Autor Tópico: Maçonaria  (Lida 42065 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Re: Maçonaria
« Resposta #50 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 00:07:36 »
Sei um pouco. Eles adoram o grande arquiteto do universo - os símbolos da maçonaria são o esquadro e o compasso, ferramentas de pedreiro. Têm uma interessante teoria sobre a alma: existe apenas uma única alma, a alma do mundo, que se manifesta de maneira diferente em diferentes seres. Há uma comparação clássica: a alma é a energia elétrica que acende uma lâmpada. Cada lâmpada é o ser individual e o brilho que a lâmpada irradia denota a evolução do homem. A evolução se dá por sucessivas reencarnações. Existe outros planos ou dimensões onde é possível entrar em contato com os seres a elas pertencentes. Depois de desencarnado o indivíduo preserva um traço de individualidade, a personalidade-mana, uma forma de vibração que memoriza todas as características das vidas passadas. Aliás, toda a realidade é vibração, mas o nível baixo de existência do ser humano não permite percebê-lo.

No plano filosófico eles adotam o panteísmo - podemos chamá-lo de panteísmo místico. Deus não é uma criatura à parte da criação, é a própria criação. Cada atributo da criação é um atributo de Deus, mas a soma de todos os atributos não é Deus - Deus é maior que a soma. O maior expoente dessa filosofia foi Spinoza.

Não estou seguro de que todas as informações são verdadeiras. Haverá foristas que talvez saibam mais e possam esclarecer.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #51 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 01:13:14 »
A influência política da maçonaria no Brasil é notória. No Império, praticamente todos os figurões eram maçons. O Imperador D. Pedro II era o grão-mestre, o maior grau alcançável dentro dela. Fez muitos presidentes na época da República Velha. Está dividida em duas grandes lojas, como são chamados os templos e a instituição como um todo: a branca e a azul. Atualmente há uma pendenga judicial sobre o patrimônio da maçonaria.

O judiciário possui um quadro muito grande de maçons, inclusive juízes. E o funcionarismo público em geral é convidado a entrar, além das figuras mais proeminentes da sociedade, ou seja, os ricos.

A igreja católica não permite que os padres sejam maçons, mais corre a história de que os bispos podem. Como ele conciliam duas doutrinas tão contraditórias é um mistério.

Por que a maçonaria guarda tanto segredos eu só posso especular. Talvez seja uma reunião de cidadãos médios que unidos por conhecimentos supostamente excepcionais, dados apenas a iniciados, se sintam ufanados. Uma forma de ultrapassar a mediocridade... Talvez, talvez.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #52 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 11:43:41 »
Eles criaram um passado mítico para sua filosofia.
Segundo eles, os arquitetos do templo de Salomão formavam uma união secreta para guardar seus segredos profissionais e para se protegerem de estranhos.
As corporações de ofícios medievais também são parte da construção da história da maçonaria.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #53 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 15:06:55 »
Eles criaram um passado mítico para sua filosofia.
Segundo eles, os arquitetos do templo de Salomão formavam uma união secreta para guardar seus segredos profissionais e para se protegerem de estranhos.
As corporações de ofícios medievais também são parte da construção da história da maçonaria.
Nisso eles se paracem com os Rozacruzes(?), que inventaram um história mística para eles.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 15:23:18 »
São reencarnacionistas então?  Hmpf...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #55 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 16:33:21 »
Tem alguns pontos em comum com os rosacruzes, mas a história desses é ainda mais engraçada, vou procurar um link a respeito para não ter que escrever muito.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #56 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 01:12:59 »
Olá amigos,

