Autor Tópico: Mesmo se Deus existisse, milagres seriam raros ou inexistentes  (Lida 16059 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Mesmo se Deus existisse, milagres seriam raros ou inexistentes
« Online: 04 de Abril de 2006, 18:07:57 »
Um pouco de masturbação mental:

Imagine que a um excepcional jogador de bilhar, o qual conhece intuitivamente os princípios da mecânica newtoniana aplicados a uma superfície plana com uma certa resistência, é dada a liberdade de dispor como quiser as bolas sobre a mesa a fim de cumprir um certo desígnio, tal como encaçapá-las. O que seria mais digno do jogador? Encaçapá-las todas de uma vez (supondo que seja possível fazê-lo) ou encaçapá-las em várias jogadas? Óbviamente a primeira opção.
Agora, seja o jogador uma metáfora de Deus, a mesa e as bolas uma metáfora do cosmo e o que existe nele. Sendo que neste caso a habilidade do jogador não é apenas excepcional, mas infinita; e a liberdade não é de apenas dispor a bolas, mas também criar as bolas, a mesa, as leis da física e determinar o próprio desígnio. O que lhe seria mais digno: dar o impulso inicial em sua criação e deixar que ela atinja sozinha o próprio designio o qual Ele estipulou, ou intervir a todo momento nesta?

O milagre consiste numa transgressão do curso normal da natureza e no seu reposicionamento. Assim, para Deus, efetuar milagres consiste em transgredir as próprias regras que criou para o mundo. E qual seria o problema disto? O problema é que não podemos obter conhecimento e fazer ciência em um mundo onde a natureza seja desregrada. Assim, se Deus interferisse a todo momento na sua criação, Ele estaria condenando a nós, suas criaturas, à estagnação intelectual e técnica. Por que fazer isto conosco se Ele tinha condições de criar um mundo que não precisa de tanta interferência?
Por exemplo, se a evolução das espécies ocorre devido mecanismos naturais regrados, então nos é possível conhecê-los. E este conhecimento pode trazer técnicas úteis para salvar vidas e melhorar nossa qualidade de vida. Agora, se se a evolução das espécies ocorre devido à intervenção divina, então estamos condenados a estagnação intelectual no que diz respeito a um dos aspéctos do entendimento da vida.

Douglas

• Visitante
Re: Mesmo se Deus existisse, milagres seriam raros ou inexistentes
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2006, 01:25:15 »
Dante,
Como acredito que Deus não revoga suas leis, então não acredito em milagres, ou seja, o que a história das religiões classificam como milagres, na verdade, cada um destes supostos milagres teria uma explicação lógica e racional dentro da Lei Divina. O que não quer dizer que conheçamos todo a lógica dos fenomenos.
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 01:26:58 por Douglas »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2006, 02:25:37 »
É Douglas, essa é a postura kardecista sobre os milagres, né?

[]'s

Douglas

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2006, 11:22:20 »
Não. É a posição Espirita. Não existe kardecismo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2006, 12:16:23 »
Pois, muitos espíritas discordam disso.

Douglas

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2006, 12:25:36 »
Descordam de que? Dos milagres ou de que Kardec não inventou o Kardecismo e sim o Espiritismo? Caso vc esteja se referindo a segunda opção, basta solicita-los que leiam a codificação (algo que não devem ter feito). É um erro afirmar que existe o kardecismo.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2006, 16:43:55 »
Dante,
Como acredito que Deus não revoga suas leis, então não acredito em milagres, ou seja, o que a história das religiões classificam como milagres, na verdade, cada um destes supostos milagres teria uma explicação lógica e racional dentro da Lei Divina. O que não quer dizer que conheçamos todo a lógica dos fenomenos.

A variável Deus me parece desnecessária nesse raciocínio.
Who cares?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2006, 16:59:07 »
cada um destes supostos milagres teria uma explicação lógica e racional dentro da Lei Divina

E o que seria essa tal "Lei Divina" lógica e racional, qual a origem disso?

