Enquete

Sobre a legalização da Maconha sua opinião é?

Sou contra a legalização
Sou a favor da legalização
Sou a favor da legalização, desde que o uso seja permitido somente em locais restritos

Autor Tópico: Legalizar a "maconha" - Cannabis sativa  (Lida 16089 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Legalizar a "maconha" - Cannabis sativa
« Resposta #175 Online: 23 de Abril de 2006, 18:49:25 »
Penso que deve-se unir as duas propostas apontadas pelo Cezar.

- liberação com controle rígido da produção e comercialização (tal como é feito em relação aos Medicamentos Controlados), e restrição aos locais de uso;

- punição severa aos infratrores das novas regras.

A questão da saúde pública eu não sei como é que fica.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #176 Online: 23 de Abril de 2006, 18:51:11 »
Rhyan, enquanto existir o sistema de saúde publico, isso será função do estado (concordemos ou não) e todo cidadão tem o direito de acesso a ele.
Mas é bem injusto eu ter que pagar pela saúde dos outros, ou os outros pagarem pela minha saúde.

[]'s

Rhyan

• Visitante
« Resposta #177 Online: 23 de Abril de 2006, 18:52:39 »
Penso que deve-se unir as duas propostas apontadas pelo Cezar.

- liberação com controle rígido da produção e comercialização (tal como é feito em relação aos Medicamentos Controlados), e restrição aos locais de uso;

- punição severa aos infratrores das novas regras.

A questão da saúde pública eu não sei como é que fica.

Muito estadista pro meu gosto.
Quem controlaria tudo? O estado? Então teriamos mais impostos.

[]'s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 23 de Abril de 2006, 18:56:25 »
O que que vc propõe, Rhyan.

Acho que temos que ser pragmáticos. O mais viável que me ocorre é isso.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 23 de Abril de 2006, 18:58:06 »
Ah, e mais impostos, com certeza.

Já saquei que vc "treme" com essa palavra, mas fazer o que?  :)
"Por quê?"

Chaves

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #180 Online: 23 de Abril de 2006, 19:07:04 »
Rhyan, enquanto existir o sistema de saúde publico, isso será função do estado (concordemos ou não) e todo cidadão tem o direito de acesso a ele.
Mas é bem injusto eu ter que pagar pela saúde dos outros, ou os outros pagarem pela minha saúde.

[]'s

Ninguém disse que é justo. O fato é que é assim e não da pra mudar isso do dia pra noite, não se torna um país liberal do dia pra noite, não da pra chegar amanhã e privatizar todo o sistema de saúde deixando milhares de pessoas que dependem dele na mão, portanto, antes de legalizar as drogas ou qualquer outra coisa a favor do individualismo que você defende, devemos nos atentar aos outros problemas que isso pode nos acarretar e não simplismente acharmos que somos um país de primeiro mundo e que tudo vai ficar uma maravilha com a liberação de tudo. Muitas mudanças só podem ocorrer a longo prazo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #181 Online: 23 de Abril de 2006, 19:29:05 »
O que que vc propõe, Rhyan.

Acho que temos que ser pragmáticos. O mais viável que me ocorre é isso.
É, realmente o mais viável atuamente no Brasil é uma legalização controlada.

Ah, e mais impostos, com certeza.

Já saquei que vc "treme" com essa palavra, mas fazer o que?  :)
:D

Não gosto muito do estado, mas não fala pra ele!
:)

Ninguém disse que é justo. O fato é que é assim e não da pra mudar isso do dia pra noite, não se torna um país liberal do dia pra noite, não da pra chegar amanhã e privatizar todo o sistema de saúde deixando milhares de pessoas que dependem dele na mão, portanto, antes de legalizar as drogas ou qualquer outra coisa a favor do individualismo que você defende, devemos nos atentar aos outros problemas que isso pode nos acarretar e não simplismente acharmos que somos um país de primeiro mundo e que tudo vai ficar uma maravilha com a liberação de tudo. Muitas mudanças só podem ocorrer a longo prazo.

Eu sei.
Mas enquanto não for como eu gostaria, continuarei reclamando. Ainda mas num país cheio de gente esquerdista.

[]'s
« Última modificação: 23 de Abril de 2006, 19:31:32 por Rhyan »

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #182 Online: 23 de Abril de 2006, 20:01:39 »

Eu sei.
Mas enquanto não for como eu gostaria, continuarei reclamando. Ainda mas num país cheio de gente esquerdista.

