Autor Tópico: Dicas de Livros  (Lida 31693 vezes)

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
Re: Dicas de Livros
« Resposta #125 Online: 25 de Janeiro de 2009, 20:02:14 »
Galera, preciso de um livro bom que fale sobre a situação do oriente médio desde pouco antes da criação do estado de Israel.

Não aguento mais acompanhar tantas notícias, artigos e entrevistas sem entender de fato o que têm ocorrido.

Quero entender melhor a situação do médio oriente e para isso desejo um autor imparcial que foque seus textos em fatos e não apenas em opiniões tendenciosas como muitos que vemos por aí.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 25 de Janeiro de 2009, 20:13:45 »
Putz, pedido complicado, hein?

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #127 Online: 25 de Janeiro de 2009, 20:26:33 »
Putz, pedido complicado, hein?
To aqui pra isso!  :ok:

Sonhar não custa nada né? :D

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:09:50 »
As sandálias do pescador
Morris West

"Poderei escandalizar muita gente, se declarar abertamente que, numa mulher como esta Ruth, vejo, ou creio ver, um espírito de eleição. A chave para tais espíritos é o seu reconhecimento de que a a luta contra a vida constitui, na realidade, uma luta com Deus...
A mais estranha história do Velho Testamento é a de Jacó, que lutou contra um Anjo e o venceu, forçando-o a dizer seu nome... Mas Jacó retirou-se coxeando.
Eu também sou um espiírito coxo. Senti abalarem-se a razão e os fundamentos da minha fé na na cela negra  e sob as luzes potentes da inquisição sob Kamenev.
"

O livro conta a história do russo Kiril Lakota que, após mais de quatrocentos anos de supremacia italiana, é escolhido para calçar as sandálias do pescador, quase ao mesmo tempo em que seu ex-torturador Kamenev assume o poder na URSS. Entre ambos estabelece-se um diálogo de grande transcedência sobre a convivência pacífica dos povos. Os perigos de um conflito atômico, o debate entre ciência e religião, amor e pecado - temas que se entrelaçam nesse best-seller que ganhou sua versão cinematográfica em 1968.
Também já lí.
SPOILER:

Eu entendi errado ou o papa era apaixonado pelo padre Telemond ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:19:18 »
Galera, preciso de um livro bom que fale sobre a situação do oriente médio desde pouco antes da criação do estado de Israel.

Não aguento mais acompanhar tantas notícias, artigos e entrevistas sem entender de fato o que têm ocorrido.

Quero entender melhor a situação do médio oriente e para isso desejo um autor imparcial que foque seus textos em fatos e não apenas em opiniões tendenciosas como muitos que vemos por aí.

Almanaques e livros de história não servem?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:25:38 »
Recomenda logo a Wikipedia então :P

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:36:34 »
Pronto, isso aí. 

Mas vai que ele não goste de passar muito tempo lendo pelo pc....  :hihi:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #132 Online: 26 de Janeiro de 2009, 22:12:24 »
SPOILER:

Eu entendi errado ou o papa era apaixonado pelo padre Telemond?
Não interpretei o livro assim. Ele apenas se sentiu muito identificado com o Padre Télemond porque viu que ele também havia passado por uma longa época de sofrimento, e também possuia muitas idéias inovadoras que se assemelhavam e complementavam as dele. Como uma espécie de alma-gêmea, mas sem qualquer outra intenção por trás disso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 20:20:14 »
Mas ele diz ao cardeal que amava o padre "no espírito e na carne".
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 04:05:13 »
Brisingr
Christopher Paolini

