Autor Tópico: Dicas de Livros  (Lida 31690 vezes)

Offline Flush

• Nível 13
  • *
Re: Dicas de Livros
« Resposta #50 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:13:30 »
Acabei de ler o Castelo de Kafka.
Não o aconselho... Pois o autor não o acabou.
Excelente o livro, mas fica-se à espera de algo que nunca se saberá... o fim.

danieli

• Visitante
« Resposta #51 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:33:06 »
Fanny Hill -  Memórias de uma mulher de prazer

Bom livro, clássico da literatura do século XVIII.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:51:16 »
mulher de prazer é 'moça de vida fácil'?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

danieli

• Visitante
« Resposta #53 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 15:06:51 »
mulher de prazer é 'moça de vida fácil'?

é sim, a história é de uma prostituta, e como toda boa prostituta ela abusa dos detalhes  :lol:
Brincadeira... o livro tem seu senso de humor.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:19:06 »
quer dizer que a bruna surfistinha robou a idéia de algum lugar então, hein.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:37:47 »
Luta pela mente - Não lembro bem o nome do autor agora, mas é uma boa.

Autor: William Sargant.

Edit.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 20:34:06 por Mussolim Bucetê »

Offline Guerreira.

• Nível 02
  • *
  • Não há que ser forte. Há que ser flexível.
« Resposta #56 Online: 15 de Março de 2007, 20:59:50 »

Gostaria de sugerir "O Carteiro e o Poeta" é leve, regado a suspense entusiasmante, romântico e faz referência ao grande Pablo Neruda!

Beijinhos Guerreira.
O Amor

O amor, esse ser invencível, doce e sublime
que desata os membros, de novo me socorre.
Ele agita meu espírito como a avalanche
sacode monte abaixo as encostas. Lutar
contra o amor é impossível, pois como uma
criança faz ao ver sua mãe, vôo para ele.
Minha alma está dividida: algo a detém aqui,
mas algo diz a ela para no amor viver...
Sapho (poetisa)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #57 Online: 13 de Janeiro de 2008, 02:41:05 »
Junto com as sugestões, deixarei alguns comentários e trechos de cada livro p/ dar uma melhor noção de como eles são.

-----------------------------------

A supremacia de Bourne
Robert Ludlum

"- Basta dizer que Washington teve seus Mi Lais e sua Medusa, enquanto Londres tem uma unidade militar muito mais recente sob o comando de um psicótico homicida que deixou centenas de pessoas massacradas em sua esteira... sem muitas distinções entre inocentes e culpados. Ele está a par de muitos segredos, que se forem revelados podem levar a violentas explosões de vingança por todo o Oriente Médio e África. O pragmatismo está em primeiro lugar, e você sabe disso. Ou deveria saber."

Segundo livro da trilogia Jason Bourne, onde, em plena época de guerra fria, Bourne se vê as voltas com alguém que utiliza seu nome, seus métodos e que pode desencadear um incidente diplomático de graves proporções.

O ultimato de Bourne
Robert Ludlum

Tiros certeiros Três, Quatro e Cinco.
Phillip Atkinson, embaixador na Grã-Bretanha. James Teagarten, comandante supremo da OTAN. Jonathan 'Jack' Burton, ex-almirante da Sexta Frota atualmente presidente do Estado-Maior das Forças Armadas.
Mulher Serpente. Medusa.
Uma rede de operações.”

Último livro da trilogia Jason Bourne, onde ele, já na meia-idade, terá que se confrontar com os segredos da organização Medusa e seus poderosos membros, além do homem que tenta matá-lo a todo custo: Carlos, o Chacal.

Werther
Johann Wolfgang Von Goethe

“Já estive cem vezes para atirar-me ao seu pescoço! Deus todo-poderoso, vós sabeis o que se sente ao ver tantas seduções, sem ter-se o direito de estender a mão e agarrar tudo o que nos fere os sentidos?”

