Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20985 vezes)

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #150 Online: 16 de Abril de 2006, 14:48:03 »
Não é vergonha, Loredo, é questão de venda do produto. Ao invés de dividir, poderia consolidar quem quer um país laico, mas por ser religioso se afasta da ONG. Ou quer difundir o pensamento cético/científico, mas por causa da prioridade da ONG, não vai se envolver com ela. Ou por ser um livre-pensador, mas por ser uma ONG de ateus, não vai se aproximar.

Se vocês todos concordaram em fazer essa ONG, muito bem, façam. Mas se não obtém o apoio esperado de gente mais diversa, não podem reclamar que a turma não se mobilize.

Eu não tenho vergonha de ser ateu e até acho uma boa ter uma ONG que fale de ateísmo. Quem gosta de armário é roupa e quarda-chuva. Mas também acho bobeira termos ONGs específicas para ateísmo, outra para ceticismo, outra para ciência, outra para laicismo, etc. Não somos assim tantos para nos dar esse luxo de nos dividirmos dessa forma.

A Ateus do Brasil se propõe à isso tudo? bravo, mas o nome não sugere isso. É como abrir um fiteiro e pôr na placa "pipoca"> Quem passar ao longe vai achar que é um vendedor de pipoca. Assim, os desconhecidos vão achar que Ateus do Brasil é coisa só para ateu. E lá se vão os livres-pensadores, agnósticos, ateus-de-armário, céticos, cientístas, etc...

O que se podria fazer é manter esses nomes mais espécificos para os diversos departamentos da ONG, que por sua vez teria um nome mais genérico.

já agora, minha situação financeira é mais instável que bebum em quarta-feira de cinzas, mas posso mandar alguma migalha quando sobrar algo no fim do mês. Só, como os outros, nãop me animo a financiar uma ONG tão frontalmente atéia. Acho contraproducente, impopular e por demais sujeita à mal-interpretações e preconceitos da sociedade.

Então, é por razões práticas, não por vergonha, que não concordo em ser membro de uma ONG chamada Ateus do Brasil.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #151 Online: 16 de Abril de 2006, 14:52:19 »
Pessoal lembrem-se: O MST (Movimento dos Sem Terra) não possui CNPJ, jamais foi legalizado e memso assim, me parece que eles conseguem fazer muita coisa do interesse deles. (sem entrar no mérito se o MST presta ou não) O que quero dizer é que não precisa legalizar para funcionar. As medidas laicas, contra atos do governo que ponham em risco o Estado Secular podem ser atacadas por ação popular que qualquer um pode interpor. Então é possível agir sem "legalizar" uma organização.

Exatamente. Falou e disse. Não é possível termos uma ONG legalizada sem voluntários, mas é possível termos trabalho voluntário sem uma ONG legalizada. Vamos primeiro fazer o trabalho voluntário e depois legalizamos a ONG.

Lembrando que já fizemos o estatuto, já realizamos a Assembléia de fundação dia 10 de setembro de 2005 em São Paulo, que contou com trinta associados fundadores. A única coisa que ainda não fizemos é a legalização da ONG no cartório. Não fizemos isto ainda porque não faz sentido termos uma ONG de atuação nacional onde apenas duas ou três pessoas trabalham. Precisamos de mais gente envolvida.

A legalização da ONG serviria mais para termos direito a uma conta bancária em nome da associação e talvez contratar funcionários, mas o que adianta termos direito a isto se não temos ninguém disposto a fazer doações? Prestem atenção neste ponto: não temos ninguém disposto a doar dinheiro. R$ 10,00 não dá para nada. Para que fundar uma ONG para arrecadar no máximo R$ 10,00 ou R$ 50,00 por ano?

Então o que eu sugiro é que, no momento, cada um faça o seu trabalho voluntário e banque o seu próprio projeto e use o site e o fórum da Ateus do Brasil para divulgar o seu trabalho.

O nome da ONG é ATEU DO BRASIL, nome decidido por votação, e assim continuará sendo. Para quem tem vergonha do nome ateu, eu sugiro que não participe da nossa organização.