"- Você está preocupado com o bem de seu povo, e com razão. Mas minhas preocupações são mais amplas; compreendem o bem dos Varden, dos elfos e de todos os povos que se opõem a Galbatorix. Se... se não for provável que você assuma o trono, e exista outro chefe de clã com maiores prossibilidades e que não seja antipático aos Varden...
- Ninguém seria um grimstnzborith mais simpático do que eu!
- Não estou questionando sua amizade - protestou Eragon. - Mas se o que eu disse acontecesse e meu apoio pudesse garantir que tal chefe de clã subisse ao trono, pelo bem de seu povo e pelo bem do restante da Alagaësia, não seria justo que eu apoiasse o anão que tem melhores chances de sucesso?
Com uma voz mortalmente tranquila, Orik disse:
- Você fez um juramento ao sangue no Knurlnien, Eragon. Em todas as lei de nosso reino, você é membro do Dûrgrimst Ingeitum, independente da desaprovação de outros anões. O que Hrothgar fez ao adotá-lo não tem precedentes em toda a nossa história e não pode ser desfeito a menos que, como grimstborith, eu o expulse de nosso clã. Eragon, se você se voltar contra mim, vai me desonrar perante toda a nossa raça, e ninguém mais vai confiar em minha liderança. Além do mais, você provará a seus inimigos que não podemos confiar em um Cavaleiro de Dragão. Membros de clã não traem uns aos outros pra outros clãs, Eragon. Isso não acontece, a não ser que se deseje acordar no meio da noite com uma adaga enterrada em seu coração."

Terceiro livro do ciclo A Herança - inicialmente previsto para ser uma trilogia, mas que está ficando bem mais longo que o autor originalmente imaginava -, o livro continua a narrar as aventuras de Eragon enquanto revela muito do que estava oculto sobre suas origens. Nele, após o seu batismo de fogo na guerra, Eragon mostra-se decepcionado por ter sua liberdade de ação limitada devido à várias promessas que ele teve que fazer, além de ter perdido sua arma, e ter percebido o quanto seu treinamento deixou de estudar. Por isso é obrigado a viajar por toda a Alagaësia para cumprir suas promessas, sendo usado pelas diversas raças para fins políticos, de maneira que lhe sobrará pouco tempo para continuar seu treinamento antes que a guerra se reinicie.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 21:57:55 »
Mas ele diz ao cardeal que amava o padre "no espírito e na carne".
Em qual capítulo? Lembro de muitos trechos onde ele dizia que o amava, mas não me lembro de "no espírito e na carne".

It's an award I've won"

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 20:20:24 »

SPOILER !!

Depois que o padre morre.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:43:35 »
SPOILER !!

Depois que o padre morre.
Peguei o livro aqui em casa e reli desde o ponto em que sai o veredicto sobre o trabalho e não encontrei nada assim.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 16:12:47 »
A luneta mágica
Joaquim Manuel de Macedo

"Já disse como ele me consolava da minha miopia física; pois bem: a sua bondade ia além; quando me ouvia tristes queixas da minha miopia moral, me apertava as mãos, e falava assim:
- Agradece a Deus por esse infortúnio; estás livre de desgostos sem conta, de responsabilidades sem número, e de tormentos sem tréguas; tu não sabes pensar; mas eu penso por ti e por mim; tu mal dirigirias os teus negócios; mas eu dirijo os teus e os meus negócios; tu sofres muito menos do que eu sofro; porque sofro por ti e por mim.
Que alma santa a do meu irmão!
E todavia, quando isso ouço, lembra-me que o mano Américo foi o testamenteiro e inventariante nomeado por meus pais, e que até hoje está de posse das minhas heranças, que ele emprega e zela, certamente só em meu proveito, mas sem dizer como, nem jamais dando-me contas; e portanto pensando, negociando e sofrendo por mim o meu pobre irmão!"

Simplício é um homem atormentado por duas espécies de miopia: a física, que o deixa praticamente cego e dependente dos olhos dos outros, e, como consequência, a miopia moral, já que, como sugere seu nome, por ter a vida dirigida por outros, é simplório e crédulo, incapaz de uma visão crítica dos homens e do mundo em que vive. Até que conhece um misterioso mágico armênio, que lhe produz uma lente que lhe garante uma perfeita visão das coisas e, depois de alguns minutos, que lhe permita ver a essência de tudo, até a personalidade e os interesses ocultos das pessoas.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 04:19:36 »
Almanaque do Rock
Kid Vinil