Um dos clássicos da literatura universal, o livro mostra os sofrimentos do jovem Werther ao amar uma mulher que não poderá ter, sentimento esse que o leva à loucura. Após sua publicação, o livro desencadeou uma onda de suicídios na Europa.

Palestina – Uma nação ocupada
Joe Sacco

“E e os palestinos têm afundado por décadas, se têm sido expulsos, bombardeados e chutados a torto e a direito, mesmo quando isso chegou ao jornal da noite eu nunca soube um nome ou lembrei de um rosto, muito menos do café da manhã deles. Mas agora, meu amigo na Cisjordânia quer apresentar-me a umas pessoas, situar-me, quer que eu aperte a mão da dor de seu povo...“

No início da década de 90, o premiado jornalista Joe Sacco passou um período em Israel para conhecer mais sobre o povo palestino e a maneira como viviam. Ao voltar para os Estados Unidos resolveu reportar esse período na forma de quadrinhos.

Desenterrando o passado
Agatha Christie Mallowan

“Dos nossos dois serventes, Subri é, incontestavelmente, o melhor. É inteligente, rápido, adapta-se logo a novos serviços e está sempre alegre. Sua aparência geral de ferocidade e a imensa faca, cuidadosamente afiada que guarda debaixo do travesseiro, à noite, são meras irrelevâncias! Assim como o fato de que, todas as vezes que pede licença de alguns dias é para visitar algum parente que foi preso em Damasco ou em qualquer outro lugar por assassinato! Subri explica, com seriedade, que todos os assassinatos foram necessários. Tratou-se de uma questão de honra, ou prestígio familiar. A prova disso, ele diz, é o fato de que nenhuma das sentenças é uma sentença muito longa.”

Um relato divertido e algo espiritual de como se vive enquanto se desencava – e se reconstitui – o passado do Oriente Médio. A história desse livro começa alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial, quando Max Mallowan e sua mulher visitam o Iraque e a Síria. Durante os trabalhos arqueológicos, a vida do casal vai sendo marcada pelas descobertas das cidades antigas e por todo o acervo da cultura que delas se desprende. O contraponto entre um dia-a-dia laborioso, atento, bem-humorado e os vestígios, os fatos, as grandezas e insignificâncias da presença humana ao longo de milênios. Agatha Christie faz uma crônica deliciosa dessa experiência e reinterpreta o tempo de que dispõe junto ao tempo que se desenterra.

A revolução dos bichos
George Orwell

“Quatro patas, bom! Duas patas, ruim!”

Através dessa fábula, escrita em 1943, Orwell denuncia o engodo que representa o comunismo de orientação soviética, onde se apregoa a regra de 'todos iguais', mas predomina a regra de 'todos iguais, mas uns mais iguais que os outros'“.

O Cabeleira
Franklin Távora

“Fecha a porta, gente,
Cabeleira aí vem,
Matando mulheres,
Meninos também”

O Cabeleira é a história de um herói do mal, cujas atrocidades abalaram o Pernambuco do século XVIII. Cantado em mil canções por trovadores anônimos, José Gomes, o Cabeleira, oscila entre dois pólos: de um lado a intrínseca pureza d'alma, legado de sua mãe Joana; de outro, a trilha do crime, que o pai, Joaquim Gomes, lhe outorgou. Primeiro romance do cangaço, O Cabeleira iniciou o regionalismo no Brasil, tendo nascido da necessidade que o autor viu em mostrar ao Brasil o rico filão nordestino, tendo portanto além de valor literário, valor histórico inalienável, visto que é apresentado como história verídica.

O seminarista
Bernardo Guimarães

“Lembrou-se da cobra que se tinha enleado ao corpo de Margarida, quando era pequenina, das palavras que sua mãe proferiu com respeito à serpente que tentou Eva no paraíso, e estremeceu.”

