Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20990 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #275 Online: 22 de Abril de 2006, 13:56:40 »
By the way, os endereços acb.org.br e acb.com.br já estão registrados. Não impede nada, mas pode ser que prefiram uma outra opção. Por enquanto, aproveitei e reservei "ceticos.org.br" e "ceticos.com.br", pois seria um endereço bom para a ONG, independente do nome.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #276 Online: 22 de Abril de 2006, 16:55:40 »
ACB parece bom para mim também.

Muka, adapteir o seu texto para o artigo http://www.clubecetico.org/wiki//ONG principalmente para facilidade de localização.  Por favor confira e corrija ou me avise se tiver alguma objeção.

Sem objeções.
mUKA

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #277 Online: 22 de Abril de 2006, 22:47:28 »
Associação Cética Brasileira - ACB

Que nome perfeito!

Nada de ateísmo, pra isso já existe a Ateus do Brasil.

Sou a favor de uma ONG que junte a divulgação científica com o combate as pseudociências no Brasil!

Precisamos de um Estatudo parecido com o da Ancop.

O que se precisa para registrar uma ONG?

Mandei o Estatuto da ANCOP para o Luis Dantas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #278 Online: 23 de Abril de 2006, 04:00:58 »
Mandei o Estatuto da ANCOP para o Luis Dantas.

Muito grato, Amon.

Está disponibilizado: http://www.dantas.com/ancop

Acredito e espero que seja útil como ponto de partida para a ACB! :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #279 Online: 23 de Abril de 2006, 04:37:30 »
Gente, vou dar uma de chato... assim como ter "ateus" no nome, ter "céticos" não é algo faccional também?

Outra coisa, tem algum grupo disposto a se reunir com certa regularidade para formar essa ONG? sei que só na Net não vale, tem de haver um grupo físico se reunindo fisicamente.

Por fim, isso vai começar pequeno, não é? um passo de cada vez. Que região/cidade/município tem um certo número de pessoas que podem dar uma parcela do seu tempo para se reunirem e fazer a ONG?
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #280 Online: 23 de Abril de 2006, 04:50:38 »
Ceticismo é um tanto faccional, mas bem menos do que ateísmo.  Muitos religiosos tem a intenção de manter um grau de ceticismo.  Mas se o seu ponto é que Laicismo é uma causa mais palatável, concordo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #281 Online: 23 de Abril de 2006, 05:21:01 »
Não, meu ponto é que o nome não seja faccional o máximo possível. Pode ser que o grosso da população não saiba do que ceticismo se trata, como não sabem do que ateísmo se trata. Os que vêm a saber geralmente escutam que se trata de duvidar. E duvidar é algo que não combina com religião.

No entanto, e quanto ao núcleo físico dessa ONG?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #282 Online: 23 de Abril de 2006, 06:03:06 »
No entanto, e quanto ao núcleo físico dessa ONG?

Eu concordo que pelo menos inicialmente é preciso que seja formado por um grupo que se veja pessoalmente com frequência.  São Paulo (capital) _parece_ a melhor opção, mas é uma cidade bastante grande e com problemas de transporte consideráveis.  Eu vou começar a procurar por um contador e um advogado de confiança e acessíveis aqui em Brasília, e espero que outros façam o mesmo em suas respectivas cidades.

Depois disso, é registrar a pessoa jurídica e seguir os passos devidos, um de cada vez.  O primeiro a conseguir fica de avisar os outros :)

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #283 Online: 23 de Abril de 2006, 09:52:55 »
Acho bom termos em conta algumas realidades. Todos sonhamos com uma ONG de âmbito nacional, mas me parece que do nada até isso é um passo de gigante, além de nossas pernas, mas talvez não impossível. De qualquer jeito, creio ser necessário um número mínimo de pessoas em determinada região com tempo suficiente que pssa ser empregado em trabalho voluntário para a ONG, como ir à reuniões, tratar com advogados, acompanhar processo, etc. Esse núcleo, pelos requisitos miínimos que li, não poder formado só pelo Luis Dantas, ou pelo Dr. Stéfano, ou por qualquer um mais interessado.

