Enquete

Você acha que o comércio de armas deve ser proíbido no Brasil?

Votos Totais: 20

enquete encerrada: 01 de Outubro de 2005, 09:25:55

Autor Tópico: Desarmamento.  (Lida 11849 vezes)

ukrainian

• Visitante
Re: Re.: Desarmamento.
« Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2005, 17:07:08 »
Citação de: Luis Brudna
Alguém tem as informações de como ficam as coisas depois da votação? Sem achismos, por favor, quero informações de fontes SEGURAS.

Direto da Lei 8-)

Votando sim... ninguém pode ter nenhuma arma em nenhum lugar nunca?

CAPÍTULO III
DO PORTE

Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:

I – os integrantes das Forças Armadas;

II – os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal;

III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei;

IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço; (Alterada pela LEI No 10.867/12.05.2004)

(Redação anterior) - IV – os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;

V – os agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência e os agentes do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;

VI – os integrantes dos órgãos policiais referidos no art. 51, IV, e no art. 52, XIII, da Constituição Federal;

VII – os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias;

VIII – as empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas, nos termos desta Lei;

IX – para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo, na forma do regulamento desta Lei, observando-se, no que couber, a legislação ambiental.

X – os integrantes da Carreira Auditoria da Receita Federal, Auditores-Fiscais e Técnicos da Receita Federal. (Acrescido pela LEI Nº 11.118 \ 19.05.2005)

Votando não... posso comprar um 38 numa loja e sair com ele na cintura?

Não. Se você votar em não, terá que passar pelos seguintes obstáculos para obter uma autorização legal de porte, e depois a arma:

Art. 4o Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:

I – comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal;

II – apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;

III – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei.

§ 1o O Sinarm expedirá autorização de compra de arma de fogo após atendidos os requisitos anteriormente estabelecidos, em nome do requerente e para a arma indicada, sendo intransferível esta autorização.

§ 2o A aquisição de munição somente poderá ser feita no calibre correspondente à arma adquirida e na quantidade estabelecida no regulamento desta Lei.

§ 3o A empresa que comercializar arma de fogo em território nacional é obrigada a comunicar a venda à autoridade competente, como também a manter banco de dados com todas as características da arma e cópia dos documentos previstos neste artigo.

§ 4o A empresa que comercializa armas de fogo, acessórios e munições responde legalmente por essas mercadorias, ficando registradas como de sua propriedade enquanto não forem vendidas.

§ 5o A comercialização de armas de fogo, acessórios e munições entre pessoas físicas somente será efetivada mediante autorização do Sinarm.

§ 6o A expedição da autorização a que se refere o § 1o será concedida, ou recusada com a devida fundamentação, no prazo de 30 (trinta) dias úteis, a contar da data do requerimento do interessado.

§ 7o O registro precário a que se refere o § 4o prescinde do cumprimento dos requisitos dos incisos I, II e III deste artigo.

Art. 5o O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa. (Redação da LEI No 10.884, DE 17 DE JUNHO DE 2004)

Lei: http://www.soleis.adv.br/armasestatuto.htm

(lembrando que o referendo de agora é sobre a proibição da comercialização de armas de fogo, não sobre o porte. Isso é, de forma indireta, é uma proibição do porte legal de arma de fogo no país, para a maioria dos civis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Desarmamento.
« Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2005, 17:37:49 »
Citação de: appalachian
O porte de arma legal não pode ser proibido assim, arbitrariamente. Deve continuar como era, controlado de forma rigorosa (com testes de aptidão e fiscalização). Porte legal de armas é sinal de que somente pessoas treinadas e aptas estarão autorizadas a portar armas, o contrário do porte ilegal, que agora querem instituir como obrigatório. Os índices de homícios estão relacionados diretamente com o porte de arma ilegal, nunca o legal. Eu voto NÃO.

O problema é que no Brasil as coisas não funcionam. Com ou sem desarmamento, o porte de armas ilegal continuará.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2005, 17:44:42 »
"Pobres crianças que não sabem o que é porte de arma, estão sendo iludidas pela mídia pra aderirem ao desarmamento"  Esse é o tipo de defesa que Charlton Heston adoraria ver, ficaria orgulhoso!:D

O acesso a armas independe de porte ou constituição. E como disse o Fernando...acho o porte ilegal existirá em qualquer das alternativas. Mas tirar de circulação um grande número poderá fazer uma grande diferença!

