindade... parece que o Eliphas está ganhando... texto perfeito e divino...
.
Mas se deitar o oito do Pedro temos o infinito, infinitamente elucidativo... desse ninguém ganha, só Deus,  e Eliphas, até onde se sabe, não o é... mas ser for um porta-voz do dito aí a peleja fica complicada... só a Cabala dá jeito,  talvez...

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #126 Online: 15 de Agosto de 2019, 19:01:38 »
- A Terra é o centro do universo e está imóvel.

E por que não? E qual é o problema em colocar a Terra como sistema inercial de referência e defini-la como o centro do universo?

Acho que um dos problemas seria explicar o efeito Coriolis.

Pois é. A Terra não pode ser referencial inercial porque seu movimento é acelerado, como qualquer movimento não retilíneo. Muita coisa deixaria de fazer sentido.

Dentro desse movimento de ataque à ciência existem até autores muito capacitados, mas ligados à instituições religiosas, defendendo que a Terra é o centro de massa do universo. Um desses tem os livros muito recomendados pelo O.C.

Nesse modelo uma estrela a milhões de anos luz, por alguma razão mágica, indo ultrahiper mais rápido que aluz, dá uma volta completa em torno do nosso planeta a cada 24 horas. O que seria uma das infinitas consequências malucas da Terra como centro do universo.

O efeito Coriolis ainda não foi devidamente demonstrado com evidências experimentais. Na verdade ele só existe como explicação teórica para evidências anedóticas e folclóricas.

Não existe essa bobagem de aceleração centrípeta da Terra.

Objects on the earth's surface have weight because all sufficiently massive celestial bodies are accelerating upward at the rate of 9.8 m/s^2. The mass of the earth is thought to shield the objects atop it from the direct force of UA (Universal Acceleration). Alternatively, it is possible that the force of UA can actually pass through objects, but its effect on smaller bodies is negligible (similar to gravity in RET cosmology, which only has a noticeable affect on very large objects).
https://wiki.tfes.org/Universal_Acceleration

É verdade. Não há evidência anedótica mais idiota do que essa de sentido de rotação de massas de ar, em sentidos contrários, gerando furacões em um hemisfério e tufões em outro.

Estrelas longínquas, como disse o Pedro, girando em volta da Terra com velocidades superiores à da luz também são conversa fiada. Por aí vai.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #127 Online: 15 de Agosto de 2019, 19:04:49 »
Esqueci-me de outra evidência anedota. Os satélites geoestacionários. Eles não ficam caindo em volta da Terra, ficam flutuando mesmo. Levitam. E dão a falsa impressão de que estão sendo acelerados para um lado e caindo para o outro, resultando em ficarem sempre sobre uma determinada parte da superfície terrestre.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #128 Online: 15 de Agosto de 2019, 19:06:48 »
Ou talvez essa relação newtoniana entre massas e distâncias seja outro papo furado. Acima de um certo ponto do centro de gravidade da Terra acaba o campo gravitacional dela. Quem se estende até o infinito é a imaginação do finado Newton.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #129 Online: 15 de Agosto de 2019, 19:09:08 »
Muito obrigado pela excelente contribuição, Pedro Reis. Seu texto levantou vários pontos que eu não havia considerado e, por isso, não terei pressa em respondê-lo. Antes, preciso pesquisar e pensar melhor.

Não pensei que fosse demorar tanto. Estou morrendo de ansiedade.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #130 Online: 15 de Agosto de 2019, 19:32:56 »
É que ele aceitou os (corretos) argumentos da nossa bancada — DEDUZO ::)
Só que, claro :ok: ele tinha que se pronunciar  :bravo:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2019, 19:38:06 por Gorducho »

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #131 Online: 15 de Agosto de 2019, 20:23:14 »
Não tenho como responder por hora, mas também preciso considerar melhor algumas coisas. Vou deixar o tópico adormecido por enquanto.
as above so below

Offline Posthuman

• Nível 04
  • *
« Resposta #132 Online: 15 de Agosto de 2019, 20:54:36 »
A melhor pergunta seria: O que é Deus?