http://www.jornaldomeioambiente.com.br/como_criar_ong/como_criar_ong.asp

"C) LEI DO TERCEIRO SETOR: AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPS)

No dia 23 de março de 1999, o Presidente da República sancionou a lei No 9.790, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, instituindo e disciplinando o Termo de Parceria. (Ver Anexo 1)

Cabe destacar que a nova lei, abre às entidades do Terceiro Setor, um novo caminho institucional mais moderno, condizente com as necessidades atuais da sociedade, já que rompe com as velhas amarras regulatórias. Pela primeira vez, o Estado reconhece publicamente a existência de uma esfera que é pública, não pela sua origem, mas pela sua finalidade: é pública, embora não estatal.

Assim como qualquer outra entidade, as OSCIPS têm um Estatuto, no qual deverá conter requisitos legais e normas, a fim de evitar fraudes e atitudes e posturas anti-éticas no âmbito da sociedade.

É necessário, por exemplo, que em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio passe para outra entidade que tenha o mesmo objeto social da extinta (de preferência) e não, cair em mãos de diretores ou usado de outra maneira não prevista no Estatuto.

O pedido de obtenção de qualificação como OSCIP, deve ser enviado ao Ministério da Justiça, através de um requerimento contendo os documentos exigidos (como por exemplo, o Estatuto registrado em cartório ou a declaração de isenção do Imposto de Renda). Sua desqualificação resulta do não cumprimento de quaisquer destes requisitos, mediante processo administrativo ou judicial.

As principais novidades da nova lei são:

1) Pela nova lei, podem ser qualificadas as organizações que realizam:

a) promoção da assistência social;
b) promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
c) promoção gratuita da educação;
d) promoção gratuita da saúde;
e) promoção da segurança alimentar e nutricional;
f) defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
g) promoção do voluntariado;
h) promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;
i) experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito;
j) promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita de caráter suplementar;
k) promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
l) estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

2) Pela nova lei, a qualificação passa a ser automática, desburocratizando-se o processo. A qualificação é ato vinculado ao cumprimento dos preceitos estabelecidos na Lei (Ministério da Justiça). Não é mais necessário o Título de Utilidade Pública Federal; Registro de Entidade de Assistência Social; ou Certificado de Fins Filantrópicos."

De lá retirei os seguintes passos (referentes à fundação de uma ONG ambientaista, mas que deve servir como exemplo para as outras):

" G) CINCO PASSOS QUE LEVAM À FUNDAÇÃO DE UMA ENTIDADE AMBIENTALISTA

PRIMEIRO PASSO : CONVOCAÇÃO

As pessoas de uma determinada região; sejam elas de uma comunidade, de um sindicato, de um bairro, de uma escola, ou clube, que tenham como objetivo a defesa do meio ambiente, estarão aptas a criar uma entidade Ambientalistas. Podem estar preocupadas com a defesa de um rio, de uma cidade, de uma praça, de uma praia ou outra riqueza natural ou cultural, ou com os direitos de comunidades (índios, caiçaras, pescadores, quilombolas, etc.). O primeiro passo é se juntar e se mobilizar, convocando uma reunião através de telefonemas, cartas, anúncio na rádio local, panfletos e jornais, ou outros meios, para seduzir as pessoas em relação à importância da criação da entidade que estão pretendendo.

O que deverá ser explicitado na reunião são os objetivos da entidade, sua importância, assim como sua necessidade, além da definição de uma comissão de preparação das próximas reuniões, com a divisão de tarefas e responsabilidades.

Deve ser formada também, uma Comissão de Redação do Estatuto Social, que deverá ser pequena e ágil, no sentido de formular e apresentar uma proposta de estatuto que será discutido, analisado, modificado (se necessário) e finalmente aprovado pela Assembléia Geral, sendo que neste dia, terão que ser providenciadas cópias para todos.

SEGUNDO PASSO : ASSEMBLÉIA GERAL

A Assembléia Geral de fundação da entidade, na qual será oficializada a mesma, com a convocação de todos os interessados, deverá ocorrer após definida a missão da entidade e redigida a primeira proposta de Estatuto.

Esta Assembléia deve ser precedida de uma carta convite, contendo o dia, hora, local, além dos objetivos desta e da pauta da reunião.

