Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32719 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #225 Online: 30 de Abril de 2009, 08:35:14 »
Me despeço deste tópico pois não há mais nada a ser dito, pois mesmo o sr. gigaview já demonstrou crer na existencia e manifestação dos espíritos quando diz, mais de uma vez, que os espíritos dizem ou escrevem asneiras.
Deixo-vos um pensamento: Não sei qual a vossa idade, se 20, 30, 40 anos ou mais. Mas sei, com certeza, que dentro de alguns anos (faço voto que vivais ainda muitos anos!!!),  podereis comprovar pessoalmente as verdades da DOUTRINA ESPÍRITA.
[quote/]

Típica resposta religiosa... e típico comportamento tambem! Qando vê que não tem argumentos se faz de vítima perseguida e foge...  ::)

Mas voce pegou um pouco pesado, Giga!!   :hihi:  A gente podeia ver até onde ele conseguiria inventar desculpas para defender a religião espírita! É interessante catalogar as desculpas e fazer a corelação com as de outras religiões.
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 08:38:05 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 30 de Abril de 2009, 09:33:19 »
Mas voce pegou um pouco pesado, Giga!!   Hihi!  A gente podeia ver até onde ele conseguiria inventar desculpas para defender a religião espírita! É interessante catalogar as desculpas e fazer a corelação com as de outras religiões.

Tem razão. Vou me controlar mais. Parece que ele não entendeu que a minha bronca é com Kardec e não com ele. Tenho muitos amigos espíritas (o meu sócio na empresa é espírita) e sempre deixei claro com eles o que penso das obras de Kardec e isso nunca interferiu nas nossas amizades.

Valeu!

:)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 30 de Abril de 2009, 15:25:11 »
Mas voce pegou um pouco pesado, Giga!!   Hihi!  A gente podeia ver até onde ele conseguiria inventar desculpas para defender a religião espírita! É interessante catalogar as desculpas e fazer a corelação com as de outras religiões.

Tem razão. Vou me controlar mais. Parece que ele não entendeu que a minha bronca é com Kardec e não com ele. Tenho muitos amigos espíritas (o meu sócio na empresa é espírita) e sempre deixei claro com eles o que penso das obras de Kardec e isso nunca interferiu nas nossas amizades.

Valeu!

:)

Giga, eu entendo perfeitamente! Já comentei aqui o dano que essa religião causou em uma prima minha, eu tambem tenho birra do Rivail e sua religião desonesta, e tenho pena daqueles que se iludem com ela! Afinal, é uma ilusão reconfortante acreditar que os espiritos daqueles que amamos estão por aí.

Mas as vezes dá nos nervos discutir com religiosos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #228 Online: 30 de Abril de 2009, 15:56:54 »
Voltando ao tópico, aqui vai um erro que acho bem grosseiro:

Capella não é uma estrela, mas um sistema quádruplo: dois pares binários, sendo um par de estrelas gigantes tipo G que estão em
fase de expansão para virarem gigantes vermelhas, e outro par de anãs vermelhas
.

Se alguem me perguntasse sobre um sistema onde poderia haver um planeta habitável, seria difícil encontrar um pior do que
Capella.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 30 de Abril de 2009, 16:00:14 »
Voltando ao tópico, aqui vai um erro que acho bem grosseiro:

Capella não é uma estrela, mas um sistema quádruplo: dois pares binários, sendo um par de estrelas gigantes tipo G que estão em
fase de expansão para virarem gigantes vermelhas, e outro par de anãs vermelhas
.

Se alguem me perguntasse sobre um sistema onde poderia haver um planeta habitável, seria difícil encontrar um pior do que
Capella.
Daí é só "interpretar" diferente a estorinha, são seres de constituição diferente da nossa ou são seres de energia ou sei mais lá o que que a imaginação fértil deles´possa bolar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #230 Online: 30 de Abril de 2009, 16:05:40 »
Mas eles bem que poderiam ter escolhido uma estrela mais plausível, como Epsilon Eridani, Tau Ceti ou até mesmo Alpha Centauro.