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #133 Online: 15 de Agosto de 2019, 22:43:14 »
A melhor pergunta seria: O que é Deus?

Essa pergunta foi feita, supostamente, pelo Sr. Rivail, a "espiritos superiores".

1. Qu'est-ce que Dieu ?
« Dieu est l'intelligence suprême, cause première de toutes choses1. »
1 Le texte placé entre guillemets à la suite des questions est la réponse même donnée par les
Esprits. On a distingué par un autre caractère les remarques et développements ajoutés par
l'auteur, lorsqu'il y aurait eu possibilité de les confondre avec le texte de la réponse. Quand ils
forment des chapitres entiers, la confusion n'étant pas possible, on a conservé le caractère
ordinaire
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Posthuman

• Nível 04
  • *
« Resposta #134 Online: 15 de Agosto de 2019, 23:22:23 »
Nossa, Livro dos Espíritos original em francês, você foi espírita de carteirinha? hahaha

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #135 Online: 15 de Agosto de 2019, 23:32:04 »
Nossa, Livro dos Espíritos original em francês, você foi espírita de carteirinha? hahaha

Não, nunca tive religião. Simplesmente mantive-me como nasci, descrente. Nunca caí na conversa desses malandros. Por outro lado, como todo mundo, sempre tive parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, com as mais variadas crenças e religiões.

Como sempre que a gente diz que não tem crenças, religiões, não gosta de futebol, as pessoas passam a nos olhar como se fôssemos uma espécie de demônio ou de extra-terrestre, sempre procurei conhecer as bizarrices de crentes religiosos ou políticos.

Quem é pós-doc em espiritismo aqui e já foi espírita, é o Gorducho. Sabe tudo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Posthuman

• Nível 04
  • *
« Resposta #136 Online: 15 de Agosto de 2019, 23:41:54 »
Kardec não foi nenhum pouco original, usou o argumento aristotélico do motor imóvel.

É engraçado como livros religiosos que supostamente contém toda a Verdade Suprema são simplesmente um conhecimento de determinada época, e nada além disso.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #137 Online: 16 de Agosto de 2019, 00:11:46 »
Kardec não foi nenhum pouco original, usou o argumento aristotélico do motor imóvel.

É engraçado como livros religiosos que supostamente contém toda a Verdade Suprema são simplesmente um conhecimento de determinada época, e nada além disso.

É uma questão de zeitgeist. Quando não cola mais, inventam que são alegorias, metáforas.

Se um livro não condiz mais com o presente, tinham, antigamente, as interpolações, falsificações. Hoje em dia apelam-se para as traduções, interpretações, etc.

Aqueles que foram escritos e selecionados em várias épocas, passando por todo tipo de adulterações e compilações, são repletos de contradições, como a bíblia, por exemplo.

Não é que eu queira misturar assuntos, mas esquizofrenia mesmo, parece o que se vê em livros religiosos e nas religiões a que deram origem ou que lhes deu a oportunidade de serem escritos.

Somos os dois novatos aqui no CC. A este ponto, devo adverti-lo de que uma das regras (já me chamaram à atenção por isso) do clube é que não façamos o que estamos fazendo agora, ou seja, conversando no tópico. E fora dele, se é que me entende.
Por tal razão, encerro aqui nossa agradável conversa.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #138 Online: 16 de Agosto de 2019, 09:17:48 »
Deus existe, a questão é se há.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #139 Online: 17 de Agosto de 2019, 10:02:53 »

