Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20989 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #250 Online: 20 de Abril de 2006, 20:57:53 »
Nem só da palavra vive uma associação, diria certa pessoa...

Não, peraí... era ao contrário.

Falando sério. Precencial é algo que certamente não terá, pelo menos não num futuro próximo. Financeira irá depender dos humores do meu trabalho. Como operário sanzonal, tem dia que eles me chamam para trabalhar, tem dia que não. Sem uma fonte de renda segura, não posso prometer nada, mas creio poder enviar alguma anuidade, como já disse.

Se o futuro da associação depender da minha ajuda intelectual de ótima qualidade, então seu futuro é negro...

(Por favor, reparem no pálido ponto azul)

"Associação Pálido Ponto Azul" também me veio na cabeça.

Acho que criar algum nome sem envolver luta contra pseudociência, ou ceticismo no meio, ajuda para evitar pré-conceitos. Não há como fugir do estereótipo do cético - pessoas que não acreditam em nada, chatos, intransigentes...

Não custa entrar em contato com a Ann Druyan e saber a opinião dela. É possível que não permita, mas também é possível que sim.

O restante do nome: "pela ciência, cultura e livre pensamento" é mais como um subnome, não precisa aparecer sempre que falarmos da associação para os outros, por exemplo.

O importante é que nós saibamos que ser pela ciência, cultura e livre pensamento é ser contra pseudociência, contra a ignorância, contra a obtusão. Todos os objetivos almejados de divulgação científica, cultural e combate às pseudociências podem ser contemplados, e ao mesmo tempo evitamos choques do primeiro contato. Na TV, por exemplo, o Carlos ou outros podem dizer muito bem "associação Carl Sagan" (ou outro nome neutro) sem chocar ninguém.

Atheist

• Visitante
« Resposta #251 Online: 20 de Abril de 2006, 21:06:18 »
Stéfano, o que eu quis dizer com "não pensar grande" é traçar metas menores a curto prazo e deixar metas maiores não esquecidas, mas adiadas até o cumprimento das metas menores.

Precisamos juntar uma grana no início para os registros. Depois, conforme entrem novos associados vamos ampliando as metas, gradualmente.

Você tem razão em relação a traçar as metas, desde que de forma muito gradual, que possamos realizar com certa folga, sem afobação. Devagar e sempre...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #252 Online: 20 de Abril de 2006, 21:19:10 »
Stéfano, o que eu quis dizer com "não pensar grande" é traçar metas menores a curto prazo e deixar metas maiores não esquecidas, mas adiadas até o cumprimento das metas menores.

Precisamos juntar uma grana no início para os registros. Depois, conforme entrem novos associados vamos ampliando as metas, gradualmente.

Você tem razão em relação a traçar as metas, desde que de forma muito gradual, que possamos realizar com certa folga, sem afobação. Devagar e sempre...
Concordo plenamente.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #253 Online: 21 de Abril de 2006, 01:40:31 »
Eu só acho que "vocês" nem conseguem fazer uma, imagine duas....

Pessimismo é algo que não é muito bem vindo em qualquer empreendimento, já "ouvi" muito pessimismo aqui e na lista da STR quanto a conseguir fundar uma ONG de cunho cético, e tenho que dizer que pode não ser fácil ou rápido mas é perfeitamente possível o pessoal entrar em entendimento e fazer a ONG existir!

Eu não gostaria de ver 2 ou mais ONGs, podemos não ser poucos no Brasil ou no mundo mas "organizados", na Internet, que estejam buscando algo novo, somos poucos sim, já disseram isso em algum lugar aqui neste fórum. Dividir enfraquecerá as 2 ONGs. Sem contar que muito provavelmente gostaria de participar das 2. Prefiro ajudar, doar meu tempo e dinheiro pra uma ONG e não pra 2! Por favor, vamos trabalhar pra fazer uma coisa só e bem feita!
« Última modificação: 21 de Abril de 2006, 01:42:47 por mUKA »
mUKA

