Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20987 vezes)

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #200 Online: 18 de Abril de 2006, 16:44:04 »
O Dantas já respondeu por mim, Alê. Fiquei imaginando que seria esquisito sair por aí pedindo donativos para gente de fora por na conta do Loredo. Eu mesmo, se recebesse um e-mail assim, deletava na hora.

Mas sendo uma conta de pessoa jurídica, com CNPJ, a história é outra. Se de uma associação com CNPJ, a história é outra.

Mas gostei do que o Dantas falou. Todos sonhamos em ter uma ONG à nível nacional, mas talvez fosse bom ter uma mais simples que pudesse ir crescendo.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #201 Online: 18 de Abril de 2006, 21:12:17 »
Acabei de conversar com o Nelson Magrine, por telefone, agora a pouco. Decidimos algumas coisas. Decisões essas que também estou comunicado aos outros diretores para que eles dêem seu ok, o que acredito que irá acontecer.

A ONG Ateus do Brasil será registrada em cartório imediatamente. Entretanto faremos modificações no estatuto na parte referente as eleições e aos direitos dos associados, tudo isto com o intuito de tornar a ONG mais simples e mais administrável com os poucos recursos que possuimos.
Irei pedir ao nosso advogado e diretor jurídico, Alexandro Faga, que faça essas modificações, assine o estatuto e o envie para o meu endereço, para que eu também assine e cuide do registro.

O Nelson Magrine abdicará do cargo de presidente. Eu passarei a ser o presidente da AB e o Nelson será o vice. A AB será registrada então tendo eu como responsável.

Também decidimos outras coisas, mas prefiro antes conversar sobre elas com os outros diretores da AB e assim que tivermos decidido tudo, comunicaremos as decisões neste fórum.
Claudio Loredo

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #202 Online: 18 de Abril de 2006, 21:32:58 »
O Dantas já respondeu por mim, Alê. Fiquei imaginando que seria esquisito sair por aí pedindo donativos para gente de fora por na conta do Loredo. Eu mesmo, se recebesse um e-mail assim, deletava na hora.

Mas sendo uma conta de pessoa jurídica, com CNPJ, a história é outra. Se de uma associação com CNPJ, a história é outra.

Mas gostei do que o Dantas falou. Todos sonhamos em ter uma ONG à nível nacional, mas talvez fosse bom ter uma mais simples que pudesse ir crescendo.
Nâo falei de fazer a ONG funcionar sem ter CNPJ ou uma conta em seu nome. Mas é que a ONG ainda não é ONG e não tem essas coisas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 19 de Abril de 2006, 00:11:53 »
Acabei de conversar com o Nelson Magrine, por telefone, agora a pouco. Decidimos algumas coisas. Decisões essas que também estou comunicado aos outros diretores para que eles dêem seu ok, o que acredito que irá acontecer.

A ONG Ateus do Brasil será registrada em cartório imediatamente. Entretanto faremos modificações no estatuto na parte referente as eleições e aos direitos dos associados, tudo isto com o intuito de tornar a ONG mais simples e mais administrável com os poucos recursos que possuimos.
Irei pedir ao nosso advogado e diretor jurídico, Alexandro Faga, que faça essas modificações, assine o estatuto e o envie para o meu endereço, para que eu também assine e cuide do registro.

O Nelson Magrine abdicará do cargo de presidente. Eu passarei a ser o presidente da AB e o Nelson será o vice. A AB será registrada então tendo eu como responsável.

Também decidimos outras coisas, mas prefiro antes conversar sobre elas com os outros diretores da AB e assim que tivermos decidido tudo, comunicaremos as decisões neste fórum.
Talvez minha pergunta seja bastante ingênua, já que não acompanho de perto as discussões sobre ONG...

Mas por que em vez de registrar a AB, que pelo que me parece quase ninguem aqui apoia, vocês não criam a "Associação Carl Sagan", registrando-a, agradando a gregos e troianos?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #204 Online: 19 de Abril de 2006, 00:42:27 »

Talvez minha pergunta seja bastante ingênua, já que não acompanho de perto as discussões sobre ONG...

Mas por que em vez de registrar a AB, que pelo que me parece quase ninguem aqui apoia, vocês não criam a "Associação Carl Sagan", registrando-a, agradando a gregos e troianos?
Já esperamos tanto pelo registro da Ateus do Brasil… porquê não esperar mais um pouco?

