uma coisa que não gosto no subc. Marcos é a falta de pragmatismo em quanto à política nacional… se tivesse apoiado o Obrador as eleições não teriam sido como foram…
Eles consideram o López Obrador (PRD) "a mão esquerda da direita", mas mesmo assim, denunciaram a tentativa do PRI e do PAN de cassarem os seus direitos políticos.
Sobre ser pragmático, acho que este trecho deixa bem claro a postura do EZLN:
“Um dos problemas da esquerda é com o que esta se identifica: com a direção do PRD, que tem a consistência ideológica e prática de um merengue (e, como os merengues, se jogam no cara ou coroa); ou com a posição dos que dão uma de advogado e promovem a eleição de governantes “menos ruins” como programa de ação de esquerda, ou com aqueles que, do conforto da academia, distribuem missões e tarefas… às organizações de esquerda; ou daqueles que, aceitando o calendário que vem de cima, e que aponta este como ano eleitoral, promovem o atual equivalente ao “voto útil”: impulsionemos o mal menor… dando por suposto que, de fato, é um mal menor.
Mas, se você me permite, analisando mais detidamente, podemos apontar que o denominador comum desta “esquerda” está no cinismo, na falta de memória e no conformismo.
Não. Quando se olha para a esquerda, não temos que dirigir o olhar para cima, mas sim para baixo. Lá em cima é só claudicação disfarçada de moderna sensatez. A geografia da esquerda (atenção: falo do México dos inícios do século XXI) se estende lá em baixo e costuma estar longe do frenesi de cima. E falo então da esquerda de baixo, a marginalizada por essa “esquerda” de cima que tanto agrada à direita.”
Fonte: "ELZN - Passos de uma Rebeldia"
Original publicado em:
La Jornada - 02/03/2005
P.s.: Mais tarde, porque transcrever para cá me cansou e já está tarde (cedo, como querer
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)
), procuro o original e disponibilizo. ]~[
Texto original e completo:
http://www.ezln.org/documentos/2005/abajolaizquierda050423.es.htm