Hmm... Acho melhor eu me calar. Não quero dar idéias a esse pessoal. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 30 de Abril de 2009, 16:16:14 »
É que a luz do que os "espíritos" conheciam no século 19 Kapela era um candidato tão bom quanto qualquer outro... Atrazados esses espíritos!!! hehehe

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 30 de Abril de 2009, 18:20:06 »
Essa estória de Capela não é tão velha assim. Ainda não encontrei uma citação de Kardec se referindo diretamente à Capela. Kardec falou em "A Gênese" da raça adâmica vinda de uma colônia de espíritos ou outra "esfera" mas não entra em detalhes. Essa baboseira de Capela começou com o "espírito" Emmanuel, o ghost-writer de Chico Xavier, em 1938 na obra psicografada "A Caminho da Luz". Por curiosidade, esse "espírito" assina uma mensagem ditada em Paris em 1861, intitulada "O egoísmo", publicada no item 11 do capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, cuja primeira edição veio a público em abril de 1864 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuel_(esp%C3%ADrito)). Segundo informa-nos Emmanuel [A Caminho da Luz] a população de espíritos imigrantes que constituíram a raça adâmica veio de outra constelação de nossa galáxia - a constelação de Cocheiro, onde encontra-se uma estrela de nome Cabra ou Capela. De um dos orbes deste sistema solar, vieram, degredados para a Terra, os Espíritos rebeldes, que ficaram conhecidos com o nome de Capelinos. Por que Emmanuel não revelou Capela à Kardec em 1861 e esperou até 1938 para revelar os detalhes dessa xaropada somente através de Chico Xavier???

Edgard Pereira Armond (nascido em Guaratinguetá em 14 de junho de 1894 e falecido em São Paulo em 29 de novembro de 1982) foi o médium espírita que produziu a obra “Os Exilados de Capela” em 1939. Edgar Armond trata do mesmo tema, abordando a transmigração interplanetária oriunda de Capela.  (http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1535580). Portanto, essa farofada é bastante recente, e não vem do século 19 como o Contini citou.

É preciso entender que as bobagens que chegaram até nós são bobagens filtradas pelo próprio Kardec que foi "cuidadoso" e desconsiderou, da Revista Espírita, muitas informações que não passavam de concepções dos "espíritos comunicantes", como também desvaneios dos médiuns. Coisas como "A Vida no planeta Júpiter", "A Casa de Mozart", entre outras, foram deixadas de lado - não passaram na apreciação lógica e racional do grupo responsável pelo exame das mensagens (http://literatura-espirita.blogspot.com/2007_12_01_archive.html). Vendo hoje o que foi publicado, é possível imaginar o teor do que foi omitido.

Mas não adianta criticar porque o espiritismo está pronto para responder qualquer coisa:

"Segundo Kardec, esses erros provêm quase sempre de Espíritos levianos – podendo, portanto existir algumas raras exceções. Ele adverte que entre eles se encontram os pseudo sábios, que se comprazem vendo editadas suas fantasias e utopias e isso por homens que conseguiram enleiar a ponto de fazê-los aceitar de olhos fechados, tudo quanto lhes debitam, oferecendo alguns poucos grãos de boa qualidade em meio ao joio – fato comum, principalmente entre os médiuns neófitos. Não nos esqueçamos que o livro “A Caminho da Luz” foi escrito em 1938, quando o médium ainda era inexperiente e não contava com a supervisão segura de críticos tal como aconteceu com a Codificação Espírita." http://literatura-espirita.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

É o próprio dragão na garagem.

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 18:27:35 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 30 de Abril de 2009, 20:27:39 »
      Vejam se estou exagerando nos adjetivos que tenho usado. Tirem as suas conclusões.
      Obs. Eles levam tudo isso a sério.

O Livro dos Espíritos
Nas questões 55 a 59:

• Sim! Há vida em todos os globos que se movem no espaço!;
  • Deus povoou de seres vivos os mundos e pensar ao contrário será duvidar de Sua sabedoria por que o Criador faria coisas (mundos) inúteis?
  • A constituição física dos habitantes difere de mundo a mundo, embora a forma corpórea, em todos os mundos seja a mesma da do homem terrestre, com menor ou maior embelezamento e perfeição, segundo a condição moral dos habitantes;
  • Mundos afastados do Sol têm outras fontes de luz e calor, adequados à constituição dos respectivos habitantes; muitos mundos têm fontes próprias, tais como a eletricidade, com outros empregos, sem compreensão terrena.

