Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20988 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #225 Online: 20 de Abril de 2006, 10:51:34 »
"Associação Carl Sagan de Ciência, Cultura e Livre Pensamento"?!! Vocês não estão falando sério, né? Esse nome está horroroso! "Associação Carl Sagan" é aceitável, mas qualquer coisa além disso já vai ser um "penduricalho brega".
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #226 Online: 20 de Abril de 2006, 11:08:07 »
Eu já discordo de ONGs municipais. E prefiro um nome bem simples e direto, sem "Carl Sagan":

Associação ( ou Sociedade, Organização, etc ) Cética do Brasil ( ou Brasileira, Nacional, etc )
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #227 Online: 20 de Abril de 2006, 12:07:49 »
Associação dos Livre-Pensadores Brasil...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #228 Online: 20 de Abril de 2006, 12:13:05 »
Acho que uma associação com Sagan no nome seria mais interessante. Com a STR percebi que nome é importante. Pode ser a diferença em chamar ou não a atenção!!

E Alê. O nome grande seria mais pra parecer algo sério, e com objetivos claro, no estilo CNPq, CAPES... E seria um nome pra registrar como ONG, não pra ficar pronunciando o tempo todo!

Mas veremos o que pensa a maioria!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #229 Online: 20 de Abril de 2006, 13:39:58 »
Eu já discordo de ONGs municipais. E prefiro um nome bem simples e direto, sem "Carl Sagan":

Associação ( ou Sociedade, Organização, etc ) Cética do Brasil ( ou Brasileira, Nacional, etc )
Prefiro assim também. ONG geral e com um nome nessee esquema OU com um nome, mas NÃO AMBOS OS DOIS AO MESMO TEMPO.
Livre-Pensador? De jeito nenhum. Mesmo que o foco seja aliciar os livre-pensadores, isso abriria brechas para pessoas que se sintam livre-pensadoras mas são só "esotéricas místicas ou algo parecido".
Acho que uma associação com Sagan no nome seria mais interessante. Com a STR percebi que nome é importante. Pode ser a diferença em chamar ou não a atenção!!

E Alê. O nome grande seria mais pra parecer algo sério, e com objetivos claro, no estilo CNPq, CAPES... E seria um nome pra registrar como ONG, não pra ficar pronunciando o tempo todo!

Veja que eu não discordo que a associação tenha o nome de Carl Sagan. O que eu discordo é colocar detalhes demais no nome da organização.

Se ela se chama Carl Sagan, dela se espera tudo o que se esperaria da pessoa do Carl Sagan. Ele não era místico, nazista, homossexual ou qualquer coisa assim. Ele era cético, ateu, cientista, etc. Nâo precisa colocar que a ONG é cética se já tem o nome dele.

Agora, se não colocarmos o nome dele, aí sim podemos colocar as descrições da ONG, para indicar que ela é cética, ateísta, científica, educacional e o escambau.

Na minha opinião, não colocaríamos o nome dele por uma questão de problemas jurídicos que podem vir a acontecer no caso da família não permitir o uso. A menos que obtenhamos uma permissão da família, devemos descartar a idéia.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #230 Online: 20 de Abril de 2006, 13:43:24 »
Associação Carl Sagan me parece ótimo. Porém temo que, como estrangeiro, não possa ter parte ativa na fundação, o que não me impede de me associar, acho, e com certza não me impede de fazer doações.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #231 Online: 20 de Abril de 2006, 13:50:23 »
Associação Carl Sagan me parece ótimo. Porém temo que, como estrangeiro, não possa ter parte ativa na fundação, o que não me impede de me associar, acho, e com certza não me impede de fazer doações.
A ajuda na associação não precisaria ser necessariamente presencial ou financeira. Todos esperamos sua ajuda intelectual, que é reconhecidamente de ótima qualidade.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #232 Online: 20 de Abril de 2006, 14:01:14 »
Que tal definirmos metas e prazos ?

Eu diria que teríamos alguns passos importantes, provavelmente nessa sequência:

1. Definir caráter da entidade: cética + divulgação científica (?) + ateista (?) + combate às pseudociências (?)
2. Definir membros interessados
3. Definir nome: se for com homenagem a alguém, teríamos que pedir autorização
4. Definir estatuto
5. Eleger diretorias e registrar

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #233 Online: 20 de Abril de 2006, 14:08:02 »
Nem só da palavra vive uma associação, diria certa pessoa...