De repente, com o apoio de todo mundo por aqui, conseguimos fazer logo uma ONG só nossa e que vá para frente.

Atheist

• Visitante
« Resposta #205 Online: 19 de Abril de 2006, 01:23:25 »
Pois é. Talvez seja melhor pensar pequeno no início e ir agregando simpatizantes, que pagariam a anuidade e tornar-se-iam associados. Como acontece com qualquer associação.

Acho que não adianta pensar grande de cara. Se um dos objetivos for um site na internet com informações e divulgação científica, é fácil considerar como objetivo cumprido. O resto certamente pode ser implementado posteriormente, conforme o crescimento da associação possibilitar.

Sobre especificamente a associação Carl Sagan, acho que ela não precisa de siglas, pelo contrário, melhor deixar bem evidente (é preciso ver se há alguma implicação no uso do nome). O domínio na internet pode ser www.acsnet.org.br. A SBPC precisou fazer isso e ninguém perde a sociedade brasileira para o progresso da ciência por causa disso...

Atheist

• Visitante
« Resposta #206 Online: 19 de Abril de 2006, 01:24:10 »
O próprio www.carlsagan.org.br não existe...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 19 de Abril de 2006, 09:25:54 »
É como eu vivo dizendo, essas ONGs de vocÊs nunca dão certo porque vocês nunca oram pedindo a orientação de Deus antes de começar...

:histeria:

Deixa de ser chata, e ajude-nos com a ONG cética!
Afinal, vc é mais uma cética, né?

[]'s
É, mas eu já coopero com a igreja, dou o dízimo, etc , etc...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #208 Online: 19 de Abril de 2006, 13:10:07 »
Pois é. Talvez seja melhor pensar pequeno no início e ir agregando simpatizantes, que pagariam a anuidade e tornar-se-iam associados. Como acontece com qualquer associação.
Tem que ser algo parecido. Já temos massa crítica suficiente para fundar uma ONG.
Acho que não adianta pensar grande de cara. Se um dos objetivos for um site na internet com informações e divulgação científica, é fácil considerar como objetivo cumprido. O resto certamente pode ser implementado posteriormente, conforme o crescimento da associação possibilitar.
Adianta pensar grande sim, mas se planejarmos com etapas.
Sobre especificamente a associação Carl Sagan, acho que ela não precisa de siglas, pelo contrário, melhor deixar bem evidente (é preciso ver se há alguma implicação no uso do nome). O domínio na internet pode ser www.acsnet.org.br. A SBPC precisou fazer isso e ninguém perde a sociedade brasileira para o progresso da ciência por causa disso...
Eu já acho que seria complicado colocar o nome de alguém. No mínomo, por educação, teríamos que pedir à família.

Acho que podemos pensar em um cronograma para fazer as coisas funcionarem. Com metas e prazos tudo sai melhor.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #209 Online: 19 de Abril de 2006, 13:20:15 »
Achei legal o domínio: www.acsnet.org.br, www.carlsagan.org.br também é legal, desde que antes entre em contato via e-mail ou correio com a família (Ann Druyan), que imagino que se oporá, desde que os objetivos fiquem claros!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #210 Online: 19 de Abril de 2006, 15:44:09 »
Pelo sim pelo não, acho que convém escolher uma sigla neutra a princípio.  Depois, se e quando a família concordar, podemos homenagear o Sagan. 

CS poderia ser "ceticismo social" ou algo similar.

Alguém tem um "how-to" para fundar pessoas jurídicas sem fins lucrativos à mão? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #211 Online: 19 de Abril de 2006, 16:47:35 »
Pelo sim pelo não, acho que convém escolher uma sigla neutra a princípio.  Depois, se e quando a família concordar, podemos homenagear o Sagan. 

Alguém tem um "how-to" para fundar pessoas jurídicas sem fins lucrativos à mão? :)
CS pode ser Counter Strike também. :P

Sinceramente? Acho que para evitar problemas, devemos escolher uma sigla que não tenha nome nenhum. :?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #212 Online: 19 de Abril de 2006, 17:21:38 »
Pelo sim pelo não, acho que convém escolher uma sigla neutra a princípio. Depois, se e quando a família concordar, podemos homenagear o Sagan.