Não se trata de vergonha, trata-se de não ser ateu.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #152 Online: 16 de Abril de 2006, 15:02:10 »
Pessoal lembrem-se: O MST (Movimento dos Sem Terra) não possui CNPJ, jamais foi legalizado e memso assim, me parece que eles conseguem fazer muita coisa do interesse deles. (sem entrar no mérito se o MST presta ou não) O que quero dizer é que não precisa legalizar para funcionar. As medidas laicas, contra atos do governo que ponham em risco o Estado Secular podem ser atacadas por ação popular que qualquer um pode interpor. Então é possível agir sem "legalizar" uma organização.

Exatamente. Falou e disse. Não é possível termos uma ONG legalizada sem voluntários, mas é possível termos trabalho voluntário sem uma ONG legalizada. Vamos primeiro fazer o trabalho voluntário e depois legalizamos a ONG.

Lembrando que já fizemos o estatuto, já realizamos a Assembléia de fundação dia 10 de setembro de 2005 em São Paulo, que contou com trinta associados fundadores. A única coisa que ainda não fizemos é a legalização da ONG no cartório. Não fizemos isto ainda porque não faz sentido termos uma ONG de atuação nacional onde apenas duas ou três pessoas trabalham. Precisamos de mais gente envolvida.

O nome da ONG é ATEU DO BRASIL

Aproveitando pra respoder pros dois, Amon e Claudio.

Sobre o MST eu não posso me envolver muito no assunto pois não sei como eles trabalham e não sei o que já conseguiram realizar de fato, mas eu ponho em dúvida a inexistência da organização legalmente estabelecida, questiono a eficácia e ética dos métodos do MST em conseguir seu objetivo, e pergunto o que o MST já conseguiu obter de resultados?

Sobre a Ateus do Brasil, quando entrei no site e descobri o que era a Ateus do Brasil eu realmente fiquei muito contente em ver tudo o que realizaram, assembléia, documentaram tudo, fizeram o estatuto, etc. mas agora que li essa mensagem acima do Skorpios e estou sabendo que os envolvidos não concordaram em contribuir com alguma quantia mensal estou chocado!

Não é preciso contribuir com R$20,00 por mês cada um, nem com R$15,00 nem com R$10, por mais problemática que seja a situação financeira de cada um acredito que a maioria dos envolvidos e interessados podem dispor de R$5,00 por mês, não consigo imaginar que todos que estão querendo fundar a ONG não possam doar R$5,00 por mês (eu entendo que pra algumas pessoas possa fazer falta R$5,00) mas fazer falta pra todos que estão aqui discutindo ou que estejam envolvidos e interessados em fundar a ONG e participar da mesma, eu realmente não acredito! Se esse for o caso, se a pobreza for tanta assim ou o medo de doar R$5,00 por mês for tão grande assim então, a ONG pode até vir a existir mas seu poder para realizar algo será bem limitado e tudo que a mesma quiser realizar será complicado e demorado!

Como eu disse antes, fundar a ONG, pegar uma soma de dinheiro e registrar é o de menos, mas não adianta nada 1, 2 ou 3 pessoas bancarem e registrarem só por registrar. É preciso que haja um comprometimento permanente de todos os associados e contribuições periódicas de baixo valor mas confiáveis!

Eu sugiro criar opções para o associado escolher realizar seu pagamento mensal, digamos, R$1,00, R$5,00 e R$10,00, se uma organização não consegue algum dinheiro em caixa com essas opções de contribuição tamo na roça e sem enxada!
mUKA

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #153 Online: 16 de Abril de 2006, 15:04:01 »
Que história, Amon! Desde quando existe alguma regra para se ser ateu?

"Não apóia a Ateus do Brasil, não é ateu."

Como se diz na minha terra: varei, vôte, vixe!

Tá certo que frustração por falta de apoio deve ser dura de suportar, mas ficar falando incongruências e descontando nos outros não vai resolver nada.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #154 Online: 16 de Abril de 2006, 15:26:34 »

Tá certo que frustração por falta de apoio deve ser dura de suportar, mas ficar falando incongruências e descontando nos outros não vai resolver nada.

