Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28834 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Vale a pena viver?
« Online: 16 de Abril de 2006, 20:44:52 »
Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2006, 21:07:29 »
Naturalmente que sim! :ok:

Os prazeres e satisfações envolvidos na caminhada superam tanto os eventuais dissabores bem como o fim da jornada.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2006, 21:14:28 »
Nem sei meu amigo.

Os dissabores são muito mais intensos e frequentes do que os prazeres.

Alguem vai dizer: "É preciso ser forte para superar a vida", certo, voce é forte e vive, sofre e morre, não seria melhor parar de sofrer logo e suicidar?

Não sei se estou postando isso por estar em um momento difícil e infeliz de minha vida.. mas eu penso assim.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2006, 22:03:21 »
Tudo vale a pena se a alma não é pequena. :P

Gosto muito de quando o Dawkins fala que a vida é uma incrível oportunidade de tentar entender e aprender sobre o nosso passado e o universo em que vivemos. Estudar, ler, palpitar, enfim. Quintana, se não me engano, dizia que felicidade era perceber que a nossa vida não estava passando em vão, que os momentos estavam sendo bem aproveitados. Sendo bem sincero: sou cético e, pelo que percebo, tenho muito mais paixão em viver do que a imensa maioria dos religiosos que conheço. Talvez seja fácil falar, mas tente achar algo que realmente seja um estímulo para você viver. Pode ser algo como a biologia, podem ser os seus filhos, pode ser, no final, muita coisa, até - e principalmente - o sonho de alcançar alguma coisa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2006, 22:11:59 »
Boa pergunta.

Se eu fosse rico valeria.

[]'s

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2006, 22:15:58 »

Se eu fosse rico valeria.

[]'s

Faz-se desnecessário qualquer comentário meu adicional.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2006, 22:17:01 »
Ah, vc não gostaria de ser rico...

Interessante.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2006, 22:22:10 »
"Dinheiro não traz felicidade.... me de o seu e seja feliz!"

Minha opinião é viver e aproveitar o maximo possivel...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2006, 22:44:06 »
Nem sei meu amigo.

Os dissabores são muito mais intensos e frequentes do que os prazeres.

Alguem vai dizer: "É preciso ser forte para superar a vida", certo, voce é forte e vive, sofre e morre, não seria melhor parar de sofrer logo e suicidar?

Não sei se estou postando isso por estar em um momento difícil e infeliz de minha vida.. mas eu penso assim.

Mas aqui entra uma outra questão: a expectativa.

As coisas mudam! Como vc mesmo diz, é um momento difícil. Não há de ser para sempre.
A própria superação é fonte de prazer. :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2006, 23:01:40 »
O que você considera "ser para alguma coisa"?
Levar? Por que você quer "levar" algo para "algum lugar"?
A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.
Alguém existir em função de um deus é como o brinquedo que só existe, e só faz sentido, quando ele "serve" à uma criança. É isso que você acha que daria sentido à sua existência, ser um apetrecho de uma entidade desconhecida? Eu não vejo diferença alguma entre o que os crentes apontam como existência inútil caso não exista vida após a morte e a existência em função de uma entidade divina ou um ciclo encarnatório infinito. A existência eterna não pode ter um sentido nessa escala de tempo, infinita, pois qualquer tarefa que se atribua seria trivial, executada em uma fração de tempo desprezível em relação à existência de seu executor, ou repetitiva, infinitamente.
Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?
Esses argumentos são exatamente os mesmos que o videomaker usou no tópico que motivou sua suspenção, será que apareceu outro indivíduo com o mesmo argumento, fraco, ou o VideoMaker está tentando se camuflar?
Bem, sendo esta existência a única possível por que você cometeria a asneira de desperdiça-la? Eu acho isso uma imbecilidade.

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2006, 00:53:15 »
Pode ter certeza que vale muito a pena viver!
Ainda mais quando vc pode fazer qualquer coisa sem ser punido pela igreja!
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2006, 01:19:35 »
Pra nada uma ova! Talvez se você disser "pra nenhum deus" eu concorde. Mas você pode dar N motivos pra sua vida.

Eu vivo porque é bom as vezes, e pra mim isso basta. Além de que, particularmente tenho em mente fazer algo (embora duvide que seja algo minimamente decente :) ) pela ciência.

E discordo completamente de que a crença em um deus dá sentido a nossa vida. Ele tira o sentido! A inversão de valores nesse caso é óbvia! Qual o sentido de viver uma vida na Terra, ínfima, nula, podre e pobre, se você pode viver uma eternidade linda com um deus mega-fodasso? Pra que viver? Tem um futuro inteiro lindo te aguardando....