Não gospe no prato que comeu.  :histeria:

brincadeirinha

Rhyan

• Visitante
« Resposta #183 Online: 23 de Abril de 2006, 20:18:22 »
Nãaaaaaao!
Eu era Anarquista, é diferente!!!
Mas eu era anti-capitalista...  :oops:

:D

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #184 Online: 24 de Abril de 2006, 05:07:11 »
Não entendo... já postei aqui o exemplo da Holanda onde a legalização diminuiu o consumo. Postei o exemplo dos EUA onde punições severas nos usuários não diminuíram o consumo. E ainda estamos especulando qual seria melhor?

E, Cezar, de onde tirou essa afirmação que a maioria dos usuários de drogas causam problemas à sociedade?
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #185 Online: 24 de Abril de 2006, 09:29:18 »
Não entendo... já postei aqui o exemplo da Holanda onde a legalização diminuiu o consumo.
:ok:

Postei o exemplo dos EUA onde punições severas nos usuários não diminuíram o consumo. E ainda estamos especulando qual seria melhor?

Aonde tá isso?

E, Cezar, de onde tirou essa afirmação que a maioria dos usuários de drogas causam problemas à sociedade?

Foi mal a generalização, desconsidere a parte onde digo "maioria".

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #186 Online: 25 de Abril de 2006, 19:55:25 »
Cezar, o texto está na pag. 7. Eis a parte que interessa:

"MYTH: MARIJUANA OFFENSES ARE NOT SEVERELY PUNISHED. Few marijuana law violators are arrested and hardly anyone goes to prison. This lenient treatment is responsible for marijuana continued availability and use.

FACT: Marijuana arrests in the United States doubled between 1991 and 1995. In 1995, more than one-half-million people were arrested for marijuana offenses. Eighty-six percent of them were arrested for marijuana possession. Tens of thousands of people are now in prison or marijuana offenses. An even greater number are punished with probation, fines, and civil sanctions, including having their property seized, their driver's license revoked, and their employment terminated. Despite these civil and criminal sanctions, marijuana continues to be readily available and widely used.

MYTH: MARIJUANA POLICY IN THE NETHERLANDS IS A FAILURE. Dutch law, which allows marijuana to be bought, sold, and used openly, has resulted in increasing rates of marijuana use, particularly in youth.

FACT: The Netherlands' drug policy is the most nonpunitive in Europe. For more than twenty years, Dutch citizens over age eighteen have been permitted to buy and use cannabis (marijuana and hashish) in government-regulated coffee shops. This policy has not resulted in dramatically escalating cannabis use. For most age groups, rates of marijuana use in the Netherlands are similar to those in the United States. However, for young adolescents, rates of marijuana use are lower in the Netherlands than in the United States. The Dutch people overwhelmingly approve of current cannabis policy which seeks to normalize rather than dramatize cannabis use. The Dutch government occasionally revises existing policy, but it remains committed to decriminalization."

E gostaria de lavantar outra questão sobre a impropriedade da posição de maior severidade punitiva aos usuário:

Será que essa lei, uma vez instituída e diante de uma possível falha em atingir os objetivos à que se propõe, seria revogada ou ouviríamos novas asserções de que talvez a severidade não seja severa o suficiente, logo deve haver MAIS severidade? onde isso iria parar? em usuários sendo eletrocutados? cumprindo perpétuas?

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #187 Online: 25 de Abril de 2006, 19:59:07 »
E me permitam um chute: a maioria dos usuários de drogas que causam problemas, comportamento anti-ético ou criminoso, são aqueles que se drogam com álcool. Então, se queremos menos crimes, proíbam a cachaça e liberem a erva.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #188 Online: 25 de Abril de 2006, 20:03:38 »
Olhem.

Se a maconha for legalizada grandes empresários irão mexer no ramo, isso fará com que os traficantes percam força(apesar de haverem outras drogas para a venda), em suma a violência dimunuirá.

E outra, a maconha faz menos mal do que o cigarro, a maconha não mata, ela é utilizada como tratamendo medicinal em países europeus como a Holanda.

Nunca usei e nem vou usar, mas se tem pessoas que gostam e lhe faz bem que elas usem.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #189 Online: 25 de Abril de 2006, 20:24:30 »
Essa besteira dos EUA de ir contra parecer da Medicina para continuar proibindo o uso medicinal da Cannabis só serve para mostrar que as pesquisas financiadas ou encomendadas pelo governo dos EUA não são de confiaça. A vontade política e ideológica de se proibir a maconha é maior que o bom senso e razão.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #190 Online: 29 de Abril de 2006, 06:06:53 »
Mais uma experiência, desta vez aqui pertinho. Algo a se acompanhar:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/04/060428_mexicomaconhag.shtml

"O Congresso mexicano aprovou uma lei que descriminaliza a posse de pequenas quantidades de maconha, cocaína e heroína para uso pessoal.