Abobrinhas...

Nas questões 172 a 188:
  • A existência corporal na Terra é das mais grosseiras e das mais distantes da perfeição;
  • As diversas existências físicas do homem podem ser na Terra bem como em outros mundos; o início dessas existências não terá sido aqui, bem como seu término também não o será;
  • A multiplicidade de vidas na Terra proporciona uma enorme gama de aprendizados ao Espírito;
    Em cada mundo há uma gradação de valores morais dos seus habitantes;
  • O conhecimento de detalhes físicos e morais sobre os habitantes de outros mundos perturbaria aos terrestres, daí não lhes ser revelado ainda;
  • Infância e duração da existência nos mundos superiores à Terra são mais curtas, aquelas, e mais longas, estas, dado que corpos mais sutis têm menos fatores a miná-los;
  • O perispírito (corpo que reveste o espírito) é formado de matéria específica de cada mundo, sendo que os espíritos puros têm envoltórios “extremamente” etéreos.

mais abobrinhas....

Disseram os espíritos a Allan Kardec, quanto ao grau de evolução dos habitantes do Sistema Solar:

• Marte: inferior a Terra;
  • Júpiter: muito acima de ambos (na coleção da Revista Espírita, muitos espíritos que habitaram na Terra disseram estar em Júpiter);
  • Sol: não tem habitantes; contudo, é local de reunião de espíritos superiores.

Putz!!!

O Livro dos Médiuns
Primeira parte, 1º capítulo, item 2:

• Por que injustificável privilégio este quase imperceptível grão de areia (a Terra), que não avulta pelo seu volume, nem pela sua posição, nem pelo seu papel que lhe cabe desempenhar, seria o único planeta povoado de seres racionais? A razão se recusa a admitir semelhante nulidade do infinito e tudo nos diz que os diferentes mundos são habitados.

Um pensamento totalmente dispensável para que entra em detalhes sobre a vida em outros planetas.

Primeira parte, 1º capítulo, item 100:

• Em mundos mais adiantados o homem se põe em comunicação com os espíritos com maior facilidade e os vê com freqüência.

Segunda parte, 26º capítulo, item 296:

• As descrições que os espíritos fazem sobre outros mundos devem ser vistas com extrema cautela; os bons espíritos dão uma que outra informação sobre os habitantes de diferentes mundos, com o objetivo precípuo do nosso melhoramento moral.

Aqui se preparou uma saída de emergência para futuras contradições e questionamentos.

O Evangelho Segundo o Espiritismo
3º Capítulo, itens 3 e 4:
  • Há mundos cujas condições morais dos seus habitantes são inferiores às da Terra; em outros, são da mesma categoria; há mundos mais ou menos superiores e, finalmente, há aqueles nos quais a vida é, por assim dizer, toda espiritual.

Incrível a cara de pau!!!!

Classificação dos mundos segundo seu estado moral e destinação:

• Mundos primitivos: primeiras encarnações da alma;
  • Mundos de expiação e provas: domínio do mal (a Terra é desta classificação);
  • Mundos de regeneração: as almas ainda têm o que expiar, mas ali encontram repouso das fadigas;
  • Mundos ditosos: predomínio do bem;
  • Mundos celestes ou divinos: habitação dos Espíritos depurados; neles, reina exclusivamente o bem.

A Gênese
Capítulo 11, itens 7 a 9:

• Desde toda a eternidade Deus criou mundos materiais e seres espirituais, pois se assim não fora tais mundos careceriam de finalidade;
  • Os seres são criados simples e ignorantes, tendo por final a evolução, rumo a angelitude;
  • Antes da existência da Terra mundos sem conta haviam sucedido a mundos...

Revista Espírita - Publicação mensal, de 1858 a 1869 sob a direção de Allan Kardec.

Revista Espírita - Março de 1858
  • Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão 188 de "O Livro dos Espíritos", de Abril/1857);
  • Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;
  • Júpiter: o mais avançado dos planetas do sistema solar. Seus habitantes:
    • corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
    • Deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
    • Na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
    • Alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
    • Expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
    • Infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
    • Linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
    • Ocupações: puramente intelectuais;
    • Vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
    • Animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
    • Arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.

