Hendrik, não foi uma dubiedade moral sendo que ele defende a descriminalização da maconha, no caso, é muito claro e óbvio que não é possível a proibição do comércio de bebidas alcoolicas, e não é pq o alcool é legalizado que se deve legalizar outras drogas.
Acho que não me entendeu, Cezar.
Ele diz que a maconha não deve ser legalizada porque
"...maconha faz mal para os pulmões, acarreta problemas de memória e, em alguns casos, leva à dependência..." mas o álcool, faz coisas horríveis no organismo da pessoa, além de fato causar dependência e acarretar problemas de memória piores que o da maconha, deve continuar sendo legal porque
"...vivemos uma situação de fato em que seu uso social é aceito e está consagrado."Então temos aí o doutor todo ético em ser contra a maconha por causar males à saúde, mas ser a favor da legalidade de uma droga bem pior por meras ideológicas e sociais.
Isso tem nome: hipocrisia. Se ele é contra a legalidade de uma substâcia por ela causar mal à saúde, então ele DEVERIA ser contra a legalidade de outras substâncias que causam muito mais mal à saúde. Tanto é assim que o próprio Dráuzio observa que
"Seguindo essa linha de pensamento, você também é contra a legalização do álcool, uma droga com impacto social pior do que o da maconha?"Estranhamente, ele não é, dai eu classificar sua (do médico) opiniões como moralmente dúbias. Posso até entender que, como médico, ele não deva apoiar a legalidade e uso da maconha (faltou perguntar sobre o uso medicinal da mesma), mas como médico ele DEVERIA expressar a MESMA ou MAIS DURA posição em relação à legalidade do álcool, droga muito mais pesada que a maconha, e não simplesmente aceitar sua legalidade como "fato social consumado".
Essa, pra mim, foi a pior parte, segundo ele, não se deve legalizar e nem punir o usuário, continuemos assim com os traficantes financiando a violência com o dinheiro das drogas, parece que o cara esquece que ele ta falando do Brasil.
Esse é um bom ponto. Não sei como os países que descriminarizaram a maconha lidam com sua produção (ou importação), venda e consumo. Algo a se olhar.
É bem provável que a punição severa ao usuário realmente não aconteça, nesse caso te apoio na legalização (apesar de ter um pé atrás) mas o conformismo desse cara é a pior das alternativas.
Ainda não entendi de onde tira a idéia que punição severa seja eficaz. Nem entendo a lógica dela. Parece que toma como certo que se as pessoas sentirem medo de serem severamente punidas, irão entrar na linha. Mostrei exemplos dos EUA onde elas SÃO severamente punidas e continua tudo na mesma. Por sua vez, gostaria que apresentasse um país onde tal punição tenha dado resultados. Só não vale citar Estados tiranos, teocráticos e ditatoriais...