Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289167 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: O que estás lendo?
« Resposta #2750 Online: 05 de Agosto de 2011, 20:55:48 »
Ando meio interessado pelo Budismo, mas estou começando a me informar por textos mais modernos e preferencialmente escritos por autores ocidentais, para me familiarizar com os conceitos mais complicados, antes de eu ler as obras mais clássicas. Por isso li "Budismo sem Crenças", de Stephen Batchelor, filósofo escocês e um dos primeiros ocidentais ordenados monge no Tibet, é uma introdução ao pensamento budista sem misticismo e com uma visão cética sobre os pontos mais polêmicos, como as doutrinas da reencarnação e do karma, que o autor defende que não são nem um pouco fundamentais para a sabedoria budista; comprei "Confession of an atheist buddhist", do mesmo autor, no primeiro livro ele se considerava agnóstico e criticava o ateísmo por achar que ele levava ao niilismo, mas neste ele mudou de opinião e explica suas conclusões céticas a respeito de algumas doutrinas e como ele as concilia com o que considera essencial na religião; estou lendo "O Budismo e as Outras", de Frank Usarski, teólogo alemão que hoje ensina na PUC-SP, é um livro mais acadêmico e fala sobre a relação do budismo com as outras grandes religiões mundiais, traz muitas informações históricas e discussões teológicas (ou melhor, ateológicas, no caso do budismo...); também comprei "A Arte da Meditação", de Daniel Goleman (autor de "Inteligência Emocional"), que é basicamente um guia sobre o tema.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2751 Online: 05 de Agosto de 2011, 21:06:15 »
Terminei A Sociedade do Anel, e Boromir ainda não morreu! :susto:

Ok, mas não se apegue...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2752 Online: 07 de Agosto de 2011, 07:38:41 »
O Vingador de Frederick Forsyth.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2753 Online: 07 de Agosto de 2011, 10:29:53 »
Direito Constitucional Esquematizado de Pedro Lenza. 1200 páginas de diversão. Li cerca de 1/10 do livro mas já estou torcendo contra o personagem principal...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2754 Online: 14 de Agosto de 2011, 14:32:42 »
Tô lendo Memórias Encontradas numa Banheira, do Stanislaw Lem.

História interessante, em um mundo onde todo papel (livros, dinheiro, etc) deixou de existir por conta de algo que veio em uma nave utilizada para explorar Urano, e sobre o caos resultado daí. Bem legal, cheio de pequenos e legais detalhes. É tão bom ler uma ficção científica que é baseado em ciência, para variar. :)

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #2755 Online: 16 de Agosto de 2011, 11:59:24 »
Eu estou lendo O Idiota.

Livro incrível, estou adorando!
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2756 Online: 16 de Agosto de 2011, 13:17:18 »
O rei das fraudes, de John Grisham.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2757 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:39:30 »
Eu estou lendo O Idiota.

Eu também acho incrível.

Mas é um livro meio doente, né? Meio esquizofrênico, visceral, inquieto, sôfrego, maníaco, alucinado, violento, surreal, não sei, não sei. Nervos à flor da pele: taí, isso deve descrever os personagens do livro e o livro em si.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #2758 Online: 18 de Agosto de 2011, 21:13:46 »
"The third chimpanzee" de Jared Diamond.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2759 Online: 19 de Agosto de 2011, 01:26:00 »
Eu estou lendo O Idiota.

Eu também acho incrível.

Mas é um livro meio doente, né? Meio esquizofrênico, visceral, inquieto, sôfrego, maníaco, alucinado, violento, surreal, não sei, não sei. Nervos à flor da pele: taí, isso deve descrever os personagens do livro e o livro em si.
Existe um antes e um depois de Dostoievski. O Idiota é tão magnânimo que você rumina o livro mesmo depois de tê-lo lido por semanas e até meses a fio.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2760 Online: 19 de Agosto de 2011, 20:13:36 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Samarithan

• Nível 02
  • *
« Resposta #2761 Online: 19 de Agosto de 2011, 22:22:55 »
Olá a todos, sou novo no fórum, espero fazer boas amizades por aqui. Nos últimos meses comecei a me interessar por livros que abordam temas como religião, comportamento humano, moralidade e filosofia em, geral. Estou lendo O Mundo Assombrado pelos Demônios do Sagan, sensacional! Também curto muito as obras de Nietzsche. Gostaria de ter mais tempo para ler, pois trabalhar e estudar come boa parte dele. Quem tiver boas sugestões de livros que abordam os temas que citei, podem ficar a vontade para sugerir!
"E os que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música" Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2762 Online: 19 de Agosto de 2011, 23:36:59 »
Seja bem vindo Samarithan. Se possível passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2763 Online: 19 de Agosto de 2011, 23:39:51 »
Olá a todos, sou novo no fórum, espero fazer boas amizades por aqui. Nos últimos meses comecei a me interessar por livros que abordam temas como religião, comportamento humano, moralidade e filosofia em, geral. Estou lendo O Mundo Assombrado pelos Demônios do Sagan, sensacional! Também curto muito as obras de Nietzsche. Gostaria de ter mais tempo para ler, pois trabalhar e estudar come boa parte dele. Quem tiver boas sugestões de livros que abordam os temas que citei, podem ficar a vontade para sugerir!
Boas vindas, Samarithan, Sugiro "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, que eu mesmo quero reler.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2764 Online: 19 de Agosto de 2011, 23:46:00 »