E qual o sentido de viver uma vida única, que acontece apenas uma vez e que não vai voltar pra nós? :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2006, 04:32:10 »
Repetindo o que respondi no fórum RV diante deste mesmo tópico:

Citação de: ###Nightstalker###

É verdade, mas não é toda a verdade.  A vida não precisa de um sentido que se fundamente na possibilidade de levar algo para depois da morte.  Realisticamente, faz muito mais sentido planejar um sentido baseado na fé em deixar algo de belo e válido para os que ficarão depois que nós (individualmente) nos formos.

A crença em Deus, PRINCIPALMENTE no Deus de Abraão, é tão boa para tirar o sentido da vida quanto para concedê-lo.  Se por um lado é possível obter inspiração na fé em que há um "plano maior", é igualmente possível cair em melancolia e desespero ao constatar quanta imperfeição e sofrimento existem apesar dessa suposta mão de um arquiteto supremamente poderoso e supremamente benevolente.

Para ser saudável, a crença em Deus tem de ser balanceada com uma crença igualmente sólida em que há um papel relevante para o ser humano que crê.

Não é por coincidência que tantos perdem o rumo e caem em uma postura messiânica.  Ao contrário do herói clássico grego -  que paga um preço terrível por sua coragem e realizações, e por isso serve para trazer inspiração mas não se presta a submissões unilaterais - o Deus de Abraão é um conceito incompleto que não vem com os mecanismos que garantem assimilação salutar.

Então lhes pergunto: Vale a pena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

Cada caso é um caso, claro, mas via de regra há alternativas muito menos drásticas.  Além do mais, sem a vida também não há alegrias e conquistas.

Citação de: ###Nightstalker###
Se o sofrimento é maior que o prazer (então) não (há) motivos para viver.

Se a perspectiva razoável do sofrimento que se tenha de suportar é consistentemente maior do que o prazer que se possa razoavelmente pensar em vivenciar então não há nessa perspectiva de vida que estivermos empregando motivos suficientes para que valha a pena viver.

É bom lembrar que essas circunstâncias podem mudar, tanto intencionalmente quanto acidentalmente ou por influência externa.

Para facilidade de referência, segue um trecho da versão atual do verbete "Tragic hero" da Wikipedia de língua inglesa:

Precepts of the tragic hero

An Aristotelian tragic hero must have four characteristics: virtue of birth, nobleness, or wisdom; hamartia (translated as tragic flaw, but connotes more closely to mistakes or excess in behavior than to something innate, related to hubris), and a discovery that is made by his own actions.

In a complex Aristotelian tragedy, the hero undergoes a peripetia, or a turn of fate that leaves him or her destitute, followed by anagnorsis, a point when he or she comes to the realization of his or her errors.

The tragic end of the hero ideally, according to Aristotle, gives the audience catharsis, or emotional purgation.

Some other common traits characteristic of a tragic hero:

He must suffer more than he deserves.
He must be doomed from the start, but bear no responsibility for possessing his flaw.
He must be noble in nature, but imperfect so that the audience can see themselves in him.
He must have discovered his fate by his own actions, not by things happening to him.
He must see and understand his doom, as well as the fact that his fate was discovered by his own actions.
His story should arouse fear and empathy.
Physically or spiritually wounded by his experiences, often resulting in his death.
Ideally, he should be a king or leader of men, so that his people experience his fall with him.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2006, 08:57:50 »
Viver é sempre melhor que não existir.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2006, 09:22:59 »
O melhor da viagem é o caminho percorrido...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2006, 12:06:16 »
Pois eu gozo de minha liberdade na ateía muito mais do que quando me encontrava no teísmo. Hoje em dia, por reconhecer minha insignificância diante do universo e a minha falta de destino, tenho um melhor aproveitamento dos momentos mundanos, não necessariamente caindo no hedonismo. Concordo com o filósofo português Desidério Murcho quando ele diz que o cerne do sentido da vida está em termos sempre algo em meta, isso dá dinamismo à existência.

Se vale a pena? Entre ser e não ser enquanto tudo ocorre, obviamente ser é mais proveitoso ser. Alguém pode alegar que o existir pode trazer sofrimentos. Bem, eu sou uma pessoa que gosta de desafios. Se existem obstáculos, o percurso deixa de ser monótono, e a chegada ao final  é mais deliciosa.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2006, 12:31:06 »
Se viver sem estresses desnecessários vale a pena sim! A falta de religião é até um estímulo pra gente concluir que, como essa é a única chance, façamos dela a melhor possível!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2006, 13:25:13 »
Sou meio cínico nesse assunto. Olhando para a história da Humanidade e como ela anda agora, matando seu habitat, matando-se uns aos outros, passando a perna uns nos outros, enfim, levando a vida como perfeitos animais irracionais, eu diria que não vale a pena viver. Ser racional e agir como irracional não casa bem. E considerações sobre a vida só podem ser tidas no plano racional.

