A ONG cética poderia começar sim, como o Hendrik falou, como uma simples associação civil sem fins lucrativos.
Poderia ser a Associação Carl Sagan pela Ciência, Cultura e Livre Pensamento. Um nome como esse não assusta ninguém e contempla o que é necessário para divulgar o ceticismo, combater pseudociência e tudo mais.
ONG = associação civil sem fins lucrativos
ONG é nome popular e nem consta no código
Um nome de ONG com Carl Sagan ou o nome de alguma outra grande figura seria muito legal mesmo! Essa sugestão "Associação Carl Sagan de Ciência, Cultura e Livre Pensamento" é um nome muito bom! Gostei da sugestão!
Ideal seria criar um site, fórum e lista de discussão em prol da criação da ONG, onde se discutiria e decidiria tudo.
Fazer reuniões mensais (numa pizzaria, restaurante ou pode ser num salão do prédio de alguém que não gasta grana, etc) pra ir juntando gente interessada em ajudar (principalmente em ajudar com grana), essas reuniões vão criando uma cumplicidade, e assim vai definindo todos os detalhes, o pessoal vai se conhecendo pessoalmente.
A diretoria da ONG deve ser simples, não precisa ter um monte de gente que dificulta o processo de registro, etc. Presidente, Vice, Secretário e Tesoureiro e vices tá bom! Isso facilita fundar a ONG logo e botar pra rodar!
Depois pode criar um regimento interno criando uma diretoria (ou algum outro corpo responsável) específico para os diversos assuntos que vão surgindo e seja interessante ter uma pessoa responsável.
Conta bancária basta abrir uma conta poupança em conjunto, com 2 membros desse grupo que tem interesse em se criar a ONG.
Ir juntando a grana do pessoal e quando tiver o montante necessário e toda papelada ok basta o presidente eleito ir lá no CDT que fica na rua 15 de novembro e registrar.
Estatuto, é bom se embasar bem no estatuto do cartório pra não passar pelo problema de ter q ficar corrigindo várias vezes pois eles são chatos lá no CDT, aí vai o link pra quem quiser abrir sua ONG:
http://www.cedete.com.br/textos/E_Associacao.doc (modelo de estatuto de associações)
http://www.cedete.com.br/juridica.htm (página que tem os modelos de todos os documentos necessários)
http://www.cedete.com.br/valores.htm# (custo pra se registrar)
É preciso assinatura de um advogado, se precisar tenho um que cobra R$200,00 pra revisar, imprimir e assinar a papelada.
Após ter o registro em mãos tira CNPJ, abre conta bancária, registra domínio de internet e logo no INPI no nome da Associação.
Bom, esse é o passo a passo resumido.
Eu estou disposto a doar grana, meu tempo, meu conhecimento, meus serviços. Sou Biólogo mas eu trabalho com informática faz praticamente 20 anos.
Só que eu NÃO apóio o registro da Ateus do Brasil do jeito que está, se fizerem certas mudanças quem sabe... claro que se realmente acontecer e registrarem participarei e farei o possível para que progrida mas tenho um certo preconceito quanto ao possível sucesso da mesma. Prefiro começar do zero a partir deste novo ímpeto, desse pessoal que está se mobilizando e que me parece estar com bastante vontade de fazer acontecer!