Não é questão de não apoiar Ateus do Brasil ou Ateus da China, questão de não concordar com o nome por problemas de ordem prática.

Não é por vergonha, no objetivo da ONG poderia até constar em algum lugar sobre ateísmo.

Essa discussão por causa do nome está indo longe demais sem estar de forma organizada para que o problema seja resolvido. Sugiro agendar uma reunião para discutir sobre o nome e/ou alguém criar um tópico no fórum apenas pra essa questão, juntamente com uma enquete bem elaborada para que as pessoas que moram longe do local onde será realizada a reunião e não possam comparecer tbm participem. Quando se coloca um assunto desses em discussão é importante fazer uma propaganda em diversos sites, fóruns, listas para que muitas pessoas fiquem cientes do acontecimento e participem.

Tenham consciência de que se trata de um nome, poderia se chamar ONG José da Silva, Associação XYZ ou simplesmente XYZ e ter no estatuto como um dos objetivos o de defender crentes ou ateus, nazistas ou ETs.
mUKA

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #155 Online: 16 de Abril de 2006, 15:40:29 »
Claro mUKA. Pessoalmente até penso que deveria defender os ateus e, por que não, falar de ateísmo.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #156 Online: 16 de Abril de 2006, 17:57:04 »
Claro mUKA. Pessoalmente até penso que deveria defender os ateus e, por que não, falar de ateísmo.

Sim Hendrik, sem dúvida uma ONG de natureza ampla (e também uma ONG exclusivamente ateísta) vai acabar falando sobre ateísmo, filosofia, crenças populares, ceticismo, agnosticismo, niilismo, laicismo, religiosidade, religiões, ciências, pseudociências, terapias alternativas, espíritos, evolução, e muitos outros temas. Isso não significa que alguma ou todas essas e outras palavras devam ou possam estar no nome dessa organização. Essa é uma das coisas que as pessoas devem ter consciência.

É pelo motivo principal de atrair mais pessoas e pelo motivo acima que eu acho que um nome como por exemplo Ateus do Planeta Terra seja um nome inadequado, e um nome como por exemplo, APOS - Associação Planeta que Orbita o Sol seja um nome no mínimo muito mais adequado do que o anterior.
« Última modificação: 16 de Abril de 2006, 18:05:57 por mUKA »
mUKA

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #157 Online: 16 de Abril de 2006, 21:09:47 »
É uma questão de publicidade. Precisamos de alguém que entenda de mercado.

Falo da importancia de um nome genérico porque no tempo que trabalhava brincando de criar logo e nome prá empresinhas, sempre ia atrás de coisas genéricas, mas circundantes ao tema.

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #158 Online: 16 de Abril de 2006, 21:31:04 »
As regras do forum STR eram muito radicais...algumas pessoas eram extremamentes exageradas nas funções de monitoração que exerciam...o clima do forum era muito tenso e estressante...mesmo assim deixou saudades... :(

Offline Marcos Antônio Alcântara

• Nível 01
  • *
« Resposta #159 Online: 16 de Abril de 2006, 23:03:51 »
Sem querer imitar os crerntes aqui contando testemunhos, quero dizer que, quando ainda estava estava recém-chegado ao ateísmo, com apenas dois anos em que havia saído do armário, a matéria da revista Veja sobre a família Heuser que é atéia e com a participação de Leo Vines apresentando o STR Brasil, (Veja 5/6/2002) ajudou a solidificar ainda mais o meu ceticismo nas religiões, pois, na qualidade de recém-chegado,ainda não tinha visto o assunto colocado de forma aprofundada.
Também sou ateu. Sai do armário há cinco anos e estou doido para fazer parte deste grupo. Espero que não seja um grupo tão fechado como o dos religiosos.