A lei ainda precisa ser aprovada pelo presidente do México, Vicente Fox, mas o governo elogiou a decisão e disse que a polícia agora poderá se concentrar nos grandes traficantes.

Uma outra proposta de mudança na legislação mexicana prevê o aumento das sentenças de prisão para as pessoas detidas com grandes quantidades de drogas.

Analistas dizem que ainda é difícil avaliar o impacto que a nova lei pode ter em milhares de estudantes americanos que visitam o México todos os anos em busca de diversão.

Por enquanto, as autoridades americanas não fizeram nenhum comentário sobre a decisão do Congresso mexicano."

Já posso adivinhar o teor que terá os comentários das autoridades americanas...

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #191 Online: 29 de Abril de 2006, 06:18:47 »
Dráuzio entrevista um médico:

"Drauzio – Como você encara a legalização da maconha?
Carlini – Sou totalmente contra o uso e a legalização da maconha. No entanto, é necessário distinguir legalização de descriminalização. Quando falo em descriminalizar, não estou me referindo à droga. Estou me referindo a um comportamento humano, individual, que atinge o social. Quando falo em legalizar, falo de um objeto. Posso legalizar, por exemplo, o uso de determinado medicamento clandestino ou de um alimento qualquer desde que prove que eles não são prejudiciais à saúde.
Como a maconha faz mal para os pulmões, acarreta problemas de memória e, em alguns casos, leva à dependência, não deve ser legalizada. O que defendo é a descriminalização de uma conduta. Veja o seguinte exemplo: se alguém atirar um tijolo e ferir uma pessoa, não posso culpar o tijolo. Só posso criminalizar a conduta de quem o atirou. A mesma coisa acontece com a maconha. O problema é criminalizar seu uso e assumir as conseqüências da aplicação dessa lei.
Nos Estados Unidos, num único ano, 600.000 pessoas foram detidas e processadas por posse de maconha e o sistema de justiça americano acabou não fazendo outra coisa do que julgar jovens que, na maioria das vezes, não haviam cometido nenhum outro deslize e ficavam marcados por uma ficha criminal que os prejudicava na hora de conseguir um emprego, por exemplo, e de tocar a vida. Diante disso, vários estados americanos optaram por descriminalizar o uso da maconha. O mesmo fizeram o Canadá e alguns países da Europa, entre eles Portugal. O importante não é punir um comportamento. É corrigi-lo. Para tanto, deve existir um programa eficiente de prevenção e de educação para que a pessoa evite consumir essa ou qualquer outra droga.
Repetindo, sou contra o uso e a legalização, mas favorável à descriminalização da maconha.

Drauzio – Seguindo essa linha de pensamento, você também é contra a legalização do álcool, uma droga com impacto social pior do que o da maconha?
Carlini – Não sou contra a legalização do álcool porque vivemos uma situação de fato em que seu uso social é aceito e está consagrado. Os resultados da famosa Lei Seca americana já provaram que é impossível proibir o uso do álcool e que, se o fizermos, o tiro pode sair pela culatra.
Não acontece o mesmo com a maconha. A não ser em restritas áreas do mundo, seu uso marginal não é aceito socialmente. Legalizá-la significaria torná-la disponível e sujeita a campanhas de publicidade que estimulariam seu consumo. No entanto, não tenho dúvida de que, se ele continuar crescendo, a sociedade terá de enfrentar no futuro o problema da legalização, porque não adianta lutar contra algo imposto pelo comportamento da população em geral.
Por isso, no momento, é preciso empenhar todos os esforços para desenvolver um programa educacional eficiente visando a impedir o aumento do consumo e, quem sabe, até mesmo baixá-lo, já que muito jovem fuma maconha para transgredir a ordem estabelecida. De certa forma, parece que a transgressão faz parte da vida dos adolescentes. Numa conferência a que assisti recentemente na Universidade Federal de São Paulo sobre descriminalização ou não da maconha, um professor da Bahia colocou a importância da transgressão na formação da personalidade e citou Adão e Eva, os primeiros transgressores da lei, que não respeitaram a proibição divina e comeram a maçã proibida."

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #192 Online: 29 de Abril de 2006, 06:25:12 »
Uma crítica que faço ao homem... na verdade, duas, são:

- O efeitos nocivos da maconha, colocados de maneira bastante geral e baseados no que? O da perda de memória é hilário! Até parece que essa peculariedade é definitiva.

