Autor Tópico: Dicas de Livros  (Lida 31692 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Dicas de Livros
« Resposta #100 Online: 13 de Julho de 2008, 04:35:51 »
Estação Carandiru
Drauzio Varella

"Já nas primeiras palestras fiquei surpreso com a consideração que os homens demonstravam por mim. Nas perguntas usavam termos e expressões como "sexo anal", "penetração", "prostituição", "homossexuais" ou "mulheres de cadeia" - jamais uma palavra grosseira; palavrão, nem pensar. Certa ocasião, ao interromper um vídeo da Daniela Mercury para colocar o de AIDS, uns três ou quatro do fundo assobiaram por brincadeira, como fazem os alunos de cursinho. Essa pequena manifestação deu o que fazer para o Waldemar Gonçalves convencer o pessoal que ajudava na montagem do equipamento a não esfaquear os assobiadores. Santão, um mulato musculoso cumprindo dezoito anos por assalto a banco, que ajudava a montar o equipamento de som, era dos mais revoltados:
- Qual é a desses caras, meu, querer zoar o médico que vem conscientizar os manos do perigo dessa praga e dar uma distração para a coletividade? Eles não estão tirando o doutor, estão tirando nós.
Na semana seguinte, o Benê,[...] apareceu com três jovens:
- Doutor, os manos aqui querem trocar uma idéia com o senhor.
O mais velho dos três, que na adolescência teve o olho esquerdo vazado por uma bala perdida, falou de cabeça baixa e com as mãos cruzadas atrás:
- Em nome meu e dos parceiros aqui presentes, junto, a gente veio pedir desculpa muito pelos assovios. Não foi por mal, mas se os companheiros entenderam que sim, quem somos nós para discordar.
Essa aura de respeito sincero em torno da figura do médico que lhes trazia uma pequena ajuda exaltou em mim o senso de responsabilidade em relação a eles. Com mais de vinte anos de clínica, foi no meio daqueles que a sociedade considera como escória que percebi com mais clareza o impacto da presença do médico no imaginário humano, um dos mistérios da minha profissão."

Em 1989, Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Seu relato neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: resulta dos relacionamentos que a profissão de médico permitiu manter com presos e funcionários; não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação das individualidades.
Na Detenção ele conheceu pessoas como Mário Cachorro, Xanto, Roberto Carlos, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo, Loreta e seu Luís. Não importa a pena a que tenham sido condenados, todos estão sujeitos às normas de controle de comportamento vigentes na instituição. Por outro lado, todos seguem um rígido código penal não escrito, criado pela própria população carcerária (contrariá-lo pode equivaler à morte).
O livro fala dessas pessoas. São crônicas sobre formas de viver e morrer.
Vencedor do Prêmio Jabuti 2000 na categoria Livro do ano de não-ficção.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Julho de 2008, 20:12:42 »

Aos dezoito anos de idade, Erich Maria Remarque conheceu as trincheiras alemãs da Primeira Guerra Mundial. Foi ferido em três ocasiões. Saiu do conflito profundamente marcado e perplexo com a crueldade da guerra. Durante a década de 20, enfrentava a insônia carregada de fantasmas tomando notas sobre os horrores que viu e viveu no front. Os rascunhos formavam o núcleo de um romance. Publicado em livro no ano de 1929, "Nada de Novo no Front" firmou uma posição radicalmente pacifista em um mundo que ainda via a guerra como uma alternativa política e determinou o perfil antibelicista que habita a literatura ocidental até hoje. O protagonista é Paul, jovem alemão de família humilde que, como tantos da sua geração, deu ouvidos aos pais e professores, abandonou a escola e partiu para uma guerra que - conforme descobriria - não era a sua. Não bastasse a legitimização que faz do ser humano pacifista, "Nada de Novo no Front" é um livro assustadoramente comovedor. Resiste ao tempo graças à simplicidade do seu estilo aliada à franqueza com que trata dos sentimento humanos.

