Hendrik, obrigado por mais uma paciente resposta!
Como disse, não tenho qualquer base sobre o que estou especulando. É apenas uma dúvida. O que percebo nas suas mensagens deste tópico é a distinção entre racionalidade e irracionalidade. Penso que é nessa diferenciação que está a minha singela e confusa dúvida.
É como um dilema, acho. Ao mesmo tempo compreendo e concordo com você ao pensar que atitudes mais racionais melhoraria a vida de cada um. Por outro lado, penso, mesmo que nossa humanidade tivesse um verdadeiro amor à razão, NOVOS E GRANDES problemas governariam a vida de todos. Reclamamos tanto dos problemas da vida, pensando um mundo idealizado e não a nossa própria época, porém será que a existência desses problemas é um absurdo realmente? Lembrei de uma frase:
"Para Deus tudo é belo e bom e justo; os homens, contudo, julgam umas coisas injustas e outras justas". (Heráclito de Éfeso)
(Entenda Deus como "Razão Universal": Logos)
Espero não confundir ainda mais o tema.
(Eu já falo muita tolice, além disso, corri um pouco contra o tempo para escrever a mensagem, ou seja, é provável algum erro de raciocínio grave de mim. As críticas serão muito bem-vindas).