Hoje restam apenas um punhado de conselheiros com alguma participação e apenas 1 moderador razoavelmente ativo, no caso... eu! E mesmo assim hoje, por questões familiares, pessoais e profissionais, participo apenas uma pequena fração do que fazia há 3 anos.
É por isso que o comunismo é uma porcaria.
O que acabou com o CC foi a mentalidade marxista dos conselheiros.
Por uma simples questão de pureza ideológica não quiseram contaminar o fórum com objetivos de lucro: tudo seria gerido em comunidade, na camaradagem entre companheiros.
Mas se o fórum arrecadasse com contribuições no Apoia-se e tirando partido do intenso tráfego que já houve para exibir publicidade de todas as formas, também vendendo camisetas e canecas e todo tipo de souvenir com a marca CC, não só seria auto sustentável como ainda sobraria um cascalho para os mantenedores.
Os rendimentos despertariam o interesse em transformar o Clube Cético em fonte de lucro. E o lucro despertaria a ganância que despertaria muitas ideias criativas para tornar o CC ainda mais rentável, aumentando sua popularidade.
Hoje a marca CC valeria milhões, com ações na bolsa e os conselheiros tão ricos quanto o Mark Zuckerberg. Mas como o capitalista nunca se contenta, também estariam respondendo a um processo por venderem dados pessoais dos inscritos para empresas privadas. Processo que não daria em nada.
Mas em vez disso, da mesma forma que uma Cuba, o CC sucumbiu diante da competição agressiva de plataformas capitalistas como o twitter e o facebook e viu todos seus inscritos fugirem para estas como se fossem uma Miami.
Mas não precisa acabar: basta fazer uma autocrítica a daqui pra frente adotar um modelo de "comunismo de mercado".
Os mantenedores são os que detem a palavra final sobre o fCC, conforme figura nas regras do Regimento Geral do Fórum Clube Cético.
Um politburo. Autêntico modelo de ditadura do proletariado.