"São mais de 50 anos de história para esse jovem que atende pelo nome de 'rock and roll'. Esse ritmo contagiante que traduz excitação e frenesi nunca envelhece; pelo contrário, se renova a cada geração. Se na de´cada de 50, quando ele foi inventado por Chuck Berry e Elvis Presley, significava uma fusão da country music e do rhythm'n'blues, hoje essa definição pode ser muito mais ampla. Com o passar dos tempos, o rock agregou elementos do jazz, da música clássica, do folk, e da world music, entre outros.
Hoje o rock deita e rola na era digital, usando os famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores. Mas uma coisa é importante ressaltar: o rock and roll nunca perdeu sua rebeldia, seu jeito de 'entrar com o pé na porta'. Isso se resume em uma palavra: 'atitude'. Essa é a senha de comando de jovens do mundo inteiro a cada geração. Comportamento e Moda sempre andaram de mão dada com o rock and roll. Cada geração dita sua moda e seu estilo de vida, criando uma conexão entre passado, presente e futuro, e é assim também na música em em outras formas de expressão."

Em ordem cronológica Kid Vinil relembra importantes músicos e bandas que influenciaram toda a cultura ocidental, tanto na música como no modo de se vestir e se comportar. O livro tem 248 páginas e é possível encontrar Bebop, Surf Music, Folk Rock, Psicodelismo, Glam Rock, Jovem Guarda, Rock Progressivo, Tropicália, Heavy Metal, Punk Rock e Grunge, entre outros estilos. Além de lembrar os grandes nomes da história do Rock, também há espaço para os chamados ‘one hit wonders’, aqueles artistas ou bandas que fizeram sucesso com uma música e depois sumiram. Há informações sobre os grandes festivais, uma seleção de melhores álbuns segundo o autor e curiosidades como o topless de Janis Joplin no Rio de Janeiro no final dos anos 60.

It's an award I've won"

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #140 Online: 20 de Março de 2009, 22:50:18 »
Alguém poderia me indicar um livro que [tente] explicar o sucesso econômico dos países da região escandinava? Pode ser só sobre um país, enfim, gostaria de informações sobre a organização econômica, política, qualquer coisa, que explique a prosperidade daquela região. Obrigado.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #141 Online: 12 de Abril de 2009, 13:04:22 »
Vida e morte no museu

Véronique Roy logrou desenvolver em “Museu” (Editora Bertrand Brasil) um thriller de sucesso sobre uma polêmica que, na vida real, vem acendendo ânimos desde o surgimento da teoria da evolução das espécies.

Romilda Raeder

Naqueles dias, quem passasse defronte ao Museu sentia-se feliz por não estar ligado àquele lugar cada vez mais sangrento. A primeira vítima fora a bióloga Anita Elberg – cujo corpo, dissecado de forma macabra, havia sido descoberto numa sala repleta de móveis antigos – “uma espécie de galeria de horrores” e vitrines antigas, em que “todas as espécies que a criação havia podido engendrar – lagartos, pássaros e mamíferos – flutuavam, com ar pensativo, no formol, alguns espécimes exibindo os órgãos em forma de guirlandas esbranquiçadas”.

Mas ninguém ainda imaginava que a morte (anterior) do dr. Ho Wan Xanh é que realmente inaugurara a série de crimes que, por algum tempo, deixaria a polícia parisiense desconcertada e impotente.

Tendo como pano de fundo um museu de história natural, a francesa Véronique Roy logrou desenvolver um thriller de sucesso sobre uma polêmica que, na vida real, vem acendendo ânimos desde que Darwin pôs as autoridades religiosas em polvorosa ao criar a teoria da evolução das espécies.

Criacionismo e evolucionismo

Qual a verdade sobre a origem do homem? Teria evoluído do macaco? Ou teria sido forjado do barro por Deus, coroando uma semana de muito trabalho criador para aplacar Sua solidão?

Evoluído do macaco, parece que não foi. Pelo menos, nem Darwin defendeu tal tese: segundo ele, o que existiu foi um ancestral comum ao homem e ao macaco, que seguiram, cada qual, seu próprio rumo. Adotado pela ciência, o evolucionismo, baseado em evidências estudadas pela antropologia, arqueologia, cosmologia, geologia e algumas outras logias, defende que o universo teria surgido há cerca de 13 bilhões de anos e a vida na Terra há menos de quatro bilhões – além de inserir o homem na natureza, uma espécie entre outras.

