Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32716 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #150 Online: 03 de Junho de 2006, 13:03:33 »
Uai.. Pensei que você fosse espírita Angelo, desculpa, me enganei..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #151 Online: 03 de Junho de 2006, 13:39:56 »
Eu sempre suspeitei disso Angelo.... :histeria:

Brincadeira... :hihi:
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #152 Online: 03 de Junho de 2006, 14:17:58 »
Ectoplasma=Parte externa do hialoplasma.

E que diabos é esse tal "hialoplasma"?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #153 Online: 03 de Junho de 2006, 14:28:02 »

É citoplasma.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #154 Online: 03 de Junho de 2006, 16:25:38 »

É citoplasma.

Continuo não entendendo, o perispírito agora tem citoplasma?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 03 de Junho de 2006, 17:15:41 »
Ectoplasma (citologia): Wikipédia
Zoologia
Em zoologia, Ectoplasma ou Córtex celular é a camada periférica do citoplasma, que em muitas células se distingue do citoplasma central (endoplasma), embora as duas camadas se sucedam gradualmente.
Ao contrário do endoplasma, o ectoplasma é, em geral, semi-sólido (como um gel, neste caso denominado de plasmagel), e, normalmente, contém poucas granulações, como no caso de muitos óvulos e nos protozoários. Nos protozoários plânctonicos pode ser altamente vacuolizado.
O ectoplasma desempenha um papel importante em muitos tipos de movimentos celulares, incluindo a divisão celular e os movimentos amebóides.
Botânica
Designada habitualmente por ectoplasto, sinónimo de membrana plasmática externa, a qual está em contacto com a parede celular.

Ectoplasma: algumas definições do Portal do Espírito (http://www.espirito.org.br/portal/artigos/bernardi/ectoplasma.html)
1.   SUBSTÂNCIA ainda pouco conhecida,que flui para fora do corpo humano do médium ectoplasta (médium de efeitos físicos), através da sua manipulação , seja pelo inconsciente ou por inteligências externas encarnadas ou desencarnadas , ocorrem fenômenos de ordem superfísica, incluindo a materialização ou ectoplasmia que pode ser parcial ou completa.
2.   Sinonimia: (fontes diversas) atmoplasma, éter vitalizado , hylê, ideoplasma, paquiplasma , primeira matéria, psicoplasma, teleplasma.
3.   Interação corpo físico / corpo astral
o Ectoplasma ao se evidenciar demonstra uma interação constante entre os dois corpos ou veículos da consciência, o corpo biológico mais denso e o corpo astral ou extrafisico menos denso
4.   Reabsorção
De natureza muito sensível demonstra tendência automática (programação pelos computadores do corpo astral ?) de retornar e ser reabsorvido pelas estruturas donde emanou.
5.   Vias de eliminação
A literatura tradicional considera os orifícios de saída do ectoplasma como os naturais do organismo. (boca, anus, nariz,genitais etc) no entanto é possível que o mesmo saia por todos os poros do corpo.
6.   Coloração
Esbranquiçada variando de tons mais claros a escuros. Já foi descrita até a cor preta o que não se observa comumente.
7.   Elasticidade
Relativa a algumas dezenas de metros
8.   Reação Térmica
Abaixa a temperatura do ambiente humano de contato imediato.
9.   Sensibilidade ao olhar
Descreve-se a influencia do olhar dos circunstantes sobre o ectoplasma (ação mental ?)
10.   Odor
Pode exalar odor lembrando o gás ozônio.
11.   Composição Química
Controvertida conforme cada pesquisador. Já foram descritas, substancias albuminoides, glóbulos brancos sanguíneos, células epiteliais, muco, lipídios etc.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #156 Online: 03 de Junho de 2006, 19:12:04 »
Eu não estou entendendo mais nada! Alguns espíritas dizem que o espírito só interage com a matéria com o perispírito coberto de ectoplasma, alguns dizem que não precisa de ectoplasma, pois o perispírito é uma camada semi-material. SEMI ?? Então tem matéria? Estranho, Kardec tinha escrito que espírito não possui átomos nem partículas. Que tipo de matéria é esta? Não estou entendendo mais nada!!!!
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 03 de Junho de 2006, 19:51:03 »
Ernane, há um livro a respeito, de um quase xará seu:

Psi-Quântico
Hernani Guimarães Andrade
Editora Pensamento, São Paulo, 1986

Veja detalhes:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-proposito.html