CS pode ser Counter Strike também. :P

Clube Sético também. A ONG cética pro pessoal de baixa escolaridade. hehehehe

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #213 Online: 19 de Abril de 2006, 17:42:52 »
Pelo sim pelo não, acho que convém escolher uma sigla neutra a princípio. Depois, se e quando a família concordar, podemos homenagear o Sagan.

http://www.abong.org.br/novosite/faq_pag.asp?faq=660

:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #214 Online: 19 de Abril de 2006, 18:23:17 »
Tem que ser algo parecido. Já temos massa crítica suficiente para fundar uma ONG.
Adianta pensar grande sim, mas se planejarmos com etapas.
Eu já acho que seria complicado colocar o nome de alguém. No mínomo, por educação, teríamos que pedir à família.

Acho que podemos pensar em um cronograma para fazer as coisas funcionarem. Com metas e prazos tudo sai melhor.

:ok: :ok: :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #215 Online: 19 de Abril de 2006, 22:30:57 »
Importante!

Vamos mesmo montar a ONG? Eu sugiro que juntemos o efetivo da Ateus do Brasil com todos os novos interessados para fazermos essa nova ONG. Pouco importa se vamos usar ou não "ateus" no nome, ou se vamos abordar efetivamente sobre o ateísmo no Brasil. Acho que a gente precisa de uma organização forte e que vise objetivos bem claros, mesmo que à longo prazo. Estou discutindo sobre isso com a Diretoria lá na Ateus do Brasil. Na minha sugestão inclue-se a mudança de objetivos para incluir ou até substituir os da Ateus do Brasil e o aproveitamento de materiais do site. Podemos todos nós começar tudo do zero até!

Quero saber se vocês concordam. Há alguma objeção ou algum problema pessoal? Alguma exigência?

O meu objetivo atual é que haja uma ONG, cética ou ateísta, e que ela funcione. Nâo me importa se vou estar nela ou não, se vai ter um presidente vitalício ou não, se vai vender mandioca na praia ou não. Mas quero que haja uma organização que ajude a diminuir um pouco essa "crendice" nacional, que espalhe as teorias científicas, ou qualquer coisa semelhante.

Vamos fazer ou não vamos?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #216 Online: 19 de Abril de 2006, 22:41:49 »
Importante!
Quero saber se vocês concordam. Há alguma objeção ou algum problema pessoal? Alguma exigência?
Sinceramente, prefiro que o Ateus do Brasil continue e que seja criada uma ONG cética. Muitos membros estarão em ambas e as ações em muitos casos serão conjuntas, mas são objetivos diferentes.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #217 Online: 19 de Abril de 2006, 22:43:24 »
Importante!
Sinceramente, prefiro que o Ateus do Brasil continue e que seja criada uma ONG cética. Muitos membros estarão em ambas e as ações em muitos casos serão conjuntas, mas são objetivos diferentes.
Tem certeza? Nâo ficaria uma coisa um tanto… redundante?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #218 Online: 19 de Abril de 2006, 23:04:15 »
Não, uma ONG cética é um projeto com fins bem diferentes da Ateus do Brasil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #219 Online: 20 de Abril de 2006, 00:07:10 »
Além do que, Alê, estamos começando a pensar em fazer algum tipo de ONGs municipais mesmo.  Com literalmente meia dúzia de pessoas até.  Se a idéia vingar como eu pessoalmente espero, poderemos em um futuro próximo ter uma ou mais ONGs céticas em várias cidades, e elas podem embarcar (ou não) em iniciativas conjuntas com a Ateus do Brasil dependendo do caso específico.

Percebo que você quer enfatizar a união de esforços.  Acho bonito, mas na minha opinião é um pouco de inversão de rumo.  Primeiro é preciso firmar iniciativas, para só então uni-las.  Você sabe bem como é difícil conseguir consensos...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #220 Online: 20 de Abril de 2006, 00:11:01 »
Tenho que concordar ONG tem ficar mais ceticismo.
Porque tem gente não são ateus. Também como agnóstico, teísta, deísta, vai por aí...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #221 Online: 20 de Abril de 2006, 00:15:20 »
Pois é.  Eu votei a favor de "Ateus do Brasil" na época, mas depois vi tanta preocupação em definir que direitos os ateus teriam e os teístas não teriam... realmente não acho que vale a pena pensar nisso.  Uma ONG deve atuar em situações concretas, e não tomar para si a definição de fronteiras artificiais.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #222 Online: 20 de Abril de 2006, 01:41:59 »
A ONG cética poderia começar sim, como o Hendrik falou, como uma simples associação civil sem fins lucrativos.