No dia da Assembléia, deverá haver um livro de presença que registrará todos os interessados em participar da assembléia e um Livro de Atas, no qual serão anotadas as assembléias, assinadas pelos presentes.

Uma mesa dirigente dos trabalhos com um presidente e dois secretários deverá ser eleita pela Assembléia.

Após a leitura da pauta pelo presidente, este deverá encaminhar os debates, principalmente o do Estatuto.

TERCEIRO PASSO : ESTATUTO

A comissão deve ler o Estatuto e distribuir uma cópia para cada presente.

Cada artigo que a Assembléia ache polêmico ou seja destacado, deve ser discutido, modificado (se necessário) e aprovado.

Abaixo estão alguns itens essenciais que devem estar contidos nos Estatutos:
a) nome e sigla da entidade;
b) sede e foro;
c) finalidades e objetivos;
d) se os sócios respondem pelas obrigações da sociedade;
e) quem responde pela entidade;
f) os sócios e seus tipos, entrada e saída, direitos e deveres;
g) poderes, tais como assembléia, diretoria, conselho fiscal;
h) tempo de duração;
i) como os estatutos são modificados;
j) como a entidade é dissolvida;
k) qual o destino do patrimônio, em caso de dissolução.

QUARTO PASSO : A POSSE DA DIRETORIA

A eleição da diretoria deve seguir o que foi aprovado no Estatuto; e após eleita, deve ser conferida a posse dos cargos aos eleitos.

Finalmente, foi fundada a Entidade, entretanto, ela ainda não possui "status" legal, o que só ocorre após alguns procedimentos burocráticos."

Então, que região poderia ser o núcleo da ONG? Uma coisa é convocar um encontro para o qual várias pessoas de diferentes pessoas afluem, assinam a ata e depois voltam cada uma para suas casas. Acho que com a AB aconteceu isso e não creio ser apropriado. Sampa deve ter, naturalmente, uma maior concentração de candidatos, só que Sampa em si é um país. Quem mora num lado dela está tão longe de quem mora do outro lado que para todos os efeitos práticos, não podemos considerar "região".

Eu moro na Suíça, província (cantão) de St. Gallen. Alguém por aqui? mesmo assim, minha vida de cigano me impede de ter estadia certa.

Olhem só o que precisa:

"Artigo 8º
Deverá conter as categorias de sócios existentes, ou seja, o quadro social da entidade.
Como por exemplo:
a) Sócios fundadores: os que participaram da Assembléia Geral de Fundação da Associação e assinaram a Ata da Fundação, com direito a votar e ser votado em todos os níveis ou instâncias;
b) Sócios efetivos: cidadãos dispostos a colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população; qualquer associado ou pessoa que não seja fundador do (nome ou sigla), aprovados pela Assembléia Geral dos Sócios. Possuem direito a votar e ser votado em todos os níveis ou instâncias da sociedade;
c) Sócios beneméritos: pessoas físicas ou jurídicas que, pela elaboração ou prestação de relevantes serviços à causa Ambientalistas, fizerem jus à este título, a critério da Diretoria (e ratificados pela Assembléia Geral);
d) Sócios colaboradores: pessoas físicas que, identificadas com os objetivos da entidade, solicitarem seu ingresso e pagarem as contribuições correspondentes, segundo critérios determinados pelo Conselho Diretor."

Pessoalmente só poderia ser sócio colaborador, mas os fundadores são indispensáveis. E, repito, acho impraticável que sejam cada um de uma cida, ou país. As exigências de assembléias, registros e acompanhamento seriam impraticáveis se esse núcleo fosse disperso e/ou indisponíveil. Até o surgimento de sócios efetivos, essa gente vai carregar o peso todo só, tirando o da grana.

"Capítulo Terceiro - Da Organização Administrativa
Artigo 11º
Deverá conter os órgãos da administração do (nome ou sigla), que são:
-Assembléia Geral
-Conselho Diretor
-Secretaria Executiva
-Conselho Fiscal"

Tudo do núcleo...

