Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32715 vezes)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #125 Online: 31 de Maio de 2006, 16:06:15 »
Eu também não entendi, para mim "movimentação psiquica" está no mesmo nível do Papai Noel.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 31 de Maio de 2006, 16:09:56 »
A fé remove montanhas?

Então remova uma que eu quero ver.

APODman

• Visitante
« Resposta #127 Online: 31 de Maio de 2006, 16:53:15 »
Mas então,

Quais foram os acertos científicos do Espiritismo ?

[ ]´s

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #128 Online: 31 de Maio de 2006, 20:42:19 »
Nenhum até se comprovarem algum. Ainda estou pesquisando sobre os fenômenos das mesas girantes, parece algo simples, mas envolve muitas coisas. O espiritismo diz que o espírito tem uma camada chamada perispírito, e através dessa camada que o espírito consegue interagir com a matéria. Esta camada é semi-material, ou seja, até agora ninguém me falou quais são os elementos químicos que a formam, e isto é um pouco contraditório pois Kardec disse que espírito não tem átomos e nem partículas.
E agora estou lendo sobre este perispírito, e um espírita me disse que os espíritos realmente interagem com a matéria através desta camada "semi-material", quando a mesma atrai ectoplasma para si. Sendo mais específico, o espírito consegue interagir com a matéria quando ele se envolve com ectoplasma. Veja bem, isto é coerente, pois pelomenos o espiritismo enxergou um pouco de física: algo que não tem átomo e não ocupa lugar no espaço não pode realizar trabalho! Ou seja, se o espírito atrair um pouco de matéria para si (ectoplasma), ele consegue mover por exemplo, as mesas girantes.
Mas do que é feito este fluído (ectoplasma)? Li hoje que ele é feito de leucócitos, glóbulos brancos específicos, que os médiuns produzem mas não sabe. Os espíritos usam desta substância para se materializar. Agora eu estou esperando as respostas deste colega espírita, para saber mais sobre o assunto.

Até hoje não vi comprovação científica nenhuma, eu estou à procura, e pretendo encontrar. Claro que depois de tudo que estudei cheguei à conclusão que POR ENQUANTO, o espírito é um ser imaginário. Caso eu consiga ver a materialização de um espírito com ectoplasma, tirar fotos, filmar, ver um espírito realizando trabalho, eu mudo totalmente minha concepção. Estou pesquisando, e preciso encontrar um "médiun", se é que realmente mediunidade existe.. procuro respostas. Alguém disposto à me ajudar?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 31 de Maio de 2006, 22:12:05 »
E agora estou lendo sobre este perispírito, e um espírita me disse que os espíritos realmente interagem com a matéria através desta camada "semi-material", quando a mesma atrai ectoplasma para si.
E o que é "semi-matéria"? Essa palavra para mim não diz nada e nem tem significado físico.

Sendo mais específico, o espírito consegue interagir com a matéria quando ele se envolve com ectoplasma. Veja bem, isto é coerente, pois pelomenos o espiritismo enxergou um pouco de física: algo que não tem átomo e não ocupa lugar no espaço não pode realizar trabalho! Ou seja, se o espírito atrair um pouco de matéria para si (ectoplasma), ele consegue mover por exemplo, as mesas girantes.
Mas perceba que o raciocínio é falho. Os espíritos para interagir com a matéria precisam atrair para si ectoplasma. Só que o fato deles conseguirem atrair ectoplasma já indica uma interação física com a matéria, que não pode ocorrer porque eles são imateriais. Ou seja, o que eles estão dizendo é que para o espírito conseguir interagir com a matéria ele precisa primeiro interagir com a matéria.

Caso eu consiga ver a materialização de um espírito com ectoplasma, tirar fotos, filmar, ver um espírito realizando trabalho, eu mudo totalmente minha concepção. Estou pesquisando, e preciso encontrar um "médiun", se é que realmente mediunidade existe.. procuro respostas. Alguém disposto à me ajudar?
Tipo, se você vir tudo isso, a possibilidade de estar sendo ludibriado não lhe ocorre?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 31 de Maio de 2006, 22:20:12 »
Alguem ja coletou uma amostra deste ectoplasma????? Ja foi analizado????  :hein:

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #131 Online: 01 de Junho de 2006, 09:25:22 »
Charles Richet.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #132 Online: 01 de Junho de 2006, 17:20:45 »
"Mas perceba que o raciocínio é falho. Os espíritos para interagir com a matéria precisam atrair para si ectoplasma. Só que o fato deles conseguirem atrair ectoplasma já indica uma interação física com a matéria, que não pode ocorrer porque eles são imateriais. Ou seja, o que eles estão dizendo é que para o espírito conseguir interagir com a matéria ele precisa primeiro interagir com a matéria."