Eu começaria lendo um bom livro de introdução à filosofia, como por exemplo os dois da Marilena Chaui ("Introdução à História da Filosofia")
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2765 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:31:54 »

Sobre comportamento humano, e também porque é uma leitura agradável e provocadora, eu recomendaria o "Filosofia, Amores e Cia" do Paulo Ghiraldelli. Filosofia aplicada ao cotidiano de forma bem bacana.

Livros de história da filosofia pode vir a calhar também. A série "Os Pensadores" tem como 1º volume a História da Filosofia, do Will Durant, que é muito boa, e tem excelentes capítulos sobre Nietzsche e Schopenhauer, que você deve gostar. Deve ser barato encontrar em um sebo, também.

Offline Samarithan

• Nível 02
  • *
« Resposta #2766 Online: 20 de Agosto de 2011, 17:52:05 »
Muito obrigado pelas sugestões, vou deixar anotado! Têm um livro que estou procurando a um tempo chamado A assustadora História da Maldade (Oliver Thomson), mas não consigo encontrá-lo em lugar algum. Nele o autor mostra a história da maldade sobre diversos pontos de vista, citando por exemplo que fatores de tempo e lugar influênciam e ajudam a criar padrões morais e éticos, e que isto pode variar dependendo da época, cultura ou pressões socioeconômicos, fazendo referências a verdadeiros monstros históricos como Gengis Khan, Calígula e Hitler.
"E os que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música" Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2767 Online: 21 de Agosto de 2011, 13:55:38 »
Lidos:
Borges e os orangotangos eternos - Luiz Fernando Veríssimo
O homem que via o trem passar - Georges Simenon

Iniciei Fazes-me Falta - Inês Pedrosa
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2768 Online: 06 de Setembro de 2011, 17:15:44 »
Li "Sangue Quente". Um livro sobre um zumbi que depois de comer um cérebro, passa a reter as memórias da vítima dele. Baseado no conto "I am a Zombie filled with love" (http://www.burningbuilding.com/zombie.htm), tinha tudo pra ser interessante, mas é só uma viadificação dos zumbis, transformando eles em personagens de Crepúsculo.

Eu deveria ter imaginado quando vi os elogios da Stephenie Meyer na capa... :(

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2769 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:06:55 »
Lendo: The System of the World, Neal Stephenson. Terceiro livro do Ciclo do Barroco.

O Stephenson sempre escreve livros enormes, de mais de 700 páginas, tão bem escritos mas que você lê rapidinho.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Trudeau

• Visitante
« Resposta #2770 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:08:18 »
Estou lendo agora "The Hidden Reality", o mais novo de Brian Greene (autor de "The Elegant Universe").
Sobre o livro citado pelo Samarithan:
Têm um livro que estou procurando a um tempo chamado A assustadora História da Maldade (Oliver Thomson), mas não consigo encontrá-lo em lugar algum.
Em inglês é chamado de "History of Sin" e após ler a sinopse me interessei pelo assunto e vou lê-lo no original.
Pode ser encontrado em português em vários locais, basta acessar o nome pelo Google.
Um dos locais é:
http://www.livrariafacil.com.br/a-assustadora-historia-da-maldade.html
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 20:02:26 por Trudeau »

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #2771 Online: 07 de Setembro de 2011, 09:16:13 »
Lidos:

A trilha de desvarios do sátiro de Amsterdam é insanamente divertida   :)
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2772 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:34:12 »
Lidos:

A trilha de desvarios do sátiro de Amsterdam é insanamente divertida   :)

Principalmente porque ele é um amador e , no fundo , ingênuo. Gostei , já que antes só tinha lido os contos com o inspetor Maigret.

Neste ínterim terminei Fazes-me falta e li O Tambor de Pele de Arturo Pérez-Reverte , como sempre os livros dele têm uma trama de mistério bem montada e neste a gente termina com vontade de conhecer Sevilha.

Comecei El Mal de Montano de Enrique Vila-Matas
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luiz Urameshi

• Nível 00
  • *
« Resposta #2773 Online: 08 de Setembro de 2011, 21:13:22 »
Terminei de ler: "Confie em Mim" (Harlan Coben)

Estou lendo: "Nêmesis" (Isaac Asimov)

Pretendo ler: "Azincourt" (Bernard Cornwell)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2774 Online: 09 de Setembro de 2011, 00:08:23 »
Terminei de ler: "Confie em Mim" (Harlan Coben)

Estou lendo: "Nêmesis" (Isaac Asimov)

Pretendo ler: "Azincourt" (Bernard Cornwell)

Seja bem vindo Luiz Urameshi. Se for possível, passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!