Hey Pensador,
Olha que site maneiro eu consegui para você entender sobre as dimensões:
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
O texto é extremamente interessante. Passei dias lendo e relendo ele há alguns anos. Depois deste texto, você nunca mais vai se enrolar com as dimensões.
Alenônimo,
Obrigado pela referência.O site parece ser muito bom e o texto é ótimo.Agora repare neste trecho do texto:
"....Muito difícil? Bem, o truque é procurar por analogias e depois aumentar o número de dimensões. Vejamos o exemplo da figura 2.3. Você pode desenhar vários pontos em uma reta,
várias retas paralelas em um plano e vários planos paralelos em um espaço 3D. Acrescentando mais uma dimensão, você conclui que pode desenhar
vários hiperplanos (espaços 3D) paralelos em um espaço 4D. É estranho para nós, porque o espaço 3D é tudo, não parecendo que possa existir lugar para mais de um. Mas, se vivêssemos achatados em um plano (espaço 2D), nós também iríamos estranhar a idéia de que vários planos paralelos pudessem ser colocados em um espaço 3D. Para nós, o plano seria tudo. Por isso podemos imaginar a existência de um quarto eixo, que se dirige para fora do nosso espaço 3D (Universo) do mesmo modo como um terceiro eixo se dirige para fora de um plano, perpendicularmente a ele..."
Perceba que as partes destacadas por mim ressaltam o
paralelismo,que é tratado no texto como uma condiçâo necessária para a esquematizaçâo gráfica de outras dimensôes a partir de dimensôes mais primárias.Só que o
paralelismo é estritamente redutível à dimensâo da
Extensâo ou
Largura.
Ou seja,conclui-se que o texto indiretamente confirma o meu argumento muito embora seu objetivo seja o contrário.