Então é impossível o espírito atrair ectoplasma? Seria mentira esta história pois eles são imateriais? Se puder responder fico grato, quero muito saber sobre esta questão.

E Angelo, você disse: "Tipo, se você vir tudo isso, a possibilidade de estar sendo ludibriado não lhe ocorre?"

Veja bem Angelo, sou cético sim pois procuro a resposta, não acredito em nada que não tenha comprovação. Porém não sou um cético fechado com a maioria, se eu ver uma materialização na minha frente, espíritos realizando trabalho, eu me converto para o espiritismo na mesma hora! Eu apenas procuro respostas, e quero encontrar as respostas na ciência. Mas agora fiquei em dúvida sobre isto, pois você disse que o raciocínio de atrair ectoplasma para si é falho  :?

Me explique melhor? Abraços, obrigado.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 01 de Junho de 2006, 17:34:56 »
Charles Richet.

E quais foram os resultados???? Foi confirmado por mais alguem?
Nada mais atual, com moderna tecnologia?
« Última modificação: 01 de Junho de 2006, 17:38:55 por Spitfire »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #134 Online: 01 de Junho de 2006, 17:35:13 »
O que Angelo está dizendo é que, já que ectoplasma é (supostamente) algo material, "atrair ectoplasma" já seria interagir com matéria, e portanto não se esclarece nada dizendo que "para interagir com a matéria o espírito precisa atrair o ectoplasma".  Parece algum tipo de explicação ou esclarecimento, mas na verdade é apenas mistificação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 01 de Junho de 2006, 17:36:04 »
Então é impossível o espírito atrair ectoplasma? Seria mentira esta história pois eles são imateriais? Se puder responder fico grato, quero muito saber sobre esta questão.
Ernane, perceba que os espíritos supostamente são imateriais e como tal, não podem interagir com a matéria. Para contornar a situação, os espíritas dizem que o espírito se envolve com ectoplasma, criando assim um "meio material" para que a interação possa ocorrer.
Mas o problema não foi resolvido, apenas mudou de lugar. Acontece que o tal "ectoplasma" também é material, então a questão permanece. Como os espíritos, que são imateriais, interagem com o ectoplasma, algo material?

Veja bem Angelo, sou cético sim pois procuro a resposta, não acredito em nada que não tenha comprovação. Porém não sou um cético fechado com a maioria, se eu ver uma materialização na minha frente, espíritos realizando trabalho, eu me converto para o espiritismo na mesma hora!
Mas não esqueça que acontecimentos extraordinários exigem evidências extraordinárias. Se eu visse uma materialização na minha frente ou espíritos realizando trabalho eu pensaria em um ilusionista na mesma hora! Como você pretende descartar esta hipótese?

A pergunta aqui é, você tem como distingüir entre um fenômeno verdadeiro e um truque de ilusionismo? Você tem experiência suficiente como mágico e ilusionista para não ser enganado?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 01 de Junho de 2006, 17:37:21 »
O que Angelo está dizendo é que, já que ectoplasma é (supostamente) algo material, "atrair ectoplasma" já seria interagir com matéria, e portanto não se esclarece nada dizendo que "para interagir com a matéria o espírito precisa atrair o ectoplasma".  Parece algum tipo de explicação ou esclarecimento, mas na verdade é apenas mistificação.
Exatamente, Dantas!

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #137 Online: 01 de Junho de 2006, 17:57:41 »
Ah sim, compreendi Angelo. Você afirma ser impossível interagir com a matéria pois o espírito é algo imaterial, e para contornar a situação os espíritas afirmam que é possível interagir com a matéria criando um campo material de ectoplasma envolta do espírito. Correto. Parece que só de bater o olho, podemos tirar várias conclusões de sua afirmação. Não? Não sei se estou enganado, se estiver, por favor, me avise..

Como você diz ser impossível a interação material entre espírito e matéria, então a história das mesas girantes contada por Kardec é mentira? Já que espíritos por serem imateriais não podem interagir.
Seria mentira todas as afirmações de materialização do espiritismo? Já que é impossível atrair ectoplasma para si.

Seriam mentiras? Caso não seja, se deve ao fato de ainda não termos descoberto como o espírito interage com a matéria?
Agora fiquei curiosoo demais!  :olheira:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 01 de Junho de 2006, 18:06:36 »
Pelo que entendi é o Espiritismo que afirma que existe ectoplasma ou espírito, que dirá o que eles podem ou não fazer, Ernane.