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #254 Online: 21 de Abril de 2006, 02:02:54 »
Citação de: mUKA
Dividir enfraquecerá as 2 ONGs. Sem contar que muito provavelmente gostaria de participar das 2. Prefiro ajudar, doar meu tempo e dinheiro pra uma ONG e não pra 2! Por favor, vamos trabalhar pra fazer uma coisa só e bem feita!
Eu já acho que uma ONG será mais fraca que duas independentes, com objetivos próprios e com alguns em comum. Eu pelo menos só pretendo participar de uma ONG cética sem relação direta com religião ou ateísmo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #255 Online: 21 de Abril de 2006, 02:25:58 »
Citação de: mUKA
Dividir enfraquecerá as 2 ONGs. Sem contar que muito provavelmente gostaria de participar das 2. Prefiro ajudar, doar meu tempo e dinheiro pra uma ONG e não pra 2! Por favor, vamos trabalhar pra fazer uma coisa só e bem feita!
Eu já acho que uma ONG será mais fraca que duas independentes, com objetivos próprios e com alguns em comum. Eu pelo menos só pretendo participar de uma ONG cética sem relação direta com religião ou ateísmo.

Se a ONG não tiver um conjunto de objetivos bem pensado, bem redigido, é bem provável que aconteça isso mesmo, gente que não queira se associar pois não concorda com algum ponto específico, é porisso que eu sou contra o nome conter "ateus" etc., no meu caso participarei de qq forma de qq ONG que fizermos ou que surja, sou relativamente eclético dentro dos temas cientificismo, ateísmo, agnosticismo, ceticismo, niilismo, etc.
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #256 Online: 21 de Abril de 2006, 02:40:30 »
Acontece que não é uma definição de objetivos bem redigida, por si só, que poderá mudar a realidade de que há graus diversos de compromisso com o ateísmo e com o ceticismo, além de diferenças de ideologia também.

É a existência de metas em comum que deve criar a união em uma ONG, e não vice-versa.  Até porque se a recíproca fosse possível cairíamos em uma situação de totalitarismo bem estranha, ainda mais para uma suposta proposta libertária cético-ateísta...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

CuritibaCetica

• Visitante
---
« Resposta #257 Online: 21 de Abril de 2006, 03:03:07 »
---
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 05:47:06 por CuritibaCética »

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #258 Online: 21 de Abril de 2006, 03:20:24 »
Acontece que não é uma definição de objetivos bem redigida, por si só, que poderá mudar a realidade de que há graus diversos de compromisso com o ateísmo e com o ceticismo, além de diferenças de ideologia também.

Concordo, a redação não vai mudar a realidade (graus de compromisso, ideologias, etc.) e discordo pois a redação é justamente o que vai permitir que as diversas realidades convivam entre sí, os temas em questão têm muito mais pontos comuns do que antagônicos.

É a existência de metas em comum que deve criar a união em uma ONG, e não vice-versa.  Até porque se a recíproca fosse possível cairíamos em uma situação de totalitarismo bem estranha, ainda mais para uma suposta proposta libertária cético-ateísta...

Não necessariamente, uma ONG ambientalista pode ter objetivos de preservar a amazônia e a mata atlântica, e seus associados podem ter interesse em preservar apenas a amazônia, apenas a mata atlântica ou ambas. Uma ONG ceticista pode ter objetivos de promover o ceticismo, publicar artigos, realizar eventos, etc. e seus associados podem ter interesse em apenas uma ou qualquer combinação dessas e outras metas. Por isso que a redação é importante, não haver radicalismos e objetivos muito específicos, como por exemplo em realação ao ateísmo, que no meu ver minaria o universo de possíveis ações da ONG, redução do quadro de associados, etc.
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #259 Online: 21 de Abril de 2006, 03:34:50 »
Muka, você está superestimando a conexão entre ceticismo e ateísmo.  Há muitos "poseurs" zoneando o meio de campo de ambos os movimentos, além de graus diversos de ênfase e de revolta que tornam esses meios bastante hetereogêneos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #260 Online: 21 de Abril de 2006, 03:37:20 »
Gostaria de saber como vocês pretendem manter uma ONG sem estarem juntos geograficamente para realizarem suas tarefas. Talvez seja esse o real motivo de os projetos não avançarem.

Na minha opinião é metade do problema, sim.