O seminarista é a história de um garoto que, mesmo amando uma garota, é colocado à força no seminário por seus pais, e o conseqüente conflito mental pelo qual ele vem a passar por causa disso. A imagem que o romancista oferece ao leitor da vida no seminário é bastante deprimente. Carrega nas tintas, como se diz, para forçar quanto pode, o antagonismo entre a claridade aberta do mundo e o ambiente escuro e sufocante do seminário.

O ateneu
Raul Pompéia

Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.

A educação repressiva e deformante num internato-prisão, e os vícios e as mazelas do confinamento agindo impiedosamente na formação da personalidade de um jovem sensível. Nesse trabalho de recriação autobiográfica, de construção apurada, o autor se mostra um crítico impiedoso e quase punitivo do que viu e viveu na adolescência em um colégio interno.

O cortiço
Aluísio Azevedo

“E continuou a sorrir, desvanecida na sua superioridade sobre esse outro sexo, vaidoso e fanfarrão, que se julgava senhor e que, no entanto, fora posto no mundo simplesmente para servir ao feminino; escravo ridículo que, para gozar um pouco, precisava tirar da sua mesma ilusão a substância do seu gozo; ao passo que a mulher, a senhora, a dona dele, ia tranqüilamente desfrutando o seu império, endeusada e querida, prodigalizando martírios, que os miseráveis aceitavam contritos, a beijar os pés que os deprimiam e as implacáveis mãos que os estrangulavam.”

Grande obra do naturalismo brasileiro, narra a vida miserável dos moradores de habitações coletivas. Um retrato da vida do homem brasileiro do século XIX em toda a sua crueza. Seus personagens mostram-se influenciados pelo ambiente em que vivem, e são vistos como um todo dinâmico e ativo, e não como casos individuais.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Janeiro de 2008, 00:54:20 »
Aqui vão mais alguns

----------------

Os seis bustos de Napoleão e outras histórias
Sir Arthur Conan Doyle

“Fiquei à escuta mas o barulho não se repetiu, de modo que deduzi que tivesse sido na rua. Então, cinco minutos mais tarde, ouvi um grito horrível, o mais pavoroso da minha vida, Mr. Holmes.”

Coletânea de contos do detetive Sherlock Holmes, que em cem anos se tornou um dos três personagens mais famosos da literatura inglesa e, sem dúvida, um dos mais famosos da literatura mundial.

As minas de Salomão
Rider Haggard - (trad. Eça de Queiroz)

“É porque, se nos tentarmos atravessar as serras do Suliman, não voltaremos de lá vivos! O que sucedeu ao velho Silveira, o que tinha Dom, há trezentos anos; o que sucedeu ao outro, o que não tinha Dom, aqui há vinte; o que sucedeu naturalmente ao sr. Neville é o que nos vai suceder a nós! Não saímos de lá vivos.”

As minas de Salomão tem um lugar peculiar na literatura porque a tradução de Eça de Queiroz para a língua portuguesa ficou mais famosa do que o original em inglês. Trata-se de uma clássica aventura do século XIX, quando a África era um mundo distante e selvagem, com os mistérios e perigos do improvável reino dos Kakuanas, pelos quais Allão Quartelmar e seus companheiros terão que enfrentar.

A volta ao mundo em 80 dias
Júlio Verne

“Phileas Fogg não franziu a fronte. Todavia, a situação era grave. Nova Iorque não era a mesma coisa que Hong Kong, nem o capitão do Henrietta era como o comandante do Tankadère. Até aqui, o dinheiro do cavalheiro suplantara sempre os obstáculos. Dessa vez, o dinheiro sofria um revés.”

Um clássico da literatura universal, o livro mais célebre de Júlio Verne narra as peripécias de Phileas Fogg e sua exótica aposta, onde se compromete a fazer a volta ao mundo em 80 dias. O autor, além de ser internacionalmente reconhecido como um grande escritor de romances de aventuras, é considerado um dos pais da ficção científica, já que seus escritos anteciparam equipamentos que só surgiriam centenas de anos depois.