Já o criacionismo, que tem como base os escritos bíblicos e a fé religiosa, surgiu formalmente no fim do século XVII, quando Usher, bispo anglicano, decidiu, com base nas escrituras judaico-cristãs, que o mundo foi criado, pronto, em 4004 a.C. – assim, com essa baita exatidão. Hoje, contudo, as coisas não são tão absolutas. Além do criacionismo radical, que interpreta as escrituras ao pé da letra, há, entre outros, o chamado evolucionismo teísta. Grosso modo, e cada qual com suas nuances, essas ramificações aceitam uma evolução decorrente da ação divina.

Criacionistas e evolucionistas

É fato que a teoria darwiniana não explica tudo: há vários aspectos que ela não consegue explicar (pelo menos ainda), como o famoso “elo perdido”. Contudo, seus princípios, de um modo geral, são amplamente aceitos pelos cientistas.

O criacionismo, por sua vez, ao longo dos últimos três séculos, não se rendeu às evidências científicas – até porque seus seguidores continuam não aceitando completamente as ciências naturais –, mas algumas vertentes tendem a diminuir a distância entre criação divina e visão científica.

Se, por um lado, há evolucionistas que negam totalmente qualquer possibilidade criacionista, alguns criacionistas também rejeitam enfaticamente qualquer sombra de evolucionismo. E ambos se debatem de forma mais ou menos contundente, de acordo com o lugar e o momento.

Nos Estados Unidos, há décadas, ora uns, ora outros, levam as diferenças a julgamento. Há pouco mais de 40 anos, no sul – onde os criacionistas são mais ativos – organizou-se a Sociedade para a Investigação da Criação; e há uns 30 anos fundaram o Creation Research, para publicar textos criacionistas e lutar para que a teoria fosse aceita nas escolas públicas. E se, no passado, os evolucionistas tiveram que recorrer à Justiça para que suas teorias fossem alvo dos estudos escolares – e foram vitoriosos –, criacionistas também recorreram à Justiça, recentemente, na tentativa de tornar obrigatório nas escolas públicas o ensino da criação bíblica. Não levaram. O juiz entendeu que não há bases científicas que justifiquem a medida. Mas quem acompanha o mundo por meio das notícias – principalmente pela internet – sabe que eles nem pensam em desistir. E sempre que podem lançam seus ataques contra os que não pensam como eles.

Engana-se, contudo, quem pensa que a discussão fica lá entre os mui religiosos evangélicos estadunidenses (os católicos são bem mais abertos às ciências naturais). Aqui, no Rio de Janeiro, a então governadora (evangélica) Rosinha Matheus, conseguiu tornar lei o ensino do criacionismo nas escolas públicas estaduais. E o Instituto Mackenzie atravessou fronteiras para, em São Paulo, acrescentar a teoria à formação de seus alunos brasileiros. Muitos dos quais, como revelou uma reportagem global, há poucas semanas, acreditam firmemente que o mundo – e tudo que nele existe, inclusive o ser humano – foi criado há cerca de parcos seis mil anos e em minguados seis dias. Apesar dos geólogos. Apesar dos paleontólogos, arqueólogos, antropólogos. E de quantos mais apresentem evidências – vamos e venhamos, mais que convincentes – de que um ancestral comum ao homem e ao macaco já andava pelo planeta há infinitamente mais tempo.

Implicações nada inocentes

O que as pessoas desavisadas não sabem é que o criacionismo encontra seu viés político entre os setores mais conservadores dos Estados Unidos, os mesmos que dão sustentação ao fundamentalismo da era Bush.

Segundo Véronique Roy, “o debate entre criacionistas e evolucionistas é um fato na sociedade norte-americana. Baseado no fundamentalismo protestante, ele não deixa de ter influência sobre a política dos Estados Unidos. O debate com os criacionistas não existe na França, mas tais questões começam a agitar os espíritos. A vigilância se impõe...”