Vale a pena viver irracionalmente?

Não, não vale. Mas é tarde demais para desligarmos a mente.

Mas para o lado irracional, instintivo, isso não faz diferença. Não se pergunta se vale ou não a pena viver. Está aqui, vive-se. Embora hajam algumas situações de auto-sacrifício ou suicídio em animais irracionais, tal é raro e específico. Nas esmagadora maioria dos casos, vive-se e reproduz-se.

Então como fica a dicotomia de um ser racional que conseque considerar que está racionalmente vivendo como irracional? Como ele resolve isso? achará que não vale a pena, mas não se matará porque o lado irracional não deixa? Ou tentará ele calar de uma vez por todas o que considera a fonte dos problemas de sua espécie e se matará?

Pode parecer estranho que então se matar seja uma opção racional, mas acho que seja. Tirando os raros e específicos casos onde o irracional aponte para isso (salvar ou defender uma cria ou companheira, sei lá), uma decisão de se matar será sempre racional: considerou sobre a vida e decidiu que já chega. Os motivos, não importam. São racionais.

Não faço apologia do suícidio, mas reconheço que o suícida, em são estado da mente, tenha o direito dese retirar da vida quando quiser. Seria muito melhor que tivéssemos esse direito que sermos retirados da mesma em consequência da irracionalidade que varre nossa civilização, que nos mata de fome, guerra, acidentes evitáveis ou doenças. Não digo que controlemos as doeças, mas o impacto fatal delas seria mais suave se fossemos mais racionais.

Agora... se matar não é a única atitude racional aqui. Acho até uma bem covarde, estúpida ou desnecessária, dependendo do caso.

Tem aquele personagem do Veríssimo, O Analista de Bagé, que quando recebia os angustiados por conta da indiferença universal, o esmafgador peso do todo, etc, dava uma joelhada nos tomates do deprimido e depois perguntava: "o que é pior: a indiferença do Universo ou joelhada no saco?"

Então é não se deseperar e mudar de perspectiva. Estando a vida breve, bruta e irracional como está, joelhada nos ovos é sempre pior. Aí entra o contruir objetivos para sua vida. E o ter sonhos. E o ter fantasias. Objetivos e sonhos são alcançáveis e podem manter nossas mentes afastadas do cinismo racional e realista que não vale a pena viver uma vida irracional, breve e cruel. As fantasias podem não ser alcançáveis, por definição não são, mas servem como backups nos momentos que nem sonhos e nem objetivos conseguem dar conta do recado.

Mas pessoalmente acho um erro transformar as fantasias em objetivos, como as religiões e demais supertições fazem. Estão racionalmente objetivando o que racionalmente não tem como ser objetivado.
« Última modificação: 17 de Abril de 2006, 13:26:47 por Hendrik Van Dingenen »
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2006, 13:35:52 »
Isso é um pensamento que só leva ao suicídio.

Se podessemos levar o que construirmos para algum lugar, ou viver para sempre, teríamos problemas. Pois deixaríamos nossos filhos sem nada ou eles se tornaria nossos maiores adiverssários, isso é, ai que seria algo em vào.

Parece que sim, mas tira do homem a idéia de melhorar a si mesmo, pois muitas pesseoas que seguem uma crença acaba vivendo de modos as vezes muito arcaico, nào aprende, não evolui.

É outro pensamento suicida. Acha mesmo que se existisse um céu e você fosse viver eternamente lá, adorando um ser eternamente e sem fazer nada o resto da vida.
Ai eu que queria me suicidar.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2006, 13:38:41 »
Agora... se matar não é a única atitude racional aqui. Acho até uma bem covarde, estúpida ou desnecessária, dependendo do caso.
Suicídio nuca é um ato de covardia, pois precisa muita coragem para fazer isso ou está louco para tanto.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2006, 13:46:35 »
Alguns pensamentos que eu me identifico:

" Só vivo porque posso morrer quando quiser: sem a idéia do suicídio já teria me matado há muito tempo" (Emil Cioran - Silogismo da amargura)

"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato" ( Idem)

" A única coisa indubitável no universo não é o ser (cogito) e sim a VIDA. " (Ortega y Gasset - O que é a Filosofia?)

