Ando meio interessado pelo Budismo, mas estou começando a me informar por textos mais modernos e preferencialmente escritos por autores ocidentais, para me familiarizar com os conceitos mais complicados, antes de eu ler as obras mais clássicas. Por isso li "Budismo sem Crenças", de Stephen Batchelor, filósofo escocês e um dos primeiros ocidentais ordenados monge no Tibet, é uma introdução ao pensamento budista sem misticismo e com uma visão cética sobre os pontos mais polêmicos, como as doutrinas da reencarnação e do karma, que o autor defende que não são nem um pouco fundamentais para a sabedoria budista; comprei "Confession of an atheist buddhist", do mesmo autor, no primeiro livro ele se considerava agnóstico e criticava o ateísmo por achar que ele levava ao niilismo, mas neste ele mudou de opinião e explica suas conclusões céticas a respeito de algumas doutrinas e como ele as concilia com o que considera essencial na religião; estou lendo "O Budismo e as Outras", de Frank Usarski, teólogo alemão que hoje ensina na PUC-SP, é um livro mais acadêmico e fala sobre a relação do budismo com as outras grandes religiões mundiais, traz muitas informações históricas e discussões teológicas (ou melhor, ateológicas, no caso do budismo...); também comprei "A Arte da Meditação", de Daniel Goleman (autor de "Inteligência Emocional"), que é basicamente um guia sobre o tema.