Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289162 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #2625 Online: 04 de Maio de 2011, 13:27:59 »
Estou terminando "Uma Breve História do Tempo". O que me desagradou foram as partes em que Hawking apela para o princípio antrópico. Apesar de ele não indicar acreditar nele, deixa a questão em aberto, como se fosse uma alternativa válida.

Bom saber que ele mudou de opinião.
Talvez ele tenha feito isso pra atingir um público um pouco mais religioso. É mais efetivo em termos de convencimento ser gradual do que chegar já destruindo as convicções dos leitores.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #2626 Online: 04 de Maio de 2011, 13:34:10 »
1 - Qual foi sua última leitura?
2 - O que está lendo?
3 - O que vai ler?

1 - A guerra do fim do mundo - Mario Vargas Llosa -  :ok:
2 - Memórias do subsolo - Dostoievski
3 - Mais de 100 dicas de churrasco - Leon Hernandes Dziekaniak
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2627 Online: 05 de Maio de 2011, 11:25:32 »
Lendo:

O Abolicionismo, Joaquim Nabuco. Escrita clara, incisiva, brilhante de alguem que lutou de verdade pela fim
da escravidão.* :ok:

The Ascent of Science, Brian Silver. Interessante, mas com uns erros de física irritantes.**

Vendo vozes, O. Sacks. Gosto dos livros dele, mas confesso que este está meio chato.

Irei ler: The information, J. Gleick.

* Ao contrário de um certo Zumbi.
**Não, a Primeira Lei de Newton não fica supérflua por causa da Segunda.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2628 Online: 05 de Maio de 2011, 11:27:33 »
Começarei "A Sociedade do Anel".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2629 Online: 05 de Maio de 2011, 11:30:43 »
Começarei "A Sociedade do Anel".

Boa sorte. Esse é o volume mais chato d'O Senhor dos Anéis. Li e gostei muito, mas não tenho paciência de reler.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2630 Online: 05 de Maio de 2011, 12:56:01 »
Eu acho-o o mais legal, porque é o livro que vai apresentando os personagens, a Terra-Média e suas fantasias que vão te fascinando. Aqueles capítulos da Saída d'O Shire até o Conselho de Elrond são muito intrigantes e (e onde aparece o Tom Bombadil!). O autor deixa o mistério do que realmente é o anel até aí. Talvez realmente não seja o melhor depois de já ter lido (ou visto os filmes) pois justamente o que interessa tu já sabe.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #2631 Online: 05 de Maio de 2011, 20:26:40 »
Boa sorte. Esse é o volume mais chato d'O Senhor dos Anéis. Li e gostei muito, mas não tenho paciência de reler.

Dizem que O Silmarillion é pior... Eu pessoalmente não acho.

...E quem em sã consciência tem paciência para reler os livros de Tolkien?  :hein:
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2632 Online: 06 de Maio de 2011, 09:25:10 »
O Christopher Lee diz que lê uma vez por ano.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2633 Online: 06 de Maio de 2011, 15:41:03 »
O Silmarillion é o melhor... pois é a génese de Tudo.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2634 Online: 06 de Maio de 2011, 23:06:33 »
Dizem que O Silmarillion é pior... Eu pessoalmente não acho.

...E quem em sã consciência tem paciência para reler os livros de Tolkien?  :hein:

E quem, em sã consciência, tem paciência para ler os livros do Tolkien?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2635 Online: 06 de Maio de 2011, 23:23:24 »
De fato, eu só terminei de ler O Senhor dos Anéis com muita força de vontade, que chatice que são algumas partes! Os filmes são muito melhores.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2636 Online: 07 de Maio de 2011, 18:04:37 »
Eu releio de tempos em tempos.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #2637 Online: 07 de Maio de 2011, 19:06:50 »
E quem, em sã consciência, tem paciência para ler os livros do Tolkien?

Há partes chatas e extremamente descritivas, mas também há partes interessantes...

Eu releio de tempos em tempos.

Você estuda Direito, não é Jaf?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2638 Online: 07 de Maio de 2011, 19:38:31 »

Sim.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #2639 Online: 07 de Maio de 2011, 19:46:58 »
Sim.

Compreende-se a Paciência Divina... Ler Tolkien Não deve nem chegar perto de alguns estudos (Matérias) de Direito...   

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2640 Online: 08 de Maio de 2011, 07:46:19 »
Ler Tolkien estimula os "arquétipos" e permite uma "evasão" do dia-a-dia duradoura (pois há muitos volumes para ler). Daí os livros "puxarem" muitos leitores para "dentro" deles de forma especial.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2641 Online: 08 de Maio de 2011, 08:53:01 »
Ler Tolkien estimula os "arquétipos" e permite uma "evasão" do dia-a-dia duradoura (pois há muitos volumes para ler). Daí os livros "puxarem" muitos leitores para "dentro" deles de forma especial.

Para os "arquétipos" eu prefiro Star Wars.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2642 Online: 09 de Maio de 2011, 10:39:06 »
De fato, eu só terminei de ler O Senhor dos Anéis com muita força de vontade, que chatice que são algumas partes! Os filmes são muito melhores.
Heresia!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2643 Online: 09 de Maio de 2011, 14:25:28 »
Bom, eu nem do Condado sai ainda, mas estou gostando. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2644 Online: 09 de Maio de 2011, 15:54:42 »

Estou relendo agora e fica melhor a cada releitura. :) Até mesmo os filmes fazem mais sentido para quem já leu os livros. Para entender melhor o Senhor dos Anéis, acho que se deve ler antes o Silmarillion.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2645 Online: 09 de Maio de 2011, 15:59:40 »
Discordo. Acho mais interessante ler sem saber a origem de tudo. E até porque o livro foi concebido bem antes do Silmarillion.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2646 Online: 09 de Maio de 2011, 16:17:27 »
Mas é fundamental ler o Silma e Contos depois. Quero ler ainda "Os filhos de Hurin".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2647 Online: 09 de Maio de 2011, 17:07:42 »
Eu li um bocado do Silmarillion, mas parei. Depois que eu terminar o SdA, o recomeçarei do zero.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2648 Online: 09 de Maio de 2011, 17:49:56 »
Discordo. Acho mais interessante ler sem saber a origem de tudo. E até porque o livro foi concebido bem antes do Silmarillion.
Nopes. O Silmarillion é mais antigo, apenas foi publicado depois. No SdA existem várias citações do Silmarillion, como o conto de Beren e Lúthien. Na verdade, o Silmarillion começou a ser escrito em 1917 (acho que o primeiro conto foi algo de Tuor e da Queda de Gondolin) e foi apresentado para edição após a publicação de O Hobbit, mas seu editor queria uma continuação para seu livro anterior, daí ele começou a trabalhar no SdA. O Silmarillion continou a ser desenvolvido por ele (escrito e reescrito várias vezes) até a sua morte. Seu filho é compilou os textos no volume do Silmarillion.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2649 Online: 09 de Maio de 2011, 18:34:46 »
Silmarillion, Contos Inacabados... no, thanks, vou esperar sair o filme igual fiz com O Hobbit :P
Contrariando a regra, nem todo livro é melhor que o filme... Suspeito que seja o caso de O Poderoso Chefão também. Digo suspeito porque não li o livro, mas tentei ler Os Bórgias de Mario Puzo e não terminei, achei muito fraquinho. A HQ de Milo Manara e Alejandro Jodorowski é muito melhor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!