Enquete

Você acha que o comércio de armas deve ser proíbido no Brasil?

Votos Totais: 20

enquete encerrada: 01 de Outubro de 2005, 09:25:55

Autor Tópico: Desarmamento.  (Lida 11851 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Desarmamento.
« Resposta #75 Online: 05 de Outubro de 2005, 13:31:39 »
Muita gente também acha que estar-se-á (hein?) votando a favorou contra o desarmamento, quando a questão é a proibição do comércio de armas.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Desarmamento.
« Resposta #76 Online: 05 de Outubro de 2005, 13:33:11 »
[complexo conspiracionista]Há algo de muito podre por trás disso... [/complexo conspiracionista]
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #77 Online: 05 de Outubro de 2005, 15:19:08 »
Atualmente a situação é esta:

O Civil que efetivamente necessita de ARMA DE FOGO, há de cumprir os quesitos legais (Lei 10826/03): Ser maior de 25 anos, apresentar comprovantes de residência e ocupação. Requerer ao superintendente da Polícia Federal a autorização de compra, explicando a necessidade da AQUISIÇÃO de ARMA DE FOGO. Demonstrar por certidões (Eleitoral, Militar, Justiça Federal e Distribuidor regional) que não responde processos ou inquéritos policiais. Passar nos testes de capacidade psíquica e de manuseio e curso de armas de fogo. Após a análise e sendo DEFERIDO (P.F.) o pedido deverá ser recolhido à taxa de R$ 300,00 para registro e R$ 1.000,00 para porte, fora os custos de aquisição da própria arma, obviamente.

Assim, pela Lei que já existe, já é muito difícil um cidadão comum adquirir uma arma de fogo. Fico indignado com a falta de conhecimento de muitos com quem me deparo, os que acham que votando NÃO estarão liberando arma de fogo para todo mundo, mas não: simplesmente vai continuar sendo tão difícil comprar uma arma legalizada como sempre foi desde essa Lei de 2003, mesmo votando NÃO. Esse referendo na verdade está perguntando ao povo: "Vocês são idiotas? Sim ou Não?"
Who cares?

Skorpios

• Visitante
Re: Re.: Desarmamento.
« Resposta #78 Online: 05 de Outubro de 2005, 15:26:53 »
Citação de: Agnostic

O Civil que efetivamente necessita de ARMA DE FOGO, há de cumprir os quesitos legais (Lei 10826/03): Ser maior de 25 anos, apresentar comprovantes de residência e ocupação. Requerer ao superintendente da Polícia Federal a autorização de compra, explicando a necessidade da AQUISIÇÃO de ARMA DE FOGO. Demonstrar por certidões (Eleitoral, Militar, Justiça Federal e Distribuidor regional) que não responde processos ou inquéritos policiais. Passar nos testes de capacidade psíquica e de manuseio e curso de armas de fogo. Após a análise e sendo DEFERIDO (P.F.) o pedido deverá ser recolhido à taxa de R$ 300,00 para registro e R$ 1.000,00 para porte, fora os custos de aquisição da própria arma, obviamente.

Assim, pela Lei que já existe, já é muito difícil um cidadão comum adquirir uma arma de fogo. Fico indignado com a falta de conhecimento de muitos com quem me deparo, os que acham que votando NÃO estarão liberando arma de fogo para todo mundo, mas não: simplesmente vai continuar sendo tão difícil comprar uma arma legalizada como sempre foi desde essa Lei de 2003. Esse referendo na verdade está perguntando ao povo: "Vocês são idiotas? Sim ou Não?"

:ok:

Skorpios

• Visitante
Desarmamento.
« Resposta #79 Online: 05 de Outubro de 2005, 16:38:34 »
Recebi essa por e-mail agora atribuida ao Verissimo . Provavelmente não é , mas é a mais pura realidade .
Aprenda a chamar a  polícia... falando em desarmamento...

