Autor Tópico: Maçonaria  (Lida 42066 vezes)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
Re: Maçonaria
« Resposta #75 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:41:46 »
Entendo, mas o ponto é que maçons concorrem a cargos políticos com bastante frequência, e muitas vezes com sucesso.  Se eles por acaso não gostam de política, aparentemente é apenas como assunto entre si.

Não… o que não existe é divergência entre maçons por causa de ideologias. A posição ideológica não serve como elemento desagregador entre maçons… não fazem distinções entre sí por um maçon ser de esquerda ou de direita.  :wink:
Exatamente isso.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #76 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:59:24 »
Se não aceitam ateus, então têm dogmas! O dogma é: "Creia em um Grande Arquiteto Divino e venha pra nossa fraternidade", ou algo do tipo! :ok:

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #77 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:01:10 »
E também não deixa de ser excludente! Ateus não são bem-vindos e acho que, talvez, nunca o sejam!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #78 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:03:41 »
Parece que o tratamento com ateus divide os maçons:

http://www.culturabrasil.org/macom.htm

Em 1713 teve início a Moderna Maçonaria em Londres, que tinha como finalidade espalhar o Deísmo, os preceitos naturais e unir os homens sem distinção religiosa.

Com a aceitação de ateus na sociedade pelo Grande Oriente de França, ocorreu o Grande Cisma da Maçonaria, nascendo então as duas primeiras Grandes Potências Maçônicas no Mundo, a francesa e a inglesa.

Até então, segundo sua constituição, somente poderiam fazer parte da sociedade aqueles que acreditassem em Deus e na imortalidade da alma.

Tal fato, gerou duas Maçonarias : a Inglesa, que é teísta e apolítica; e a Francesa, que admite ateus e é política.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #79 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:06:50 »
Mas no Brasil prevalece a Maçonaria Inglesa,não?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:09:59 »
E "forçar" uma crença em deus, é dogmático,não?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:13:06 »
Bem, se eu digo que só quero aqueles que crêem em um deus e exijo que sejam homens livres,de "bons costumes", chego a conclusão de que ateus não seriam bem-vindos - pelo  menos na Maçonaria Inglesa - pois não seriam homens de "bons costumes". Isso não seria excludente?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #82 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:16:13 »
Não sirvo pra Maçonaria Inglesa!!! Apesar de respeitar as leis do meu país! Mas, se deus for derrubado como hipótese científica - já o foi - os alicerces da Augusta Ordem vão para "o espaço"!!!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:18:25 »
Calma, calma! Eu não sou maçom... :hihi:

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #84 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:36:17 »
Eu acho que a Maçonaria não passa de um "clube do bolinha para gente grande".
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:36:57 »
Eu não sou e nem tenho vontade nenhuma de ser... nada contra quem é... tenho amigos que são e não existe nenhum problema.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #86 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:44:30 »
Tem horas que é bom saber de alguns truques, como por exemplo um cartão de escritório de cor preta, ou a colocar três pontos após uma assinatura. Bom pelo menos no mundo jurídico dá uma forcinha, uma vez que muito juízes são maçons.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Agosto de 2007, 16:05:25 »
Não quis ofender ninguém.Foi só um questionamento mesmo.E quanto ao cartão preto, eu não sabia! boa, hein! Vlw!!!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #88 Online: 23 de Agosto de 2007, 22:09:23 »
Voltando ao assunto!

O Grande Oriente da França, me parece, não é reconhecido pelo Oriente Inglês.Eles retiraram um dos postulados de sua Constituição, que era a obrigatoriedade da crença em um Deus pessoal.
  Não tenho vontade de "entrar" pro "clubinho" maçônico, apesar de ver com reservas uma instituição que prega o lema surrado - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - discriminar pessoas pela sua não-crença.
  Século XXI, né! Abços!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #89 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:06:21 »
Voltando ao assunto!