É daquele tipo de livro que faz você se apegar ao personagem, comover-se com ele. Uma leitura excelente.  :ok:
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Álvaro de Campos

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #102 Online: 23 de Julho de 2008, 22:32:47 »
O livro do Remarque é ótimo.
Outro muito bom , também sobre a 1ª Guerra Mundial , é Johnny vai à Guerra de Dalton Trumbo
" O protagonista de Johnny vai à Guerra é um soldado atingido por uma granada na 1ª Guerra Mundial. Ele fica tão mutilado que não entende porque o mantiveram vivo. Todo romance é contado na terceira pessoa , mas através de sua mente.Ele não pode ver,ouvir , falar ou cheirar mas sente o que acontece em volta e aos poucos reconstrói o passado e o presente.
Johnny era o jovem americano saudável , idealista e ignorante,pronto para experimentar o mundo como reflexo de si mesmo e de seus compatriotas. Johnny é um jovem ingênuo que,naquela situação-limite,sintetiza a situação da humanidade e se supera (mas não se liberta). No final o leitor saberá que a verdadeira guerra de Johnny passou a ser contra a hipocrisia da democracia e contra os doutores da guerra. Com ele Trumbo deu vida ao Soldado Desconhecido. O livro , publicado no início da 2ª Guerra Mundial , tornou-se referência obrigatória dos movimentos pacifistas no mundo todo.
Esse romance deve ser lido porque nos dá os argumentos mais fortes contra os senhores da guerra , porque nos tira o choro do peito mas o deixa entalado na garganta, e porque é muitíssimo bem escrito."
Gustavo Bernardo ( da resenha do livro)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 24 de Julho de 2008, 00:55:17 »
Outro muito bom , também sobre a 1ª Guerra Mundial , é Johnny vai à Guerra de Dalton Trumbo
Só uma curiosidade: o livro virou filme em 1971 - vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes -, e algumas cenas podem ser vistas no clipe de One do Metallica, cuja letra conta a história do soldado.

It's an award I've won"

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #104 Online: 09 de Novembro de 2008, 20:56:29 »
Alguem pode me indicar um bom livro Filosofia ? Mas um de fácil compreensão e de se achar nas livrarias..

Não deseje.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #105 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:24:14 »
Flatland - A romance of many dimensions by Edwin A. Abbott

Estória dos habitantes de um mundo bidimensional, e de um quadrado deste mundo que um dia foi visitado por um ser da terceira dimensão.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #106 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:27:24 »
Alguem pode me indicar um bom livro Filosofia ? Mas um de fácil compreensão e de se achar nas livrarias..

Introdutório?

Leia The Problems of Philosophy - Bertrand Russell,

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #107 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:31:35 »
Eu precisaria que fosse em português =(
Não deseje.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #108 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:40:36 »

OK! Quais são seus interesses? Ética? Estética? Filosofia Política? Teoria do Conhecimento?
Qual seu nível de leitura? Já leu alguma coisa de filosofia?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #109 Online: 09 de Novembro de 2008, 22:34:14 »
Não nenhum livro de filosofia (por completo) ainda.

Tem que ser um bem introdutório
Não deseje.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #110 Online: 09 de Novembro de 2008, 23:06:27 »
Não nenhum livro de filosofia (por completo) ainda.

Tem que ser um bem introdutório

Bertrand Russell tem vários livros de divulgação da filosofia.
Outros autores bastante compreensíveis para neófitos são Voltaire, David Hume, Platão, Thomas Hobbes...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Novembro de 2008, 09:47:10 »

OK! Quais são seus interesses? Ética? Estética? Filosofia Política? Teoria do Conhecimento?
Qual seu nível de leitura? Já leu alguma coisa de filosofia?

Comportamento humano e tudo relacionado a ações específicas do cérebro (Mesmo que seja pela "visão filosófica"). Já li as obras de "nit", mas só gostei de citações que ele faz, não do conjunto da obra. Feuerbach não li, só tenho umas idéias dele. Marx e seu financiador capitalista hehehe.... Também só umas idéias, pretendo ler mais obras dele, pois com elas se entende muita história. Tô lendo As opiniões e as crenças (Prazer e dor e tal...).

Não gosto de muita abobrinha para se falar algo, daí eu repudiar muitos autores nacionais. Gosto mais de textos, pois eles sim são pragmáticos e, dependo do qual, com muito conteúdo. Agora minha generalização: Todos os livros são feitos com pouca ou muita abobrinha para se dizer algo, por isso passam por várias mãos antes de ser lançados. Prefiro os de poucas abobrinhas e mais objetivos.

