Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289164 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #2675 Online: 17 de Maio de 2011, 19:40:53 »
Em busca do tempo perdido... É verdade... Até hoje eu estou atrás do tempo que perdi para ler esse livro... Hehehehe!

Ce tá com leituras pesadas, Danilo. Em Busca do Tempo Perdido e Arco-Íris da Gravidade são livros que não consigo encarar, na verdade. Estão aqui na prateleira. Em busca do tempo perdido só li o primeiro livro. :P

Eu ando lendo Caminhos da Filosofia, do Paulo Ghiraldelli.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2676 Online: 17 de Maio de 2011, 22:43:33 »
Eu não terminei nem "No Caminho de Swann". Os livros até tem umas reflexões interessantes, mas no geral é meio lento, meio chato. Minha opinião.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2677 Online: 18 de Maio de 2011, 12:23:21 »
Ainda não sai do Condado :P

Eu só espero que passagens épicas, como a Batalha em Helms Deep, sejam tão detalhadas quanto o que já li.

O chato desse livro é que a geologia e a botânica de cada polegada quadrada da Terra-Média é descrita de forma mais detalhada que essas batalhas épicas :|

E quando você sair do condado, prepare-se para a maior broxada que você terá no livro: Tom Bombadil  :olheira:

Mas eu acho que ele melhora mais perto do final, daqui a umas 400 páginas :P
:susto:

E o Tom Bombadil é um espírito da natureza.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2678 Online: 18 de Maio de 2011, 12:27:33 »
Cheguei, o nome do capítulo é Tom Bombadil. Agora estou com medo de continuar lendo. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline daniloaugusto

• Nível 00
  • *
« Resposta #2679 Online: 18 de Maio de 2011, 15:03:10 »
Em busca do tempo perdido... É verdade... Até hoje eu estou atrás do tempo que perdi para ler este livro... Hehehehe!

Rapaz, li apenas o começo de Swamm e achei magistral. Tudo o que já li sobre Proust (principalmente as criticas de Harold Bloom), é genial.

Na verdade escolhi este e Pynchon só a titulo ilustrativo.....tem uns 500 na verdade. Mas é preciso escolhe.

Acabo lendo 10 livros ao mesmo tempo.... por enquanto esta predominando a filosofia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2680 Online: 18 de Maio de 2011, 15:26:48 »
Minha mulher é da opinião que Tolkien foi aprendendo a escrever conforme a Trilogia avançava :lol:

Bom, eu não iria tão longe. Mas o fato é que ele é bem arrastado, mesmo. A primeira metade do primeiro livro é só preparação pro começo da viagem. Depois que eles saem de Rivendell ("O Anel vai para o sul", se não me engano) o ritmo muda.

Curiosamente eu tenho um problema parecido com George RR Martin, autor da maxi-série "A Song of Ice and Fire", cujo primeiro volume virou uma excelente série da HBO. Martin tem um mundo tão extenso e variado quanto a Terra-média, mas onde Tolkien se prendia à geografia e à linguística, Martin detalha até demais as tramas e motivações pessoais de cada uma das dúzias de personagens. Isso e o fato dele alternar constantemente o ponto de vista narrativo torna a leitura cansativa. Ao menos para mim :-)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #2681 Online: 19 de Maio de 2011, 17:17:06 »
Aliás, hoje em dia só consigo ler no caminho casa-trabalho-casa, ou seja, só em formato Pocket. Ao menos até descolar um e-book reader maneiro :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2682 Online: 19 de Maio de 2011, 17:37:32 »
E eu vi no jornal que o preço do Ipad e semelhantes ficaria na faixa dos R$900 com a isenção do governo. Com um plano de dados razoável, é capaz de dar pra adquirir um por uns R$400...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #2683 Online: 19 de Maio de 2011, 17:50:49 »
Aí é jogo!

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2684 Online: 19 de Maio de 2011, 18:11:15 »
Eu acho o Tom Bombadil bem interessante. Afinal, quem ou o que seria ele?