E principalmente como se prova a origem disso?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2006, 19:32:17 »
O milagre consiste numa transgressão do curso normal da natureza e no seu reposicionamento. Assim, para Deus, efetuar milagres consiste em transgredir as próprias regras que criou para o mundo. E qual seria o problema disto? O problema é que não podemos obter conhecimento e fazer ciência em um mundo onde a natureza seja desregrada. Assim, se Deus interferisse a todo momento na sua criação, Ele estaria condenando a nós, suas criaturas, à estagnação intelectual e técnica.

Mas e se esse deus não quiser que tenhamos esse conhecimento? Parece até o mais provável, se considerarmos a hipótese de um deus "tirano bondoso".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Douglas

• Visitante
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2006, 00:17:27 »
Agnostic,

A variável Deus me parece desnecessária nesse raciocínio.

Mas isto é lógico, baseando-se que frequentamos um fórum com a maioria de ateus e céticos. Mas nós acreditamos que ele é a causa primária de tudo.

Quasar,

cada um destes supostos milagres teria uma explicação lógica e racional dentro da Lei Divina

E o que seria essa tal "Lei Divina" lógica e racional, qual a origem disso?
E principalmente como se prova a origem disso?

Acho que a citação abaixo responde sua pergunta.

O que não quer dizer que conheçamos todo a lógica dos fenomenos.

Gostaria de te perguntar o seguinte: Vc acredita que a origem de tudo é o Big-bang, não?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2006, 09:07:39 »
Douglas,  não misture Big-Bang com "Lei Divina", nós estamos falando de outra coisa.

V/ vem com o papo da tal lei divina, mas qualquer lei seja lei da física ou uma lei dosistema jurídico, vem com uma explicação da origem daquilo, se está certa ou errada vai se discutir pra frente.

No caso da sua lei divina gostaria que v/ desse uma explicação resumida da origem dela para podermos debater melhor, assim podemos ver se consideramos ou não o argumento.

Douglas

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2006, 11:53:41 »
Quasar,

A Lei Divina atua sobre todas as coisas. Quando um espermatozóide encontra o óvulo ela está atuando, quando ocorreram os periodos de glaciação na Terra ela estava atuando. Ela é a manifestação de Deus em tudo. Tudo funciona de acordo com essa Lei Universal.
Ela se originou da vontade de Deus. Acreditamos que ele á a causa primária de todas as coisas, manifestadas através de suas leis. Não existe nada fantasioso ou espetacular, ou miraculoso, acontecendo na natureza ou no Universo. Um jargão que utilizamos muito é "qe nenhuma folha cai de uma arvore sem a vontade de Deus".
Do Big Bang para cá tudo vem funcionando de acordo com esssa Lei. A formação das galáxias, estrelas, planetas, seres, etc.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2006, 13:47:18 »
Quasar,

A Lei Divina atua sobre todas as coisas. Quando um espermatozóide encontra o óvulo ela está atuando, quando ocorreram os periodos de glaciação na Terra ela estava atuando. Ela é a manifestação de Deus em tudo. Tudo funciona de acordo com essa Lei Universal.
Ela se originou da vontade de Deus. Acreditamos que ele á a causa primária de todas as coisas, manifestadas através de suas leis. Não existe nada fantasioso ou espetacular, ou miraculoso, acontecendo na natureza ou no Universo. Um jargão que utilizamos muito é "qe nenhuma folha cai de uma arvore sem a vontade de Deus".
Do Big Bang para cá tudo vem funcionando de acordo com esssa Lei. A formação das galáxias, estrelas, planetas, seres, etc.

Lindo, mas . . . v/ tem alguma evidência de que isso funciona conforme a vontade do "criador", note que o seu argumento é vazio pois não é argumento é fuga, sempre deixando o "criador num local sempre inacessível, do tipo:

Os físicos propões um modelo de criação de universo que contraria a vis~eo religiosa, daí uma corrente parte para o combate e outra (geralmente os espíritas)vão para a evasiva com argumentos do tipo "bom, se a ciência não sabe o que ocorreu antes do Big-Bang então vamos guardar ali nosso criador por enquanto), e assim vai, no dia que for proposto um modelo de universo anterior ao BB, v/ vão arrumar outro esconderijo para o "ser supremo".

