Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28835 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2006, 15:21:07 »
Sou meio cínico nesse assunto. Olhando para a história da Humanidade e como ela anda agora, matando seu habitat, matando-se uns aos outros, passando a perna uns nos outros, enfim, levando a vida como perfeitos animais irracionais, eu diria que não vale a pena viver. Ser racional e agir como irracional não casa bem. E considerações sobre a vida só podem ser tidas no plano racional.

Vale a pena viver irracionalmente?

Não, não vale. Mas é tarde demais para desligarmos a mente.

Mas para o lado irracional, instintivo, isso não faz diferença. Não se pergunta se vale ou não a pena viver. Está aqui, vive-se. Embora hajam algumas situações de auto-sacrifício ou suicídio em animais irracionais, tal é raro e específico. Nas esmagadora maioria dos casos, vive-se e reproduz-se.

Então como fica a dicotomia de um ser racional que conseque considerar que está racionalmente vivendo como irracional? Como ele resolve isso? achará que não vale a pena, mas não se matará porque o lado irracional não deixa? Ou tentará ele calar de uma vez por todas o que considera a fonte dos problemas de sua espécie e se matará?

Pode parecer estranho que então se matar seja uma opção racional, mas acho que seja. Tirando os raros e específicos casos onde o irracional aponte para isso (salvar ou defender uma cria ou companheira, sei lá), uma decisão de se matar será sempre racional: considerou sobre a vida e decidiu que já chega. Os motivos, não importam. São racionais.

Não faço apologia do suícidio, mas reconheço que o suícida, em são estado da mente, tenha o direito dese retirar da vida quando quiser. Seria muito melhor que tivéssemos esse direito que sermos retirados da mesma em consequência da irracionalidade que varre nossa civilização, que nos mata de fome, guerra, acidentes evitáveis ou doenças. Não digo que controlemos as doeças, mas o impacto fatal delas seria mais suave se fossemos mais racionais.

Agora... se matar não é a única atitude racional aqui. Acho até uma bem covarde, estúpida ou desnecessária, dependendo do caso.

Tem aquele personagem do Veríssimo, O Analista de Bagé, que quando recebia os angustiados por conta da indiferença universal, o esmafgador peso do todo, etc, dava uma joelhada nos tomates do deprimido e depois perguntava: "o que é pior: a indiferença do Universo ou joelhada no saco?"

Então é não se deseperar e mudar de perspectiva. Estando a vida breve, bruta e irracional como está, joelhada nos ovos é sempre pior. Aí entra o contruir objetivos para sua vida. E o ter sonhos. E o ter fantasias. Objetivos e sonhos são alcançáveis e podem manter nossas mentes afastadas do cinismo racional e realista que não vale a pena viver uma vida irracional, breve e cruel. As fantasias podem não ser alcançáveis, por definição não são, mas servem como backups nos momentos que nem sonhos e nem objetivos conseguem dar conta do recado.

Mas pessoalmente acho um erro transformar as fantasias em objetivos, como as religiões e demais supertições fazem. Estão racionalmente objetivando o que racionalmente não tem como ser objetivado.

Eu já estou na base da fantasia tem tempo. Não tem coisa nesse mundo que me faça achar razão em viver. Mas prefiro viver a não existir.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2006, 21:59:03 »
" Só vivo porque posso morrer quando quiser: sem a idéia do suicídio já teria me matado há muito tempo" (Emil Cioran - Silogismo da amargura)
Essa citação é perfeita.

Esse pensador é muito honesto no que fala. Gosto da honestidade de pensamento.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2006, 22:09:58 »
Não acho que estejamos em posição de criticar um suícida...

A vida de algumas pessoas pode ser tão terrível que pode-se acabar chegando a um ponto aonde nenhuma outra saída seja visivel...

Pessoas diferentes têm reações diferentes a determinadas situações de pressão. Não posso dizer que jamais pensaria em suícidio como opção... posso vir a passar por algo que realmente me coloque nessa situação, quem sabe?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2006, 22:26:44 »
A vida é feita de momentos.

Estou em um momento infeliz em minha vida, talvez seja por isso que o tópico tenha esse caráter suicida.