Não, peraí... era ao contrário.

Falando sério. Precencial é algo que certamente não terá, pelo menos não num futuro próximo. Financeira irá depender dos humores do meu trabalho. Como operário sanzonal, tem dia que eles me chamam para trabalhar, tem dia que não. Sem uma fonte de renda segura, não posso prometer nada, mas creio poder enviar alguma anuidade, como já disse.

Se o futuro da associação depender da minha ajuda intelectual de ótima qualidade, então seu futuro é negro...

(Por favor, reparem no pálido ponto azul)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 20 de Abril de 2006, 14:16:41 »
:histeria: :histeria: :histeria:

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #235 Online: 20 de Abril de 2006, 14:21:49 »
1. Definir caráter da entidade: cética + divulgação científica (?) + ateista (?) + combate às pseudociências (?)

Tal como na idéia original: Ciência e Livre-Pensamento, que abarca praticamente tudo, de ateísmo à "céticos em Cristo". Deixaria Cultura de lado.

2. Definir membros interessados

Não creio que haja uma lei que me impeça de ser membro, por isso, conte comigo. Apenas não conte comigo se tiver de entrar em algo legal. Como estrageiro, isso me está vedado, acho. Mas espero que, quando e se for ao Brasil possa regularizar minha situação e voltar a ser brasileiro aos olhos do Estado.

3. Definir nome: se for com homenagem a alguém, teríamos que pedir autorização

É possível. Talvez escrever para a Fundação Carl Sagan e perguntar como eles fizeram isso:
The Carl Sagan Foundation
P.O. Box 4864
Ithaca, NY 14852-4864

4. Definir estatuto
Poderia-se pescar algo dos estatutos já existentes?

5. Eleger diretorias e registrar

Nesse ponto, creio que seria um grupo pequeno de amigos com a possibilidade de se reunirem de tempos em tempos. Então, de novo, algo povinçal, pequeno, simples. Se der certo e crescer, ótimo. Se, numa determinada região, digamos Sampa ou Rio, houverem grupos próximos interessados, é se reunirem.

Aí depois podem abrir uma conta conjunta, como disse o mUKA e lançar campanha massiva para doações.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #236 Online: 20 de Abril de 2006, 14:23:16 »
Credo... "precencial" doeu até nas pâncreas...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #237 Online: 20 de Abril de 2006, 14:47:57 »
"Associação Carl Sagan de Ciência, Cultura e Livre Pensamento"?!! Vocês não estão falando sério, né? Esse nome está horroroso! "Associação Carl Sagan" é aceitável, mas qualquer coisa além disso já vai ser um "penduricalho brega".

Horroroso não mas acho que ficou muito longo e pensando melhor, é melhor não usar "livre pensamento".

Simples e direto é melhor sem dúvida para todas as questões práticas.

Livre-Pensador? De jeito nenhum. Mesmo que o foco seja aliciar os livre-pensadores, isso abriria brechas para pessoas que se sintam livre-pensadoras mas são só "esotéricas místicas ou algo parecido".

Concordo! Mas concordo mais pela estética do nome e praticidade do que por questões de conflito com "livres-pensadores", mesmo não tendo isso no nome com certeza a ONG terá a visita de vários livres-pensadores!

Veja que eu não discordo que a associação tenha o nome de Carl Sagan. O que eu discordo é colocar detalhes demais no nome da organização.

Se ela se chama Carl Sagan, dela se espera tudo o que se esperaria da pessoa do Carl Sagan. Ele não era místico, nazista, homossexual ou qualquer coisa assim. Ele era cético, ateu, cientista, etc. Nâo precisa colocar que a ONG é cética se já tem o nome dele.

Agora, se não colocarmos o nome dele, aí sim podemos colocar as descrições da ONG, para indicar que ela é cética, ateísta, científica, educacional e o escambau.

Na minha opinião, não colocaríamos o nome dele por uma questão de problemas jurídicos que podem vir a acontecer no caso da família não permitir o uso. A menos que obtenhamos uma permissão da família, devemos descartar a idéia.