Mas resumindo, sem provas não tem como discutir, lembrando que não estamo propondo a inexistência, mas a ausência de provas que colaborem com a proposta espírita.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2006, 13:47:43 »
E onde, como e quando Deus se origina?
Por quê?

Douglas

• Visitante
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2006, 14:20:30 »
Quasar,

Os físicos propões um modelo de criação de universo que contraria a vis~eo religiosa, daí uma corrente parte para o combate e outra (geralmente os espíritas)vão para a evasiva com argumentos do tipo "bom, se a ciência não sabe o que ocorreu antes do Big-Bang então vamos guardar ali nosso criador por enquanto), e assim vai, no dia que for proposto um modelo de universo anterior ao BB, v/ vão arrumar outro esconderijo para o "ser supremo".

Mas resumindo, sem provas não tem como discutir, lembrando que não estamo propondo a inexistência, mas a ausência de provas que colaborem com a proposta espírita.

É justamente aonde eu queria chegar se nem a ciência tem todas as respostas (exemplo, de onde surgiu o Big Bang), porque nós haveriamos de ter? Não sabemos a origem de Deus, se teve uma origem. O que sabemos é que é a causa primária de todas as coisas. Sei que não basta a vocês, mas a mim basta.
Não é questão de "esconde-lo" a lugares inacessiveis, mas sim de não saber e nem conhecer.
Veja bem o inicio do tópico é um debate filosófico e é o que estou mantendo.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2006, 14:54:54 »
Quasar,

É justamente aonde eu queria chegar se nem a ciência tem todas as respostas (exemplo, de onde surgiu o Big Bang), porque nós haveriamos de ter? Não sabemos a origem de Deus, se teve uma origem. O que sabemos é que é a causa primária de todas as coisas. Sei que não basta a vocês, mas a mim basta.
Não é questão de "esconde-lo" a lugares inacessiveis, mas sim de não saber e nem conhecer.

Calma Douglas, esse papo de "se nem a ciência sabe" não cabe na discussão, se a ciência não sabe alguma coisa é porque não descobriu ainda, é uma posição logica, se um cientista não tem a resposta para algo ele diz "não sei, mas estamos pasquisando para um dia talvez saber" as religiões (inclusive o espiritismo) se metem a explicar a coisa do sei jeito alardeando como "a verdade absoluta".

E deus é sempre escondido sim, tanto que ele nunca apareceu, e sempre que a ciência avança em terreno antes dominado pela "Lei Divina", deus corre para mais longe, onde a ciência ainda não chegou.

Mas se o seu "criador é a causa primária, que diabos fazia ele antes de criar o universo, e principalmente como v/ ficaram sabendo (com provas naturalmente)?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2006, 15:39:53 »
O que sabemos é que é a causa primária de todas as coisas.

Estou chegando agora no papo, mas vou logo acrescentando um ingrediente, que também pode ser visto tanto do ponto de vista físico quanto filosófico.

Não há imprescindibilidade de que o Universo tenha uma causa primária. A noção de causalidade até um ponto inicial bem pode ser (e a mim me parece que sim) mera abstração da mente humana, derivada de nossas atuais limitações.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2006, 15:47:10 »
Douglas,

o fato de não sabermos com clareza a origem do universo conhecido não nos dá licença intelectual para afirmar a existência de "Deus", nesse sentido proposto por você. Seria um raciocínio triplamente excedente: (1)a afirmação que um deus criou o universo, sem haver qualquer prova para isso, e ainda que (2)esse suposto ser criou tudo, sendo a (3)causa primária de todas as coisas.
Num  momento pelo menos você foi correto ao dizer que acredita que esse deus (ou Deus, como preferir) criou tudo, pois não há qualquer conhecimento verificável a respeito disso, se tratando, assim, de uma pura questão de fé, onde o elemento "Deus" poderia ser trocado por Gnomos Venusianos, por exemplo. Eu poderia acreditar que os Gnomos sempre existiram e criaram tudo. Se há algum conhecimento verificável que me permita concluir que um deus criou tudo, por favor me apresente. Caso contrário essa crença não é mais verossímil do que a existência dos Gnomos Venusianos.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2006, 15:53:05 »
O que sabemos é que é a causa primária de todas as coisas.

