Deus existe, a questão é se há.
Se há o quê?
Se há o dito cujo.
Suponho que quis dizer que existe enquanto conceito ou ideia na em nossas mentes e isso é evidente**
A questão é saber se existe tambem fora delas.
** disso não se conclui nada, pois pato donald e homem aranha tambem existem na mente de muita gente.
Sto Anselmo discorda, mas eu não.
Então, enquanto constructo da mente, a resposta é sim
Enquanto algo concreto, fora das mentes alheias, a resposta é muito provavelmente não
Oooops, duvidas, Fenrir? Não é tão ateu assim?
Nada disso - ainda me considero ateu. Se, após o esclarecimento abaixo, não puder mais me considerar assim, peço que meus colegas mais esclarecidos me corrijam me classificando corretamente e me digam onde encaixo.
Penso que DEFINITIVAMENTE NÃO EXISTE deus como o descrito pelas religiões, principalmente as de matriz abrahamica.
Mas pode existir supermentes ou seres extremamente evoluídos, tão evoluídos e capazes que pareceriam a nós como um deuses.
E não, estes seres não precisariam ter criado o universo, portanto NÃO seriam nenhum tipo de arquiteto do design inteligente, nem seres todo-poderosos, oniscientes, bondosos, que velam e por nós e tal e coisa. Em suma, não teriam nada a ver com Jeova, Deus, Allah, JC, etc.
Trata-se somente de escala: poderiam ser para nós o que somos para animais bem menos evoluidos.
E seria completo nonsense orar, pedir, etc. o que quer que seja para tais seres, que inclusive poderiam nem saber que existimos ou saber, mas não se importar em absoluto (acaso você se importa com as bactérias que nascem e morrem no seu estômago ou em algum ácaro que perambula na sua pele enquanto dorme?).
E penso na possibilidade da existencia de tal coisa, não numa certeza. Ainda não sabemos nem se tem vida lá fora, o que dirá nesse nível.
Não há nenhuma fé envolvida, portanto.
Poderia pensar tambem numa espécie de Gaia universal. Extender o conceito de Gaia para o universo inteiro.
De novo, nada a ver com certos deuses por aí - acho que isto está mais para alguma espécie de panteísmo ou simplesmente chamar por "deus" o universo inteiro. Para muitos isso não passa de ateísmo (vide o caso de Espinoza, acho eu).
E de novo, isso é pura especulação, mais idéias (requentadas) jogadas ao vento por um zé-mané qualquer. Não há nenhuma fé, nenhuma certeza, nem nada disso envolvidos. E de novo, não faz sentido algum louvar, orar e ser devoto de uma tal coisa.
Como tem pouco ou nada a ver, nem sei se seria apropriado chamar a essas coisas de "Deus". Preferiria que não, pois traz a mente esses velhos e surrados conceitos que nós ceticos/ateus/agnósticos tanto combatemos e que para mim não passam de nonsense.