Em casa somente meu pai tinha porte, isso não impedia que um dos meus irmãos pegasse uma dessas. Por mais que o portador tenha responsabilidade, é complicado esperar o mesmo de outras pessoas ao redor. A arma é legal, mas o porte é ilegal, ou vice-versa, o poder de fogo continua sendo o mesmo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Outubro de 2005, 18:15:55 »
Citação de: PSYCHOCANDY
"Pobres crianças que não sabem o que é porte de arma, estão sendo iludidas pela mídia pra aderirem ao desarmamento"  Esse é o tipo de defesa que Charlton Heston adoraria ver, ficaria orgulhoso!:D

:P

"para que o direito de ter uma arma.... nào precisamos de uma arma..... precisamos apenas de amor... all you need is love...." :loving:  
Defenderdiam John Lennon e George Harrison... hippies... hare-krishnas!

Para não ficar injusto, você poderia ter usado esse smiley no seu post:
:armado:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #29 Online: 01 de Outubro de 2005, 18:46:48 »
Essas perguntas que nos estão fazendo ultimamente são muito lacônicas...

Mas, dentro do espírito da coisa, minha resposta é:

Depende.

Sou a favor do desarmamento de leigos... Quem quiser ter uma arma deve passar por testes psicológicos anuais para a manutenção do porte, testes químicos, NÃO DEVE INGERIR ÁLCOOL (nem socialmente) ou usar qualquer tipo de droga (inclusive cigarro), ter curso de tiro, ficha limpa na polícia, alé, é claro, de comprovada necessidade... Uma exceção para colecionadores, desde que com os requisitos acima, armas e munições individualizadas e cadastradas...

Primeiro, porque não importa o quão "fódão" você seja, não dá para reagir a uma arma apontada diretamente para você...

Segundo, porque, se não dá para se defender, atacar é que não se tem direito...

Terceiro, porque um copinho de cerveja já deixa o cara mais solto... Ele está na balada, está armado, e alguém mexe com a "mina dele"... Qual a primeira reação?

...

O único ponto favorável: o "bandido" tem que cogitar a possibilidade da vítima estar armada... Não se pode dar uma certeza absoluta a um criminoso de que nenhum cidadão estará armado...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Outubro de 2005, 19:48:01 »
Alguém tem as informações de como ficam as coisas depois da votação? Sem achismos, por favor, quero informações de fontes SEGURAS.

Votando sim... ninguém pode ter nenhuma arma em nenhum lugar nunca?

Votando não... posso comprar um 38 numa loja e sair com ele na cintura?

-------

Votando SIM ninguém vai poder comprar arma nunca, em nenhum logar e em menhum momento, também não haverá onde comprar pois as lojas serão proibidas, nesta situação o estado ficará totalmente responsável pela nossa segurança.

Quem quiser se equipar para defesa pessoal vai ter que usar armas que "não são de fogo", como por exemplo facas, machados, lanças flechas, gás paralisante, spray de pimenta e dispositivos elétricos.

Votando NÂO, o estatudo do desarmamento continua como está( não vai poder sair com o trezoitão na cintura), vale lembrar que atualmente já existem severas restrições a compra, posse e porte de armas de fogo, o cidadão tem que ter mo nínimo 25 anos, não ter antecedentes e precisa provar que sabe usar a arma e é psicologicamente estável, depois de provar tudo isso é emitida uma autorização para a compra da arma. Portanto se o NÂO gahar esta situação permanece.

Ou seja, se o SIM vencer não veremos muita diferença na criminalidade pois a violência no nosso país não se resume a briga de boteco e disparos acidentais.

Se o NÂO vencer o cidadão vai poder exercer o direito a legítima defesa, DESDE QUE PROVE QUE É TREINADO PARA ISSO.

Um link muito útil para quem quser emitir uma opinião sobre o texto:
http://www.mj.gov.br/seguranca/desarmamento.pdf
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Outubro de 2005, 20:06:19 »
Citação de: Nigh†mare
Essas perguntas que nos estão fazendo ultimamente são muito lacônicas...