PS: tenho acompanhado sua "saga", e assim como vc também tenho um interesse investigativo muito grande a respeito dessa temática.
Já trilhei vários caminhos, e até agora nada de plausível. :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #158 Online: 04 de Junho de 2006, 17:03:24 »
Estou chegando em ruas sem saída HSette, estou vendo que é impossível mesmo comprovar cientificamente a existência do espírito. Todas as afirmações que Kardec faz em seus livros, nenhuma tem prova científica, não quero tirar conclusões precipitadas, mas o espiritismo como eu já pensava, é uma filosofia imaginária realmente.
Esta semana entrevistarei um doutrinador de um centro espírita famoso daqui, e vou tentar encontrar pessoas que se dizem médiuns. Meu primeiro passo será verificar a existência do ectoplasma, substância que os espíritas dizem que os médiuns produzem. Caso não exista ectoplasma, a teoria deles de interação com a matéria já está furada, o que cai por terra os fenômenos das mesas girantes, os fatos que deram origem ao espiritismo. Caso o ectoplasma não seja uma invenção do espiritismo, meu próximo passo será analisar "materializações", o espírito envolvido com ectoplasma.
Uma coisa leva à outra, e também vou ler o livro chamado: "O erro espírita", que um amigo me indicou.

É complicado demais o assunto, já que quando se procura chifre em cabeça de cavalo, não se encontra. Vamos ver onde isto vai dar..

APODman

• Visitante
« Resposta #159 Online: 04 de Junho de 2006, 17:14:01 »
Xi Ernane !

Muita fé em sua pesquisa meu caro.  ;)

Depois de 25 anos de DE o que conclui é que o Espiritismo é o perfeito Dragão na Garagem.

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 04 de Junho de 2006, 17:36:59 »
É isso aí!

Eu não tenho tanta estrada nessa área como o APODman, mas não posso negar que as evidências negativas se acumulam quase que exponencialmente.

E sobre o Ectoplasma, Ernane, prepare-se. Desejo-lhe sorte mas já o tentei. O que ouvi é o seguinte.

O fenômeno é praticamente impossível se houver "fluidos negativos" no ambiente, e a presença de descrentes é fonte de tais "fluidos".

Em outras palavras: há uma espécie de blindagem em torno do suposto evento, protegendo-o de uma investigação crítica.
"Por quê?"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #161 Online: 05 de Junho de 2006, 22:11:22 »
Várias questões respondidas em: ../forum/topic=6474.0.html
Criei outro tópico sobre isto, depois me digam o que acharam.

APODman

• Visitante
« Resposta #162 Online: 06 de Junho de 2006, 13:19:14 »
Respondidas ?

Com Ad hocs ?

[ ]´s

Luz

• Visitante
« Resposta #163 Online: 21 de Julho de 2006, 21:39:48 »
O fenômeno é praticamente impossível se houver "fluidos negativos" no ambiente, e a presença de descrentes é fonte de tais "fluidos".

Em outras palavras: há uma espécie de blindagem em torno do suposto evento, protegendo-o de uma investigação crítica.

Talvez, uma solução "pouco ortodoxa" fosse o investigador se passar por um perfeito "crente". Para que os fluidos "negativos" não fossem... digamos, declarados.

Marcell

• Visitante
« Resposta #164 Online: 03 de Agosto de 2006, 13:44:29 »
Como, entre doutrinas e religiões com as quais tive contato e/ou estudei se inclui o espiritismo, gostaria de formular um adendo à discussão:
Algumas correntes espíritas defendem que os médiuns possuem uma sensibilidade mais apurada na chamada glândula pineal, o que determina o grau de interação físico-espírito. Como analogia, seria como o ouvido humano, que capta os sons somente dentro de uma faixa de frequência (o que contribuiu muito para o desenvolvimento do MP3, por exemplo, que retira as faixas excedente). Assim, uma  maior sensibilidade do aparelho auditivo seria suficiente para perceber alguns sons que são desconhecidos à grande maioria. Essa sensibilidade da glândula pineal, de caráter biológico, não poderia ser detectada por aparelhos, pelo menos por enquanto. Até que a tecnologia avance até este grau.
Obs: Não venham com duas pedras nas mãos: estou vendendo o peixe como me venderam...

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #165 Online: 03 de Agosto de 2006, 14:22:49 »
Oi, Marcell.

Seja Bem-Vindo.

Acredito que, os primeiros conceitos de a pineal ser responsável pelo intercâmbio mediúnico entre encarnados e desencarnados deu-se a André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier no longiquo ano de 1943. Se não me engano foi no livro No Mundo Maior ou Missionários da Luz.