Sei lá, eu achei que a aparição dele meio que esfriou a história. Apesar das criaturas tumulares serem uma parte bem sinistra, o próprio Tolkien recorreu à explicação "alguns mistérios devem permanecer" quando se tratava do pegado de elfas Bombadil. Ou seja, nem Tolkien fazia idéia do que/quem ele era.

A hipótese mais considerada é de que ele era um dos Maiar ou dos Valar.

Ele não pode ser um maia ou um vala porque o primeiro a entrar em Arda foi Melkor e Tom Bombadil já estava lá. Uma hipótese seria que ele fosse Eru Ilúvatar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2685 Online: 19 de Maio de 2011, 19:51:21 »
Eu acho o Tom Bombadil bem interessante. Afinal, quem ou o que seria ele?

Sei lá, eu achei que a aparição dele meio que esfriou a história. Apesar das criaturas tumulares serem uma parte bem sinistra, o próprio Tolkien recorreu à explicação "alguns mistérios devem permanecer" quando se tratava do pegado de elfas Bombadil. Ou seja, nem Tolkien fazia idéia do que/quem ele era.

A hipótese mais considerada é de que ele era um dos Maiar ou dos Valar.

Ele não pode ser um maia ou um vala porque o primeiro a entrar em Arda foi Melkor e Tom Bombadil já estava lá. Uma hipótese seria que ele fosse Eru Ilúvatar.

Nas "Cartas..." (Letters of Middle Earth ou algo assim) isso foi descartado completamente por Tolkien, se não me engano.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2686 Online: 29 de Maio de 2011, 19:26:43 »
Le Cimitiére de Prague - Umberto Eco

Fascistas - Michael Mann

Relendo: Verdade , um guia para os perplexos - Simon Blackburn
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2687 Online: 31 de Maio de 2011, 20:50:32 »
Apocalispe Z - Os dias escuros.

Muito bom até agora. Mantém o mesmo clima tenso do outro...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2688 Online: 31 de Maio de 2011, 21:00:45 »

Não faço a menor ideia do que é, mas adorei o título!

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2689 Online: 31 de Maio de 2011, 22:05:26 »

Não faço a menor ideia do que é, mas adorei o título!

Breve apresentação do livro:

"É sempre bom pensar que temos valores, e é com essa convicção que levamos a vida. Mas o que pode ser considerado verdade? Em um mundo com tantas crenças, hábitos e religiões contraditórias, será que tal conceito realmente existe? O livro de Simon Blackburn é a companhia certa para percorrer esse território tortuoso, pois mostra os diferentes caminhos pelos quais interpretamos e buscamos a verdade, desde a era clássica até a moderna. 'Verdade - um guia para os perplexos' oferece uma viagem exploratória por onde o autor considera 'o problema mais instigante e atraente de toda a filosofia' - as guerras em busca da verdade. As linhas de frente dessa guerra são bem definidas. De um lado estão aqueles que acreditam pura e simplesmente nos fatos, verdades sólidas que podem ser encontradas por meio da razão e da objetividade. Do outro lado, seus oponentes acham graça desta idéia. Eles vêem o lado negro das culturas, do poder, dos gêneros, classes, ideologias - que subvertem nossas percepções acerca do mundo e desviam nossos julgamentos com falsas noções da verdade absoluta. Começando por um conflito antigo - Sócrates e os sofistas, em Atenas -, Blackburn observa de forma crítica a longa guerra mantida por esses dois grupos, examinando as batalhas filosóficas defendidas por Platão, James, Hume, Derrida, Foucault e muitos outros, com um olhar fascinante sobre Nietzsche. Dentre as questões levantadas por Blackburn estão - Seria a ciência uma mera opinião? Podem os historiadores realmente compreender outros períodos históricos? Ou ainda, será que uma cultura pode realmente compreender outra cultura? 'Verdade' questiona a real existência de idéias como moral absoluta, bem ou mal. Será possível manter qualquer forma de integridade pessoal em uma sociedade inundada de cultos, astrologia, feng-shui, homeopatia e auto-ajuda? Ou será que todos os pontos de vista deveriam ser respeitados, por mais absurdos que nos pareçam? Este guia, essencial à verdade, aos inimigos da verdade e às guerras que entre eles têm sido travadas, segue um rumo claro através de idéias como o relativismo e o absolutismo, a tolerância e a crença, a objetividade e o conhecimento, as novas religiões, a 'Ciência' e o 'Mercado'."