Errado. Muito pelo contrário.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2019, 10:05:16 por Pedro Reis »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #140 Online: 17 de Agosto de 2019, 11:50:07 »
:no:
« Dieu existe, vous n'en pouvez douter, c'est l'essentiel ;
[LE #14]
« Última modificação: 17 de Agosto de 2019, 11:54:20 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #141 Online: 17 de Agosto de 2019, 11:59:14 »
Tô com birra de tudo que é francês por causa dessa criação de caso desse governo deles e outras,coisas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 17 de Agosto de 2019, 12:51:42 »
Frogs...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Posthuman

• Nível 04
  • *
« Resposta #143 Online: 17 de Agosto de 2019, 14:01:04 »

Se há o quê?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #144 Online: 17 de Agosto de 2019, 14:15:12 »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #145 Online: 17 de Agosto de 2019, 17:21:33 »

Se há o quê?
Se há o dito cujo.

Suponho que quis dizer que existe enquanto conceito ou ideia na em nossas mentes e isso é evidente**
A questão é saber se existe tambem fora delas.

** disso não se conclui nada, pois pato donald e homem aranha tambem existem na mente de muita gente.
Sto Anselmo discorda, mas eu não.

Então, enquanto constructo da mente, a resposta é sim
Enquanto algo concreto, fora das mentes alheias, a resposta é muito provavelmente não

Oooops, duvidas, Fenrir? Não é tão ateu assim?

Nada disso - ainda me considero ateu. Se, após o esclarecimento abaixo, não puder mais me considerar assim, peço que meus colegas mais esclarecidos me corrijam me classificando corretamente e me digam onde encaixo.

Penso que DEFINITIVAMENTE NÃO EXISTE deus como o descrito pelas religiões, principalmente as de matriz abrahamica.

Mas pode existir supermentes ou seres extremamente evoluídos, tão evoluídos e capazes que pareceriam a nós como um deuses.
E não, estes seres não precisariam ter criado o universo, portanto NÃO seriam nenhum tipo de arquiteto do design inteligente, nem seres todo-poderosos, oniscientes, bondosos, que velam e por nós e tal e coisa. Em suma, não teriam nada a ver com Jeova, Deus, Allah, JC, etc.
Trata-se somente de escala: poderiam ser para nós o que somos para animais bem menos evoluidos.
E seria completo nonsense orar, pedir, etc. o que quer que seja para tais seres, que inclusive poderiam nem saber que existimos ou saber, mas não se importar em absoluto (acaso você se importa com as bactérias que nascem e morrem no seu estômago ou em algum ácaro que perambula na sua pele enquanto dorme?).
E penso na possibilidade da existencia de tal coisa, não numa certeza. Ainda não sabemos nem se tem vida lá fora, o que dirá nesse nível.
Não há nenhuma fé envolvida, portanto.

Poderia pensar tambem numa espécie de Gaia universal. Extender o conceito de Gaia para o universo inteiro.
De novo, nada a ver com certos deuses por aí - acho que isto está mais para alguma espécie de panteísmo ou simplesmente chamar por "deus" o universo inteiro. Para muitos isso não passa de ateísmo (vide o caso de Espinoza, acho eu).
E de novo, isso é pura especulação, mais idéias (requentadas) jogadas ao vento por um zé-mané qualquer. Não há nenhuma fé, nenhuma certeza, nem nada disso envolvidos. E de novo, não faz sentido algum louvar, orar e ser devoto de uma tal coisa.

Como tem pouco ou nada a ver, nem sei se seria apropriado chamar a essas coisas de "Deus". Preferiria que não, pois traz a mente esses velhos e surrados conceitos que nós ceticos/ateus/agnósticos tanto combatemos e que para mim não passam de nonsense.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #146 Online: 17 de Agosto de 2019, 17:35:58 »

Se há o quê?
Se há o dito cujo.