Mas, dentro do espírito da coisa, minha resposta é:

Depende.

Sou a favor do desarmamento de leigos... Quem quiser ter uma arma deve passar por testes psicológicos anuais para a manutenção do porte, testes químicos, NÃO DEVE INGERIR ÁLCOOL (nem socialmente) ou usar qualquer tipo de droga (inclusive cigarro), ter curso de tiro, ficha limpa na polícia, alé, é claro, de comprovada necessidade... Uma exceção para colecionadores, desde que com os requisitos acima, armas e munições individualizadas e cadastradas...

Primeiro, porque não importa o quão "fódão" você seja, não dá para reagir a uma arma apontada diretamente para você...

Segundo, porque, se não dá para se defender, atacar é que não se tem direito...

Terceiro, porque um copinho de cerveja já deixa o cara mais solto... Ele está na balada, está armado, e alguém mexe com a "mina dele"... Qual a primeira reação?

...

O único ponto favorável: o "bandido" tem que cogitar a possibilidade da vítima estar armada... Não se pode dar uma certeza absoluta a um criminoso de que nenhum cidadão estará armado...

prefiro liberar o álcool e restringir as armas às casas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #33 Online: 01 de Outubro de 2005, 20:28:49 »
Citação de: bruno

Já é liberado, Brunão... Pode chapá o côco sem problemas...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Outubro de 2005, 20:31:06 »
Citação de: Nigh†mare
Citação de: bruno

Já é liberado, Brunão... Pode chapá o côco sem problemas...

e eu não sei? hehe
estava comentando sua sugestão  :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #35 Online: 01 de Outubro de 2005, 20:37:44 »
:tintin:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #37 Online: 02 de Outubro de 2005, 20:10:24 »
Citação de: Danniel
Citação de: PSYCHOCANDY

:P

"para que o direito de ter uma arma.... nào precisamos de uma arma..... precisamos apenas de amor... all you need is love...." :loving:  
Defenderdiam John Lennon e George Harrison... hippies... hare-krishnas!

Para não ficar injusto, você poderia ter usado esse smiley no seu post:
:armado:

Prefiro seguir o Bono:

"Love is a temple
 Love, a higher law
 Love is a temple
 Love, the higher law"

Nada mais frágil que templos e leis, mas...vale pelo lirismo!:D Mas tudo indica que a população terá seu tão sonhado direito de ter uma arma em casa. Acho que se eu tivesse uma já teria matado ou morrido (embora ache arma branca mais atraente), prefiro abdicar de tal direito, deixo para os Clint  Eastwoods de plantão!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Outubro de 2005, 22:17:00 »
Interessante a reportagem da Veja desta semana.

Eles dão 7 bons motivos para votar em "não".
Dentre os quais, o fortalecimento dos bandidos com o indubitável futuro tráfico de armas quando as mesmas forem proibidas.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Outubro de 2005, 22:55:10 »
Fora quem mora no interior como falado na reportagem da veja.
Nem considerando o mst, mas digamos que o cara mora num sitio no meio do nada, o meio de locomoção mais rapido dele é um cavalo, por que mesmo com carro, as estradas são tão ruins que pra chegar em qualquer lugar demora no minimo 15 minutos.
Digamos que ele esteja a 15 minutos da delegacia. Se tentam invadir as terras dele e mata-lo, pode ser por invasão de mst como na reportagem, pode ser os "homi do coroner", que quer as terras pra ele, e pra isso mandou mata-lo, só sobreviveria sem arma em duas ocasiões:
1. A policia mandar helicoptero pra ajudar ele. A menos que ele tenha muito $$$$$$$, nunca vai acontecer no Brasil.
2. Ele ser MUITO ninja e matar o assassino no facão

Ou em caso de animal selvagem, como uma onça? Ele deve fazer o que? Comprar um arco e flecha e treinar até virar Legolas?
"The patient refused an autopsy."

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Desarmamento.
« Resposta #41 Online: 02 de Outubro de 2005, 22:55:14 »
Ah, esse referendo é por causa de umas mortes e acidentes com armas aqui e outras acolá? Bom, deixavê...

