Bem dito, Dr. Manhattan. Mas acredito que o legal do vídeo é o contraponto que ele faz com esse dogma, principalmente aqui no Brasil, de empurrar os jovens alguma universidade adentro.
Quanto à universidade, eu concordo. O "canudo" é supervalorizado por aqui. Você não pode ser um técnico administrador de empresas, tem que ser bacharel. Você não pode ser um técnico de T.I. precisa ter bacharelado em tecnologia da informação.
Aí a gente tem essa mundaréu de facú com cursos meia-boca só para a pessoa ter o canudo e isso, por outro lado, desvaloriza títulos que, em tese, demonstrariam maior capacitação do profissional.
Sim, e nessa onda acaba todo mundo entrando em algum curso qualquer só para se formar em alguma coisa, sendo que tem muita gente que tem talento, por exemplo, para trabalhar na firma do pai. Mas esse tipo de coisa não é muito valorizada. Do pessoal da minha idade da minha cidade, teve um cara que não fez faculdade, mas é o mais bem-sucedido entre todos nós. Claro, teve que batalhar bastante, começou como simples vendedor, mas a habilidade dele com organização e pessoas fizessem com que ele crescesse entre uma empresa e outra. Ainda assim, ele tem uma estigma muito grande porque é o único da turma que "não se formou". E infelizmente tem muita gente que tá no cursando qualquer coisa que acha válida essa superioridade imbecil.