Mas lhes digo, o importante é ser feliz, tenho pena das pessoas que vivem somente para acumular bens.

O ser humano busca a felicidade acima de tudo, considero isso uma virtude, não só a felicidade, mas o conhecimento é algo imprescindível para uma pessoa que queira ser livre e feliz.

Somos ateus por causa de nosso conhecimento.

Fico imaginando quantos teístas que refletissem um pouco sobre a vida virariam ateus.

Ateísmo é uma virtude, mas não nos diferenciamos em nossos atos dos teístas não.

"A unica diferença entre um ateu e um cristão é o que ele faz no domingo" - Autor Desconhecido
« Última modificação: 17 de Abril de 2006, 22:28:17 por ###Nightstalker### »
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2006, 23:09:40 »
Veja só, eu poderia fazer uma lista das minhas doênças (psiquiatricas, físicas ou psicossomáticas)

Estou numa crise de dermatite atópica muito forte, tive que tomar sopa hoje.
E mesmo assim, sai com meus amigos no sábado pra beber. Bebi tequila e ri mto com o pessoal...

Já coloquei na minha cabeça que não importa o que eu estiver passando, vou lutar para poder me divertir. Viver é se divertir e pronto.

[]'s e Boa Sorte!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2006, 23:40:01 »
Ateísmo é uma virtude, mas não nos diferenciamos em nossos atos dos teístas não.

"A unica diferença entre um ateu e um cristão é o que ele faz no domingo" - Autor Desconhecido

Para mim a diferença é menor ainda.  Ateísmo é apenas descrença em Deus, e Deus é um conceito que NO DURO pouco importa mesmo para as religiões teístas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Abril de 2006, 01:14:21 »
Citação de: ###Nightstalker###
Se o sofrimento é maior que o prazer (então) não (há) motivos para viver.

Se a perspectiva razoável do sofrimento que se tenha de suportar é consistentemente maior do que o prazer que se possa razoavelmente pensar em vivenciar então não há nessa perspectiva de vida que estivermos empregando motivos suficientes para que valha a pena viver.

É bom lembrar que essas circunstâncias podem mudar, tanto intencionalmente quanto acidentalmente ou por influência externa.

É bom lembrar que tais perspectivas de uma vida boa ou ruim são tremendamente alteradas por depressão e etc, ou por uma série um pouco menos provável de azares...

Não importa que é "racional", é um raciocínio deturpado. Já li umas coisas sobre isso, não sei quanto "pseudo" são ou não (acho que faz sentido, ainda que talvez tenha floreações e algumas coisas menores não muito bem estabelecidas), mas é mais ou menos como se a mente tivesse uma certa "inércia", como se "erodisse" caminhos do pensamento que então tendessem a fluir sempre nessa direção (nesse caso, pessimismo, por exemplo). Fica sendo meio como um "vício" (talvez mais literalmente, das químicas liberadas no cérebro), ou talvez, melhor dizendo, um hábito, nem tão fácil de se livrar, exigindo auto-policiamento, como outros hábitos ruins. Mas as pessoas geralmente não associam pensamentos à hábitos, pensamentos são geralmente vistos como sendo "nós mesmos".

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Abril de 2006, 12:44:12 »
Somos ateus por causa de nosso conhecimento.

Fico imaginando quantos teístas que refletissem um pouco sobre a vida virariam ateus.

Errrrr...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #33 Online: 18 de Abril de 2006, 13:40:22 »
Citação de: ###Nightstalker###
Se o sofrimento é maior que o prazer (então) não (há) motivos para viver.

Se a perspectiva razoável do sofrimento que se tenha de suportar é consistentemente maior do que o prazer que se possa razoavelmente pensar em vivenciar então não há nessa perspectiva de vida que estivermos empregando motivos suficientes para que valha a pena viver.

É bom lembrar que essas circunstâncias podem mudar, tanto intencionalmente quanto acidentalmente ou por influência externa.

É bom lembrar que tais perspectivas de uma vida boa ou ruim são tremendamente alteradas por depressão e etc, ou por uma série um pouco menos provável de azares...