Da Assembléia Geral:

"Da Assembléia Geral dos Sócios
Artigo 12º
A Assembléia Geral é o órgão máximo da entidade, dela participando todos os sócios fundadores, e os sócios efetivos que estejam em pleno gozo de seus direitos, conforme previstos nos estatutos.

Artigo 13º
A Assembléia Geral de Sócios elegerá um Conselho Diretor e Fiscal, definindo suas funções, atribuições e responsabilidades através de Regimento Interno.

Artigo 14º
A Assembléia Geral se reunirá ordinariamente, no final de cada ano para apreciar as contas da Diretoria, aprovação de novos sócios efetivos e a cada dois anos para eleger os Conselhos fiscal e diretor; e extraordinariamente, a qualquer período, convocada pelo Conselho Diretor, Fiscal ou por 1/3 dos sócios em pleno gozo de seus direitos, por motivos relevantes.

Artigo 15º
Deverá conter as atividades competentes à Assembléia Geral, como por exemplo:
-deliberar sobre o relatório de atividades, balanço e demais contas da sociedade, a serem apresentadas pelo Conselho Diretor;
-propor e aprovar a admissão de novos sócios efetivos;
-eleger o Conselho Diretor e Fiscal;
-autorizar a alienação ou instituição de ônus sobre os bens pertencentes ao (nome ou sigla);
-determinar e atualizar as linhas de ação da sociedade;
-estabelecer o montante da anuidade dos sócios."

Isso EXIGE contato físico... mais uma vez: um núcleo regional.

Mas quantas pessoas seriam necessárias NO MÍNIMO? alguém tem uma idéia?

"Do Conselho Diretor
Artigo 16º
O Conselho Diretor é um órgão colegiado, com o mínimo de três membros, subordinado à Assembléia Geral de sócios, responsável pela representação social do (nome ou sigla), bem como possui a responsabilidade administrativa da sociedade, composto de sócios efetivos, com mandato de 02 anos, permitindo-se reeleição."

3 +

"Da Secretaria Executiva
Artigo 19º
A Secretaria Executiva é o órgão de administração da entidade, composto por dois ou mais secretários, nomeados pelo Conselho Diretor e referendados pela Assembléia Geral. Os secretários podem ser, por exemplo:
a) Secretário Executivo: representa a sociedade ativa e passivamente em juízo ou fora dele, podendo contratar e organizar o quadro administrativo, instituir programas, projetos, contratar serviços e terceiros, etc.;
b) Secretário Institucional: coordena a execução das atividades institucionais, programas, atividades administrativas gerais do (nome ou sigla), substituindo o Secretário Executivo e o Administrativo em qualquer impedimento;
c) Secretário Administrativo: coordena as atividades da sede social , do quadro de sócios e responde pela gerência administrativa e financeira da sociedade."

2 +

"Do Conselho Fiscal
Artigo 21º
O Conselho Fiscal, composto de três membros efetivos e dois suplentes, será eleito simultaneamente ao Conselho Diretor, na mesma Assembléia Geral Ordinária, com mandato de dois anos.
Artigo 22º
Deverá conter as atividades competentes ao Conselho Fiscal, como por exemplo:
-auxiliar o Conselho Diretor na Administração do (nome ou sigla);
-analisar e fiscalizar as ações do Conselho Diretor e a prestação de contas da Secretaria Executiva e demais atos administrativos e financeiros;
-convocar Assembléia Geral dos Sócios a qualquer tempo."

5 = 10

São necessárias, PELO MENOS, 10 pessoas para fundar essa ONG. O ideal seria ter uma mão cheia de sócios efetivos juntos e alguns colaboradores. Algumas pessoas poderiam ser eleitas sócios beneméritos, caso aceitem tal.

Claro, os sócios fundadores e efetivos é que irão formar esse núcleo de 10 (acho). Os colaboradores e beneméritos não precisam ser regionais (acho).

Se essas 3 dezenas de pessoas de determinada região decidirem meter mão na massa, eu as apoiarei como puder, sendo sócio colaborador (se tal me for permitido). Se 30 pessoas é um número muito otimista para se achar numa região, então acho que pelo menos as 10, para preencher os cargos exigidos por lei. Mas é necessário compromisso dessa gente! e compromissos sõa mais facilmente alcançados se a pesoa não tem de viajar por horas até chegar ao local de assembléia.

