Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289166 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: O que estás lendo?
« Resposta #2725 Online: 20 de Julho de 2011, 16:28:20 »
Crônicas de Gelo e Fogo, livro 2 - Fúria de Reis, do George R.R Martin.

Quer saber quem vive e quem morre no terceiro livro?  :tarado:

Zhvgbf yrvgberf svpnenz shevbfbf dhnaqb Ebo r Pngryla fãb nffnffvanqbf qr sbezn oehgny r genvçbrven qhenagr b Pnfnzragb Irezryub.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2726 Online: 20 de Julho de 2011, 19:05:28 »
Cândido ou O Otimismo, de Voltaire.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2727 Online: 20 de Julho de 2011, 23:21:11 »
Uma pausa no Guimarães Rosa e no Platão para ler

Debate sobre Deus - Razão , Fé e Revolução de Tony Eagleton

Recomendado para os que gostaram de Deus não é Grande e de Deus , um Delírio.
Eagleton se define como "marxista , velho , ateu e punk" ( não necessariamente nesta ordem) e cai de sarrafo no que chama de "ideologia de gerente de banco" de Dawkins e Hitchens. Ainda não li os livros dos dois para avaliar melhor as críticas.

Iniciando: Ciências e Teologia - figuras de um diálogo de Dominique Lambert (doutor em física e filosofia , católico).
Até agora gostando  :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2728 Online: 20 de Julho de 2011, 23:23:15 »
Mas você pode explicar o que vem a ser uma "ideologia de gerente de banco"? :lol:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2729 Online: 21 de Julho de 2011, 00:04:06 »
Mas você pode explicar o que vem a ser uma "ideologia de gerente de banco"? :lol:

Spoiler faz perder a graça  :lol:

Mas o livro é legal , Eagleton bate com o que ele chama de mito da razão científica de Ditchkins ( o nome que ele da para não ficar repetindo Dawkins e Hitchens  o tempo todo) onde o progresso do conhecimento seria uma linha ascendente  , um contínuo revelar-se da razão que é prejudicado pelo obscurantismo religioso.
Embora não use o termo Eagleton considera ( e dá exemplos) de que a concepção de religião de Ditchkins é tosca e que eles encaram a sociedade ocidental atual como o paradigma da civilização , não conseguindo ver que a religião tem a ver com questões humanas que não tem resposta pela ciência nem são valorizadas em uma sociedade voltada para o consumo ( a "ideologia gerente de banco" é um termo irõnico voltado para o ex-esquerdista Hitchens). Tanto a religião como a ciência tem seus aspectos positivos e negativos e no início do livro ( que é a transcrição de três palestras) ele afirma que ciência e religião têm objetos diferentes , a ciência como descrição do mundo e a religião como busca de um sentido para o mundo , achar que a religião é desrazão e delírio é um preconceito iluminista e não consegue dar conta das razões do ressurgimento da religiosidade ( e do seu aspecto sombrio , o fundamentalismo religioso).
Uma interessante crítica de um ateu politicamente radical aos dois best sellers do ateismo anglo-saxão ( embora Eagleton seja irlandês) , tem um discurso que lembra as ironias do Michel Onfray.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2730 Online: 21 de Julho de 2011, 07:22:04 »
As Canções da Terra Distante de Arthur C Clarke

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2731 Online: 21 de Julho de 2011, 09:59:08 »
Estava terminando de ler "The Calculus Wars", um livro interessante que falava da briga entre Newton e Leibniz sobre a prioridade na invenção do Cálculo. Só que quando cheguei perto do final, vi que um erro da editora fez sumirem as 30 últimas páginas do livro!  :x
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2732 Online: 21 de Julho de 2011, 17:30:00 »
Parece bem interessante, Souto :ok: Mas eu acho estranho um ateu defender a religião como fonte de sentido quando ele mesmo encontra sentido fora da religião. Ela é a única fonte de sentido? É a melhor? Eu gosto da tese de Luc Ferry de que esse é um papel mais da filosofia.
« Última modificação: 21 de Julho de 2011, 17:32:09 por uiliníli »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2733 Online: 21 de Julho de 2011, 21:51:54 »
Parece bem interessante, Souto :ok: Mas eu acho estranho um ateu defender a religião como fonte de sentido quando ele mesmo encontra sentido fora da religião. Ela é a única fonte de sentido? É a melhor? Eu gosto da tese de Luc Ferry de que esse é um papel mais da filosofia.