Viajou na maionese...parece (?) coisa de doido...

Revista Espírita - Maio de 1859

• Chopin está residindo em um dos mundos atribuídos a espíritos errantes; esses mundos assemelham-se aos acampamentos terrenos, destinados a repouso temporário; os habitantes desses mundos podem deles se afastar, quando queiram.

Revista Espírita - Outubro de 1860
  • Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros; são seres rudimentares; sua vida é curta; não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra”, da Terra; lá, os mares são “furiosos” e não permitem a navegação (Obs.: Vemos aqui outra nota corroborando a questão 188 de "O Livro dos Espíritos").

Revista Espírita - Agosto de 1862
  • “O planeta Vênus” é um ditado mediúnico espontâneo, do espírito Georges, o qual comparece em vários números da "Revista Espírita". Disse ele sobre Vênus:
  • Ar: sutil, como o das altas montanhas terrenas; impróprio para os terrestres; mar profundo e calmo; divisões, querelas e guerras são desconhecidas; artes sublimes substituem a indústria terrestre;
  • Habitantes: semelhantes aos da Terra; têm adoração constante e ativa ao Ser Supremo, sem cultos;
  • Alimentação: à base de frutas e de lacticínios; ignoram nutrição por carne; não existem doenças;
  • Expectativa de vida:o infinitamente mais longa do que não  é a prova terrestre; a velhice é o apogeu da dignidade humana;
  • Vestes: uniformes, grandes túnicas brancas.

1939, Edição da Federação Espírita Brasileira, RJ/RJ

O autor espiritual (Humberto de Campos) traz um capítulo inteiro sobre visita (em espírito) que fez a Marte:

• Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra; a vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena;
  • Marte é “um irmão mais velho e mais experimentado na vida; seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo, em benefício da humanidade terrena”;
  • Habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre;
  • Alimentação: através das forças atmosféricas;
  • Viu máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens; muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente, para atender reinos mais fracos da natureza.

Ainda outro espírito, por outro médium, discorreu profusamente sobre Marte:

A Vida no Planeta Marte
O Espírito Ramatís, em psicografia de Hercílio Maes, é autor desse livro (1ª Edição 1955, Livraria Freitas Bastos, RJ/RJ), que já no nascedouro se tornou polêmico, eis que traz um fantástico leque de detalhes sobre a vida em Marte, em caminho oposto ao registrado por Allan Kardec, como já vimos anteriormente (em "O Livro dos Espíritos" e na "Revista Espírita"). Diz-nos esse autor espiritual:
  • A humanidade que habita Marte (de um a um e meio milhões de habitantes) é mais evoluída que a terrestre: não há violência, vícios ou paixões inferiores; seus habitantes possuem faculdades de telepatia e psicometria. Assim, a linguagem, quase sempre, ocorre por telepatia; têm cabelos poéticos e resplendentes, quais anjos; têm protuberâncias semelhantes a asas, ao longo das espáduas; na velhice, o espírito parte para o espaço, antes do aniquilamento vital;
  • Alimentação: inteiramente vegetariana;
  • Migrantes: vários seres que viveram algum tempo em Marte não se adaptaram e, em conseqüência, migraram para mundos “aquém de Marte”; alguns perambulam na Terra;
  • Relações conjugais no matrimônio: o encontro sexual se dá pelos “plexus abdominais”, sem impurezas do sexo orgânico; as mulheres estão livres da délivrance (delivramento);
  • Moralmente, Marte está mil anos à frente da Terra; no campo científico, quinhentos anos; - Transportes: 75% são feitos por via aérea, absolutamente em segurança; existem aeronaves para viagens interplanetárias, tripuladas ou não.

Às Margens do Rio Sagrado
Livro de autoria de Edgard Armond (1ª Edição 1979, Editora Aliança, SP/SP). Num capítulo inteiramente dedicado a Saturno, diz-nos o autor:
  • Saturno é um mundo de paz;
  • Habitantes: seres evangelizados; seus órgãos de percepção são mais elevados; seus corpos são eterizados, suportando longos períodos de atividades sem alimentação (esta, feita de sucos vegetais e respiração);
  • Atividade religiosa: intensa, em comunhão com o plano espiritual superior;
  • Casas não têm portas; “arquitetura” espiritual; construções, em geral, são de material translúcido e flexível (em muitos casos são edificadas construções por mentalização de técnicos selecionados);
  • Tráfego intenso, silencioso e suave.