Quanto à sua outra pergunta, entre nós há quem queira enfatizar o laicismo do Estado, o combate às pseudo-ciências, a catarse anti-religiosa... não dá mesmo para juntar tudo no mesmo barco.
« Última modificação: 21 de Abril de 2006, 03:39:09 por Luis Dantas »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #261 Online: 21 de Abril de 2006, 07:35:57 »
Quanto à sua outra pergunta, entre nós há quem queira enfatizar o laicismo do Estado, o combate às pseudo-ciências, a catarse anti-religiosa... não dá mesmo para juntar tudo no mesmo barco.

Eu concordo, inclusive também com o que disse Stéfano em participar de uma ONG de ceticismo que não tenha relação com religião ou ateísmo.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #262 Online: 21 de Abril de 2006, 14:18:43 »
Muka, você está superestimando a conexão entre ceticismo e ateísmo.  Há muitos "poseurs" zoneando o meio de campo de ambos os movimentos, além de graus diversos de ênfase e de revolta que tornam esses meios bastante hetereogêneos.

Será que estou superestimando? Será que se eu estiver errado ou certo vai influenciar algo quanto da criação da ONG? Acho que esse assunto dá uma discussão grande em outro tópico de fórum e não é o caso aqui.

Pode ser que você esteja certo, entretanto, primeiro que não tenho conhecimento de algum estudo, alguma estatística sobre céticos e ateus e seus graus de "revolta" como você disse, se você demonstrar pelo menos uma estatística informal feita via enquete na internet já seria melhor do que simplesmente ficar sem informação nenhuma. Se é pra ficar só na percepção pessoal a respeito desses "movimentos" como vc disse, eu tenho a percepção de que existe uma ligação muito grande entre ceticismo e ateísmo pela sobreposição na população desses grupos e pela mudança na vida das pessoas de outrora crente, místico, etc. para ateu ou agnóstico.

Acho que não é tempo e local para discutir isso, acho que essa questão não toca na questão "pessoas que se associarão na ONG".

PS: esqueci de comentar sobre os "poseurs" aos quais vc se referiu, acho que era a essas pessoas a quem você estava se referindo, e aqui sim existem diversos "graus de ênfase e revolta" entre as pessoas que ainda não são céticos, agnósticos, ateus, etc. pessoas que investigam o ceticismo, o ateísmo e agnosticismo e essas pessoas sim tomam posições ora crentes ora céticas ora ateístas, por uma votade de brincar, ou por vontade de ver qual seria a resposta ou argumento do lado oposto, por diversos motivos, mas com certeza, justamente essas pessoas é que procuram participar de fóruns e listas de discussão para obter mais conhecimento e serem convencidas através da razão e não através de alguma forma de apelo sentimental ou a falácias, e acho que justamente essas pessoas é que tbm se associariam à ONG cética ou científica, ou seja lá qual for a definição que escolherão.

Ainda preciso acrescentar mais um detalhe pertinente a essas pessoas que estão invetigando sobre ateísmo (e que se assossiarão à ONG):

Costumo "assistir" umas discussões nos fóruns e listas, troca de falácias, respostas mal criadas de ateus, céticos, cientistas e vejo que isso não é nada bom para os "movimentos" e nada respeitoso para com as pessoas, como que uma pessoa que se julga pensador, conhecedor pode "agredir" um crente que está buscando conhecer a posição dos ateus? Temos que ter respeito pelas idéias das pessoas e demontrar que as idéias delas estão erradas pela conversa producente. Não vamos trocar de lado, não é preciso maltratar, ofender ou humilhar. (Quando 100 autores escreveram contra Einstein ele disse: "Por que 100? Se eu estivesse errado, um seria suficiente")
« Última modificação: 21 de Abril de 2006, 14:45:54 por mUKA »
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #263 Online: 21 de Abril de 2006, 14:43:17 »
Há pessoas que são sim levadas naturalmente para o ateísmo via ceticismo, Muka. 

Mas não são um caso tão geral quanto pode parecer à primeira vista, nem eu vejo por que exigir certificado de ateísta para aceitar participação em movimentos laicistas, céticos ou de combate a pseudociências.  Eu acho que convém que sejam sim duas ONGs separadas, uma para o ceticismo-laicismo e outra para o "orgulho ateu".  Ou até mesmo três, se a tendência anti-religiosa quiser voz própria.

