Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32717 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #175 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:29:44 »
  Os espíritas também costumam citar a matéria escura (que seria responsável por 90% da massa do universo) como evidência da existência de outras dimensões habitadas pelos espíritos mas nunca explicam como uma coisa se liga a outra.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
« Resposta #176 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:51:54 »
Citação de: Cyrix
Pois há quem diga...
Links, please
http://www.newscientist.com/article/mg18524841.500.html
É só uma apresentação, para mostrar que não falo bravata...

Interessante que as supercordas visam, além da unificação das forças físicas, explicar o "modelo-padrão" de partículas sub-atômicas. Só que não há espaço nele para "partículas perispirituais". Se ela, em seu estado atual, se relevar correta será um ponto a favor do materialismo, não do espiritualismo
Interessante... vc deve ser um físico de renome. Quando chegar a um parecer definitivo, que aliás nem Einstein conseguiu, por gentileza, avise-nos. :hmph:

Que foi? Não gostou do parecer provisório? :wink:
Onde há dúvida, há liberdade
Falhas do Espiritismo

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
« Resposta #177 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:56:13 »
  Os espíritas também costumam citar a matéria escura (que seria responsável por 90% da massa do universo) como evidência da existência de outras dimensões habitadas pelos espíritos mas nunca explicam como uma coisa se liga a outra.
Seria como se alquimistas antigos achassem que as reações nucleares por bombardeio de núcleos fossem a pedra filosofal que eles tanto procuraram para transformar metais em ouro.
Falhas do Espiritismo

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #178 Online: 04 de Agosto de 2006, 22:11:34 »

Isso é comum, os espíritas sempre se refugiam em coisas que ainda não são compreendidas, no dia em que a matéria escura puder ser compreendida e lá não for encontrado nenhum espírito, eles vão arrumar ouro lugar até então fora de alcance para armazenar os espíritos.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #179 Online: 05 de Agosto de 2006, 00:40:38 »

Aonde isto foi citado???????????
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
Falhas do Espiritismo

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #181 Online: 05 de Agosto de 2006, 11:08:27 »
Continuo a não encontrar onde informamos que a matéria escura "prova" a existência de outras dimensões habitadas... |(
www.apologiaespirita.org

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
« Resposta #182 Online: 05 de Agosto de 2006, 12:11:32 »
Continuo a não encontrar onde informamos que a matéria escura "prova" a existência de outras dimensões habitadas... |(

No capítulo XIV de "A Gênese", no item 7, é dito que o perispírito é formado pela condensação do Fluído Cósmico mas que diferente da matéria comum, conserva sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas; daí o fato de não ser possível perceber-se Espíritos pelos olhos humanos, mas sendo perfeitamente plausível a interação deles com a matéria através de recursos ainda incompreensíveis para nós. Há ainda uma teoria chamada Teoria M (de matriz) que sustenta a possibilidade de dimensões extras, com base nas diferentes condensações dessa quintessência e que encontra semelhança com o mundo espiritual. Provavelmente quando a ciência puder observar a quintessência através de equipamentos, talvez se depare com a presença desses nossos irmãos desenfaixados do corpo carnal, como aconteceu com o Descobridor do Raio-X ao controlar a luz em determinada freqüência e ver que era possível observar ossos que estavam sob a pele. Mas sobretudo, será porquê já teremos alcançado suficiente maturidade espiritual para recebê-los com mais respeito e amor em nossos braços por todo o globo!

Precisa desenhar?
Falhas do Espiritismo

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #183 Online: 05 de Agosto de 2006, 12:44:22 »
Cyrix,

Desenhe o que e o quanto quiser.  :|

Se tiver vontade ou oportunidade de examinar meus posts anteriores, verá que admito que não existem provas cientificas (da maneira que a "Ciência" exige) de nossa parte que comprovam a existência do espirito.

Volto a repetir, aonde a matéria escura "PROVA" a existência de outras dimensões? Se algum espirita diz que "PROVA", no minimo está precisando estudar mais.

Tive a oportunidade de entrar em sua página pessoal e logo no inicio me deparei com um erro crasso. Nem me dei ao trabalho de ler o restante.

Quem sabe um dia em que estiver com um pouco mais de paciência?

Por enquanto prefiro debater com o Quasar.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #184 Online: 05 de Agosto de 2006, 13:52:04 »
Calma gente . . . calma.

Offline Cyrix

• Nível 04
  • *
    • Falhas do Espiritismo
« Resposta #185 Online: 05 de Agosto de 2006, 14:52:35 »
Ok.
Falhas do Espiritismo

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #186 Online: 06 de Agosto de 2006, 02:23:36 »
Desculpem-me. :oops:

Eu estava meio-nervoso à tarde. :nojo:

Valeu pelo toque, Quasar. :ok:
www.apologiaespirita.org

Marcell

• Visitante
« Resposta #187 Online: 07 de Agosto de 2006, 09:16:54 »
Citação de: Cyrix
http://www.newscientist.com/article/mg18524841.500.html
É só uma apresentação, para mostrar que não falo bravata...
Eu não disse que você fala bravata. Apenas solicitei um link.  muchas gracias.