Uranie - Livro escrito provavelmente em 1864, cuja primeira edição em português é de 1951, pela Federação Espírita Brasileira, sob o título Urânia. Nessa obra, muito descritiva, Flammarion ensaia:
  • O número de universos é infinito;
  • Marte e Vênus têm habitantes pensantes;
  • Júpiter está em período primário de preparação orgânica;
  • Saturno será habitado por seres incompatíveis com os organismos terrestres;
  • Marte é semelhante à Terra, mais adiantado na senda do progresso;
  • Habitantes são muito superiores aos da Terra; são maiores e mais leves que os terrestres; transportam-se por navegação aérea (frotas movidas pela eletricidade); são de origem sextúpede: bípedes, bimanos e bialados (duas asas); têm doze sentidos, que lhes permitem comunicação direta com o universo;
  • Não há alimentação: sua nutrição se dá por renovação celular, através de respiração similar à das árvores terrestres;
  • Construções são edificadas pelo pensamento;
  • Todos os trabalhos materiais são executados por máquinas e sob direção de algumas raças aperfeiçoadas de animais;
  • Concepções e nascimentos lembram mais algo parecido com a fecundação das flores;
  • A luz sobre os habitantes de Marte não produz a respectiva sombra;
  • Marte já mandou sinais para a Terra, mas sem resposta;
  • Vênus é um mundo análogo à Terra e menos privilegiado ainda; as estações rápidas produzem bruscas variações de temperatura.

http://www.feal.com.br/colunistas.php?art_id=36&col_id=31[/list][/list]
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 20:34:00 por Gigaview »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 30 de Abril de 2009, 22:45:51 »
Essa estória de Capela não é tão velha assim. Ainda não encontrei uma citação de Kardec se referindo diretamente à Capela. Kardec falou em "A Gênese" da raça adâmica vinda de uma colônia de espíritos ou outra "esfera" mas não entra em detalhes. Essa baboseira de Capela começou com o "espírito" Emmanuel, o ghost-writer de Chico Xavier, em 1938 na obra psicografada "A Caminho da Luz". Por curiosidade, esse "espírito" assina uma mensagem ditada em Paris em 1861, intitulada "O egoísmo", publicada no item 11 do capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, cuja primeira edição veio a público em abril de 1864 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuel_(esp%C3%ADrito)). Segundo informa-nos Emmanuel [A Caminho da Luz] a população de espíritos imigrantes que constituíram a raça adâmica veio de outra constelação de nossa galáxia - a constelação de Cocheiro, onde encontra-se uma estrela de nome Cabra ou Capela. De um dos orbes deste sistema solar, vieram, degredados para a Terra, os Espíritos rebeldes, que ficaram conhecidos com o nome de Capelinos. Por que Emmanuel não revelou Capela à Kardec em 1861 e esperou até 1938 para revelar os detalhes dessa xaropada somente através de Chico Xavier???

Edgard Pereira Armond (nascido em Guaratinguetá em 14 de junho de 1894 e falecido em São Paulo em 29 de novembro de 1982) foi o médium espírita que produziu a obra “Os Exilados de Capela” em 1939. Edgar Armond trata do mesmo tema, abordando a transmigração interplanetária oriunda de Capela.  (http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1535580). Portanto, essa farofada é bastante recente, e não vem do século 19 como o Contini citou.

É preciso entender que as bobagens que chegaram até nós são bobagens filtradas pelo próprio Kardec que foi "cuidadoso" e desconsiderou, da Revista Espírita, muitas informações que não passavam de concepções dos "espíritos comunicantes", como também desvaneios dos médiuns. Coisas como "A Vida no planeta Júpiter", "A Casa de Mozart", entre outras, foram deixadas de lado - não passaram na apreciação lógica e racional do grupo responsável pelo exame das mensagens (http://literatura-espirita.blogspot.com/2007_12_01_archive.html). Vendo hoje o que foi publicado, é possível imaginar o teor do que foi omitido.