A história das mesas girantes pode ser muita coisa, inclusive algum fenômeno até então desconhecido.  Mas quem deve assumir a responsabilidade de provar alguma coisa é quem defende alguma explicação específica.

Pessoalmente acredito que tenha sido algum tipo de alucinação ou fraude mesmo.  A psicologia tem mostrado casos impressionantes de auto-ilusão.

Ah, só para não deixar de mencionar, existem formas de energia que interagem com a matéria sem ser elas próprias matéria: gravidade, magnetismo, eletricidade... mas elas são detectáveis indiretamente por instrumentos, são bem documentadas.   O suposto espírito, porém, teima em se esconder dos laboratórios...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 01 de Junho de 2006, 18:40:03 »
O suposto espírito, porém, teima em se esconder dos laboratórios...

Algo que, a princípio, deveria ser abundante no universo.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #140 Online: 02 de Junho de 2006, 12:54:46 »
Concordo, mas agora queria ler a opinião do Angelo.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #141 Online: 02 de Junho de 2006, 15:11:07 »
Eu quis dizer que se você tiver fé e acrditidar pode EVENTUALMENTE acontecer, eu não acredito que posso mover uma montanha, então nem tento. Vocês já viram uma mulher, que vai sempre num programa de Rv as quartas falando sobre espirito?
Nossa é puro terror psicologico. Eu fico olhando para todos os lados.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 02 de Junho de 2006, 21:57:41 »
Ah sim, compreendi Angelo. Você afirma ser impossível interagir com a matéria pois o espírito é algo imaterial, e para contornar a situação os espíritas afirmam que é possível interagir com a matéria criando um campo material de ectoplasma envolta do espírito. Correto. Parece que só de bater o olho, podemos tirar várias conclusões de sua afirmação. Não? Não sei se estou enganado, se estiver, por favor, me avise..
Esse é o problema. O Tal "ectoplasma" é supostamente algo material. Como o espírito interage com o ectoplasma?

Como você diz ser impossível a interação material entre espírito e matéria, então a história das mesas girantes contada por Kardec é mentira? Já que espíritos por serem imateriais não podem interagir.
Para mim, efeitos deste tipo são todos provocados pelos médiuns, de forma consciente ou não. Você mesmo já leu sobre a experiência de Faraday sobre isto.

Seria mentira todas as afirmações de materialização do espiritismo? Já que é impossível atrair ectoplasma para si.
Nunca ninguém provou que materializações fossem fenômenos reais. Pelo contrário, muitas das fotos mostrando tais materializações são fraudes grosseiras.

Seriam mentiras? Caso não seja, se deve ao fato de ainda não termos descoberto como o espírito interage com a matéria?
Ou o espírito é material e interage com a matéria ou é imaterial e não pode afetar nem ser afetado por ela. Não existe homem invisível que enxerga. Se o espírito é capaz de afetar fortemente a matéria da forma como os espíritas afirmam, então a matéria deveria ser capaz de afetá-lo igualmente. Terceira lei de Newton.

Ou seja, para o nível de interação que os espíritas clamam, os espíritos já deveriam ter sido detectados há muito.

Claro que você pode alegar que nós não descobrimos como o espírito interage com a matéria, que ele funciona sob uma lei totalmente nova e desconhecida para a ciência. Pode-se alegar qualquer coisa que se queira, até que existe um dragão invisível na minha garagem que é indetectável pelos métodos científicos usuais. Mas isto não é mais ciência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #143 Online: 03 de Junho de 2006, 00:23:31 »
Angelo, você é o espírita mais coerente que já conheci até agora, obrigado.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #144 Online: 03 de Junho de 2006, 00:57:16 »
Se converteu Angelo? :histeria:
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #145 Online: 03 de Junho de 2006, 01:28:43 »
huauhaahuuhauhahua o Angelo tá ficando cético auhauhaahuhuahua brincadeira Angelo   :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #146 Online: 03 de Junho de 2006, 03:02:57 »
Angelo é espírita?  Não parece.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #147 Online: 03 de Junho de 2006, 10:09:08 »
Angelo é espírita?  Não parece.

Poizé
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 03 de Junho de 2006, 11:31:58 »
 :?:

Ou o Ernani viajou ou foi algum tipo de post irônico que eu ainda não consegui captar.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #149 Online: 03 de Junho de 2006, 12:32:55 »
Ectoplasma=Parte externa do hialoplasma.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!