Estou chegando agora no papo, mas vou logo acrescentando um ingrediente, que também pode ser visto tanto do ponto de vista físico quanto filosófico.

Não há imprescindibilidade de que o Universo tenha uma causa primária. A noção de causalidade até um ponto inicial bem pode ser (e a mim me parece que sim) mera abstração da mente humana, derivada de nossas atuais limitações.

Faço minhas suas palavras do trecho sublinhado.  :ok:
Who cares?

Douglas

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2006, 16:45:03 »
Quasar,

Calma Douglas, esse papo de "se nem a ciência sabe" não cabe na discussão, se a ciência não sabe alguma coisa é porque não descobriu ainda, é uma posição logica, se um cientista não tem a resposta para algo ele diz "não sei, mas estamos pasquisando para um dia talvez saber" as religiões (inclusive o espiritismo) se metem a explicar a coisa do sei jeito alardeando como "a verdade absoluta".

Em prmeiro eu concordo, que ninguém conhece a verdade absolutamente. E considero quem utiliza esta expressão de "detentora da verdade absoluta" como arrogância. Muitos autores espiritas e espiritas a utilizam, no meu ponto de vista erroneamente. Eu já utilizei este termo algumas vezes, mas considero-o errado e tento ao máximo não utiilizá-lo. Agora não generalizo a todo movimento, pois conheço pessoas que não utilizam a Doutrina como meio de imposição aos outros, tanto quanto autores.

A ciência não sabe de tudo e se coloca na posição de investigadora de todos os fenomenos. É correto. Eu não falei nada diferente disso, mas do mesmo jeito que muita coisa não foi descoberta, não descobrimos tudo ainda. No nosso meio existem debates sobre relatos em que muitos ainda não acreditam, é natural. O próprio Kardec, deixou muita coisa em aberto na sua obra, sempre disposto a rever o que está errado ou em desacordo com a ciência e disse que: "Se a Ciência provar o contrário, fiquem com a ciência". Não vejo uma afirmação dessa como a "detentora da verdade suprema" e sim como alguém que sabe que não seria possivel mapear todas as coisas em determinado tempo, e sim que as descobertas irão aparecendo gradualmente, conforme a humanidade for evoluindo intelectualmente e moralmente.

Quasar,

E deus é sempre escondido sim, tanto que ele nunca apareceu, e sempre que a ciência avança em terreno antes dominado pela "Lei Divina", deus corre para mais longe, onde a ciência ainda não chegou.

Mas se o seu "criador é a causa primária, que diabos fazia ele antes de criar o universo, e principalmente como v/ ficaram sabendo (com provas naturalmente)?

Na primeira parte considero que não possuimos as evidências que a ciência necessita para provar a existência de Deus. Sabemos por meio da revelação dos Espiritos. Para nós é prova mais do que suficiente.

Na segunda, não sabemos o que ele fazia antes da criação. Ñão temos nem provas (que a ciência exige) de que ele exista.

Agnostic,

Douglas,

o fato de não sabermos com clareza a origem do universo conhecido não nos dá licença intelectual para afirmar a existência de "Deus", nesse sentido proposto por você. Seria um raciocínio triplamente excedente: (1)a afirmação que um deus criou o universo, sem haver qualquer prova para isso, e ainda que (2)esse suposto ser criou tudo, sendo a (3)causa primária de todas as coisas.
Num  momento pelo menos você foi correto ao dizer que acredita que esse deus (ou Deus, como preferir) criou tudo, pois não há qualquer conhecimento verificável a respeito disso, se tratando, assim, de uma pura questão de fé, onde o elemento "Deus" poderia ser trocado por Gnomos Venusianos, por exemplo. Eu poderia acreditar que os Gnomos sempre existiram e criaram tudo. Se há algum conhecimento verificável que me permita concluir que um deus criou tudo, por favor me apresente. Caso contrário essa crença não é mais verossímil do que a existência dos Gnomos Venusianos.