Frankenstein
Mary Shelley

“Estou sozinho e desgraçado. Homem nenhum se associará a mim. Mas uma criatura tão deformada e horrível quanto eu não se negaria a me acompanhar. Minha companheira deve ser da mesma espécie que eu e ter os mesmos defeitos. Você tem de criar esse ser.”

A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.

O jogador
Feódor Dostoiévski

“Mas é uma mulher destas que eles esperavam ver na sepultura e cuja herança já dividiam?, me passou pela cabeça; mas é ela que nos enterrará a todos, inclusive o pessoal do hotel! Meu Deus, o que acontecerá com eles, o que fará agora o general?! Ela vai colocar a casa de cabeça para baixo!”

A obra de Dostoiévski é extensa e consistente, tendo escrito sobre a miséria e a grandeza da natureza humana. Em O jogador, ele conta a história de toda uma família tradicional russa, hospedada em um hotel na Alemanha, que só se preocupam em conseguir dinheiro para manter sua aparência de milionários e o status decorrente disso.

It's an award I've won"

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Janeiro de 2008, 23:50:29 »
Não acredito que ninguém falou desse livro!!!!!!!

Brave new world/Admirável mundo novo - Aldous Huxley

Citaram tanto Orwell, como podem não ter falado desse clássico da distopia, que, na minha opnião, supera 1984.

Uma citação: "Actual happiness always looks pretty squalid in comparison with the over-compensations for misery. And, of course, stability isn't nearly so spectacular as instability. And being contented has none of the glamour of a good fight against misfortune, none of the picturesqueness of a struggle with temptation, or a fatal overthrow by passion or doubt. Happiness is never grand."

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Janeiro de 2008, 23:52:07 »
Mais alguns

---------------------------

Memórias de um sargento de milícias
Manuel Antônio de Almeida

“Começaram então os dois uma obra meritória: enquanto um, tendo enchido o turíbulo de incenso e balançando-o convenientemente, fazia com que os rolos de fumaça que se desprendiam fossem bater de cheio na cara da pobre mulher, o outro com a tocha despejava-lhe sobre as costas da mantilha a cada passo plastradas de cera derretida, olhando disfarçado para o altar.”

Uma obra-prima de humor e ironia, o livro retrata “a vida de rua, os tipos de rua, as figuras comuns e populares (...) [O autor] Soube fazer tudo isso conservando-se fiel ao quadro dos costumes. Procurou mostrar o povo como o povo era e continuava a ser” (Nelson Werneck Sodré). Livro que é considerado um caso à parte no romantismo brasileiro, é focado mais na população comum do que na aristocracia, como era mais costumeiro e não adota o tom extremamente apaixonado, típico desse período.

Senhora
José de Alencar

“- Vendido sim; não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por esse momento.”

O grande romance urbano de José de Alencar, que junto com Lucíola e Diva, formam a trilogia Perfil de Mulher. Temos nele uma descrição da vida urbana do Rio de Janeiro em meados do século XIX, seus costumes, modas e tipos característicos. Nesse contexto, o livro conta a história de Aurélia, uma moça pobre que recebe uma grande herança, e sua conseqüente  necessidade de se adaptar à sociedade aristocrática fluminense. Isso inclui a necessidade de casar-se, e o escolhido para isso é Seixas, um rapaz que, antes disso, havia lhe jurado amor, mas lhe abandonou por uma moça que ofereceu um dote maior.

A relíquia
Eça de Queiroz

“Eu, acendendo um charuto, reclamei Alpendrinha; e confiei-lhe que desejava, sem tardança, ir rezar e ir amar. Rezar era por intenção da tia Patrocínio, que me recomendara uma jaculatória a S. José, apenas pisasse esse solo do Egito, tornado, desde a fuga da Santa Família em cima do seu burrinho, chão devoto como o de uma sé. Amar era por necessidade do meu coração, ansioso e ardido.”

A mais fantasista de todas as obras de Eça de Queiroz, A relíquia conta os feitos de Teodorico Raposo, órfão desde pequeno e amante dos prazeres quando em vida adulta,  para garantir que se tornará o herdeiro de todos os bens de sua tia, mulher extremamente conservadora e devota, que não tolera “relaxações”.