Eu tenho o sono muito  leve, e numa noite dessas notei que havia alguém

andando sorrateiramente  no quintal de casa.
 Levantei em silêncio  e fiquei acompanhando os leves ruidos que vinham la de fora, até ver uma  silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha
casa era muito  segura, com grades nas janelas e trancas internas nas
portas, não fiquei  muito preocupado mas era claro que eu não ia deixar um
ladrão ali,  espiando tranquilamente.
 Liguei baixinho para  a polícia informei a situação e o meu endereço.
 Perguntaram-me se o  ladrão estava armado ou se já estava no interior da
casa. Esclareci que  não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por
perto para ajudar, mas  que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois liguei  de novo e disse com a voz calma:
 - Oi, eu liguei há pouco porque tinha  alguém no meu quintal. Não precisa
mais ter pressa. Eu já matei o ladrão  com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas  situações. O tiro fez um estrago danado no  cara!
Passados menos de  três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um  helicóptero, uma unidade do resgate , uma equipe de TV e a turma dos  direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste  mundo.
Eles prenderam o  ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de
assombrado.  Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da  Polícia.
 No  meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e  disse:
 -  Pensei que tivesse dito que tinha matado o  ladrão.

Eu  respondi:

-  Pensei que tivesse dito que não havia ninguém  disponível.

Luís  Fernando Veríssimo

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 05 de Outubro de 2005, 19:52:47 »
Citação de: Fernando
Muita gente também acha que estar-se-á (hein?) votando a favorou contra o desarmamento, quando a questão é a proibição do comércio de armas.

....comércio legal de armas

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #81 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:08:40 »
Citação de: Agnostic

Assim, pela Lei que já existe, já é muito difícil um cidadão comum adquirir uma arma de fogo. Fico indignado com a falta de conhecimento de muitos com quem me deparo, os que acham que votando NÃO estarão liberando arma de fogo para todo mundo, mas não: simplesmente vai continuar sendo tão difícil comprar uma arma legalizada como sempre foi desde essa Lei de 2003, mesmo votando NÃO. Esse referendo na verdade está perguntando ao povo: "Vocês são idiotas? Sim ou Não?"

Cara, ninguém tinha colocado a questão tão bem quanto você fez agora.

Só pra acrescentar: está se gastando, segundo fui informado, 600 milhões de Reais para o povo responder se é idiota ou não, digo, para responder se o comércio legal deve ser proibido ou não.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:32:49 »
O Acauan colocou no RV uma analogia bem interessante.

Não é só como se estivessem votando pela proibição de automóveis por causa dos acidentes e crimes, mas como se após a proibição, fossem retirar os automóveis apenas das pessoas com carteira de habilitação em dia, deixando-os nas mãos dos infratores, dos sem careteira de motorista, dos que tiram racha e até dos que já tiraram vidas.

Mas ao mesmo tempo é mais absurdo que isso, porque vão proibir de ter armas as pessoas que querem usá-las para se proteger, e deixar apenas para quem quer propositadamente matar ou cometer algum crime, enquanto a maioria das mortes por automóveis deve ser por acidente mesmo.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #83 Online: 06 de Outubro de 2005, 21:52:20 »
Citação de: Danniel
O Acauan colocou no RV uma analogia bem interessante.

Não é só como se estivessem votando pela proibição de automóveis por causa dos acidentes e crimes, mas como se após a proibição, fossem retirar os automóveis apenas das pessoas com carteira de habilitação em dia, deixando-os nas mãos dos infratores, dos sem careteira de motorista, dos que tiram racha e até dos que já tiraram vidas.

Mas ao mesmo tempo é mais absurdo que isso, porque vão proibir de ter armas as pessoas que querem usá-las para se proteger, e deixar apenas para quem quer propositadamente matar ou cometer algum crime, enquanto a maioria das mortes por automóveis deve ser por acidente mesmo.

Pôxa... comparar armas de fogo com automóveis é dose. O automóvel não foi fabricado para matar (embora também mate)... agora, a arma SÓ SERVE  para isso.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #84 Online: 07 de Outubro de 2005, 08:59:19 »
Citação de: hugo
Pôxa... comparar armas de fogo com automóveis é dose. O automóvel não foi fabricado para matar (embora também mate)... agora, a arma SÓ SERVE  para isso.