O médico Sérgio Felipe de Oliveira, neurocientista com mestrado em ciências pela USP (Universidade de São Paulo) estuda a mediunidade e os estados de transe. Defende em suas pesquisas que a glândula pineal – localizada no cérebro e que regula o ciclo do sono – seria o órgão sensorial da mediunidade. Segundo Sérgio, a pineal captaria informações do mundo espiritual por ondas eletromagnéticas, como “um telefone celular”, e as transformaria em estímulos neuroquímicos.

Estes estudos estão sendo realizados no Pineal Mind Instituo de Saúde em SP. Porém, o doutor em fisica pela USP e espirita Alexandre Fontes da Fonseca, alerta que estes estudos estão apenas engatinhando e que seriam necessários que outros Institutos pelo mundo afora repitam as experiências de Sérgio.

Nestes estudos, Sérgio realiza mapeamentos do cerebro, através de eletroencefalogramas, tomografias, ressonâncias magnéticas enquanto os médiuns estão em transe.

A esta sensibilidade apurada a que você se refere, Sérgio atirbui a uma quantidade maior de material cristalino na pineal de médiuns que a de pessoas sem uma mediunidade mais ostensiva. Já que segundo Kardec, todos somos médiuns em potencial.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #166 Online: 03 de Agosto de 2006, 16:16:38 »
O médico Sérgio Felipe de Oliveira, neurocientista com mestrado em ciências pela USP (Universidade de São Paulo).

Na verdade ele é psiquiatra. E é mais um dos pesquisadores que não possui currículo Lates...

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #167 Online: 03 de Agosto de 2006, 16:42:06 »
Na verdade ele é psiquiatra.

Opa! Preciptação minha!
Parece que nem isso é:

Da lista do Pesquisa Psi:
http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-February/007939.html

1. Sérgio Felipe não é psiquiatra, como a matéria afirma.
      2. Sérgio Felipe não é um dos "dos maiores pesquisadores na área de Psicobiofísica da USP", simplesmente porque a USP não possui tal área de estudo (tal qual compreendida como "quase" sinônimo de "parapsicologia)  e... nem nunca teve: Sérgio Felipe era o coordenador de um curso LIVRE (que nunca chegou a ser de pós-graduação como se costuma afirmar em certos meios) que ocorreu NA USP, mas nunca foi um curso DA USP. Isso significa que esse curso jamais deveria ser ligado à USP.
      3. Enquanto eu não ler algum estudo científico a respeito das idéias de que a pineal tenha alguma contribuição para qualquer manifestação de comportamento "paranormal" ou mesmo "religioso" abstenho-me de fazer qualquer comentário. Entendo por estudo científico ou artigo publicado em revista científica, ou uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado. Essas produções podem ser relativamente respeitadas uma vez que nelas está implicada a revisão dos pares, ou seja, um processo de crítica feita por cientistas daquela área de produção. Alguém conhece algum estudo empírico (não apenas apresentação de hipóteses ou alegações) de Sérgio Felipe em que relaciona glândula pineal a qualquer manifestação "paranormal" publicado em revista científica?
      4. Ganhar "destaque nos meios de comunicação" não deve ser compreendido como "credibilidade científica" ou "acadêmica". Para a ciência e para a academia o que interessa é que um estudo seja realizado por meio do Método científico.

Um fraternal abraço,
      Wellington Zangari

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #168 Online: 03 de Agosto de 2006, 18:25:37 »
Putzz, psicobiofísica, cada nova ciência que esses pseudos inventam! |(
« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 19:17:42 por Lian »
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #169 Online: 03 de Agosto de 2006, 20:35:22 »
Mais uma vez a glândula pineal, achava que essa história de glândula pineal já tinha caido no ridículo até para os espíritas.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 03 de Agosto de 2006, 20:56:17 »
  Essa glândula pineal é o mesmo que hipófise ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Marcell

• Visitante
« Resposta #171 Online: 04 de Agosto de 2006, 10:19:18 »
SUPERCORDAS

A Teoria das Supercordas é considerada uma das mais complexas e belas hipóteses para explicar a estrutura básica do nosso universo. Ela parte do pressuposto de que, na verdade, as partículas que compõem os átomos (quarks, elétrons, neutrinos entre outras do zôo subatômico), na verdade não são compostas por algum tipo de “matéria”, mas são o resultado da vibração de uma “corda”.