Não importa que é "racional", é um raciocínio deturpado. Já li umas coisas sobre isso, não sei quanto "pseudo" são ou não (acho que faz sentido, ainda que talvez tenha floreações e algumas coisas menores não muito bem estabelecidas), mas é mais ou menos como se a mente tivesse uma certa "inércia", como se "erodisse" caminhos do pensamento que então tendessem a fluir sempre nessa direção (nesse caso, pessimismo, por exemplo). Fica sendo meio como um "vício" (talvez mais literalmente, das químicas liberadas no cérebro), ou talvez, melhor dizendo, um hábito, nem tão fácil de se livrar, exigindo auto-policiamento, como outros hábitos ruins. Mas as pessoas geralmente não associam pensamentos à hábitos, pensamentos são geralmente vistos como sendo "nós mesmos".

É por ai mesmo! No momento de depressão, coisas banais se tornam dramas, a realidade fica deturpada e nosso cérebro vira o advogado do diabo! A vontade é apertar o botão "Stop", e como não existe, o pensamento suicida acaba sendo o caminho mais fácil!

O negócio é não entrar no jogo, e deixar de lado idéias perturbadoras ou tristes, seja lá quais forem, não vale a pena pensar no que não pode ser mudado!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Abril de 2006, 20:40:02 »
Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

Pra encontrar o NADA  como reconpensa ?
 Me diz vc !
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Abril de 2006, 22:08:07 »
Penso estar muito longe de compreender o que significa viver. A vida é de uma complexidade que supera a minha capacidade mental de saber; poderia dedicar a minha existência tentando compreender a vida e não teria sequer 0.1% de todo o conhecimento que ela possui. Assim, é muita alta a chance de ter um conceito errado sobre a vida. É muito precipitado dizer que o suicídio é válido.

Bem, tenho consciência de como a minha vida é curta. Morrei sem realizar 1% de todos os meus desejos e vontades (que são quase infinitas). Talvez, a vida seja apenas uma força de vontade, um querer simplesmente. Não é uma questão de fazer sentindo "racional" ou não.

Tenho minhas crises existenciais também.
Espero ter contribuído em alguma coisa neste fórum! :)
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Abril de 2006, 22:37:17 »
Eu já tentei me suicidar e, por absoluta incompetencia, eu não consegui..mas resolvi dar uma seguinte chance pro destino..minha menininha abriu os olhos e de repente eu já não queria morrer , queria vencer (sei lá o que..mas eu queria).
Momentos ruins são f... no momento tenho apenas um par de sapato e descubro que ele esta se desmanchando (isso não é uma piada) mas não penso em me matar não, descobri que sou util para as pessoas que me cercam principalmente as minhas filhas, quero que elas sejam felizes, vou morrer tranquilo sabendo que elas não precisarão sofrer o que sofri e, obvio, comprar um par de sapatos urgente!!!!
Poxa.. que resposta mais piegas!!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 20 de Abril de 2006, 00:09:54 »
Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale a pena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

Pra encontrar o NADA  como recompensa ?
 Me diz vc !

O "nada" é bem melhor do que algumas coisas que existem.  Em algumas situações parar com o dano já é uma vitória.

Mas o que me chama mais a atenção é que você está focalizando a recompensa do indivíduo.  Há muito mais do que isso na vida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #38 Online: 20 de Abril de 2006, 03:32:57 »
Vale apena viver?
Que pena?

Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?
Faça isso.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Abril de 2006, 07:55:20 »
"Dinheiro não traz felicidade.... me de o seu e seja feliz!"

Minha opinião é viver e aproveitar o maximo possivel...

Cara essa citação foi perfeita. :histeria:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Abril de 2006, 07:56:57 »
Sou meio cínico nesse assunto. Olhando para a história da Humanidade e como ela anda agora, matando seu habitat, matando-se uns aos outros, passando a perna uns nos outros, enfim, levando a vida como perfeitos animais irracionais, eu diria que não vale a pena viver. Ser racional e agir como irracional não casa bem. E considerações sobre a vida só podem ser tidas no plano racional.

Vale a pena viver irracionalmente?

Não, não vale. Mas é tarde demais para desligarmos a mente.