Ou seja, o propósito da coisa é mais importante que as conseqüências do seu uso efetivo, na hora de se deliberar se tal coisa deve ser banida ou não? Pouco importa se morrem muito mais pessoas em acidentes de trânsito do que em acidentes com armas de fogo?  :o
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 07 de Outubro de 2005, 09:29:45 »

Não foi fabricado para matar, no entanto é a segunda causa de morte depois de armas de fogo (ou ao menos assim tem sido divulgado recentemente). E se contarmos apenas os acidentes de trânsito e os acidentes com armas, os automóveis devem matar mais. (eliminando assim as mortes propositais com armas, que podem ser de bandido contra cidadão ou outro bandido, ou de polícia e bandido, irrelevantes para esse assunto)

A arma não serve só para matar. Ter uma arma não obriga ninguém a matar... muitas vezes falam como se ela fosse meio que "o anel" do senhor dos anéis, fosse exercer um controle sobre o seu dono, ou melhor, sobre quem ela possui...

A arma serve tanto (na verdade, menos) para matar quanto uma faca serve para cortar, esfaquiar, ou quanto fósforos servem para incendiar. Essas coisas geralmente precisam de fato cortar ou queimar para serem úteis, uma arma nem precisa matar alguém para proteger.

E de qualquer forma, nem é esse o assunto todo, porque defende-se apenas o direito a se ter armas, podendo assim, se não acreditar que seja uma boa idéia ter uma arma, simplesmente não ter.

A comparação colocada, mais do que de ser algo análogo em função específica, e na eficácia da proibição que está sendo feita. Proibir as armas LEGAIS é como tirar os carros SÖ das pessoas com hablitação de motorista em dia, e deixar na mão dos infratores de todos os tipos.  

Tira-se a arma só de quem não comete crimes com elas, fazendo acreditar que esses é que são os vilões da história.

Ninguém ainda me explicou. são 3,5% de residências com armas de fogo legais no país. É absurdo crer que são esses os responsáveis por uma parte significativa dos 27 homicídios por cem mil habitantes que ocorrem no Brasil.

Como poderia ser isso? Essas pessoas seriam verdadeiras psicopatas, para estarem matando tanto assim! E como elas matam e matam novamente, e nunca perdem o direito de ter arma?

Porque, se eu tenho uma arma legal, e mato alguém não por legítima defesa, eu perco meu direito a ela, não?

Ou o problema não é que os donos das armas legais que matem, mas elas são sempre roubadas (e depois sempre compram outra, e mais munição), e as mortes causadas por elas não ocorreriam sem essa fonte de armas e munição?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #86 Online: 07 de Outubro de 2005, 12:33:18 »
A Suiça é um dos país com mais armas por habitante e tem um dos menores índices de homicidios do mundo...Menor  que o da Inglaterra , onde as armas são proibidas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #87 Online: 07 de Outubro de 2005, 12:40:38 »
Citação de: Lord Barata
A Suiça é um dos país com mais armas por habitante e tem um dos menores índices de homicidios do mundo...Menor  que o da Inglaterra , onde as armas são proibidas.

E daí? O que isso quer dizer?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #88 Online: 07 de Outubro de 2005, 13:44:30 »
Citação de: Marcelo Terra
E daí? O que isso quer dizer?

O óbvio: não há correlação entre a quantidade de armas em mãos de civis e a violência armada. E é justamente essa a grande falácia dos desarmamentistas.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #89 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:03:11 »
O problema são as pessoas.

Proibir comercialização de objeto X ou Y dificilmente ira reduzir a criminalidade.

É a História que o conta.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline MetalK32

• Nível 03
  • *
« Resposta #90 Online: 07 de Outubro de 2005, 15:47:35 »
Citação de: Copenhagen
O maior problema é que a população está errada no que diz o referendo, não é o porte de arma, mas sim a posse de uma arma em casa.

Algumas (ou até muitas) pessoas devem saber essa diferença. Apenas seguranças, policiais e pessoas que pertencem a clubes de tiros tem o direito ao porte.

Offline MetalK32

• Nível 03
  • *
Desarmamento.
« Resposta #91 Online: 07 de Outubro de 2005, 15:55:00 »
Eu fico a favor do não, mas nenhum dos dois lados deve ser muito defendido:

Se ser proibido: Apenas os + ricos poderão se proteger (seguranças, cercas elétricas...) enquanto os que não tem acesso a isso ficaria totalmente ivuneravel, não apenas em roubos mas em outros casos (ameaças)

Se não ser proibido: Continua a a mesma e velha violência. Bandidos armados, civis armados. Armas são usadas para qualquer ocasião.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #92 Online: 07 de Outubro de 2005, 16:48:52 »

A arma não serve só para matar. Ter uma arma não obriga ninguém a matar... muitas vezes falam como se ela fosse meio que "o anel" do senhor dos anéis, fosse exercer um controle sobre o seu dono, ou melhor, sobre quem ela possui...