Acho que você subestima o apelo emocional destes nossos movimentos.  Muitos ateus não se interessam por "sair do armário".  Se nós o fazemos, é porque temos motivos emocionais para valorizar essa atitude.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #264 Online: 21 de Abril de 2006, 14:54:32 »
Há pessoas que são sim levadas naturalmente para o ateísmo via ceticismo, Muka. 

Mas não são um caso tão geral quanto pode parecer à primeira vista, nem eu vejo por que exigir certificado de ateísta para aceitar participação em movimentos laicistas, céticos ou de combate a pseudociências.  Eu acho que convém que sejam sim duas ONGs separadas, uma para o ceticismo-laicismo e outra para o "orgulho ateu".  Ou até mesmo três, se a tendência anti-religiosa quiser voz própria.

Acho que você subestima o apelo emocional destes nossos movimentos.  Muitos ateus não se interessam por "sair do armário".  Se nós o fazemos, é porque temos motivos emocionais para valorizar essa atitude.

"Mas não são um caso tão geral quanto pode parecer à primeira vista" baseado no que vc afirma isso?

Conheço tantos ateus que duvidavam de religiões e deuses desde a infância quanto ateus que eram muito crentes e se tornaram ateus bem depois através do ceticismo. Isso não é prova de quantos realmente existem nessas 2 situações, vai depender talvez do meio social que você conviveu e cresceu.
mUKA

Rhyan

• Visitante
« Resposta #265 Online: 21 de Abril de 2006, 19:04:14 »
Associação Cética Brasileira - ACB

Que nome perfeito!

Nada de ateísmo, pra isso já existe a Ateus do Brasil.

Sou a favor de uma ONG que junte a divulgação científica com o combate as pseudociências no Brasil!

Precisamos de um Estatudo parecido com o da Ancop.

O que se precisa para registrar uma ONG?

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #266 Online: 21 de Abril de 2006, 19:17:23 »
Associação Cética Brasileira - ACB

Que nome perfeito!

Nada de ateísmo, pra isso já existe a Ateus do Brasil.

Sou a favor de uma ONG que junte a divulgação científica com o combate as pseudociências no Brasil!

Precisamos de um Estatudo parecido com o da Ancop.

O que se precisa para registrar uma ONG?

Nome interessante. Vamos ver o que os outros pensam. ;)

Eu já mandei um passo a passo resumido sobre criação de ONGs e está neste tópico do fórum.

../forum/topic=5498.200.html#msg92990
« Última modificação: 21 de Abril de 2006, 19:19:45 por mUKA »
mUKA

Rhyan

• Visitante
« Resposta #267 Online: 21 de Abril de 2006, 20:15:37 »
Valeu Muka!

CuritibaCetica

• Visitante
---
« Resposta #268 Online: 21 de Abril de 2006, 20:39:34 »
---
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 05:51:24 por CuritibaCética »

APODman

• Visitante
« Resposta #269 Online: 21 de Abril de 2006, 20:54:20 »
A ONG teria a intenção de sobreviver dos recursos de seus membros ?

Ou em buscar patrocínio para projetos ?

[ ]´s

Rhyan

• Visitante
« Resposta #270 Online: 21 de Abril de 2006, 21:02:16 »
Ambas as opções, na minha opinião.

Através de membros, mas se alguém quiser patrocinar será muito bem vindo.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #271 Online: 22 de Abril de 2006, 00:23:44 »
A ONG teria a intenção de sobreviver dos recursos de seus membros ?

Ou em buscar patrocínio para projetos ?

[ ]´s

Sem dúvida das duas maneiras. Poucos associados contribuintes são suficientes para pagar os custos mensais básicos, o resto que conseguir é "lucro", pra ter caixa para por exemplo realizar um evento, uma palestra, custear um curso, etc.
mUKA

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #272 Online: 22 de Abril de 2006, 00:31:30 »
Por mim ACB está ótimo. Não tem como ser mais direto e preciso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #273 Online: 22 de Abril de 2006, 02:55:46 »
ACB parece bom para mim também.

Muka, adapteir o seu texto para o artigo http://www.clubecetico.org/wiki//ONG principalmente para facilidade de localização.  Por favor confira e corrija ou me avise se tiver alguma objeção.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #274 Online: 22 de Abril de 2006, 06:40:31 »
Também acho o nome ideal .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!