Não tem algum cientista brasileiro pra homenagear? (morto é claro). Acho que não haveria problema em usar o nome do Carl Sagan por questões de direitos, mas isso é coisa pra se perguntar pra algum advogado.
mUKA

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #238 Online: 20 de Abril de 2006, 15:02:36 »
Cientista brasileiro?! Quem sabe Zé Arigó, Francisco Xavier...ou algum físico ou químico desconhecido!!

O nome de Sagan não é por acaso, acho que muitos aqui se tornaram céticos por influência dele, sem falar que foi o maior divulgador científico até o momento!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 20 de Abril de 2006, 15:50:07 »

Tal como na idéia original: Ciência e Livre-Pensamento, que abarca praticamente tudo, de ateísmo à "céticos em Cristo". Deixaria Cultura de lado.

Eu queria que alguém montasse algo como um fluxograma para entender como seria a rotina de uma ONG

Eu tenho dificuldade em visualisar.... imagino.... a ONG está oficializada, com nome legal e tudo..... e entâo? Vamos "combater as pseudociências com boa ciência" .... mas quais são os passos?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #240 Online: 20 de Abril de 2006, 15:55:04 »
Citação de: PsychoCandy
O nome de Sagan não é por acaso, acho que muitos aqui se tornaram céticos por influência dele, sem falar que foi o maior divulgador científico até o momento!
Sagan não é só um grande divulgador da Ciência, mas também personifica todos os aspectos do que procuramos para a instituição.

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #241 Online: 20 de Abril de 2006, 15:59:44 »
Seguinte:

Não entendo muito do sistema burocrático/administrativo/entre outros de ONG's, nem tenho tanta inteligência quanto vocês, colaboradores da STR, para opinar em como vai andar a organização. Mas gostaria muito de sabr sobre colaborações finaceiras, camisetas, botons, bonés ... essas coisas que tinham antes ...

:ok:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #242 Online: 20 de Abril de 2006, 16:01:39 »
Citação de: Danniel
Eu tenho dificuldade em visualisar.... imagino.... a ONG está oficializada, com nome legal e tudo..... e entâo? Vamos "combater as pseudociências com boa ciência" .... mas quais são os passos?
Primeiro precisamos definir os objetivos, depois como conseguí-los. Cada objetivo pode ter diversas abordagens estratégicas possíveis e mais de uma pode ser adotada. No objetivo específico que você citou, estratégias podem incluir divulgação científica através de site, parcerias educacionais com escolas, livros, participações em programas de TV, etc.
Obviamente, quanto mais a entidade crescer, maiores serão as suas possibilidades. Há mais de um ano eu tive a oportunidade de influenciar a elaboração de um programa de alfabetização de adultos que já está sendo aplicado a nível nacional. Sozinho, não pude fazer nada, o programa foi feito e não tem um pingo de ensino de raciocínio crítico. Com uma ONG, poderíamos ter incluido algo a respeito.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #243 Online: 20 de Abril de 2006, 16:59:06 »

Eu queria que alguém montasse algo como um fluxograma para entender como seria a rotina de uma ONG

Danniel, uma ONG é uma associação, as pessoas se associam à mesma, colaboram com dinheiro ou não, uma ONG é uma pessoa jurídica, ela existe no papel e tem seus "direitos, deveres e responsabilidades", pode existir fisicamente como uma empresa existe, com sede onde ficam funcionários trabalhando para prover o dinheiro que sustenta os próprios funcionários ou pode existir quase que apenas virtualmente na forma de um site na internet. Não é preciso ter funcionários numa ONG, deve existir no mínimo a diretoria que cuida dos assuntos da ONG, não existe rotina de trabalho obrigatória, a diretoria e os associados decidem o que fazer e quando fazer, assim como numa pequena empresa não precisa ter necessariamente funcionários nem rotina de trabalho, o dono da empresa, ou donos, podem fazer todo trabalho e da maneira que bem entenderem.

Imagino que nessa ONG cética, a diretoria organizará um encontro periódico de associados, irá promover algum tipo de evento, palestras educativas dos mais diversos temas, irá chamar os associados para participarem de eventos de cunho científico, etc., irá pleitear aparições na mídia, tv, radio, jornais, revistas, sites, etc., irá buscar patrocínio de entidades que tenham interesses comuns com os da ONG, irá incentivar ou até mesmo patrocinar a publicação de livros e revistas de cunho científico, etc.