Offline Marcos Antônio Alcântara

• Nível 01
  • *
« Resposta #160 Online: 16 de Abril de 2006, 23:08:24 »
Nessa época eu nem possui computador ainda, e fiquei babando para adquirir a revista do STR, pois queria ler tudo que fosse editado pelos ateus. Alguns anos depois comprei um micro e ainda não li a revista. Essa coisa de divulgar só pela Net restringe muito o acesso para pessoas que não possuem PC. Só eu conheço vários que têm até medo de chegar perto de um por desconhecê-lo. Não seria o tempo de se criar uma forma de expansão que alcançasse as pessoas menos favorecidas?
Também sou ateu. Sai do armário há cinco anos e estou doido para fazer parte deste grupo. Espero que não seja um grupo tão fechado como o dos religiosos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #161 Online: 17 de Abril de 2006, 00:17:08 »
Marcos Antonio, se você deu uma geral neste tópico vai ver que muitas tentativas têm sido feitas, mas que ainda não deram o resultado que gostaríamos. As dificuldades são inúmeras, desde vontade, disponibilidade, financiamento, etc... passando pelo ego das pessoas, coisa que não conseguimos fugir, afinal de contas, faz parte do ser humano e é independente de credo.

Enquanto isso, a coisa fica pela internet mesmo, que é mais barato e fácil.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #162 Online: 17 de Abril de 2006, 06:59:08 »
Pois é... depois que o Leo deixou o momentum da STR morrer, tudo se dividiu e morgou.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #163 Online: 17 de Abril de 2006, 08:50:40 »

Eu não entendi o que você quis dizer. Que estória é essa de regra? Quando que eu falei isso?. O que eu disse é que eu não sou ateu e não concordo com o ateismo. Por que vou entrar numa ONG que defende o ateismo? Concordaria com uma ONG cética, que não misture com religião. É claro que posição cética irá de encontro com religiões, mas em nenhum momento uma ONG cética advogará pelo ateismo. Se você é batista, não vai gostar que chamem você de presbiteriano ou luterano. É a mesma coisa comigo. Esse ateus no nome é segregacionista, além de que consta a defesa dos ateus na sociedade nos objetivos na futura ONG. É ridículo defender ateus por que tanto eles quanto os crentes possuem mesmos direitos. Trata-se tão somente de fazer valer a Constituição. É muito mais coerente a defesa da eficácia da lei e não de um grupo qualquer. Ateu não tem nenhum direito a mais que os outros. E não podemos esquecer que não é possível obrigar as pessoas a gostarem de ateus, a maioria não gosta e jamais gostará. É o ônus desta posição ideológica.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #164 Online: 17 de Abril de 2006, 10:08:21 »
Ah, tá, entendi mal. Desculpe.

Concordo quanto à crítica ao nome. Não tenho vergonha de ser ateu (como não tenho vergonha de ser pró legalização da maconha, como não tenho vergonha de ser pró-liberação sexual responsável, como não tenho vergonha de ter estrangeirismo na língua, como não tenho vergonha de querer uma ONU forte, etc), mas me parece impratícavel que o nome da ONG seja frontalmente faccional.

Mas não concordo com a crítica ao ítem de defesa dos direitos dos ateus. Claro que não é pedir privilégios, direitos que outros não usufruam. É tão simplesmente fazer valer, como você disse, a lei de direito para os ateus, em casos onde tal não seja observado.

Também estou de acordo que não se vai fazer quem não gosta de ateu virar um simpatizante da posição da noite pro dia. Talvez nunca venha a gostar, é verdade. Mas isso não deveria ser impeditivo que o ateísmo seja racionalmente divulgado e explicado, de forma a esclarecer para a população sobre certos mitos, preconceitos e medos que a mesma possua em relação ao mesmo. Há que verem que não somos necessariamente adoradores do demônio, imorais, criminosos, irracionais ou precisamos de um exorcismo.

E para tal é necessário uma ação específica de defesa e divulgação do ateísmo.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #165 Online: 17 de Abril de 2006, 11:37:25 »
Pelo que eu entendi de todas as discussões feitas no sentido até agora que eu li ( aqui e em outros lugares ):

1. A presença do ateísmo na ONG sempre é questionada ( e não vejo motivo para incluir em uma ONG cética, se esta poderia trabalhar em conjunto com a Ateus do Brasil em situações nas quais os objetivos são comuns );
2. Há dois enfoques diferentes na questão do ceticismo: uns preferem o ativismo contra charlatões estilo Randi e outros a divulgação científica estilo Sagan ( não vejo grandes conflitos, ambos poderiam coexistir em diretorias separadas dentro de uma mesma ONG );
3. Escrever o Estatuto é quase uma gestação, mas depois ninguém quer segurar a criança.