O Dr. Stéfano já disponibilizou um lugar para a sede. Tem gente suficiente em volta dele para ir lá e formar uma associação?

Por fim, tem uma tal de ONG virtual:

http://www.filantropia.org/ong_virtual.htm

Só que não se animem ainda. Elas precisam ser bastante específicas e não creio que "ceticismo" seja específico.

Como adendo, o nome. Se esse núcleo se dispor a fazer as reuniões, assembléias, discutir coma gente os planos, fazer as eleições, elaborar estatuto, etc... então creio que a apoio, mesmo não estando de acordo com o nome. Mas de forma algumatenho como apoiar meia dúzia de ONGs, cada uma voltada para algo que seus fundadores acham melhor: uns, ateísmo, outros, ceticismo, outros, laicismo, outros, Ciência, etc. Por isso eu insisto num nome genérico, que não aponte para nada em específico mas ao mesmo tempo sugira em que área a ONG pensa operar. Agora, claro, se o máximo que TEMOS forem as tais 10 pessoas de Cravinhos, digamos, e essas querem se chamar Associação Cética Atéia de Cravinhos, paciência, irei apoia-la. Um dia quem sabe muda-se o nome e abrangência territorial.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #284 Online: 23 de Abril de 2006, 11:01:34 »
A proposta então seria a de formar algo como uma federação cética ? Mas se os dois maiores problemas são o número de pessoas e a verba, vale a pena multiplicar os custos e dividir as pessoas ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #285 Online: 23 de Abril de 2006, 14:55:29 »
Não foi isso que quis dizer. Apenas que se houverem pessoas suficientes em determinada região que possam e queiram levar a cabo as atividades mínimas exigidas por lei no processo de instituição e administração de uma ONG, essas pessoas poderiam, se quisessem, formar essa ONG, que seria tipo um início.

Começar de baixo. Assim como não creio na realidade de termos uma ONG nacional, também não creio que devamos ter várias, regionais. mesmo que a regional se intitule, com o apoio de todos, uma ONG nacional, seu núcleo continuará tendo de ser regional. Um presidente aqui e um diretor ali não dá certo. Eles precisam se encontrar em assembléias e quanto mais longe, mais difícil de raliza-las.

Eu não sei, mas se eu estivesse em Jampa, iria anunciar na rádio, jornal, panfleto, Net, IRC, Universidades e ver se juntava uma gente interessada. Então primeiro teria de conhece-las, conversar, tudo informal. Então poderíamos falar de formar ONG.

Então, quem conseguir juntar um grupo desses primeiro, dê um toque aqui para podermos acompanhar, opinar e dar apóio ao desenvolvimento do projeto.

Havendo mais de um grupo regional, o que eu duvido que haja, cada um com sua ideái do que quer fazer, tentaríamos chegar à um concenso, para evitar dividir os esforços dos possíveis sócios colaboradores. Nesse caso um dos grupos entraria como sócios colaboradores.

Trazendo a vaca morta à tona, a STR era assim: um grupo do Rio que se reunia com regularidade (assembléias), elaboraram um projeto de associação e divulgaram-no na Net, elegeram diretoria e presidência e finanças, etc. Então fizeram Estatuto e então o presidente deixou tudo morrer porque ele tinha poderes totais sobre a organização. Parece que depois houve divisão na diretoria também, impedindo que eles formassem outra associação. Uma pena, pois era gente suficiente, interessada e, melhor ainda, especializada nalgumas áreas.

Então, tem gente do Rio, digamos, disposta a formar um novo núcleo?

Atheist

• Visitante
« Resposta #286 Online: 23 de Abril de 2006, 16:00:07 »
A ONG teria a intenção de sobreviver dos recursos de seus membros ?

Ou em buscar patrocínio para projetos ?

[ ]´s

Esse é um ponto importante. Se existe a intenção de buscar patrocínio, é imprescindível que o nome da ong não conste nada que possa chocar à primeira vista. Por isso ainda acho que o nome deve ser neutro. Nada de ceticismo (infelizmente, a maioria das pessoas não tem a mínima noção do que é ser cético e acham que ser cético é ser do contra), combate à pseudociência e afins.