Fico imaginando diversas coisas que essa ONG poderia fazer, espero ter esclarecido sua dúvida, mas não vejo como rotina com fluxograma! ;)
« Última modificação: 20 de Abril de 2006, 17:00:43 por mUKA »
mUKA

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 20 de Abril de 2006, 17:39:03 »
Sinceramente, prefiro que o Ateus do Brasil continue e que seja criada uma ONG cética. Muitos membros estarão em ambas e as ações em muitos casos serão conjuntas, mas são objetivos diferentes.
É também não vejo problema em existirem 2 ONGs!! E acho que tendo um estatuto, um advogado e $$ em mãos, melhor tomar logo uma atitude e legalizar a ONG. O resto pode ser definido depois!!
Eu só acho que "vocês" nem conseguem fazer uma, imagine duas....

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #245 Online: 20 de Abril de 2006, 17:57:18 »
Circulo Cético do Brasil
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #246 Online: 20 de Abril de 2006, 18:49:34 »
Eu só acho que "vocês" nem conseguem fazer uma, imagine duas....

Eu não me comprometeria com 2 ONGs!  Mas acho que pros fins propostos seriam melhor 2, sim! É complicado uma única ONG para divulgação científica, ceticismo, ateísmo, laicismo...!

Li algumas coisas sobre, embora com muita burocracia não é impossível. Não é mais difícil que publicar um artigo científico, isso eu garanto!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 20 de Abril de 2006, 19:20:22 »
Também não vejo problemas em existir duas ONGs, fico chateado é com esse fuzuê todo, todo mundo discute, debate, reclama, grita, chora, reza, isso já tem uns 6 anos e nenhuma ONG apareceu.

Acho que valeria mais a pena unir forças e fazer uma ONG só logo de cara pra depois pensar em outra...

O problema é que todo mundo quer ser líder, quer dar opinião e ser ouvido, fazer a própria ONG e prosperar. Nunca vai ter consenso sobre nome/forma de fazer/objetivos, e quem não concorda com o nome ou a cor do logo, saí da ONG. Essa é a merda. "Os ateus" tem uma dificuldade imensa de se unir. É incrível como pessoas tão inteligentes sejam tão deficientes numa coisa tão trivial.... É uma guerra de egos que nunca vai dar em nada!

Em organização os evangélicos dão de 10 a 0 na gente.

E no fim, por causa dessa discussão bullshit toda, são raras as ações que realmente ajudam a divulgação científica e o ceticismo no brasil, como o Stéfano que lutou pera liberação do recrutamento de escoteiros ateus.

Ps. Não sei se ficou claro, mas não estava de falando de você Psychocandy.... Estava criticando todo mundo no meio ateísta que late, mas não morde. :)
« Última modificação: 20 de Abril de 2006, 19:24:21 por Oceanos »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #248 Online: 20 de Abril de 2006, 19:31:34 »
Não vejo tanta gente querendo criar milhares de ONGs, percebo muitos com objetivos em comum!
E discutir faz parte do processo...algo impossível na STR.

Se ver bem, não são 6 anos, a maioria das pessoas daqui exceto os editores, só ficaram na espera de um dia o Léo tomar alguma atitude, mas nunca participaram de nada!! E quanto ser líder ou não, não estou percebendo isso, é o que menos importa. O pessoal quer entrar em acordo, e conversando é a única forma!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #249 Online: 20 de Abril de 2006, 20:49:00 »
Citação de: Oceanos
O problema é que todo mundo quer ser líder, quer dar opinião e ser ouvido, fazer a própria ONG e prosperar. Nunca vai ter consenso sobre nome/forma de fazer/objetivos, e quem não concorda com o nome ou a cor do logo, saí da ONG. Essa é a merda. "Os ateus" tem uma dificuldade imensa de se unir. É incrível como pessoas tão inteligentes sejam tão deficientes numa coisa tão trivial.... É uma guerra de egos que nunca vai dar em nada!
Não vejo as coisas desse modo. é natural que ateus e céticos sejam mais difíceis de se chegar a um consenso, já que se fossem menos questionadores nem seriam céticos...
Há uma pluralidade de objetivos e não se questiona que alguns tenham interesse em uns e não em outros. É por esse motivo que a ONG deve ser abrangente e que seus membros montem comissões para cumprir atividades diferentes dentro da ONG. Mas Ceticismo e Ateísmo merecem ser trabalhados em ONGs diferentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!