Caminhando contra o vento – Uma adolescente dos anos 60
Cristina Costa

“O mundo se tornava pequeno. De um lado a gente começava a alcançar o espaço, de outro, uma enorme rede de telecomunicações ia se formando à nossa volta, através dos jornais, das rádios e das televisões que se multiplicavam. Tudo isso ia modificando o nosso comportamento e nossa maneira de ver o mundo.”

O livro procura fazer um relato da vida e das preocupações dos adolescentes dos anos 60, estabelecendo um paralelo entre os jovens de ontem e hoje. Sem moralismo e sem hipocrisia, tenta mostrar aos jovens como viviam seus pais quando eram jovens.

It's an award I've won"

rizk

• Visitante
« Resposta #61 Online: 19 de Janeiro de 2008, 05:59:38 »
Li esta semana um livro chamado "alucinações  musicais". Muito interessante! É sobre pessoas doentes e idosos e etc e maneiras diferentes de perceber a música. Bem da hora :D

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 20 de Janeiro de 2008, 02:07:30 »
Mais alguns...

--------------

Os Simpsons e a filosofia
Coletânea de Aeon J. Skoble, Mark T. Conard e Willian Irwin

“Embora Lovejoy não seja nenhum Tartuffe, ele pode ter alguma coisa de Dom Manuel. Na obra de Miguel de Unamuno São Manuel, o bom mártir, Dom Manuel perde a fé, mas continua fingindo ser o bom padre que seus paroquianos acreditam; um papel que ele considera necessário para o bem do rebanho. Ele duvida da base religiosa daquilo que prega e, portanto, não é sincero, mas não é um hipócrita, pois continua a agir de acordo com suas pregações. A diferença está no fato de que sua motivação não é religiosa, mas pragmática. As ações prescritas são as mesmas. Embora seus verdadeiros valores desmintam aqueles apresentados ao rebanho, suas ações não o violam. Lovejoy pode, até certo ponto, estar contando uma mentira igualmente nobre. Seu papel na comunidade é bem menos crucial que o de Dom Manuel, mas sua posição ainda é de benefício social. Pense no quanto ele faz pelos Flanders, especialmente Ned, por mais penosos que sejam esses benefícios. Ainda assim, Lovejoy demonstra uma indiferença superficial por seu rebanho (“In Marge we trust”), que parece excluí-lo como até mesmo um tipo diluído de Dom Manuel.”

O livro traz uma série de análises a respeito da ironia e da irreverência de uma das comédias mais inteligentes da televisão mundial: Os Simpsons. Profissionais da Filosofia e de outras áreas do saber reúnem-se para desvendar questões filosóficas levantadas pelos personagens, enredos e pensamentos da série, mostrando que pode haver seriedade por trás de um programa que vai muito além da história de um “bobão” e sua família.

O livro das religiões
Victor Hellern, Henry Notaker e Jostein Gaarder

“Nas modernas ciências da religião predomina a idéia de que a religião é um elemento independente, ligado ao elemento social e ao elemento psicológico, mas que tem sua própria estrutura.”

Contam que na Índia do século XVI, o imperador Akbar mandou construir uma “casa das culturas”. A idéia, originalíssima para a época, era que ali pudessem se expressar livremente os representantes de todas as confissões religiosas. Escrito sob a coordenação de Jostein Gaarder, este livro tem um propósito semelhante: abrir livremente um espaço para que nele possam falar todas as religiões. Os autores tiveram também a delicadeza de inusitada de incluir também o ponto de vista das pessoas sem religião – os agnósticos, os ateus, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas, os humanistas radicais. O livro da religiões tem essa singularidade: aborda as religiões no contexto maior das filosofias de vida.

A divina comédia
Dante Alighieri

“Antes de mim não foi criado mais
nada senão eterno. E eterna eu duro.
Deixai toda esperança, ó vós que entrais.”