Da minha parte, acho que deveríamos rever o Estatuto da Ancop, talvez rediscutir algumas questões como o nome para ser mais neutro e tocar o projeto pra frente. Já ofereci a minha clínica como endereço se precisar.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #166 Online: 17 de Abril de 2006, 12:45:05 »
Stefano, como disse o mUKA, seria quase que inevitável que uma ONG cética tratasse de ateísmo. Pessoalmente acharia bom que, especulando, ao surgir uma oportunidade do ateísmo ser explicado ou algum direito legal for negado aos ateus ou houver uma clara violação contra a liberdade religiosa na forma de algum ataque pejorativo advindo do meio político ou religiosa contra o ateísmo ou os ateus, que a ONG à que perteço possa dar um passo à frente e falar por mim.

Só conheci o estatuto da STR e acho que esse não poderá ser usado. Se sim, talvez os ex-diretores de lá possam fornecer isso prá gente. O estatuto da Ancop ou Ateus do Brasil, não chequei a ver. Minha presença na Net nunca foi muito constante ou certa.

Como disse, talvez posa contribuir com alguma grana, na forma de uma anuidade.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #167 Online: 17 de Abril de 2006, 14:55:50 »
Alguém tem o estatuto da Ancop ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #168 Online: 17 de Abril de 2006, 15:15:44 »
Viajando pelo Google.
Não encontrei.
O link está fora de ar.
www.ancop.com.br/estatuto/proto_estatuto_060605.pdf
É esse exatamente.

:(

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #169 Online: 17 de Abril de 2006, 15:30:04 »
Obrigado, Vito. E o do Ateus do Brasil?

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #170 Online: 17 de Abril de 2006, 15:57:56 »
O estatuto da Ateus do Brasil está neste endereço:
http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/estatuto/

Claudio Loredo

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #171 Online: 17 de Abril de 2006, 16:04:28 »
Obrigado, Cláudio. Algum dos ex-diretores da STR sabe se seu estatuto pode ser usado ou o Leo é dono dele também?

Sabem se existe mais alguma organização que tenha elaborado estatutos?

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #172 Online: 17 de Abril de 2006, 16:49:51 »
Viajando pelo Google.
Não encontrei.
O link está fora de ar.
www.ancop.com.br/estatuto/proto_estatuto_060605.pdf
É esse exatamente.

:(

O Ricardo Braida tem todo material da extinta ANCOP, incluindo toda a base de dados do Fórum. No fAB o perfil dele é este http://www.ateusdobrasil.com.br/forum/action=profile;u=4

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #173 Online: 17 de Abril de 2006, 16:53:07 »
Hendrik, concordo com cada palavra sua.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #174 Online: 17 de Abril de 2006, 16:54:15 »
Hendrik,

É claro que o Leo não tem nada a ver com a Ateus do Brasil.

Não sei de nenhuma outra organização que tenha elaborado estatutos além da STR, da ANCOP e da Ateus do Brasil.

Segue abaixo uma mensagem do ENCOSTO, postada no RV, na qual ele resume um pouco das nossas dificuldades.

A verdade é que falta ao movimento cético um maluco que tenha milhares de reais para gastar todos os meses com essa "brincadeira".

Vamos aguardar a chegada do Messias que irá colocar dinheiro nessa ONG.  

Sem dinheiro, a coisa não anda. Todo mundo ai fala que vai contribuir, etc e tal, mas até agora a contabilidade da ONG resgistra apenas a doação de uma grana que não paga nem o trago do fim de semana.

Quem pretende se aventurar nessa estoria de movimento cético precisa ter muita grana. E não pode contar com a boa vontade das pessoas.

Claudio Loredo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!