Quse li: "Mesmo com a vitória do NÃO, ter uma arma em casa será para meia dúzia de pessoas. O Referendo prestou para decidir se meia dúzia de pessoas teriam armas em casa."
Deixa eu fazer um paralelo com a Bélgica, Holanda e um terceiro país, tipo França:
- Na Holanda, compra e "porte" de maconha são permitidos por lei. Quem quiser, é só ir numa loja ou bar que venda, comprar e usar. Muito fácil ter maconha.
- Na Bélgica uma certa quantia é permitida, mas não a venda [talvez já tenha mudado, não sei]. Quem quiser vai ter de suar um pouco indo prá Holanda ou procurar uns contatos clandestinos. Não é fácil ter maconha.
- Na França, venda e "porte" são proibidos. Quem quiser vai ter de sua muito, arriscando idas aos traficantes. É difícil ter maconha.
Isso tudo, claro, prás pessoas comuns, ou "cidadão comum".
Agora, vendo isso e relacionando com o Referendo, fico com a impressão que uma proibição ao comércio de armas iria dificultar ainda mais que as pessoas "comuns" tivessem acesso à armas
Eu, como pessoa "comum", se estivesse na Holanda e quisesse maconha, iria num bar próprio, que existem às dezenas, pegaria o cardápio e escolheria quantia e tipo. Pagaria e sairia para fumar em casa, ou ali mesmo no bar, ou em qualquer outro bar próprio para a... bem... atividade.
Se estivesse na Bélgica, teria que ir à Holanda, pedir para amigos de lá ou indo prá lá ou dar uma arriscada sondada por lojas e bares meio suspeitos. Só a complicacão e falta de segurança/conforto da aquisição são desencorajantes. Isso fora o medo de ser apanhado.
Na França, a neura cresceria ainda mais e certamente ter maconha seria algo a desconsiderar por completo. Prefiro viver sossegado que viver neurótico.
Assim, se ter uma arma for beeeem mais complicado que comprar bom-bons no fiteiro, acho que isso iria diminuir significativamente suas vendas ao cidadão "comum", pois, segundo suas palavras, tirar o acesso às armas à meia dúzia de pessoas num grupo de poucas, já é bem bom. Se fosse tirar de meia dúzia de um grupo de muitas, então concordaria que não seria significativo.
[]'s
Hendrik