De volta ao Museu

É justamente o embate entre evolucionistas e criacionistas que forneceu o mote para a construção dessa trama bem estruturada, que tanto leva o leitor às entranhas de um inusitado museu de história natural – ao mesmo tempo vivo, produtivo, e atulhado de coisas empoeiradas e até perdidas em meio a uma desorganização inacreditável –, quanto o apresenta às coisas terríveis de que podem ser capazes algumas mentes doentias quando entregues ao radicalismo e a interesses escusos.

Tudo começa quando um meteorito cai no quintal de uma bretã aposentada, pulverizando a espreguiçadeira em que estivera aproveitando seus últimos dias de verão e da qual levantara por um minuto, para pegar um suco de laranja na cozinha.

Para estudar a pedra – transportada para o Museu de História Natural – é chamado um renomado geólogo e paleontólogo de Harvard, Peter Osmond, ateu de carteirinha. Osmond se sente bastante contrariado ao descobrir que terá de trabalhar com a Igreja, na pessoa do padre Marcello Magnani, famoso astrofísico, enviado do Vaticano e, claro, de visão criacionista, embora não radical. A missão de ambos: verificar se o meteorito, anterior à criação do sistema solar, pode provar a origem extraterrestre da vida.

A eles se juntará a conservadora Léopoldine Devair, destacada pelo museu para dar-lhes suporte documental e que resolve colaborar com o trabalho dos dois, preocupada com o desaparecimento, lá mesmo, de um certo baú contendo documentos há muito perdidos.

Começam os crimes e, durante uma semana, os longos corredores e as sombrias salas do museu se transformam num cenário de filme de horror, em que cientistas loucos e um assassino inteligente e sem escrúpulos dificultam o trabalho dos detetives. Para Osmond e Magnani, todavia, uma coisa vai ficando cada vez mais clara: por trás de tudo, existe uma mente intelectual, cujos atos, motivações e modus operandi só poderão ser entendidos por outro cientista. Caberá a eles, então, descobrir quem está por trás dos atos bárbaros que estão abalando Paris.

Museu, de Véronique Roy, publicado pela Bertrand Brasil, já vendeu horrores (além da França) na Alemanha, Coréia do Sul, Grécia, Holanda, Hungria, Portugal e Rússia, e tem tudo para cair também no gosto brasileiro. Não à toa: afinal, é o único romance a integrar a bibliografia sobre evolução do Centro Nacional de Pesquisas da França.

Vai deixar de ler?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Recomende um Livro ou Autor!
« Resposta #142 Online: 24 de Abril de 2009, 10:46:46 »
Como o nome do tópico diz, recomende um livro ou um autor. :)

Livro, descrição, o que acharam, porque acharam isso, enfim. :)

O último livro realmente bom, que me supreendeu que li foi "Olhai os Lírios do Campo" de Érico Verissimo. Uma estória que mistura passado e presente, medos, manias, dúvidas, em geral, retrata muito dos vícios de cada um e do peso de suas ações. Tudo isso junto com a escrita do Érico Veríssimo, que também é algo que prende a atenção pelos detalhes e a capacidade de situar os acontecimentos. Enfim... um livro fantástico.
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 15:15:47 por Renato T »

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
Re: Recomende um Livro ou Autor!
« Resposta #143 Online: 24 de Abril de 2009, 20:58:38 »
Esse livro é emocionante, lembro que li na sequência de Ana Terra.

Mas um autor que eu posso facilmente recomendar é Vargas Llosa, li duas obras dele, Tia Julia e o Escrevinhador e Travessuras da Menina Má. O segundo é excepcional ;) .
::)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 25 de Abril de 2009, 01:20:52 »
Já havia o tópico Dicas de livros para isso.