Que foi? Não gostou do parecer provisório?
Antes, devo esclarecer que não sou espírita, apenas estudo o espiritismo como uma filosofia. A teoria das supercordas procura uma definição para o começo do universo ou universos e não descarta a possibilidade de várias dimensões. Evidente que a maioria dos espíritas vai querer respaldar a teoria, assim como outras correntes religiosas ou racionais vão querer puxar a brasa por seu assado.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 08 de Agosto de 2006, 18:18:27 »

Já faz um tempo, num programa das Casas André Luiz, que ia ao ar aos domingos de manhã num canal da Embratel.É verdade que estão fazendo uma Universidade Espírita ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #189 Online: 08 de Agosto de 2006, 19:31:09 »

Já faz um tempo, num programa das Casas André Luiz, que ia ao ar aos domingos de manhã num canal da Embratel.É verdade que estão fazendo uma Universidade Espírita ?

Aqui em Curitiba já existe http://www.unibem.br/index.htm

Offline DarkWings

• Nível 02
  • *
« Resposta #190 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:20:06 »
Seria mais fácil catálogar os acertos científicos de Kardec - O Karduco. ZERO!

Offline DarkWings

• Nível 02
  • *
« Resposta #191 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:21:16 »

Aqui vão algumas sandices do L.E.:

Pergunta 55 – Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
Resposta – Sim, e o homem da terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade e perfeição. Todavia, há homens que se crêem muitos fortes, que imaginam que somente seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.

Claro claro. Tá cheio de homenzinhos verdes em marte.

---------------------------------------
Pergunta 56 – A constituição física dos mundos é a mesma?

Resposta – Não, eles não se assemelham de modo algum.

Na verdade os elementos que compõe o universo são os mesmos. O que muda é sua distribuição.

Uma teoria perigosa em Obras Póstumas (racista):
..."O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais." ...

Da Gênese:
Um degrau acima, o animal é livre e procura o alimento: em primeiro lugar, vêm as inúmeras variedades de pólipos, de corpos gelatinosos, sem órgãos bem definidos, só diferindo das plantas pela faculdade da locomoção; seguem-se, na ordem do desenvolvimento dos órgãos, da atividade vital e do instinto, os helmintos ou vermes intestinais; os moluscos, animais carnudos sem ossos, alguns deles nus, como as lesmas, os polvos, outros providos de conchas, como o caracol, a ostra; os crustáceos, cuja pele é revestida de uma crosta dura, como o caranguejo, a lagosta; os insetos, aos quais a vida asso-me prodigiosa atividade e se manifesta o instinto engenhoso, como a formiga, a abelha, a aranha.

*Esses animais de corpos gelatinosos seriam águas-vivas? Se forem eles diferem das plantas apenas porque se locomovem? Então eles fazem fotossíntese?
A aranha é um inseto?

Enfim, é tanta besteira que daria para escrever um livro só com elas. :histeria:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 17 de Agosto de 2006, 13:23:24 »

Não conhecia essa.Me referia a essa:

www.uniespirito.com.br/site

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #193 Online: 17 de Agosto de 2006, 13:38:38 »

Não conhecia essa.Me referia a essa:

www.uniespirito.com.br/site

Mas isso é comum hoje em dia, se não me engano até os macumbeiros tem uma faculdade.

APODman

• Visitante
« Resposta #194 Online: 19 de Agosto de 2006, 20:10:42 »
Seria mais fácil catálogar os acertos científicos de Kardec - O Karduco. ZERO!

Pois é Dark, eu havia dito isto lá pelo começo do tópico.

Obviamente que nada relevante surgiu.

Como disse em outro tópico eu estou relendo as Revistas Espíritas, ali existe muita fonte de informação que apenas demonstram que O LE naad mais é do expressão dos conhecimentos que  Kardec possuia, cada vez mais se torna claro que tudo aquilo não passa manifestação de Kardec e não de espíritos.

[ ]´s

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
erros científicos do Kardecismo
« Resposta #195 Online: 27 de Abril de 2009, 20:49:05 »
Quero iniciar (ou reiniciar) esse tópico para dar algumas contribuições a um tópico que tive oportunidade de ler antes de ser membro (me registrei hoje). O tópico em questão tinha , ou tem, o mesmo nome deste. Nele o Sr. Antonio se propunha a dar alguns esclarecimentos sobre os supostos erros científicos contidos na obra do mestre Allan Kardec. Devo confessar que, nos meus quase cinquenta anos de vida, jamais tive oportunidade de ler tanta asneira, falta de infomação, falta de bom senso, e, principalmente, falta de inteligencia. Um tenta dar esclarecimentos sobre a doutrina espírita sem ter conhecimentos suficientes, acreditando, ingenuamente, que seria respeitado em sua boa fé. Outros, que se dizem céticos sem sequer conhecer o significado dessa palavra, lançam injúrias contra a doutrina espírita baseando-se em assertivas totalmente infundadas e baldas de senso. Pois bem, voltemos (ou continuemos) ao assunto. Sou espiritualista, dirigente de uma casa de Umbanda, e estou pronto a responder qualquer indagação a respeito do assunto deste tópico e outros mais que se apresentem. 
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: erros científicos do Kardecismo
« Resposta #196 Online: 27 de Abril de 2009, 21:31:11 »
então responde no tópico em questão oras...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 27 de Abril de 2009, 22:23:00 »
Isso que dá se meter na religião dos outros...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #198 Online: 27 de Abril de 2009, 22:23:17 »
Pois é... como já há tal tópico, você pode iniciar sua participação por lá, luhemebar. :ok:

E não esqueça de visitar o tópico para apresentações na área Papo Furado. Seja bem-vindo!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 27 de Abril de 2009, 22:26:57 »
Bem vindo,

Aproveitando, faça uma pesquisa no site e verá que todas as alegações de que o espiritismo seja um fenômeno real já foram bem refutadas com argumentos embasados!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!