Dê uma olhada também na entrevista do autor

Eu também achei o título ótimo , é uma referẽncia à principal obra filosófica de Maimônides , o Guia dos Perplexos
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2690 Online: 31 de Maio de 2011, 22:08:58 »
Parece interessante, vou ver se arrumo um espacinho na minha lista!

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #2691 Online: 01 de Junho de 2011, 13:21:02 »
Recordações da Casa dos Mortos - Dostoiévski

Tentando engrenar. Único livro dele que não consegui ler de uma única tacada.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Dalai Manha

• Nível 06
  • *
  • Ouve, vê e compartilha, se queres viver em paz
« Resposta #2692 Online: 02 de Junho de 2011, 20:46:04 »
Terminei o Ímpio de Fábio Morton, que recomendo a todos, uma leitura muito fácil e de tom irônico.

Estou lendo esporádicamente O Petróleo de Daniel Yergin, tem partes boas e outras um pouco cansativas por ficarem num mesmo ponto, mas um ótimo livro, ganhou um Pulitzer.
Será que dá tempo de mudar para Marte?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2693 Online: 05 de Junho de 2011, 17:01:29 »
O canto do dodô de David Quammen.
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2694 Online: 08 de Junho de 2011, 20:52:46 »
Geo, talvez te interesse um livro que estou lendo, beeem devagar, chamado 'Trilobites' (eu o leio em espanhol), porque conta como esta espécie foi descoberta e entendida, o que tem muito a ver também com as placas e locais onde é encontrado.

Infelizmente o meu tempo para leitura está escasso demais...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2695 Online: 08 de Junho de 2011, 20:59:07 »
Terminei Caim (José Saramago), muito bom, gostei tanto que comprei O Evangelho Segundo Jesus Cristo também, mas ainda não comecei a lê-lo, pois estou no meio de um aperitivo agora: O Bom Jesus e o Infame Cristo, de Phillip Pullman.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2696 Online: 08 de Junho de 2011, 21:13:05 »
Estou iniciando minhas pesquisas sobre o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky. Como sempre através de leituras de teses e dissertações a respeito. Estou com uma tese de psicologia e uma de educação. É uma psicólogia marxista e com grande influência na área de educação. Teve grande importância na educação especial, que na sua teoria é chamada de defectologia, da Russia e da União Soviética.
Terminei ambas leituras e o estudo deste autor se revelou muito gratificante e superando as expectativas  :)

Estou focado para concluir aquela tese de memética do Gustavo.

Uma das futuras leituras será esta dissertação sobre ciências da linguagem e que trata justamente da leitura de artigo científico, através de alguns nomes que tenho alguma familiaridade, como o próprio Vigotisky e Maturana. http://busca.unisul.br/pdf/76520_Maria.pdf
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2697 Online: 08 de Junho de 2011, 21:14:32 »
Terminei Caim (José Saramago), muito bom,

Sério? Achei o mais fraco dos livros dele que li.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2698 Online: 08 de Junho de 2011, 21:19:01 »

Que bom que é o mais fraco, é o único Saramago que li até agora, se o nível é daí para cima vou adorar os outros :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2699 Online: 08 de Junho de 2011, 21:26:40 »

Que bom que é o mais fraco, é o único Saramago que li até agora, se o nível é daí para cima vou adorar os outros :P
Intermitências da morte e Ensaio sobre a Cegueira são demais. Intermitências, principalmente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!