It's an award I've won"

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #145 Online: 25 de Abril de 2009, 15:53:26 »
Maus, não percebi que já tinha um tópico para isso. Podem Trancar se quiser.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #146 Online: 02 de Maio de 2009, 18:20:58 »
Memórias de Adriano - Marguerite Yourcenar

Dando voz ao imperador romano Adriano Yourcenar apresenta neste romance histórico um breve e intenso período : a passagem do paganismo para o cristianismo. O Império Romano enfrenta as primeiras ameaças em suas fronteiras , o paganismo está em declínio e a seita cristã cresce , neste curto intervalo que é seu governo Adriano representa o homem tendo que se posicionar sem o amparo da tradição que esta morrendo nem da que está nascendo.
Com ecos do existencialismo na busca de conhecimento e experiência do jovem Adriano e nas decisões políticas do já imperador, a sua solidão perpassa todo o romance. É a história de um homem que se sabe mortal e não  lamenta nem culpa sua natureza humana ; que escreve ao seu sucessor por estar perto da morte ,olhando o passado e fazendo um balanço da vida como quem se afasta da amada , sem idealizá-la nem chora-la.

Durante muito tempo foi meu livro de cabeceira e a humanidade serena de Adriano criada por Yourcenar, em seus erros e acertos , até hoje me inspira.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #147 Online: 02 de Maio de 2009, 18:59:41 »
O Espião que Sabia Demais - John Le Carre

Se você gosta de filmes  de espionagem , se fica esoerando a estréia de um 007 e  não perdeu nenhum da trilogia Bourne então...nem abra este livro. Você certamente vai achá-lo um saco.
Mas se gosta de literatura em que os personagens não são figuras unidimensionais em uma trama maniqueísta , em que o certo e errado muitas vezes são indecidíveis e fruto de uma escolha pessoal e não de valores imutáveis então...compre sem medo.

Johm Le Carre foi um dos responsáveis por elevar o romance de espionagem , um fruto contingente da Guerra Fria , ao status de literatura. A análise psicologica dos personagens  , o desenrolar da trama em pedaços que se juntam aos poucos , o ritmo lento e uma certa ironia melancolica são características comuns aos livros de Le Carre.

Neste romance a trama está centrada na busca por um agente soviético infiltrado na cúpula do Serviço Secreto inglês e para isso e chamado de sua aposentadoria o principal personagem de Le Carre: George Smiley. Ao contrário de James Bond , Smiley é baixo , gorducho , algo calvo , depressivo e corno-manso (esta última característica é fundamental no romance). Andando por ruas chuvosas , conversando com velhos membros subalternos do Serviço Secreto colocados na geladeira ou aposentados , revirando arquivos empoeirados a procura de pastas velhas , Smiley faz uma expedição arqueológica ao passado do Serviço e a seu própio passado ; é um desencavar de velhas traições e velhas amarguras.
Não importa que no meio do livro o leitor já possa deduzir quem é o traidor , a trama continua até o seu fim numa conversa no jardim entre ele e Smiley , conversa em que traição e lealdade ( ao país , ao amigo , à mulher) são discutidos e onde se coloca a questão: se a lealdade é irrelevante não o é também a traição?

Uma observação: o título em português é uma porcaria. Em inglês é Tinker , Taylor , Soldier, Spy em referência a uma rima infantil inglesa Tinker , Taylor , Soldier, Sailor ( ou Beggar, citada no livro) e ao fato de que cada um se refere a um dos personagens principais da trama. É também uma certa homenagem a Aghata Christie que fez uso do mesmo recurso em O Caso dos Dez Negrinhos e em Os Cinco Porquinhos.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #148 Online: 03 de Maio de 2009, 20:38:20 »

Cara tenta encontrar em algum sebo a revista “National Geographic Brasil” de Outubro/2002.  Nesta revista tem uma excelente matéria sobre o tema. A capa dela é essa aqui:

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #149 Online: 04 de Junho de 2009, 17:28:22 »
A minha dica é: Nada de Novo no front

"É um romance do escritor alemão Erich Maria Remarque (1898-1970), um veterano da primeira guerra mundial, sobre os horrores daquela guerra e também a profunda indiferença da vida civil alemã sentida por muitos homens que retornavam das frentes de batalha."

O livro é muito bom, recomendo!  :ok:
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!