O que me indica?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 10 de Novembro de 2008, 18:36:12 »
Estação Carandiru
Drauzio Varella

"Já nas primeiras palestras fiquei surpreso com a consideração que os homens demonstravam por mim. Nas perguntas usavam termos e expressões como "sexo anal", "penetração", "prostituição", "homossexuais" ou "mulheres de cadeia" - jamais uma palavra grosseira; palavrão, nem pensar. Certa ocasião, ao interromper um vídeo da Daniela Mercury para colocar o de AIDS, uns três ou quatro do fundo assobiaram por brincadeira, como fazem os alunos de cursinho. Essa pequena manifestação deu o que fazer para o Waldemar Gonçalves convencer o pessoal que ajudava na montagem do equipamento a não esfaquear os assobiadores. Santão, um mulato musculoso cumprindo dezoito anos por assalto a banco, que ajudava a montar o equipamento de som, era dos mais revoltados:
- Qual é a desses caras, meu, querer zoar o médico que vem conscientizar os manos do perigo dessa praga e dar uma distração para a coletividade? Eles não estão tirando o doutor, estão tirando nós.
Na semana seguinte, o Benê,[...] apareceu com três jovens:
- Doutor, os manos aqui querem trocar uma idéia com o senhor.
O mais velho dos três, que na adolescência teve o olho esquerdo vazado por uma bala perdida, falou de cabeça baixa e com as mãos cruzadas atrás:
- Em nome meu e dos parceiros aqui presentes, junto, a gente veio pedir desculpa muito pelos assovios. Não foi por mal, mas se os companheiros entenderam que sim, quem somos nós para discordar.
Essa aura de respeito sincero em torno da figura do médico que lhes trazia uma pequena ajuda exaltou em mim o senso de responsabilidade em relação a eles. Com mais de vinte anos de clínica, foi no meio daqueles que a sociedade considera como escória que percebi com mais clareza o impacto da presença do médico no imaginário humano, um dos mistérios da minha profissão."

Em 1989, Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Seu relato neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: resulta dos relacionamentos que a profissão de médico permitiu manter com presos e funcionários; não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação das individualidades.
Na Detenção ele conheceu pessoas como Mário Cachorro, Xanto, Roberto Carlos, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo, Loreta e seu Luís. Não importa a pena a que tenham sido condenados, todos estão sujeitos às normas de controle de comportamento vigentes na instituição. Por outro lado, todos seguem um rígido código penal não escrito, criado pela própria população carcerária (contrariá-lo pode equivaler à morte).
O livro fala dessas pessoas. São crônicas sobre formas de viver e morrer.
Vencedor do Prêmio Jabuti 2000 na categoria Livro do ano de não-ficção.

Eu assisti ao filme, será que o livro é melhor?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #113 Online: 26 de Novembro de 2008, 21:28:02 »
Ahhhhhhh... satisfação. Há algo que preciso compartilhar com vocês.

Terminei hoje de ler Hannibal, do Thomas Harris. Pois bem - aos que não assistiram o filme, recomendo. Aos que assistiram, parcial ou integralmente, recomendo em dobro.

A história é muito mais complexa, sutil, e prazeirosa no livro que no filme. Sinceramente, achei o filme chato, tanto que dormi no meio dele.

A parte abaixo vai estar em fonte 1, pois além do tema ser pesado pra alguns, ainda por cima contém spoilers.
Dormi no meio do filme, e acordei na hora que o Hannibal serve o cérebro do Klender. O que apenas me deu um pouco de fome, já que parecia frango.

OK, voltando ao assunto... o que fizeram com a trama do livro quando adaptaram pro cinema, porra? Tudo bem cortar detalhes, é [apenas] tolerável mudar o final, mas parecem ser duas histórias completamente diferentes! Ao que me lembre, o filme faz sequer referência a, vejamos: Margot, Mischa, o fato do Dr. Lecter ter seis dedos em uma das mãos (detalhe importante para a trama, pois era um dos modos de identificação dele), o background histórico de Lecter, o porquê de Starling intrigá-lo tanto...

A morte de Mason também é bastante diferente do filme. Não só na execução, mas nos motivos.

O livro não é um livro de horror, como o filme pinta. Tampouco estritamente policial - é um livro bastante "psicológico", fazendo o filme parecer raso demais, perto dele.