Atheist

• Visitante
« Resposta #287 Online: 23 de Abril de 2006, 16:02:49 »
Gostaria de saber como vocês pretendem manter uma ONG sem estarem juntos geograficamente para realizarem suas tarefas. Talvez seja esse o real motivo de os projetos não avançarem.

Aproveito para perguntar outra coisa. :?: Por que uma associação para a defesa do direito de ateus necessita tanto ter como metas adicionais a divulgação científica e a pregaç..., digo, divulgação do ceticismo?
:ideia: São objetivos diferentes, que deveriam ser metas de organizações diferentes. Organizações essas que podem trabalhar juntas, mas manterem-se com seus próprios objetivos.

:policial: Wilfredo, ouvindo uma música eletrônica :music: para me animar.

O problema não deve ser tão grande. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Genética tem sede em Ribeirão Preto, nem por isso todos os diretores são da USP de RP. Pelo contrário, o atual presidente é de Porto Alegre.

As coisas podem funcionar, mesmo à distância. Claro que tudo dentro dos devidos limites impostos pelo tamanho de cada associação. Uma boa solução é ter diretorias regionais, reconhecidas pelo estatuto.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #288 Online: 23 de Abril de 2006, 17:19:47 »
Eu sou da opinião radical que gosta de ter um nome explícito.

Se é um grupo de ateus, nada mais natural que ter 'ateus' no nome. Se é um grupo de céticos e que luta pelo ceticismo, nada mais natural ter 'cético(a)' no nome.
Sei que a maioria vê o cético como um teimoso de mente fechada, mas a ONG existirá justamente para mostrar o que é ceticismo.

[]'s

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 23 de Abril de 2006, 17:56:18 »
ACB parece bom para mim também.

Muka, adapteir o seu texto para o artigo http://www.clubecetico.org/wiki//ONG principalmente para facilidade de localização.  Por favor confira e corrija ou me avise se tiver alguma objeção.

ABC, Associação Brasileira de Céticos fica mais ordenada alfabeticamente

Rhyan

• Visitante
« Resposta #290 Online: 23 de Abril de 2006, 19:06:39 »
Fiz um nome que não precisasse do 'de', mas ficou interessante!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #291 Online: 23 de Abril de 2006, 20:08:07 »
[modo tequila on]
Sugestão: Sociedade Cética Sukita!
Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa!
[modo tequila off]

Rhyan

• Visitante
« Resposta #292 Online: 23 de Abril de 2006, 20:20:14 »
Ah Gui, vai fazer uma Chupita, vai!
:D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #293 Online: 23 de Abril de 2006, 20:27:57 »
ai, ai... também não posto mais!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #294 Online: 23 de Abril de 2006, 20:44:45 »
ai, ai... também não posto mais!

Pelo menos sob o efeito da sagrada tequila, é melhor não...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #295 Online: 24 de Abril de 2006, 04:32:00 »
O problema não deve ser tão grande. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Genética tem sede em Ribeirão Preto, nem por isso todos os diretores são da USP de RP. Pelo contrário, o atual presidente é de Porto Alegre.

Acho que deveria olhar para esse exemplo de outra forma e também levar em consideração a nossa realidade.

Essa Associação Brasileira de Genética começcou como? já assim, com cada cada diretor numa região diferente?

Depois posso ter entendido mal, mas pelo que li, há necesidade que hajam assembléias gerais iniciais para debate e formação da ONG, onde pautas como nome, estatuto e outros assuntos pertinentes devem ser discutidos. Há necessidade de assinaturas dos participantes nas atas, o que impossibilita assembléias vituais. Ou seja, é preciso que um número mínimo de pessoas, umas 10 pelo que li nos textos de formação de ONGs, se comprometam em se reunirem regularmente para a formação da Associação e, depois, estejam presentes nas assembléias anuais. Fora isso, tem o vai e vem burocrático, que deve ser levado por esse mesmo grupo.

Por isso perguntei se há alguma região com esse número mínimo de pessoas dispostas a doar seu tempo para formar o núcleo da ONG. Já é difícil para muitos ir de uma cidade para outra para participar de encontros, imagina ter de estar constantemente presente no processo inicial da formação e registro da ONG!

