Não é vergonha, Loredo, é questão de venda do produto. Ao invés de dividir, poderia consolidar quem quer um país laico, mas por ser religioso se afasta da ONG. Ou quer difundir o pensamento cético/científico, mas por causa da prioridade da ONG, não vai se envolver com ela. Ou por ser um livre-pensador, mas por ser uma ONG de ateus, não vai se aproximar.
Se vocês todos concordaram em fazer essa ONG, muito bem, façam. Mas se não obtém o apoio esperado de gente mais diversa, não podem reclamar que a turma não se mobilize.
Eu não tenho vergonha de ser ateu e até acho uma boa ter uma ONG que fale de ateísmo. Quem gosta de armário é roupa e quarda-chuva. Mas também acho bobeira termos ONGs específicas para ateísmo, outra para ceticismo, outra para ciência, outra para laicismo, etc. Não somos assim tantos para nos dar esse luxo de nos dividirmos dessa forma.
A Ateus do Brasil se propõe à isso tudo? bravo, mas o nome não sugere isso. É como abrir um fiteiro e pôr na placa "pipoca"> Quem passar ao longe vai achar que é um vendedor de pipoca. Assim, os desconhecidos vão achar que Ateus do Brasil é coisa só para ateu. E lá se vão os livres-pensadores, agnósticos, ateus-de-armário, céticos, cientístas, etc...
O que se podria fazer é manter esses nomes mais espécificos para os diversos departamentos da ONG, que por sua vez teria um nome mais genérico.
já agora, minha situação financeira é mais instável que bebum em quarta-feira de cinzas, mas posso mandar alguma migalha quando sobrar algo no fim do mês. Só, como os outros, nãop me animo a financiar uma ONG tão frontalmente atéia. Acho contraproducente, impopular e por demais sujeita à mal-interpretações e preconceitos da sociedade.
Então, é por razões práticas, não por vergonha, que não concordo em ser membro de uma ONG chamada Ateus do Brasil.