A meio do caminho, ou seja, da duração expectável de sua vida, Dante, consciente de se haver desviado do reto procedimento, encontra-se perdido numa “selva escura”. Encontra aí a figura de Virgílio, o poeta latino que, a pedido da alma beata de Beatriz, o grande amor da juventude de Dante, vem se lhe oferecer como guia para o Inferno e o Purgatório onde, pelo caminho dos pecadores e de suas penas, Dante poderá encontrar o caminho da salvação. No final do Purgatório ele passa a ser guiado por Beatriz que o instrui sobre os diversos níveis do Paraíso. O livro mostra a concepção de mundo e a do reto proceder para o homem da Idade Média, e mostra a união, na cultura medieval, das culturas clássica e cristã.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 22 de Janeiro de 2008, 05:32:34 »
Mais...

--------------

Eragon
Christopher Paolini

“Atra gülai un ilian ono un atra ono waíse skölir frá rauthr.”

Notoriamente inspirado nas obras de Tolkien, o livro conta a história do órfão Eragon que encontra o que acredita se tratar de uma pedra especial, mas depois revela-se como um ovo de dragão. Como conseqüência, ele e seu dragão terão que fugir dos enviados do tirano rei Galbatorix por toda a Alagaësia, e verão-se envolvidos numa trama muito maior do que podiam imaginar.

Eldest
Christopher Paolini

“Por iniciativa própria, ser uma pessoa decente não é garantia de que você agirá bem, o que nos traz de volta à única proteção que temos contra demagogos, malandros e as loucuras das multidões, e o nosso guia mais seguro para superar os obstáculos incertos que enfrentaremos ao longo da vida: o pensamento claro e razoável. A lógica jamais falhará com você, a não ser que você não saiba – ou ignore deliberadamente – as conseqüências dos seus feitos.”

Após combater, junto com os anões, as tropas do rei Galbatorix nas Montanhas Beor, Eragon e seu dragão decidem partir para Du Weldenvarden, onde Eragon irá receber o treinamento para se tornar um Cavaleiro; o primeiro após muitos anos. Enquanto isso, o rei Galbatorix envia tropas para destruir a cidade natal de Eragon e tentar obter quaisquer informações a respeito dele e de seus parentes, ao mesmo tempo em que arma um exército para combater os que se opõem à sua tirania. Pressionado por esse último fato, Eragon, mesmo sem terminar seu treinamento, se sente obrigado a partir para a guerra, onde terá sua primeira prova de fogo como Cavaleiro.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 24 de Janeiro de 2008, 23:05:21 »
O desejado – A fascinante história de Dom Sebastião
Aydano Roriz

“Não, não, mil vezes não. Dom Sebastião não poderia ter morrido. Decerto, acontecera ao Messias do Reino o mesmo que a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ocultara-se por uns tempos para, um belo dia, ressurgir das brumas do Mar Oceano e voltar a sentar-se no trono que lhe fora designado por Deus.”

Por mais de meio século Portugal foi o país mais rico e poderoso do planeta. De um extremo ao outro da Terra, do Brasil ao Japão, passando pelas costas da África, do subcontinente indiano e do sudeste asiático, os portugueses ditavam os destinos de meio-mundo. O apogeu havia chegado rápido para a brava gente lusitana. Mais rapidamente ainda, veio a decadência. O que teria acontecido? É o que o livro tenta mostrar, ao contar a vida do herdeiro mais desejado do trono de Portugal.

O crocodilo
Fiódor Dostoiévski

“- Vivo e com saúde – respondeu Ivan Matviéitch – e, graças ao Altíssimo, fui engolido sem qualquer dano. Preocupo-me apenas com o fato de como meus superiores vão encarar esse episódio, pois, tendo recebido uma passagem para o estrangeiro, fui para dentro de um crocodilo, o que não tem lá muita graça...”