Estudos acadêmicos e pesquisas realizadas no Brasil mostram que 34% das mortes por causas violentas envolvem pessoas alcoolizadas.

Ainda segundo a Abramet, as bebidas alcoólicas estão presentes em 61% dos acidentes de trânsito.Além das vidas perdidas, os acidentes geram enorme custo para os sistemas de saúde.

fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22423

E aí, quando vai ser o referendo para proibir a venda de bebidas alcoólicas no brasil?

Ahhh, santa hipocrisia  :x
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Desarmamento.
« Resposta #42 Online: 02 de Outubro de 2005, 23:07:56 »
Citação de: Sky Kunde
Ah, esse referendo é por causa de umas mortes e acidentes com armas aqui e outras acolá? Bom, deixavê...

Estudos acadêmicos e pesquisas realizadas no Brasil mostram que 34% das mortes por causas violentas envolvem pessoas alcoolizadas.

Ainda segundo a Abramet, as bebidas alcoólicas estão presentes em 61% dos acidentes de trânsito.Além das vidas perdidas, os acidentes geram enorme custo para os sistemas de saúde.

fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22423

E aí, quando vai ser o referendo para proibir a venda de bebidas alcoólicas no brasil?

Ahhh, santa hipocrisia  :x

Não tiro tua razão. Quando meu primo morreu por causa de um motorista alcoolizado fiquei revoltada. Mas assim como existe o tal risco de tráfico de armas caso o resultado do referendo seja SIM (mantenho minha posição), proibir bebida resultaria na mesma coisa.

Mas nosso maior problema não são as leis, ou a dureza dessas, mas a aplicação. Já nos acomodamos com a impunidade, mudar isso será muito mais complicado que mudar as leis.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Outubro de 2005, 23:34:18 »
Pois é, Psy,  mexer no whisk - e no cigarrinho - nosso de cada dia ninguém quer, mesmo que mate trocentos milhões a mais do que as armas de fogo legalizadas.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #44 Online: 02 de Outubro de 2005, 23:37:26 »
Citação de: Sky Kunde
Pois é, Psy,  mexer no whisk - e no cigarrinho - nosso de cada dia ninguém quer, mesmo que mate trocentos milhões a mais do que as armas de fogo legalizadas.

Por mim..sinceramente, se sumissem do mapa nem sentiria falta!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Outubro de 2005, 23:40:44 »
muita gente sentiria.
já imaginou um brasil dias depois da proibição de cigarros? gente brigando nas ruas, botando fogo nas coisas, uns 1/3 da população irritada com tudo... tá, em uns meses passaria, mas mesmo assim... (abstinência de nicotina é foda).
e o que faríamos sem a cerveja de cada sexta?

me mudaria do brasil, viu. e não seria o único  :P

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Outubro de 2005, 23:41:57 »
Ah, pára! Um vinho tinto suave é o que há 8-)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Outubro de 2005, 00:07:39 »
Cancelar a cervejada de sexta depois da aula?

Isso sim seria um motivo para sair as ruas dando tiros...  :x
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Outubro de 2005, 09:15:37 »
Outra questão que é importante no desarmamento é a ordem das coisas.

Eu seria a favor do desarmamento se fosse feito na ordem certa, primeiro desarma os bandidos e estebelece a ordem pública, depois chega no cidadão e explica "cidadão, vamos desarmar voce pois não existe mais a necessidade de v/ ter uma arma para se defender, a polícia já faz este trabalho com grande eficiência e não há o que temer".

Mas não, aqui no Brasil a coisa sempre funciona ao contrário, o cidadão honesto é sempre deixado a própria sorte, seja na área de segurança ou assistência social.

Mas também o desarmamento tem seu lado positivo, se o SIM vencer eu to pensando em montar uma fábrica de armas medievais, arcos, bestas, espadas, catapultas . . .
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Outubro de 2005, 14:45:29 »
Se tentarem proibir bebidas alcolicas, vai provar que nenhum politico assistiu uma aulinha de história sequer. Lembrem-se da Lei Seca nos USA. La é um pouquinho diferente: Na bebidinha eles tão loucos pra probir, mas a arminha de cada dia, jamais.
"The patient refused an autopsy."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!