Alguém sabe o que é a Maçonaria, sei que é uma sociedade secreta. O que eu queria saber é se alguém sabe quais são os rituais, o que há de tão misterioso nessa organização? Ou será que não há nada de misterioso? Alguém pode dar uma luz?
Meu pai era maçon(ele ja faleceu), bem, trata-se de uma fraternidade mística, de carater secreto, mas eu ja tive acesso a alguns textos e livros sobre o assunto, antes de eu chegar a conclusão que dá mais pra eu ter uma postura de acreditar nas coisas eu cheguei a freqüentar uma organização semelhante a maçonaria, só que era mista. Creio que eles são holísticos, ou seja, eles crêem em um pouco de tudo, mas não afirmam nada, não é permitido dogmas, e dentro das lojas maçônicas é proibido falar de política e religião, com isso ele pretendem manter um ambiente amistoso no local, sem polemizar com os "irmãos", a propósito maçon significa pedreiro.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 01:20:35 »
Aqui na minha cidade ainda é um rito secreto, e como disse o André tem que ser convidado, e não sei quanto aos outros lugares mas tem que ter descendência árabe (no caso daqui especificamente libanesa ou egipcia) caso contrário, forgot. E pelo que sei tem dois tipos de maçonaria, mas não sei dizer quem são nem como funcionam porque menina não entra nessas coisas :P.
Ahh e tem que tem que ser de família bacana (digo $$$) também senão tchau.
Isso depende de quem fundou a loja, dizem que D.Pedro primeiro foi maçon, pode ser que a da sua cidade tenha sido fundada por eles e eles resolveram manter a tradição, se bem que existem várias divisões, como a Loja do Oriente, a Loja de Rito Escossês, a Franco-Maçonaria, enfim, são várias ramificações, algumas são mais tradicionais outras ja fizeram até alguma abertura a participaçao de mulheres. Mas tambem fazem festas onde os membros podem levar as esposas, é o chamado "Baile das Cunhadas"
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 15:35:20 »
Talvez não se possa falar de política dentro das Lojas Maçônicas, Mafalda.  Mas o interesse de maçons pela política parece evidente. 

Imagino que o que eles evitam é tocar no assunto em reuniões internas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #59 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 15:55:54 »

Engano seu… a maçonaria não faz distinção quanto a classe social. Acho que estás a confundir com o Lyons Club (mamãe, quando crescer quero ser maçom).  :hihi:
Pode acontecer também de um maçon ajudar ao outro quando possível.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #60 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 16:50:07 »
Um outro motivo que encontro para os maçons manterem secreta sua doutrina é que o segredo torna-a imune à crítica. O que ninguém conhece não pode ser questionado. Da minha parte acho essa postura um tanto discutível que revela uma característica a mais dos maçons - a jactância daqueles que acham que conhecem a verdade sem precisar dar satisfações. Mas é só fazer uma pesquisa sobre misticismo e a coisa toda vira balela.

Tive acesso a um apontamento intitulado "O perfeito mestre eleito dos nove". O objetivo era desenvolver as facudades mentais através de certos exercícios respiratórios e formas de concentração para poder influenciar as pessoas. Pareceu-me mesmerismo...

Os maçons se ajudam por supostos motivos fraternos. Mas acho que eles fazem mesmo uma panelinha.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #61 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:57:12 »
Aqui na minha cidade ainda é um rito secreto, e como disse o André tem que ser convidado, e não sei quanto aos outros lugares mas tem que ter descendência árabe (no caso daqui especificamente libanesa ou egipcia) caso contrário, forgot. E pelo que sei tem dois tipos de maçonaria, mas não sei dizer quem são nem como funcionam porque menina não entra nessas coisas :P.
Isso depende de quem fundou a loja, dizem que D.Pedro primeiro foi maçon, pode ser que a da sua cidade tenha sido fundada por eles e eles resolveram manter a tradição, se bem que existem várias divisões, como a Loja do Oriente, a Loja de Rito Escossês, a Franco-Maçonaria, enfim, são várias ramificações, algumas são mais tradicionais outras ja fizeram até alguma abertura a participaçao de mulheres. Mas tambem fazem festas onde os membros podem levar as esposas, é o chamado "Baile das Cunhadas"

D.Pedro I era maçom, e a idéia de independência do Brasil foi estimulada pela loja, combina com os ideais de liberdade que eles apregoam. A propósito, o nome maçônico dele era Guatimozim, uma forma meio diferente de escrever o nome do último imperador asteca.
Quanto a se ajudarem, a coisa é relativa. Meu sogro era maçom, durante mais de 30 anos contribuiu para a caixa de assistência da irmandade, nos últimos anos de vida deixou de contribuir por dificuldades financeiras, mas ele já era membro remido (não precisaria mais pagar), quando faleceu a irmandade negou pagamento de pensão à viúva alegando que por não pagar ele falhara em sua parte do acordo.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:56:25 »
Talvez não se possa falar de política dentro das Lojas Maçônicas, Mafalda.  Mas o interesse de maçons pela política parece evidente. 