O crocodilo é uma novela inacabada, cujo enredo vai do insólito ao cômico, sem fugir de uma sombra de loucura. Numa sofisticada loja de galerias de São Petersburgo, o funcionário público Ivan Matviéitch é engolido vivo por um crocodilo exposto à visitação. Com esse acontecimento insólito, se inicia o livro, um conto imprevisível que, mais de cem anos depois, continua a intrigar os leitores – tanto pela sátira impiedosa à burocracia como por sua crítica à concepção de progresso em voga na Rússia.

Notas de inverno sobre impressões de verão
Fiódor Dostoiévski

“Quem de nós, russos (pelo menos dos que lêem revistas), não conhece a Europa duas vezes melhor que a Rússia? Escrevi duas por delicadeza, mas o certo seria dizer dez vezes.”

Neste livro, o autor faz um relato febril, quase vertiginoso, de uma viagem que realizou pela Europa no verão de 1862. Particularmente reveladoras são suas observações sobre as metrópoles de Paris e Londres, que resultam numa análise aguda – atualíssima – da “personalidade ocidental”, cindida entre os pólos do individualismo e da fraternidade, da ambição e do sacrifício.

It's an award I've won"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2008, 05:42:06 »
- Nada de novo no front - Erich Maria Remaker
- Os Sertões - Euclide da Cunha
- Crime e castigo - Dostoievski
- Hamlet - Shakespeare
- Sagarana - Guimarães Rosa
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Suyndara

• Visitante
« Resposta #66 Online: 25 de Janeiro de 2008, 12:06:05 »
Tem a coleção "Mortos de Fama", são biografias de gênios e é muito engraçado e instrutivo.

Danieli

• Visitante
« Resposta #67 Online: 26 de Janeiro de 2008, 00:51:47 »
Alguém aqui que já leu Risíveis Amores do Milan Kundera pode me dizer se é bom? :)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Janeiro de 2008, 05:05:33 »
O nome do autor é Erich Maria Remarque. Aliás, muito bom esse livro.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 31 de Janeiro de 2008, 05:33:10 »
Os melhores contos de Rubem Braga
Seleção de Davi Arrigucci Jr.

“Ele observou gravemente que o futebol serve para distrair o povo de seus problemas. Enquanto o povo está discutindo futebol, o comunismo está tramando golpes sangrentos. Lenine disse que a religião é o ópio do povo. O futebol é, digamos, uma espécie de maconha. Explicou que citava Lenine porque se tratava de um gênio, mas um gênio inclinado para o mal.”

A coletânea de crônicas acompanha, com alterações, uma seleção prévia do autor, que reviveu, modificando por vezes bastante, os textos escolhidos. A qualidade literária e o caráter narrativo nortearam a escolha dessas crônicas que, sob vários aspectos, são também contos, formando mais que uma antologia, um livro novo do velho Braga.

O sertanejo
José de Alencar

“Não se imagina o esforço que desde o encontro das duas cavalgatas fazia Arnaldo para não precipitar-se contra Fragoso, quando este aproximava-se de D. Flor e lhe dirigia os seus rendimentos corteses ou fitava nela os olhos namorados.”

O sertanejo, um representante da face regionalista do Romantismo, conta a história de Arnaldo, o melhor vaqueiro do capitão-mor Gonçalo, orgulhoso proprietário de grandes extensões de terra no sertão nordestino. Apesar de ter sido considerado um romance de menos expressão dentro da obra de José de Alencar, pode-se notar grandes paralelos com o romance O guarani – este muito mais famoso – como por exemplo: a organização e estrutura da família de Gonçalo, centrada na figura do capitão-mor, que é retratado como um senhor feudal, e a dedicação quase servil de Arnaldo a Dona Flor, filha de Gonçalo, além da trama que se desenrola sempre em torno da fazenda do Oiticica.

Calendário – A epopéia da humanidade para determinar um ano verdadeiro e exato
David Ewing Duncan

“Quando fui dormir era dia 2, mas hoje quando acordei, vi todos os jornais marcando dia 14. O estranho é que eu não estava e nem me sinto doente, não estava com maior cansaço que o normal e a impressão que tenho foi a de que tive apenas uma noite de sono comum.”