Claro, não é problema do cara ser de outro Estado, mas desde que ele possa paricipar dessas assembléias, não? Tá certo, ele não precisa ser sócio-fundador para ser presidente ou direto, mas terá de ser sócio efetivo, o que implica em compromisso de aparecer nas assembléias de vem em quando e, uma vez eleito presidente ou diretor, terá de ir lá presidir ou prestar contas do que está fazendo.

Tirando algum residente rico e com muito tempo, não creio que isso seja prático se a pessoa morar longe da sede.

As coisas podem funcionar, mesmo à distância. Claro que tudo dentro dos devidos limites impostos pelo tamanho de cada associação. Uma boa solução é ter diretorias regionais, reconhecidas pelo estatuto.

Concordo, só proponho que agora, nesse início, pensemos mais modestamente. Quando e se a ONG crescer o suficiente para ter gente que venha dos cafundós de Judas para participar de suas assembléias, então tudo bem. Mas AGORA não se consegue gente nem para formar o núcleo dessa ONG. Também nada impede que essa gente seja de lugares diferentes, claro, mas todos sabemos que isso envolverá compromisso e participação, o que, para muitos, é luxo que não dispõem. Tirando isso, tem o transporte. Se tem gente de Sampa que pode ir ao Rio com frequência para paricipar da fundação, registro e reuniões e assembléias, ou vice-versa, ótimo. Mas se mal podem ir à um encontro regional do fórum, não me parece que poderá fazer muito mais.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #296 Online: 24 de Abril de 2006, 04:41:14 »
Eu sou da opinião radical que gosta de ter um nome explícito.

Se é um grupo de ateus, nada mais natural que ter 'ateus' no nome. Se é um grupo de céticos e que luta pelo ceticismo, nada mais natural ter 'cético(a)' no nome.
Sei que a maioria vê o cético como um teimoso de mente fechada, mas a ONG existirá justamente para mostrar o que é ceticismo.

[]'s

O problema de nomes explícitos não surge quando se está trabalhando com gente de posições explícitas. Está quando a ONG for tratar com gente não explícita ou até mesmo oposta. Nesses caso, neutralidade no nome é fundamental para se conseguir as coisas. E creio que o propósito todo de uma ONG é tratar com outras situações onde haverá um bocado de oposição.

Imagina, propor nas escolas uma aula grátis facultativa sobre ceticismo ou ateísmo. Aí botamos no quadro de avisos que a Associação Cética/Atéia vai dar a aula/palestra. Vai aparecer gente, com certeza, mas creio que aparecerá muito mais se o apesentador não representar uma organização cujo nome seja, para muitos, sinônimo de satanismo, coisa do cão, depravação, etc. Agora se, digamos, a Associação Carl Sagan for fazer isso, pode até ser que religiosos mais curiosos ou desprevenidos apareçam e tenhamos uma palestra/debate mais interessante e produtivo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #297 Online: 24 de Abril de 2006, 09:56:44 »
Como ja disse, o inicio pode ser pequeno e a fundacao ser feita por um numero reduzido de pessoas da mesma localidade, para facilitar o processo de registro. Em uma reuniao isso se resolve. E convenhamos, nao eh dificil nos reunirmos um dia para fazer um churrasco e aprovar a ata de fundacao e o estatuto.

Depois disso os demais interessados, de outros lugares, podem associar-se, sem problemas.

Marcamos uma reuniao anual (que pode ser um evento pequeno a principio, como o ultimo churrasco do dia de Darwin, ou maior, dependendo da verba) onde nao ha necessidade de 100% de presenca. Nesta reuniao temos a assembleia onde se delibera assuntos gerais. Quem nao puder ir, paciencia, se nao houver nada em contrario no estatuto, pode-se fazer a reuniao com pouquissimos participantes.

