Nenhum até se comprovarem algum. Ainda estou pesquisando sobre os fenômenos das mesas girantes, parece algo simples, mas envolve muitas coisas. O espiritismo diz que o espírito tem uma camada chamada perispírito, e através dessa camada que o espírito consegue interagir com a matéria. Esta camada é semi-material, ou seja, até agora ninguém me falou quais são os elementos químicos que a formam, e isto é um pouco contraditório pois Kardec disse que espírito não tem átomos e nem partículas.
E agora estou lendo sobre este perispírito, e um espírita me disse que os espíritos realmente interagem com a matéria através desta camada "semi-material", quando a mesma atrai ectoplasma para si. Sendo mais específico, o espírito consegue interagir com a matéria quando ele se envolve com ectoplasma. Veja bem, isto é coerente, pois pelomenos o espiritismo enxergou um pouco de física: algo que não tem átomo e não ocupa lugar no espaço não pode realizar trabalho! Ou seja, se o espírito atrair um pouco de matéria para si (ectoplasma), ele consegue mover por exemplo, as mesas girantes.
Mas do que é feito este fluído (ectoplasma)? Li hoje que ele é feito de leucócitos, glóbulos brancos específicos, que os médiuns produzem mas não sabe. Os espíritos usam desta substância para se materializar. Agora eu estou esperando as respostas deste colega espírita, para saber mais sobre o assunto.
Até hoje não vi comprovação científica nenhuma, eu estou à procura, e pretendo encontrar. Claro que depois de tudo que estudei cheguei à conclusão que POR ENQUANTO, o espírito é um ser imaginário. Caso eu consiga ver a materialização de um espírito com ectoplasma, tirar fotos, filmar, ver um espírito realizando trabalho, eu mudo totalmente minha concepção. Estou pesquisando, e preciso encontrar um "médiun", se é que realmente mediunidade existe.. procuro respostas. Alguém disposto à me ajudar?