O inglês é a língua com a maior quantidade de palavras entre todas. Isso é conseqüência do fato de ser falado em mais de 100 países, sendo a língua oficial em 59 países dos sete continentes. Estima-se a existência de mais de um milhão de palavras em inglês, embora o Oxford English Dictionary contenha apenas 301 100 entradas - inclusive a palavra saudade, assimilada por ele ao inglês (o que prova que graças á globalização saudade não é mais exclusividade do português). O Dicionário Houaiss de língua portuguesa conta com 228 500 verbetes, 71 600 a menos.
Mas a riqueza do inglês não está no número de palavras, mas na flexibilidade delas. Uma mesma palavra pode ser facilmente usada como substantivo, advérbio, adjetivo, verbo, ser aglutinada a outra palavras e tudo isso com poucas sílabas sem perder a sonoridade. Como exemplo dessa versatilidade eu sempre lembro de um episódio de Friends em que um dos personagens diz a outro: "Don´t blue pin me!" Ele estavam jogando um jogo e seu adversário estava prestes a colocar um pino azul em uma casinha dele e seu pedido quer dizer literalmente "Não ponha o pino azul em mim" Compare: no inglês "pino azul" já funciona automaticamente como verbo e se precisa de bem menos partículas auxiliares do que no português. Portanto, mesmo que o inglês tivesse menos palavras do que o português, a versatilidade delas jáo faria mais rico.