Mas pode existir supermentes ou seres extremamente evoluídos, tão evoluídos e capazes que pareceriam a nós como um deuses.
E não, estes seres não precisariam ter criado o universo, portanto NÃO seriam nenhum tipo de arquiteto do design inteligente, nem seres todo-poderosos, oniscientes, bondosos, que velam e por nós e tal e coisa. Em suma, não teriam nada a ver com Jeova, Deus, Allah, JC, etc.
Trata-se somente de escala: poderiam ser para nós o que somos para animais bem menos evoluidos.
E seria completo nonsense orar, pedir, etc. o que quer que seja para tais seres, que inclusive poderiam nem saber que existimos ou saber, mas não se importar em absoluto (acaso você se importa com as bactérias que nascem e morrem no seu estômago ou em algum ácaro que perambula na sua pele enquanto dorme?).
E penso na possibilidade da existencia de tal coisa, não numa certeza. Ainda não sabemos nem se tem vida lá fora, o que dirá nesse nível.
Não há nenhuma fé envolvida, portanto.

Poderia pensar tambem numa espécie de Gaia universal. Extender o conceito de Gaia para o universo inteiro.
De novo, nada a ver com certos deuses por aí - acho que isto está mais para alguma espécie de panteísmo ou simplesmente chamar por "deus" o universo inteiro. Para muitos isso não passa de ateísmo (vide o caso de Espinoza, acho eu).
E de novo, isso é pura especulação, mais idéias (requentadas) jogadas ao vento por um zé-mané qualquer. Não há nenhuma fé, nenhuma certeza, nem nada disso envolvidos. E de novo, não faz sentido algum louvar, orar e ser devoto de uma tal coisa.

Como tem pouco ou nada a ver, nem sei se seria apropriado chamar a essas coisas de "Deus". Preferiria que não, pois traz a mente esses velhos e surrados conceitos que nós ceticos/ateus/agnósticos tanto combatemos e que para mim não passam de nonsense.

Algo assim como os ETs não mostrados no livro e filme 2001, A Space Odissey?

Acho que só existe mesmo a imaginação humana. Todas as referências ao extraordinário provém das cabeças de pessoas muito imaginativas. No dia em que encontrarem de facto provas concretas da existência de ao menos um fóssil de bactéria ou coisa que o valha, eu repensarei(ria) a questão.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #147 Online: 17 de Agosto de 2019, 17:39:22 »
Bem entendido, fora da Terrra. Aqui não tem nada disso de seres extraordinários. Fora daqui não existe vida, até prova em contrário. Que dirá vida inteligente.

Uma boa retórica e uma esplêndida imaginação podem fazer com que se especule o que se quiser, mas de concreto mesmo, só os prédios e calçadas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #148 Online: 17 de Agosto de 2019, 17:41:44 »
Ainda que existissem de verdade divindades ou inteligências supremas extra-terrenas, eu estaria me lixando para elas. Creio que a recíproca também seria verdadeira. Seria, mas não é. Period!
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #149 Online: 17 de Agosto de 2019, 17:48:56 »
Bem entendido, fora da Terrra. Aqui não tem nada disso de seres extraordinários. Fora daqui não existe vida, até prova em contrário. Que dirá vida inteligente.

Uma boa retórica e uma esplêndida imaginação podem fazer com que se especule o que se quiser, mas de concreto mesmo, só os prédios e calçadas.

Pois é. As idéias que coloquei no post existem na minha mente e de alguns outros. Não sei se existem fora dela.
Não tenho subsídios para saber e creio que ninguem mais tenha.

Assim sendo, não são mais palpáveis que um jeová.
Mas se eu tivesse que chutar a possibilidade de um e outro existirem fora das nossas cacholas, cravaria um 0 para o jeová e um numero bem pequeno, mas não zero, para gaia ou os seres fodões.
Inclusive se tivesse que montar uma espécie de escala de deuses, eu colocaria o jeová, junto com Allah e Deus/JC (depende da freguesia) beeem lá na rabeira. Até Odin, Zeus e o Crom, dos gibis do Conan, estariam acima desses.

De concreto, os alicerces do edificio onde moro.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2019, 17:53:32 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!