Sou a favor. Os motivos? Já vi de perto algumas desgraças por causa de armas de fogo, mesmo que seja pessoal, é o meu motivo. Não conheço casos próximos de cidadãos que foram assassinados por um bandido com uma arma de fogo, mas conheço inúmeros casos de cidadão matando cidadão, suicídio, acidentes com crianças, brigas de trânsito. Mortes que seriam evitadas facilmente, mas a arma estava perto.
Será que nesses casos todos, a arma era sempre legal? Porque por exemplo, acho que nem é permitido portar arma "à mão" no carro, mas não sei. Acho que alguém que tenha arma legal nessas condições perde a permissão de ter...
Eu já estive perto de possíveis acidentes com armas de fogo (não sei se legais), e também pessoas que conheço já estiveram até mais próximas de algo realmente grave. Nenhuma deu em morte, nem em ferimentos.
Já os casos de mortes por armas de fogo mais próximos que eu tenho foram sempre de agressores, não de acidente, e também todos os que eu ouvi falar de pessoas não tão próximas. Duvido que fossem armas legais.
Não estou "argumentando", com esses exemplos contrários, só estou dando um exemplo, porque a experiência de cada um pode não ser uma amostra representativa da realidade.
Em uma certa fase de minha vida, não tenho dúvida, se estive próximo de arma de fogo (como tinha contato em minha casa em Belém), cometeria suicídio, é um meio fácil de morrer, de matar, não precisa pensar muito.
... pois é, acho que é algo que ocorreria com muitas pessoas.... mas aí nào é questão de se proibir as pessoas de terem armas legais... ninguém é obrigado a tê-las...
é questão de se ter consciência de, estar passando por esse tipo de problema, dificultar a coisa, sei lá, ou nem comprar a arma, para começar, ou se já tiver a arma previamente, dificultar essa situação como for possível, não sei. Se eu tivesse uma arma e achasse que estou correndo mais risco de me matar do que de precisar me defender de assaltantes, não sei, talvez jogasse fora as balas, ou algo assim, talvez guardasse a arma num cofre, etc...
Outra razão que vejo é conseguir distinguir mais facilmente um bandido pelo simples fato de está portando uma arma, algo impossível na atual situação. Claro que uma política de desarmamento de bandidos é necessária, mas enquanto não temos soluções, melhor proteger a população de si mesma.
Eu acho isso até ruim, alguém ser declarado bandido apenas por ter uma arma.... se você tem uma arma legal, pode provar que é legal, e não é bandido apenas por isso... se é ilegal, é um crime... já se simplesmente "ter" uma arma fosse motivo para condenação, poderiam acontecer coisas bem parecidas com o que acontece com drogas, por exemplo, de policiais plantarem drogas em alguém só para extorquir.... se bem que na prática, seria algo que poderiam fazer agora mesmo...... mas não sei, me dá a impressão que se armas fossem proibidas isso talvez fosse ser mais sério, mais suspeito, não sei...