Me diga então qual é a outra utilidade de uma arma?? Usar como martelo? ...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 07 de Outubro de 2005, 16:54:25 »

atirar em alvos. matar (ops) codornas.  :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 07 de Outubro de 2005, 16:55:39 »

Ela não precisa ser necessariamente usada para matar sempre. Pode servir como meio de intimidação. Aliás, acho que na maioria das vezes a arma é usada mais para intimidar do que para matar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #95 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:08:46 »
Ela não precisa ser necessariamente usada para matar sempre. Pode servir como meio de intimidação. Aliás, acho que na maioria das vezes a arma é usada mais para intimidar do que para matar.

O único motivo pelo qual uma arma intimida é por que pode matar. Isso não altera nada a alegação de que a única finalidade de uma arma é matar.

Talvez possa se alegar que a finalidade da arma é causar danos em um alvo, danos esses que podem ou não matar. Mas quando se projetam armas com maior capacidade de dano, obviamente que se está aumentando a probabilidade de que os danos causem a morte do alvo (considerando-se alvos vivos). Se o objetivo fosse não matar seriam projetadas armas que causassem danos menores, que não é o que se observa.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:37:10 »
Acho que a Acauan questionou mais o fato de os "corretos" perderem os direitos e os "errados" continuarem com armas ou com carros, do que comparar armas e carros em si.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:37:27 »

A idéia que eu quis passar é que tendo uma arma, não precisa-se matar, tiros podem apenas intimidar.

Imagine que você escuta pessoas tentando entrar em sua casa, ainda não estão dentro da casa em si, mas no telhado, ou talvez em algum corredor externo. Você então pega a arma, tira apenas o braço para fora de uma porta ou janela de casa, e dá uns dois tiros para cima (a menos que você tenha vizinhos com sobrados ou prédios que possam ser acertados assim), talvez grite algo, que já chamou a polícia também.... você acha que os ladrões vão pensar "opa, ele está armado, então isso está aumentando em 180% a chance dele morrer nesse assalto! Que idiota, vamos entrar!"

E mesmo quando é necessário usá-la para matar, uma arma legal, ainda assim é em legítima defesa, não se sai matando a esmo só porque se tem uma arma.

Arma não "só serve para matar" da mesma forma que carros não "servem para correr" além dos limites, apesar dos motores possibilitarem velocidades maiores que essas.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:40:43 »

O único motivo pelo qual uma arma intimida é por que pode matar. Isso não altera nada a alegação de que a única finalidade de uma arma é matar.

Sim, ela intimida porque pode matar, mas aí que está o ponto principal, em muitos casos para-se na intimidação. Dizer que a arma só serve para matar é o mesmo que dizer que uma pessoa vai matar sempre que usá-la.

O fato de uma arma ser feita para matar não quer dizer que ela tenha que ser usada sempre para matar. É a diferença entre a finalidade da arma (matar) e a utilidade da arma (intimidar, ferir, matar).

Talvez possa se alegar que a finalidade da arma é causar danos em um alvo, danos esses que podem ou não matar. Mas quando se projetam armas com maior capacidade de dano, obviamente que se está aumentando a probabilidade de que os danos causem a morte do alvo (considerando-se alvos vivos). Se o objetivo fosse não matar seriam projetadas armas que causassem danos menores, que não é o que se observa.

Tais armas não são assunto do referendo, nunca foi permitido a um civil comprar legalmente uma arma de grande poder de fogo para utilização.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:46:40 »
Se o objetivo fosse não matar seriam projetadas armas que causassem danos menores, que não é o que se observa.

Se as armas não fossem letais o seu poder de intimidação seria menor.

Os bandidos também continuariam com as armas letais, provavelmente, a menos talvez que se criasse uma legislação que amenizasse a pena de assaltos a mão armada com taser guns...

Mas armas de fogo realmente são projetadas para matar, mas isso não significa que sua única função seja essa.

E novamente, eu não vejo problemas em se matar em legítima defesa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!