Mas não adianta criticar porque o espiritismo está pronto para responder qualquer coisa:

"Segundo Kardec, esses erros provêm quase sempre de Espíritos levianos – podendo, portanto existir algumas raras exceções. Ele adverte que entre eles se encontram os pseudo sábios, que se comprazem vendo editadas suas fantasias e utopias e isso por homens que conseguiram enleiar a ponto de fazê-los aceitar de olhos fechados, tudo quanto lhes debitam, oferecendo alguns poucos grãos de boa qualidade em meio ao joio – fato comum, principalmente entre os médiuns neófitos. Não nos esqueçamos que o livro “A Caminho da Luz” foi escrito em 1938, quando o médium ainda era inexperiente e não contava com a supervisão segura de críticos tal como aconteceu com a Codificação Espírita." http://literatura-espirita.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

É o próprio dragão na garagem.

Putz, realmente me induzi a pensar que era antigo!! Pior então, no seculo passado eles tinham o beneficio da ignorancia!!

Exelente pesquisa, Giga, parabéns

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 30 de Abril de 2009, 23:43:01 »
Revista Espírita
11 ANO  NO. 9  SETEMBRO   1868

(Sociedade de Paris, julho de 1868.- Médium Sr. Desliens.)

"Os mundos se esgotam envelhecendo e tendem a se dissolver para servirem de e-
lementos de formação de outros universos. Eles restituem pouco a pouco, ao fluido cósmi-
co universal do espaço, o que dele tiraram para se formar. Além disso, todos os corpos
agem pela fricção; o movimento rápido e incessante do globo através do fluido cósmico
tem por efeito diminuir-lhe constantemente a massa, se bem que numa quantidade ina-
preciável num tempo dado (1). (1) Em seu movimento de translação ao redor do Sol, a
velocidade da Terra é de 400 léguas por minuto. Tendo a Terra 9.000 léguas de circunferência
no equador, em seu movimento de rotação sobre seu eixo, cada ponto do equador percorre,
conseqüentemente, 9.000 léguas em vinte e quatro horas, ou 6,3 léguas por minuto.

"A existência dos mundos pode, na minha opinião, dividir-se em três períodos. Pri-
meiro período: Condensação da matéria durante a qual o volume do globo diminui consi-
deravelmente, a massa permanecendo a mesma; é o período da infância. - Segundo pe-
ríodo: contração, solidificação da crosta, eclosão dos germes, desenvolvimento da vida
até o aparecimento do tipo mais perfectível. Neste momento o globo está em toda a sua
plenitude: é a idade da virilidade; ele perde, mas muito pouco, de seus elementos consti-
tutivos. À medida que seus habitantes progridem espiritualmente, ele passa o período de
decrescimento material; ele perde, não só em conseqüência do atrito, mas também pela
desagregação das moléculas, como uma pedra dura que, roída pelo tempo, acaba por
cair em pó. Em seu duplo movimento de rotação e de translação, ele deixa no espaço
parcelas fluidificadas de sua substância, até o momento em que a sua dissolução será
completa.

"Mas, então, como a força atrativa está em sua massa, - eu não digo do volume, - a
massa diminuindo, suas condições de equilíbrio no espaço são modificadas; dominado
por globos mais poderosos aos quais não pode fazer mais contrapeso, seguem-se desvi-
os em seus movimentos, em sua posição com relação ao Sol; sofrem novas influências, e
daí nascem mudanças nas condições de existência de seus habitantes, à espera de que
ele desapareça da cena do mundo.

"Assim, nascimento, vida e morte; infância, virilidade e decrepitude, tais são as três
fases pelas quais passa toda aglomeração de matéria orgânica ou inorgânica. Só o espíri-
to, que não é matéria, é indestrutível."

GALILEU. 

http://www.filosofiaespirita.org/RE/RE_1868.pdf#search=%22revista%20esp%C3%ADrita%22
« Última modificação: 01 de Maio de 2009, 09:12:46 por Gigaview »

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #236 Online: 01 de Maio de 2009, 20:31:59 »
   Meu tópico anterior sobre as chamada "Curas Milagrosas" com o tempo e as discussões acabou meio que se modificando e entrando no tema dos supostos erros científicos do Kardecismo.