A Sociedade Brasileira de Genetica (ate pouco tempo nao havia diferenca legal entre sociedade e associacao, por isso o nome segue como sociedade) comecou pequena, com professores principalmente de Sao Paulo, Campinas, Ribeirao Preto, Piracicaba, mas tambem com outros professores de outros lugares. Nao tenho certeza, pois foi ha mais de 50 anos, mas a sede sempre foi em Ribeirao. Hoje eh uma associacao imensa que promove um encontro anual bem grande e caro, mas isso sao detalhes. Durante este evento que dura uns 3 dias, existe uma assembleia onde todos os associados sao convidados, embora na realidade poucos aparecem. Dos poucos que vao ao congresso, poucos ainda participam da assembleia (eh chato e eles costumam nao ouvir muito os novatos). Imagine soh se uma associacao enorme como esta resolvesse que todos os membros devem estar presentes nas assembleias anuais. Impossivel. Imagine entao a SBPC! Sou socio dela ha anos e nunca fui em uma assembleia.

Eu acho que, talvez, se a diretoria toda for de um so lugar ja resolvemos 90% do problema inicial. Este local certamente sera a sede, e os diretores posteriores deverao levar isso em consideracao. As assembleias anuais, no entanto, nao necessariamente precisam ser no local da sede (o congresso brasileiro de genetica deste ano eh em Foz do Iguassu).

P.S.: problemas no teclado do trabalho...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #298 Online: 24 de Abril de 2006, 16:35:51 »
Gente, vou dar uma de chato... assim como ter "ateus" no nome, ter "céticos" não é algo faccional também?

Outra coisa, tem algum grupo disposto a se reunir com certa regularidade para formar essa ONG? sei que só na Net não vale, tem de haver um grupo físico se reunindo fisicamente.

Por fim, isso vai começar pequeno, não é? um passo de cada vez. Que região/cidade/município tem um certo número de pessoas que podem dar uma parcela do seu tempo para se reunirem e fazer a ONG?

Sempre vai ter essa questão do faccional, o importante é agrupar o máximo de pessoas que seja possível dentro de um mesmo tema, assim proporcionando o debate, fazendo com que as pessoas sejam incitadas a pensar nesses assuntos, eu acho que levar as pessoas a pensar nos assuntos é o principal motivo em se ter uma organização, acho que ceticismo é comum a todos nós e é possível estender até para quem não é ateu ou agnóstico, inclusive incluir os crentes como céticos, de uma maneira relativa (e que pode até parecer estranha) mas é fato que muitos crentes são radicalmente céticos quanto aos dogmas das crenças que não seja a sua própria.

Eu não apenas topo fazer as reuniões como estou ansioso para participar delas! Alguém tem um salão de prédio disponível? Ou preferem reunião num restaurante?

Quanto ao nome podemos decidir depois, realmente prefiro nomes neutros ou pouco faccionais como por exemplo esse nome "ABC" ou "ACB", mas minha preferência "top" é um nome pelo nome, com alguma personalidade, algum acidente geográfico, objeto, etc. como aquele nome sugerido anteriormente Associação Carl Sagan, Associação do Planeta Água, Associação Terra, ONG Sopa Primordial, etc. ;)
« Última modificação: 24 de Abril de 2006, 16:50:40 por mUKA »
mUKA

Rhyan

• Visitante
« Resposta #299 Online: 24 de Abril de 2006, 22:46:33 »
O problema de nomes explícitos não surge quando se está trabalhando com gente de posições explícitas. Está quando a ONG for tratar com gente não explícita ou até mesmo oposta. Nesses caso, neutralidade no nome é fundamental para se conseguir as coisas. E creio que o propósito todo de uma ONG é tratar com outras situações onde haverá um bocado de oposição.

Imagina, propor nas escolas uma aula grátis facultativa sobre ceticismo ou ateísmo. Aí botamos no quadro de avisos que a Associação Cética/Atéia vai dar a aula/palestra. Vai aparecer gente, com certeza, mas creio que aparecerá muito mais se o apesentador não representar uma organização cujo nome seja, para muitos, sinônimo de satanismo, coisa do cão, depravação, etc. Agora se, digamos, a Associação Carl Sagan for fazer isso, pode até ser que religiosos mais curiosos ou desprevenidos apareçam e tenhamos uma palestra/debate mais interessante e produtivo.

Compreendo, mas discordo.

Não acretido que a ONG terá mais membros apenas por causa do nome light.

[]'s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!