Mas para o lado irracional, instintivo, isso não faz diferença. Não se pergunta se vale ou não a pena viver. Está aqui, vive-se. Embora hajam algumas situações de auto-sacrifício ou suicídio em animais irracionais, tal é raro e específico. Nas esmagadora maioria dos casos, vive-se e reproduz-se.

Então como fica a dicotomia de um ser racional que conseque considerar que está racionalmente vivendo como irracional? Como ele resolve isso? achará que não vale a pena, mas não se matará porque o lado irracional não deixa? Ou tentará ele calar de uma vez por todas o que considera a fonte dos problemas de sua espécie e se matará?

Pode parecer estranho que então se matar seja uma opção racional, mas acho que seja. Tirando os raros e específicos casos onde o irracional aponte para isso (salvar ou defender uma cria ou companheira, sei lá), uma decisão de se matar será sempre racional: considerou sobre a vida e decidiu que já chega. Os motivos, não importam. São racionais.

Não faço apologia do suícidio, mas reconheço que o suícida, em são estado da mente, tenha o direito dese retirar da vida quando quiser. Seria muito melhor que tivéssemos esse direito que sermos retirados da mesma em consequência da irracionalidade que varre nossa civilização, que nos mata de fome, guerra, acidentes evitáveis ou doenças. Não digo que controlemos as doeças, mas o impacto fatal delas seria mais suave se fossemos mais racionais.

Agora... se matar não é a única atitude racional aqui. Acho até uma bem covarde, estúpida ou desnecessária, dependendo do caso.

Tem aquele personagem do Veríssimo, O Analista de Bagé, que quando recebia os angustiados por conta da indiferença universal, o esmafgador peso do todo, etc, dava uma joelhada nos tomates do deprimido e depois perguntava: "o que é pior: a indiferença do Universo ou joelhada no saco?"

Então é não se deseperar e mudar de perspectiva. Estando a vida breve, bruta e irracional como está, joelhada nos ovos é sempre pior. Aí entra o contruir objetivos para sua vida. E o ter sonhos. E o ter fantasias. Objetivos e sonhos são alcançáveis e podem manter nossas mentes afastadas do cinismo racional e realista que não vale a pena viver uma vida irracional, breve e cruel. As fantasias podem não ser alcançáveis, por definição não são, mas servem como backups nos momentos que nem sonhos e nem objetivos conseguem dar conta do recado.

Mas pessoalmente acho um erro transformar as fantasias em objetivos, como as religiões e demais supertições fazem. Estão racionalmente objetivando o que racionalmente não tem como ser objetivado.

Peraê , os animais irracionais não destroem a natureza.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Abril de 2006, 18:24:03 »

Deixa a vida me levar, vida leva eu... deixa a vida me levar...

Sou feliz e agradeço por tudo que deus me deu...

:chopp: :chopp: :chopp: :chopp: :chopp:

:banda:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #42 Online: 20 de Abril de 2006, 18:42:56 »

Mas quais seriam os animais irracionais?! Se reparar bem o termo racional, perceberá que em muitos atos, animais não-humanos são mais racionais que muitos humanos.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #43 Online: 20 de Abril de 2006, 18:49:30 »

heheheheh
Puro Rock'n roll!
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Abril de 2006, 20:13:32 »

Mas quais seriam os animais irracionais?! Se reparar bem o termo racional, perceberá que em muitos atos, animais não-humanos são mais racionais que muitos humanos.

Tive a impressão de que o texto de Hendrik comparava as pessoas que destroem o meio ambiente com os animais não-humanos.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Abril de 2006, 20:14:33 »

heheheheh
Puro Rock'n roll!

Tá mais pra pagode, não?

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #46 Online: 20 de Abril de 2006, 22:13:35 »
Só estou associando os smiles metaleiros com a musica!

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #47 Online: 20 de Abril de 2006, 22:13:48 »
hauhauahuahauaha

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #48 Online: 21 de Abril de 2006, 01:13:39 »
Não só isso... Animais também têm senso de humor:

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #49 Online: 21 de Abril de 2006, 14:29:32 »
hahahahha que macaquinho filho da mãe!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!