Como o último questionamento que procurei responder não obteve réplica, seja por desinteresse, seja por qualquer outro motivo, resolví criar este tópico onde pretendo respondar da melhor maneira possível sobre os supostos erros científicos do Kardecismo.

Proponho que as os membros do fórum citem alguns desses "erros", se possível citando fontes onde eles ocorrem, e procurarei responder/retrucar sobre os mesmos.

Então...

Existem erros científicos nas afirmações de Kardec ?  Apontem

Há tantos erros científicos nas obras de Kardec, que a pergunta mais apropriada seria "existem acertos científicos nas afirmações de Kardec?" E a resposta é, seguramente: muito poucos.
Vou me limitar à menção de dois erros científicos evidentes de Kardec: a teoria dos "fluidos" é cientificamente absurda pois, se os "fluidos" são matéria, deveriam ser ponderáveis (não o são), se não são matéria, só podem ser radiação, e se o fossem, seriam detectáveis por meios eletromagnéticos (nunca o foram). Dizer simplesmente que "fluidos"  são outro tipo de matéria é fugir da resposta, pois neste caso eu posso inventar o tipo de matéria que eu quiser ("tenho um dragão na minha garagem..."). Outro erro crasso é a evidência (reiterada) da possibilidade de vida em outros planetas do sistema solar, como Júpiter. Também não vale alegar que os jupiterianos seriam feitos de um tipo de matéria invisível, inponderável e indetectável, pois recaimos na mesma tautologia anterior.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 01 de Maio de 2009, 23:10:40 »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 02 de Maio de 2009, 00:24:06 »
A casa de Mozart em Jupiter está aqui  :stunned: :olheira: (pag 140)

http://www.forumespirita.net/fe/action=dlattach;topic=2052.0.html;attach=993

PQP...que m...de casa!!! Jupiter deve estar desvalorizado.  :histeria:
Imagina a casa de seus vizinhos Cervantes e Zoroastro. Será que é condomínio?

Agora falando sério, só sendo muito pancada das idéias para acreditar nisso. Queria ver se tem algum espírita com coragem para admitir e vir defender essas coisas aqui no fórum.
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 00:44:11 por Gigaview »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #239 Online: 02 de Maio de 2009, 20:20:28 »
Oi. Voltei depois de um descanso compulsório...  8-)

Se essa casa existe ou não, ou se é em Júpiter ou não, eu não sei. Gostaria eu de poder negá-la com a mesma facilidade que têm em ridicularizá-la. Mas a despeito de todo o escárnio, eu gostei do desenho, principalmente dos detalhes e, se uma casa nesse estilo pudesse ser construída aqui na Terra, eu gostaria de possuir. Por que não? Mas não posso obrigá-los a compartilhar o meu (mau!?) gosto.

De qualquer forma, esse desenho saiu da mente de alguém. No mínimo há o mérito de ser um excelente desenhista, ainda mais se foi realmente feito nas nove horas alegadas.

:ok:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #240 Online: 02 de Maio de 2009, 20:47:34 »
Isso aí dá a alguem o mérito de ser um "excelente desenhista"? Só para começar, isso tem o objetivo de ser o desenho de uma casa, mas não tem sequer um teto... Não se identifica nada ali que esteja associado a qualquer tipo de estrutura que possamos chamar de casa. Mobília? Não vejo. Paredes? Também não. Escadas? Uma lareira? Janelas? Não, não e não. Cozinha? Porão? Área de serviço? Quarto? Só tem um monte de estruturas dispostas aleatoriamente e que parecem com plantas.

Ahhhh mas é uma casa para espíritos. Ah sim, então está explicada a aparência exótica.... Agora pode me explicar porque um espírito precisa de casa?

Sua necessidade de defender sua crença e colegas de crença é tão grande que lhe fez perder qualquer resquício de noção da realidade.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #241 Online: 02 de Maio de 2009, 20:56:53 »
Venta muito em Júpiter.  O telhado ia voar... 8-)
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 02 de Maio de 2009, 20:58:34 »
Parece mais um jardim psicodélico...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 02 de Maio de 2009, 21:06:08 »
Citação de: Orbe
Ahhhh mas é uma casa para espíritos. Ah sim, então está explicada a aparência exótica.... Agora pode me explicar porque um espírito precisa de casa?