Em meados da Idade Média já estava se tornando evidente que o calendário juliano já não servia mais para marcar a passagem do tempo, o que era um problema tanto para a Igreja como para os camponeses, e por conseqüência, representava um problema para toda a sociedade. Mas porque isso havia ocorrido e, principalmente, como resolvê-lo?

It's an award I've won"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 31 de Janeiro de 2008, 05:43:51 »
O nome do autor é Erich Maria Remarque. Aliás, muito bom esse livro.

Nossa, agora que vi a besteira!
Valeu!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 23:53:23 »
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga

“Eu vejo, eu vejo ser a formosura
Quem arrancou da mão de Coriolano
   A cortadora espada.
Vejo que foi de Helena o lindo rosto
   Quem pôs em campo, armada,
   Toda a força da Grécia.
E quem tirou o Cetro aos Reis de Roma,
   Só foi, só foi Lucrécia.”

Ainda que extremamente elaborada, denotando o virtuosismo do poeta, essas liras parecem brotar espontaneamente da alma, e é essa harmonia entre técnica e emoção que fizeram de Gonzaga o poeta que tem mais leitores na língua portuguesa, depois de Camões. De resto, soube ser original, dando um passo à frente da poesia de seu tempo: entre os cenários pastoris sem nome e sem história, próprios do Arcadismo, ele introduziu a cor local e retalhos da amarga história da colônia: a Vila Rica dos anos da “derrama” e da malfadada Conjuração Mineira.

Pequena viagem pelo mundo da arte
Hildegard Feist

“E nisso está um dos fatores que constituem a grandeza da arte: ela permite várias interpretações, várias 'leituras', quer dizer, várias formas de ver o mesmo produto artístico. E por isso desperta os mais variados sentimentos: alegria ou tristeza, serenidade ou inquietação, confiança ou medo. E muitas vezes também nos leva a pensar sobre o homem e o mundo, sobre nós mesmos e os outros.”

O livro tenta mostrar ao leitor, de forma introdutória, o que seria essa tal de arte e suas diversas faces e para que serve. Um excelente livro para quem acha o tema interessante mas ainda não possui muita intimidade com o mundo da arte.

Morte na Praia
Agatha Christie

“- Existe um tipo de mulheres – disse Miss Brewster, - que gosta de destruir lares. - Depois de alguns acrescentou: - Patrick Redfern é um idiota! - Hercule Poirot permaneceu em silêncio.”

Estação de férias e lazer. Local cheio de belezas naturais, o sol, a praia, as pessoas em repouso, conversando, observando-se vagamente. Entre elas o detetive Hercule Poirot, e uma mulher que chama a atenção de todos por sua beleza. Que crime representaria sua beleza? Que razões haveria para matá-la?

It's an award I've won"

Suyndara

• Visitante
« Resposta #72 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 09:33:55 »

Esse é bem da hora, tem uma linguagem bem simples e é mega engraçado...além do quê os autores fazem umas críticas ateístas bem interessantes  :wink:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 10:12:08 »
Parece voltado para o público infanto-juvenil. Poderia falar mais do livro, Suy?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #74 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:08:01 »
Parece voltado para o público infanto-juvenil. Poderia falar mais do livro, Suy?

É infanto-juvenil sim, mas nada que um adulto não possa ler :P

A coleção "mortos de fama" são apenas de biografias, elas são escritas de forma engraçada e isso faz a diferença (nem todo mundo aguenta ler biografias de físicos cheio de cálculos e conceitos complexos).

Nesse livro o autor é bem irônico e faz críticas severas à perseguição religiosa contra o avanço da ciência e deixa claro o qto esses cientistas famosos sofreram para conseguir divulgar suas idéias. Realmente bem interessante.

A melhor parte é quando o autor critica Newton por insistir em acreditar em deus ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!