Acho que me enrolei ao tentar resenhar o livro. Eagleton defende que a religião  , para os que nela crêem , tem a ver com o sentido da vida , do universo e tudo mais , sendo que a ciẽncia se dedica a descrever a realidade  , não estando no seu ãmbito buscar um sentido.  É basicamente a mesma posição defendida pelo físico católico do outro livro que estou lendo , para o qual ciência e teologia , embora devam dialogar , têm propósitos e métodos diferentes. Aliás Spinoza já defendia no Tratado Político Teológico que as escrituras não podiam ser usadas para afirmações sobre a natureza mas apenas sobre moral.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #2734 Online: 22 de Julho de 2011, 13:47:42 »
Se não me engano Eagleton é um marxista católico, como se pode notar nessa entrevista: http://www.conjur.com.br/2010-dez-10/entrevista-terry-eagleton-escritor-critico-literario-britanico

No momento estou a começar a ler Globalizations and the Ancient World do arqueólogo/antropólogo Justin Jennings, no livro o autor argumenta que a globalização não é um fenomeno recente e já estava presente nas primeiras civilizações que criaram grandes cidades. Embora tenha lido apenas algumas páginas estou achando as ideias de Jennings bastante interessantes, pois sempre pensei na noção de cultura como algo em constante interação entre diferentes ''backgrounds'' para sua formação,  que liga o livro do Jennings diretamente a este aqui: http://www.cambridge.org/us/knowledge/isbn/item2427458/?site_locale=en_US .
Link para o livro do Jennings: http://www.cambridge.org/us/knowledge/isbn/item4025761/?site_locale=en_US .

P.S: Essa editora da universidade de Cambridge é fantástica, estou me esbaldando com vários títulos em diferentes áreas do conhecimento.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2735 Online: 22 de Julho de 2011, 18:59:43 »
As Canções da Terra Distante de Arthur C Clarke
Termine de ler a pouco tempo e adorei, como todos os de Clarke, com exceção de "O Berço dos Super Humanos", que é lixo.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2736 Online: 22 de Julho de 2011, 19:22:35 »
Eu acho que a premissa de As Canções da Terra Distante é muito boa, mas não gostei tanto do livro em si.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #2737 Online: 23 de Julho de 2011, 23:32:58 »
Cândido ou O Otimismo, de Voltaire.
Ótimo livro, recomendo também Micrômegas e Memnon.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2738 Online: 25 de Julho de 2011, 18:50:46 »
Adorei Cândido !
Agora lendo Pensamento Critico:O Poder da Lógica e da Argumentação, de Walter Carnielli e Richard Epstein.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2739 Online: 28 de Julho de 2011, 19:11:31 »
É muito bom o As Canções da Terra Distante, mas fiquei com uma dúvida: o Arthur C Clarke é budista? O dente é a única coisa que sobrou de relíquia sagrada da Terra. As ideias dele de um Deus Alfa até o ômega é bem interessante.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2740 Online: 28 de Julho de 2011, 20:18:30 »
É muito bom o As Canções da Terra Distante, mas fiquei com uma dúvida: o Arthur C Clarke é budista? O dente é a única coisa que sobrou de relíquia sagrada da Terra. As ideias dele de um Deus Alfa até o ômega é bem interessante.

É budista, e mora em Sri Lanka.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2741 Online: 28 de Julho de 2011, 20:29:11 »
Também em 3001-A Odisseia Final, a ultima religião da Terra é uma forma de budismo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2742 Online: 28 de Julho de 2011, 20:44:13 »
Que morava no Sri Lanka, eu sabia. Só não sabia que ele era budista. 3001 já li, muito bom também (foi o primeiro que li)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2743 Online: 28 de Julho de 2011, 21:09:13 »
Segundo a edição especial da Scientific American Exploradores do Futuro, ele era ateu.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #2744 Online: 28 de Julho de 2011, 23:20:56 »
Segundo a edição especial da Scientific American Exploradores do Futuro, ele era ateu.

Existem muitas formas de budismo, na maioria delas não há incompatibilidade com o ateísmo. O próprio Clarke negava que o budismo fosse uma religião, ele o considerava mais parecido com uma linha de pensamento a respeito da vida, considerando-se um ''cripto-budista''.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2745 Online: 29 de Julho de 2011, 07:29:48 »
Vermelho Brasil de Jean-Christophe Rufin. Bem interessante para quem gosta do genero.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #2746 Online: 29 de Julho de 2011, 16:29:09 »
Estou lendo o romance Kyoto de Yasunari Kawabata, um dos maiores escritores japoneses do século XX e ganhador do Nobel em 68. O livro descreve de forma fabulosa a Kyoto de antes da 2ª guerra mundial através dos olhos de Chieko a filha de um comerciante de quimonos. Além de ser uma obra de arte de suprema grandeza o livro também retrata as mudanças ocidentalizantes ocorridas na sociedade japonesa do pós-guerra.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2747 Online: 05 de Agosto de 2011, 15:24:08 »
Comprei José, a recente novela "autobiográfica" de Rubem Fonseca que é pequenininha e espero começar e terminar ainda hoje...

E comprei Crime e Castigo que pretendo começar quando deus me der coragem e terminar quando deus me der forças... :|

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2748 Online: 05 de Agosto de 2011, 18:05:16 »
Terminei A Sociedade do Anel, e Boromir ainda não morreu! :susto:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2749 Online: 05 de Agosto de 2011, 20:26:14 »
Terminei “Cachorros de Palha” de John Gray,  agora acho que vou dar continuidade em “Bilhões e Bilhões".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!