Eu digo que é diferente porque fraudes municipais envolvem um número pequeno de pessoas. Fraudes em diferentes municípios quase com certeza acontecem de forma independente, ou seja, cada cidade tem seu próprio grupinho, e não de forma orquestrada a nível nacional. Criar um esquema unificado para agir de forma coordenada em centenas de municípios me parece algo bem mais improvável.
Já eu acho que não. Um telefonema, uma insinuação em um encontro regional/estadual, uma determinação da base aliada a nível nacional, tudo isso pode desencadear um trabalho localizado em municípios, com a mesma estratégia de uma eleição municipal, que, ao se somar a vários outros municípios, geram um volume de votos que pode ser decisivo. Cada um trabalhando isoladamente (não há necessidade de uma articulação nacional) produzirá a fração que, na soma final, pode representar milhões de votos.
Faça isso em uma região onde já se espera uma votação expressiva e o
evento estará
maquiado por ter ocorrido em um local
onde o candidato possui muitos votos. É uma estratégia difícil de ser revelada e denunciada, uma vez que ninguém desconfiará que alguém ira investir onde já se sabe que o candidato
ganha fácil. O óbvio é o melhor inimigo da fraude. Ninguém desconfia.
Isso me lembra de uma fraude bancária onde alguém retirou alguns centavos de milhares de contas que, no final, representou milhões. A gente vê em filme, mas eu trabalho no setor bancário e sei de fraudes desse tipo. Inclusive já auditei fraudes mais simples que se revelaram movimentar altas somas. A lógica é a mesma!
Saudações