- A dubiedade moral ao tratar do uso do álcool. Possui uma posição estrita em relação à maconha, mas condescendente em relação ao álcool por ser sociavelmente aceito e consagrado! isso vindo de um médico! Pra mim isso apenas me conforma que a maior pendenga contra a maconha não é por ser nociva, é por razões ideológicas e políticas.

Mas gostei muito da diferenciação entre legalizar e descriminalizar. Talvez fosse um concenso a ser alcançado entre pros e contras no assunto.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #193 Online: 29 de Abril de 2006, 10:05:09 »
- A dubiedade moral ao tratar do uso do álcool. Possui uma posição estrita em relação à maconha, mas condescendente em relação ao álcool por ser sociavelmente aceito e consagrado! isso vindo de um médico! Pra mim isso apenas me conforma que a maior pendenga contra a maconha não é por ser nociva, é por razões ideológicas e políticas.

Hendrik, não foi uma dubiedade moral sendo que ele defende a descriminalização da maconha, no caso, é muito claro e óbvio que não é possível a proibição do comércio de bebidas alcoolicas, e não é pq o alcool é legalizado que se deve legalizar outras drogas.

Mas gostei muito da diferenciação entre legalizar e descriminalizar. Talvez fosse um concenso a ser alcançado entre pros e contras no assunto.

Essa, pra mim, foi a pior parte, segundo ele, não se deve legalizar e nem punir o usuário, continuemos assim com os traficantes financiando a violência com o dinheiro das drogas, parece que o cara esquece que ele ta falando do Brasil. É bem provável que a punição severa ao usuário realmente não aconteça, nesse caso te apoio na legalização (apesar de ter um pé atrás) mas o conformismo desse cara é a pior das alternativas.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #194 Online: 29 de Abril de 2006, 17:22:47 »
A favor da descriminalização de todas as drogas.

Das "leves" porque já se tem aí o cigarro e o álcool que são legais.

Das pesadas porque os motivos que levam o indivíduo a procurar por elas estão muito além da liberdade subjetiva. Torná-lo um criminoso por isso é uma hipocrisia imensurável.

A favor também do aumento da tributação das drogas "leves", pelos danos que causam à saúde (alguém tem que pagar por eles), ao ambiente... ao ambiente... ao ambiente... ...

...

Apenas para divagar: a humanidade me enoja muitas vezes... Quantas toneladas de toxinas são depositadas no ar todos os dias apenas em virtude do uso do tabaco? Cada dia me convenço mais de que estamos nos condenando à nossa própria extinção.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 29 de Abril de 2006, 18:08:37 »
Apenas para divagar: a humanidade me enoja muitas vezes... Quantas toneladas de toxinas são depositadas no ar todos os dias apenas em virtude do uso do tabaco? Cada dia me convenço mais de que estamos nos condenando à nossa própria extinção.
e quanto gás carbônico não vem da flatulências vacais?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #196 Online: 29 de Abril de 2006, 18:11:41 »
Sou contra. Sou a favor do aumento radical da pena para quem for pego portando / vendendo tais tipos de drogas. Tal ação deveria ser considerada como crime hediondo.
« Última modificação: 29 de Abril de 2006, 18:14:31 por Ukrainian »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #197 Online: 29 de Abril de 2006, 18:23:29 »
e quanto gás carbônico não vem da flatulências vacais?
Não sei... "Flatulência Vacal" me parece pleonasmo...

Se se refere às bovinas, bem, a maioria absoluta de todos esses rebalhos só existe por causa/culpa humana...

Mas, de qualquer forma, comparar processos naturais necessários com poluição artificial e desnecessária é um tanto infeliz.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #198 Online: 29 de Abril de 2006, 18:33:48 »
Sou contra. Sou a favor do aumento radical da pena para quem for pego portando / vendendo tais tipos de drogas. Tal ação deveria ser considerada como crime hediondo.

Você quer dizer, incluir tais atos nessa lei aqui? :hein:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8072.htm

Você está ciente que, a justiça penal comete falhas, algumas vezes essas falhas podem acabar com a vida de pessoas...(vide o caso dos irmãos Naves, muito famoso aqui em Minas...)

Você deveria pensar mais vezes antes de achar que penas privativas de liberdade funcionam como combate à criminalidade ou punição.

Sempre achamos que penas mais pesadas vão ajudar em alguma coisa e sempre esquecemos que essas mesmas penas poderão um dia ser aplicadas em nós mesmos ou nossos familiares. E quando isso acontece, é sempre exagerado...:?

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #199 Online: 29 de Abril de 2006, 18:35:52 »
Por quê?

Sabe do que está falando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!