8-)
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 21:15:50 por Gigaview »

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #244 Online: 02 de Maio de 2009, 21:31:52 »
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 03 de Maio de 2009, 10:48:01 »
Pensei em algo assim! O que será que eles andam fumando em Júpiter?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #246 Online: 03 de Maio de 2009, 13:16:30 »
Pensei em algo assim! O que será que eles andam fumando em Júpiter?
Isso aí é LSD na meeennnte...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #247 Online: 03 de Maio de 2009, 13:35:14 »
A casa de Mozart em Jupiter está aqui  :stunned: :olheira: (pag 140)

http://www.forumespirita.net/fe/action=dlattach;topic=2052.0.html;attach=993

Nem um piano? ou violino? Puts, será que quando eu virar espírito não vou ter uma ghostguitar ?
Que triste... Quero morrer não!
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #248 Online: 03 de Maio de 2009, 20:42:07 »
Revista Espírita
11 ANO  NO. 9  SETEMBRO   1868

(Sociedade de Paris, julho de 1868.- Médium Sr. Desliens.)

"Os mundos se esgotam envelhecendo e tendem a se dissolver para servirem de e-
lementos de formação de outros universos. Eles restituem pouco a pouco, ao fluido cósmi-
co universal do espaço, o que dele tiraram para se formar. Além disso, todos os corpos
agem pela fricção; o movimento rápido e incessante do globo através do fluido cósmico
tem por efeito diminuir-lhe constantemente a massa, se bem que numa quantidade ina-
preciável num tempo dado (1). (1) Em seu movimento de translação ao redor do Sol, a
velocidade da Terra é de 400 léguas por minuto. Tendo a Terra 9.000 léguas de circunferência
no equador, em seu movimento de rotação sobre seu eixo, cada ponto do equador percorre,
conseqüentemente, 9.000 léguas em vinte e quatro horas, ou 6,3 léguas por minuto.

"A existência dos mundos pode, na minha opinião, dividir-se em três períodos. Pri-
meiro período: Condensação da matéria durante a qual o volume do globo diminui consi-
deravelmente, a massa permanecendo a mesma; é o período da infância. - Segundo pe-
ríodo: contração, solidificação da crosta, eclosão dos germes, desenvolvimento da vida
até o aparecimento do tipo mais perfectível. Neste momento o globo está em toda a sua
plenitude: é a idade da virilidade; ele perde, mas muito pouco, de seus elementos consti-
tutivos. À medida que seus habitantes progridem espiritualmente, ele passa o período de
decrescimento material; ele perde, não só em conseqüência do atrito, mas também pela
desagregação das moléculas, como uma pedra dura que, roída pelo tempo, acaba por
cair em pó. Em seu duplo movimento de rotação e de translação, ele deixa no espaço
parcelas fluidificadas de sua substância, até o momento em que a sua dissolução será
completa.

"Mas, então, como a força atrativa está em sua massa, - eu não digo do volume, - a
massa diminuindo, suas condições de equilíbrio no espaço são modificadas; dominado
por globos mais poderosos aos quais não pode fazer mais contrapeso, seguem-se desvi-
os em seus movimentos, em sua posição com relação ao Sol; sofrem novas influências, e
daí nascem mudanças nas condições de existência de seus habitantes, à espera de que
ele desapareça da cena do mundo.

"Assim, nascimento, vida e morte; infância, virilidade e decrepitude, tais são as três
fases pelas quais passa toda aglomeração de matéria orgânica ou inorgânica. Só o espíri-
to, que não é matéria, é indestrutível."

GALILEU. 

http://www.filosofiaespirita.org/RE/RE_1868.pdf#search=%22revista%20esp%C3%ADrita%22

A "Révue Spirite" é o calcanhar de aquiles do Espiritismo. Não admiro que a Federação Espírita Brasileira nunca tenha editado a dita cuja, provavelmente de vergonha das aberrações e barbaridades ali perpetradas... quem editou se não me engano foi a LAKE (Livraria Allan Kardec Editora), também (ir)responsável pelos besteiróis de Pietro Ubaldi, Edgard Armond e outros menos votados.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #249 Online: 02 de Junho de 2009, 07:44:06 »
Citação de: Orbe

8-)

E para que um espírito faz uma casa num planeta que sequer superfície tem ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!