Não vou contar aqui o enredo completo, sugiro que vocês leiam, pô. Mas, já aviso para evitarem ler antes de dormir, ou verão amanhecer e continuarão lendo. Empolga.
Latebra optima insania est.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #114 Online: 26 de Novembro de 2008, 21:51:52 »
A história é muito mais complexa, sutil, e prazeirosa no livro que no filme. Sinceramente, achei o filme chato, tanto que dormi no meio dele.

Parece que sempre é assim. Quem disse que uma imagem vale mais do que mil palavras?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 26 de Novembro de 2008, 23:34:36 »
Massa, Eremita! Não sabia que o livro era tão interessante asism! Procurarei lê-lo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #116 Online: 27 de Novembro de 2008, 14:16:07 »

Parece que sempre é assim. Quem disse que uma imagem vale mais do que mil palavras?
Alguém que não sabia ler. :hihi:

Próximo na estante para eu ler... vejamos... Gabriel García Márquez - Do Amor e outros Demônios.
Latebra optima insania est.

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #117 Online: 27 de Novembro de 2008, 20:21:49 »
Qual é a forma do texto da Divina Comédia? O texto é todo em versos? Eu estava querendo ler, mas não sei se iria gostar  :hein: Alguém sabe de algum lugar para que eu possa ler umas páginas? Só para ter uma idéia.

Perguntei sem procurar :stunned:
Achei um e-books da Divina Comédia. Pelo visto não é muito do meu agrado.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2008, 20:23:55 por Churrumino »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #118 Online: 27 de Novembro de 2008, 20:27:27 »

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 27 de Novembro de 2008, 23:15:49 »

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #120 Online: 29 de Novembro de 2008, 16:47:57 »
Alguém já leu "Viagem de um naturalista ao redor do mundo" de Charles Darwin? Sabe se é interessante? Pois eu queria ler a Teoria da Evolução, mas antes gostaria de ler o volume 1 e 2 da "Viagem de um naturalista..."

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #121 Online: 29 de Novembro de 2008, 19:11:14 »
Já , e achei muito legal. São interessantes as observações dele sobre o Brasil ( onde se chocou com a escravidão) e sobre os nativos da Terra do Fogo.
Não há necessidade de ler o relato da viagem antes d`Origem das Espécies - na época Darwin não tinha a questão da formação das espécies em mente -, eu mesmo só li o relato do Beagle muito depois.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 23 de Janeiro de 2009, 23:05:40 »
Eu assisti ao filme, será que o livro é melhor?
Eu achei bem melhor. O livro é sempre mais completo, tem mais detalhes. No filme cortaram muita coisa e misturaram uns personagens com outros.
Desculpe a demora em responder, não havia visto sua resposta.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 24 de Janeiro de 2009, 00:38:35 »
As sandálias do pescador
Morris West

"Poderei escandalizar muita gente, se declarar abertamente que, numa mulher como esta Ruth, vejo, ou creio ver, um espírito de eleição. A chave para tais espíritos é o seu reconhecimento de que a a luta contra a vida constitui, na realidade, uma luta com Deus...
A mais estranha história do Velho Testamento é a de Jacó, que lutou contra um Anjo e o venceu, forçando-o a dizer seu nome... Mas Jacó retirou-se coxeando.
Eu também sou um espiírito coxo. Senti abalarem-se a razão e os fundamentos da minha fé na na cela negra  e sob as luzes potentes da inquisição sob Kamenev.
"

O livro conta a história do russo Kiril Lakota que, após mais de quatrocentos anos de supremacia italiana, é escolhido para calçar as sandálias do pescador, quase ao mesmo tempo em que seu ex-torturador Kamenev assume o poder na URSS. Entre ambos estabelece-se um diálogo de grande transcedência sobre a convivência pacífica dos povos. Os perigos de um conflito atômico, o debate entre ciência e religião, amor e pecado - temas que se entrelaçam nesse best-seller que ganhou sua versão cinematográfica em 1968.

It's an award I've won"

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #124 Online: 25 de Janeiro de 2009, 04:19:47 »
Flatland - A romance of many dimensions by Edwin A. Abbott

Estória dos habitantes de um mundo bidimensional, e de um quadrado deste mundo que um dia foi visitado por um ser da terceira dimensão.
NERD, cheguei meio atrasado para te avisar que exist este livro em português se chama: "Planolândia, um Romance de Muitas Dimensões"
http://www.ciadoslivros.com.br/book_details.asp?ProdId=AB0923&origem=buscape
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!