Poderia ser a Associação Carl Sagan pela Ciência, Cultura e Livre Pensamento. Um nome como esse não assusta ninguém e contempla o que é necessário para divulgar o ceticismo, combater pseudociência e tudo mais.

ONG = associação civil sem fins lucrativos

ONG é nome popular e nem consta no código

Um nome de ONG com Carl Sagan ou o nome de alguma outra grande figura seria muito legal mesmo! Essa sugestão "Associação Carl Sagan de Ciência, Cultura e Livre Pensamento" é um nome muito bom! Gostei da sugestão!

Ideal seria criar um site, fórum e lista de discussão em prol da criação da ONG, onde se discutiria e decidiria tudo.

Fazer reuniões mensais (numa pizzaria, restaurante ou pode ser num salão do prédio de alguém que não gasta grana, etc) pra ir juntando gente interessada em ajudar (principalmente em ajudar com grana), essas reuniões vão criando uma cumplicidade,  e assim vai definindo todos os detalhes, o pessoal vai se conhecendo pessoalmente.

A diretoria da ONG deve ser simples, não precisa ter um monte de gente que dificulta o processo de registro, etc. Presidente, Vice, Secretário e Tesoureiro e vices tá bom! Isso facilita fundar a ONG logo e botar  pra rodar!

Depois pode criar um regimento interno criando uma diretoria (ou algum outro corpo responsável) específico para os diversos assuntos que vão surgindo e seja interessante ter uma pessoa responsável.

Conta bancária basta abrir uma conta poupança em conjunto, com 2 membros desse grupo que tem interesse em se criar a ONG.
Ir juntando a grana do pessoal e quando tiver o montante necessário e toda papelada ok basta o presidente eleito ir lá no CDT que fica na rua 15 de novembro e registrar.

Estatuto, é bom se embasar bem no estatuto do cartório pra não passar pelo problema de ter q ficar corrigindo várias vezes pois eles são chatos lá no CDT, aí vai o link pra quem quiser abrir sua ONG:

http://www.cedete.com.br/textos/E_Associacao.doc  (modelo de estatuto de associações)

http://www.cedete.com.br/juridica.htm (página que tem os modelos de todos os documentos necessários)

http://www.cedete.com.br/valores.htm# (custo pra se registrar)

É preciso assinatura de um advogado, se precisar tenho um que cobra R$200,00 pra revisar, imprimir e assinar a papelada.

Após ter o registro em mãos tira CNPJ, abre conta bancária, registra domínio de internet e logo no INPI no nome da Associação.

Bom, esse é o passo a passo resumido.

Eu estou disposto a doar grana, meu tempo, meu conhecimento, meus serviços. Sou Biólogo mas eu trabalho com informática faz praticamente 20 anos.

Só que eu NÃO apóio o registro da Ateus do Brasil do jeito que está, se fizerem certas mudanças quem sabe... claro que se realmente acontecer e registrarem participarei e farei o possível para que progrida mas tenho um certo preconceito quanto ao possível sucesso da mesma. Prefiro começar do zero a partir deste novo ímpeto, desse pessoal que está se mobilizando e que me parece estar com bastante vontade de fazer acontecer!
« Última modificação: 20 de Abril de 2006, 01:55:40 por mUKA »
mUKA

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #223 Online: 20 de Abril de 2006, 08:23:41 »
Eu tenho que passar o estatuto da Ancop para o Dantas, mas ue to chegando todo dia em casa de madrugada. Mas amanhã é feriado e devo passar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #224 Online: 20 de Abril de 2006, 10:00:26 »
Importante!

É também não vejo problema em existirem 2 ONGs!! E acho que tendo um estatuto, um advogado e $$ em mãos, melhor tomar logo uma atitude e legalizar a ONG. O resto pode ser definido depois!!

"Associação Carl Sagan de Ciência, Cultura e Livre Pensamento". Gosto bastante desse nome, remete a livros, ciência, ceticismo e nas entrelinhas combate às pseudociências!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!