Segundo essa hipótese, tal “corda” seria infinitamente pequena, parecendo-se com um ponto, e todas as características da partícula (como massa, spin, carga e outras) seriam fruto de uma “vibração” dessa corda. Ela estaria contida num ambiente multidimensional (alguns cientistas falam até em onze dimensões, além das quatro em que vivemos – largura, comprimento, altura e tempo) e, portanto, teríamos acesso só a alguns dos aspectos que as formam.

As equações que cercam a teoria das supercordas são tão complexas que ainda não existem soluções para elas, visto que ainda não foram obtidas ferramentas matemáticas novas que possibilitem solucioná-las, deixando o mistério sobre a teoria ainda maior. (AlexAlprim)

Fonte: http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=3677

Uma explicação aparentemente simples, mas que exige um alto grau de conhecimento em física e matemática para uma compreensão mais acurada:

http://paginas.terra.com.br/educacao/labertolo/Cosmologia/Cosmology/Theory%20of%20Everythings.htm

Sem querer incorrer à falácia "Apelo á ignorancia", lembrem-se que a esfera de conhecimento humano é extremamente limitada, pois como disse I. Newton "O que sabemos é uma gota, e o que desconhecemos é um oceano). Além disso, possuímos cinco sentido que são muito limitados também.
Abraços,

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #172 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:34:24 »
A verdade é que o Espiritismo tem esse lado pretensamente científico e não hesita em fazer analogias com qualquer tipo de nova pesquisa científica que seja aberta ao grande público.

O fato é que a maior parte dessas analogias escondem atrocidades do ponto de vista matemático, químico, físico etc, porém são cunhados utilizando linguagem que convence o religioso que tenha até alguns fundamentos básicos sobre estas ciências.

Já li algumas coisas que tentavam associar os ectoplasmas (espíritos) com a matéria derivada de flutuações quânticas (oriundas, desta forma, do "nada"). Ou seja, qualquer coisa que a menor associação a ver com o que eles apregoam, é desonestamente utilizado.

Isso é um desserviço público. Se os espíritas mantivessem suas instuições sociais de caridade e assumissem a total ausência de fundamentação científica em suas crenças, seriam mais úteis à sociedade.

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
« Resposta #173 Online: 04 de Agosto de 2006, 13:38:54 »
SUPERCORDAS

A Teoria das Supercordas é considerada uma das mais complexas e belas hipóteses para explicar a estrutura básica do nosso universo. Ela parte do pressuposto de que, na verdade, as partículas que compõem os átomos (quarks, elétrons, neutrinos entre outras do zôo subatômico), na verdade não são compostas por algum tipo de “matéria”, mas são o resultado da vibração de uma “corda”.

Interessante que as supercordas visam, além da unificação das forças físicas, explicar o "modelo-padrão" de partículas sub-atômicas. Só que não há espaço nele para "partículas perispirituais". Se ela, em seu estado atual, se relevar correta será um ponto a favor do materialismo, não do espiritualismo

Sem querer incorrer à falácia "Apelo á ignorancia", lembrem-se que a esfera de conhecimento humano é extremamente limitada, pois como disse I. Newton "O que sabemos é uma gota, e o que desconhecemos é um oceano).

Já incorreu.

Além disso, possuímos cinco sentido que são muito limitados também.
Abraços,
Pois há quem diga que nossa quantidade de sentidos seja maior: em vez de um sentido da visão haveria quatro: um para brilho e as três cores primárias. A capacidade de intuir a posição de cada parte do corpo  também
poderia ser considerada um sentido à parte: há pessoas que não são capazes de pegar um objeto sem estar olhando para ele. Bem, para quê esta cultura inútil? Para que tome mais cuidado com frases de efeito...

« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 13:53:50 por Cyrix »
Onde há dúvida, há liberdade
Falhas do Espiritismo

Marcell

• Visitante
« Resposta #174 Online: 04 de Agosto de 2006, 15:38:18 »
Citação de: Cyrix
Pois há quem diga...
Links, please

Interessante que as supercordas visam, além da unificação das forças físicas, explicar o "modelo-padrão" de partículas sub-atômicas. Só que não há espaço nele para "partículas perispirituais". Se ela, em seu estado atual, se relevar correta será um ponto a favor do materialismo, não do espiritualismo
Interessante... vc deve ser um físico de renome. Quando chegar a um parecer definitivo, que aliás nem Einstein conseguiu, por gentileza, avise-nos. :hmph:
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 15:42:57 por Marcell »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!