Hendrik, gostei muito do seu exemplo também!
Mas ainda tenho uma dúvida na minha mente. Confesso que é apenas uma especulação, não tenho bases para o desenvolvimento dela. Aparentemente, acho que ela é aceitável.
Eventos onde o que prevalece é nosso lado irracional tomando conta de nossas ações numa situação que, para ser melhor levada a cabo, exigiria alguma racionalidade.
Concordo com você!
O meu problema de entendimento, ACHO, está exatamente nessa diferenciação de razão e irracionalidade.
Uma dessas garota, assim que saltou, começo a mexer as pernas como se estivesse a tentar subir de volta à plataforma. Impossível, eu sei. Mas era um ato instintivo, irracional.
Sim, um ato irracional, mas com uma finalidade: proteger a vida. Existe uma causa para ele, um sentindo, uma razão.
. Parece-me, precipitadamente, que a racionalidade é apenas um meio mais desenvolvido para o mesmo fim: proteger, evoluir, lutar, trabalhar, etc.
Outro exemplo
"Então vemos uma civilização velha de 10.000 anos se valendo de mentiras absurdas com o propósito de se matarem uns aos outros em situações que pedem mais razão e menos emoção"
Sim, são conflitos desnecessários que podem não levar a nada (Irracionais). Todos ganhariam mais com o trabalho em conjunto (Racionalidade). Meios diferentes para o mesmo fim: conseguir o melhor para a sua vida.
Como disse, sou meio atrapalhado e confuso. Será que estou ESPECULANDO corretamente? Faz algum sentido o que digo?