O que eu quis dizer é que dá mesma maneira que a ciência não conhece com clareza a origem do Universo conhecido, não temos conhecimento de tudo que envolve a Deus. Eu era ateu, me tornei teista justamente pelo a revelação dos Espiritos me apresentar os conceitos que ela poderia definir a Deus no momento. E isto é crença sim e fé.
Não vou acreditar nos Gnomos Venusianos, pois eles não foram informados na codificação de Kardec....rs

Humberto,

Conheço muitas pessoas, que não possuem determinadas limitações e utilizam disso para fazer o bem a outrem sem necessitar de nada em troca. É o que me faz acreditar que elas possuem contato com algo maior que elas e que este contato seja verdadeiro.

De resto, estou achando muito produtivo este debate.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2006, 17:01:58 »
Citação de: Douglas
O que eu quis dizer é que dá mesma maneira que a ciência não conhece com clareza a origem do Universo conhecido, não temos conhecimento de tudo que envolve a Deus. Eu era ateu, me tornei teista justamente pelo a revelação dos Espiritos me apresentar os conceitos que ela poderia definir a Deus no momento. E isto é crença sim e fé.

Gostei da honestidade em assumir que é fé. Felizmente não consigo ter esse tipo de fé. Não consigo assumir a fé como uma questão de escolha. Sinceramente tenho um certo desejo de que a doutrina espírita estivesse certa, pois deve ser interessante viver várias vidas, mas não é algo que consigo simplesmente acreditar por pura vontade. Preciso de evidências verificáveis. Quero conhecer, saber, e não "acreditar" puramente. Considero nociva a fé religiosa, na maioria de suas variações, perniciosa por esse motivo: essa irracionalidade (crer em fundamentos imaginários) que pode levar alguém a atitudes eticamente reprováveis, num contexto universal. A História antiga e atual que nos diga isso! ;-)
« Última modificação: 07 de Abril de 2006, 17:03:34 por Agnostic »
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2006, 17:35:24 »
Humberto,

Citação de: HSette em Hoje às 15:39:53

Conheço muitas pessoas, que não possuem determinadas limitações e utilizam disso para fazer o bem a outrem sem necessitar de nada em troca. É o que me faz acreditar que elas possuem contato com algo maior que elas e que este contato seja verdadeiro.

Douglas, penso que não me fiz entender bem. Não me referi a uma pessoa específica e sim ao conjunto da humanidade. Seriam limitações tanto de ordem técnica quanto, talvez, quem sabe, limitações da própria espécie, e que, também, quem sabe, poderemos superar com o desenvolvimento tecnológico.

PS: assim como o Agnostic, eu considero fundamental, as evidências. Acho importante que nossos conhecimentos estejam bem alicerçados. Do contrário, serão sempre precários e podem desabar completamente.
« Última modificação: 07 de Abril de 2006, 17:37:56 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Douglas

• Visitante
« Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2006, 17:55:48 »
Agnostic,
Existem muitas pessoas que não consideram o espiritismo como religião da maneira como as conhecemos. Me indentifico muito com o Espiritismo pela seu código moral e filosófico. E procuro repetir seus ensinamentos em vida, veja bem, não quer dizer que consigo, muitas vezes eu falho e feio com os meus semlehantes.
Eu estudo os procedimentos para a realização da projeção astral há algum tempo. Tive vários avanços, mas ainda não consigo distinguir uma projeção de um sonho ou de algo criado pela minha cabeça. Acredito que este será o cainho para as provas que tanto anseiamos para ter.
Muitas vezes penso que estou apostando na vida após a morte. Acredito que a certeza absoluta virá no momento dela. Hoje eu tenho uns 90% de certeza.

Humberto,
Com certeza é necessário isto e concordo com vc. Mas conforme já disse pra vc uma vez, considero que estamos muito avançados intelectualmente (tecnologicamente), mas não moralmente. E acredito que ambas devem caminhar juntas, para não termos erros que tivemos no passado como a Inquisição, o Holocausto, esta divergência social, entre outras.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 07 de Abril de 2006, 19:22:48 »
Ah, ninguém me respondeu...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Abril de 2006, 19:40:08 »
Então Douglas chegamos a um termo, espiritismo é algo simplesmente de fé,  pois "revelação dos espíritos" é algo totalmente vago impreciso e não verificável, logo disporovido de método científico.

O "criador" cai na mesma categoria, pois igualmente não pode ser verificado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!