O Grande Oriente da França, me parece, não é reconhecido pelo Oriente Inglês.Eles retiraram um dos postulados de sua Constituição, que era a obrigatoriedade da crença em um Deus pessoal.
  Não tenho vontade de "entrar" pro "clubinho" maçônico, apesar de ver com reservas uma instituição que prega o lema surrado - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - discriminar pessoas pela sua não-crença.
  Século XXI, né! Abços!

Ouvi dizer que a Maçonaria ajuda financeiramente qualquer maçom que queira começar um negócio próprio... ::)

Será que vale a pena? :umm:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #90 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:45:01 »
Eles ajudam mesmo, mas nem sempre conseguem efetivamente.

Agora é fato que eles tentam. Sei disso porque já andei com um amigo Demoley à procura de patrocínio. Quando eles não podem ajudar mais, sempre fazem um pouquinho

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #91 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:49:41 »
Maçonaria é um clube de gente normalmente bem de vida... Só isso. Eu vejo isso positivamente. Todas estes adornos servem só para dar uma aura sagrada, mas no fundo é só faz de conta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #92 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:36:10 »
Já entendi! Basta aceitar que o GADU é criador do Universo...e pronto! Mas acredito que, no fundo, poucas pessoas acreditem nele de fato!
Na vida social, quase ninguém admite o seu ateísmo.Este fica guardado para os amigos mais íntimos e aqueles que pensam de forma assemelhada.Vlw!!! 

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #93 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:44:12 »
Maçonaria é um clube de gente normalmente bem de vida... Só isso. Eu vejo isso positivamente. Todas estes adornos servem só para dar uma aura sagrada, mas no fundo é só faz de conta.
Nem sempre, a maioria que eu conheço não tem muito dinheiro, mas tem a possibilidade de terem um dia, são pessoas esforçadas e empreendedoras

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:01:49 »
Nem sempre, a maioria que eu conheço não tem muito dinheiro, mas tem a possibilidade de terem um dia, são pessoas esforçadas e empreendedoras

Os daqui são bem de vida. A maioria deles boa gente. Conheço vários.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #95 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:04:10 »

Eu também conheço alguns que têm bastante dinheiro, mas digo isso para demonstrar que para ser maçon não é necessário ter dinheiro. Tem muitas outras coisas que contam, já vi pessoas que são conhecidas na minha cidade e mesmo com dinheiro e tal, foram recusadas pelo fato de falarem demais.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:34:10 »

Eu também conheço alguns que têm bastante dinheiro, mas digo isso para demonstrar que para ser maçon não é necessário ter dinheiro. Tem muitas outras coisas que contam, já vi pessoas que são conhecidas na minha cidade e mesmo com dinheiro e tal, foram recusadas pelo fato de falarem demais.

Claro...eles querem discrição... e com toda razão... Aqui também tem gente com pouco dinheiro em sí, mas na maioria é gente jovem filho de alguem com dinheiro ou que tenha feito algo notável, boa reputação etc.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:35:31 »
Na verdade condição sócio/econômica não é fundamental para ser maçom... porém é necessário seres independente, ou seja, tenhas condições de manter-se a por sí próprio... Um simples mestre de obras pode ser maçom, por exemplo.
Maçons ajudam a um "irmão" (denominação dada a outro maçom) que por ventura se encontre em alguma dificuldade, principalmente financeira (lembram-se dos financiamentos dos Templários?)... mas depois, quando estabilizado, assume o compromisso de ajudar a outro "irmão" (dois cavaleiros montados em um só cavalo, dos templários). Não desamparam nem a "cunhada" e nem o "sobrinho" se por ventura um "irmão" morrer.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Maçonaria
« Resposta #98 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:34:11 »
O que a maçonaria é realmente?

Um culto? uma seita? uma especie de clube ou fraternidade?

E qual a razão de haver tanto segredo nela?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #99 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:42:48 »
Nada, é só mais uma destas sociedades secretas que acham que dominam o mundo nos bastidores.

Juntam filosofia barata com antigas tradições e muita frescura para escolher os seus membros, o tesão deles deve ser alimentar o próprio mito 

Tem associação de bairro com mais poder e influencia que estes caras

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!