" O viver não é apenas existir. Viver é coexistir com o mundo." (Idem)

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2006, 13:50:16 »
Covardia por ser uma fuga do problema que aflija a pessoa, ao invés de optar por enfrentamento ou desvio. Ao nível instintivo, irracional, é preciso sim muita coragem para se matar, pois vai contra o instinto de sobrevivência, salvo alguns casos específicos. É preciso muita força racional para sobrepujar esse instinto.

Sobre o estar mentalmente desiquilibrado, já disse que, nesse caso, não considero aceitável o desejo de suicídio.
Ubi dubium, ibi libertas.

Douglas

• Visitante
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2006, 13:55:59 »
Como não poderia deixar de ser, um Teísta teria que deixar sua mensagem, por mais piegas que achem:

"Olá, amigo,

Sinta-se abençoado, desde sempre, porque tudo o que existe já está
abençoado, só pelo fato de existir. Você, eu e todos os seres somos a
própria existência. "Somos o sonho de Deus".

O Todo está em tudo (muito embora, nem tudo perceba o Todo), logo,
tudo está abençoado. Ou seja, não dependa de algum mestre, padre,
pastor, médium, projetor, ou quem quer que o mundo julgue como tal,
para despertar sua consciência ou abrir o seu coração ao influxo do
Amor Cósmico. Para isso, basta se encantar com a própria vida e
encher-se da luz do Todo em você mesmo.

Faça isso agora, dê uma boa risada das coisas, inclusive de si mesmo,
e aí, mesmo à distância, estaremos juntos, por sintonia, na mesma
risada e encantamento da vida, na mesma luz do Todo, que está em nós
e em tudo! Quanto à sua decepção com as pessoas nos estudos
espirituais, nada mais ilusório do que isso. Tal coisa se dá devido
às suas perspectivas e julgamentos em cima da conduta alheia. Quanto
mais você esperar de alguém, maior será a possibilidade de sentir-se
decepcionado no final, já que estamos falando de seres humanos nada
perfeitos, incluindo nisso eu e você. Se quiser se decepcionar, basta
projetar expectativas em cima de algo ou de alguém.

Então, como não se decepcionar mais na senda?

É simples. Preste mais atenção no seu próprio crescimento e nas suas
limitações, procurando alguma maneira inteligente e criativa de se
acertar, fluindo contente e conscientemente. Faça isso por você
mesmo, não pelos outros.

Qual caminho espiritual você deve seguir? Não sei. Pelo simples
motivo de que as pessoas não são iguais em seus níveis de lucidez e
percepção. O que pode agradar a um, poderá desagradar a outro, dentro
da relatividade das opiniões de cada um. Achar uma senda espiritual
sadia é questão de foro íntimo, é busca e decisão pessoal. Contudo,
uma coisa é sempre aconselhável: procure algum caminho que respeite o
seu livre arbítrio e lhe passe valores nobres e voltados para o bem
da humanidade. Dentro desse caminho, pratique-o (sempre usando a
inteligência e o bom senso, aliados aos sentimentos mais altos e à
alegria da jornada espiritual), e sinta em si mesmo se é o seu lugar.
E desconfie de qualquer um que queira barrar a sua liberdade de
pensamento, ou que diga que a verdade só está ali, ou que afirme ser
o único caminho.

Meu amigo, usando o bom senso, filtre tudo aquilo que ler, ouvir e
ver e só aceite aquilo que for de acordo com os valores calcados na
razão e no discernimento. E faça isso com amor e alegria, pois de
nada adianta estudar temas espirituais, se não for para rir e ser
feliz com a lucidez que se alcança e com o contentamento íntimo que
se apresenta, naturalmente, sem forçar a barra consciencialmente.

E também pondere tudo isso que estou lhe escrevendo, usando as mesmas
medidas de filtro de discernimento sugeridas. Ninguém é dono da
verdade, e não há caminho perfeito aqui na Terra.

Fique bem! Todos nós já estamos abençoados, só por existirmos. Por
isso, agradeça ao Todo, por tudo.

Não nos conhecemos ainda, mas já me considero,

Seu amigo de sempre."

Abraços,

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2006, 14:28:05 »
Nós nascemos e morremos... aproveite o intervalo!
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2006, 14:28:16 »
" Só vivo porque posso morrer quando quiser: sem a idéia do suicídio já teria me matado há muito tempo" (Emil Cioran - Silogismo da amargura)
Essa citação é perfeita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!