Que bom ver que tem gente se mexendo. Agora deixa eu jogar água na fervura...
Que tal se esse encontro NÃO se transformasse na primeira reunião? que fosse apenas algo informal, um primeiro contato, uma troca de idéias e tal? Então marcaria-se para OUTRA data uma reunião à sério. Isso daria para ver quem está interessado em levar adiante e quem só vai aparecer para as assembléias anuais. Ou seja, multiplicando-se as reuniões, dá prá ver qual o núcleo fundador da ONG.
Então, curtam o churrasco e deixem as decisões para reuniões póstumas. Brinquem com nomes, objetivos, sedes, estatutos, etc, mas deixem para resolver isso tudo depois, nas reuniões de fundação. Eu pelo menos acho mais prudente que assim seja para ver quem está no barco de verdade ou quem quer mas não tem como estar no barco. E esse barco precisa de muita atenção enquanto estiver a sair do cais. Precisa de uma tripulação.
Então, gente, insisto que achem um NÚCLEO fundador primeiro. Essa é, ao meu ver, a primeira e mais importante meta. Se conseguirem tirar esse núcleo do churrasco e, depois, testa-lo através de repetidas reuniões envolvendo esse núcleo, sem pressa, acho que já vai ser bom demais.
Então só aí começar a falar de nomes e objetivos pra valer.
E quem não puder ser parte desse núcleo mas quiser participar das decisões, é só entrar como sócio efetivo e colaborador quando a ONG estiver formada. Creio que após a formação da ONG, não faz mal se essa gente de fora seja eleita diretor ou secretário de algo, desde que se comprometam a participar das assembléias exigidas por lei.