Imagino que o que eles evitam é tocar no assunto em reuniões internas.
Foi justamente isso que eu quis dizer. De fato eles têm uma organização política e possivelvente bastante burocrática, más isso é conjuntura interna. Eu falo sobre essa política nossa de cada dia, onde diferenças ideológicas podem interferir. Claro que falar em ideologia hoje em dia é quase uma brincadeira, visto que na prática a gente nem consegue perceber a diferença de um partido ou outro. concorda?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:57:30 »
Entendo, mas o ponto é que maçons concorrem a cargos políticos com bastante frequência, e muitas vezes com sucesso.  Se eles por acaso não gostam de política, aparentemente é apenas como assunto entre si.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:41:57 »

D.Pedro I era maçom, e a idéia de independência do Brasil foi estimulada pela loja, combina com os ideais de liberdade que eles apregoam. A propósito, o nome maçônico dele era Guatimozim, uma forma meio diferente de escrever o nome do último imperador asteca.
Quanto a se ajudarem, a coisa é relativa. Meu sogro era maçom, durante mais de 30 anos contribuiu para a caixa de assistência da irmandade, nos últimos anos de vida deixou de contribuir por dificuldades financeiras, mas ele já era membro remido (não precisaria mais pagar), quando faleceu a irmandade negou pagamento de pensão à viúva alegando que por não pagar ele falhara em sua parte do acordo.

D. Pedro foi convidado em um dia e nomeado Grão Mestre 33 no outro... Seu padrinho foi José Bonifácio, este sim, maçom de "carreira". A maçonaria usou D. Pedro para declarar a independência do Brasil.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:45:40 »
Entendo, mas o ponto é que maçons concorrem a cargos políticos com bastante frequência, e muitas vezes com sucesso.  Se eles por acaso não gostam de política, aparentemente é apenas como assunto entre si.

Não... o que não existe é divergência entre maçons por causa de ideologias. A posição ideológica não serve como elemento desagregador entre maçons... não fazem distinções entre sí por um maçon ser de esquerda ou de direita.  :wink:

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #66 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:22:47 »
Mas, afinal, quais as crenças dos maçons?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:40:15 »
Mas, afinal, quais as crenças dos maçons?

Antigamente bastava não ser ateu e acreditar em um ser supremo... ou, como eles dizem, o Supremo Arquiteto do Universo.
Começa um pequeno movimento dentro da maçonaria para aceitar ateus... é tímido ainda, mas existe.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #68 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:44:57 »
Spitfire você está escondendo o jogo. Por quê?

A raiz da crença deles é o misticismo. Simbologia medieval, alquimia, palavra perdida...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:48:07 »
Como assim??? Escondendo o que? Que jogo?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #70 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:51:57 »
Desculpe. Acho que foi delírio meu. Você, sempre tão sarcástico, ficou de repente respeitoso - comecei a desconfiar. Mas deixe prá lá, coisa da minha cabeça.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:02:33 »
Nada a ver, não sou maçon, nem filho de maçon…  :wink: :ok:

Mas apóio algumas iniciativas… outras não, mas estas são insignificantes.  :ok:

http://www.samauma.com.br/portal/conteudo/opiniao/lu005ma%C3%A7onaria.htm

A Maçonaria não dogmatiza porque procura ser o Centro de União, onde pessoas que estariam separadas, associam-se por um ideal de solidariedade.

No mérito, a Maçonaria é ao mesmo tempo filosófica, educativa, filantrópica e progressista; condena a exploração do homem; combate a Ignorância, a Superstição, a Tirania.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #72 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:06:06 »
Você vai me perdoar, mas isso não explica nada. Isso aí faz parte da propaganda que eles fazem de si mesmos. O conteúdo secreto passa longe disso.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:15:07 »
A maioria dos movimentos de libertação/independência tiveram participação maçonica, isto não é propaganda.

Este Brasão do Rio Grande do Sul, baseado no ideal Farroupilha, mostra claramente a ligação maçonica.

De Minas Gerais também.

São progressistas sim, isto não é apenas propaganda.  :ok:

O "grande" segredo???? Acho que já mataram a charada mais acima... é não ter segredo nenhum mas fazer todos acreditarem nisto.  :hihi:

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #74 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:20:26 »
Nunca duvidei disso. É de conhecimento público.

Refiria-me ao misticismo...

Ah, mas deixa pra lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!