1. Definir caráter da entidade: cética + divulgação científica (?) + ateista (?) + combate às pseudociências (?)
Tal como na idéia original: Ciência e Livre-Pensamento, que abarca praticamente tudo, de ateísmo à "céticos em Cristo". Deixaria Cultura de lado.
2. Definir membros interessados
Não creio que haja uma lei que me impeça de ser membro, por isso, conte comigo. Apenas não conte comigo se tiver de entrar em algo legal. Como estrageiro, isso me está vedado, acho. Mas espero que, quando e se for ao Brasil possa regularizar minha situação e voltar a ser brasileiro aos olhos do Estado.
3. Definir nome: se for com homenagem a alguém, teríamos que pedir autorização
É possível. Talvez escrever para a Fundação Carl Sagan e perguntar como eles fizeram isso:
The Carl Sagan Foundation
P.O. Box 4864
Ithaca, NY 14852-4864
4. Definir estatuto
Poderia-se pescar algo dos estatutos já existentes?
5. Eleger diretorias e registrar
Nesse ponto, creio que seria um grupo pequeno de amigos com a possibilidade de se reunirem de tempos em tempos. Então, de novo, algo povinçal, pequeno, simples. Se der certo e crescer, ótimo. Se, numa determinada região, digamos Sampa ou Rio, houverem grupos próximos interessados, é se reunirem.
Aí depois podem abrir uma conta conjunta, como disse o mUKA e lançar campanha massiva para doações.