Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289183 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3150 Online: 11 de Outubro de 2012, 00:38:03 »
Estou lendo "A vida de Pi" e relendo um livro que considero básico para entender o mundo atual "A dotrina de choque" de Naomi Klein.

Este último recomendo especialmente para Price como contraponto a Friedman.

"Capitalismo e Liberdade" de Milton Friedman e "Evolução do Capitalismo" de Maurice Dobb.

Material raso, não vejo contraponto, somente interpretação esquerdista da realidade. Interessante para mim, porém descartável como um todo.

-

- Ou este que já tenho: Corrupção, Fraude e Contabilidade - Antonio Lopes de Sá

Esse é dos bons, o lí quando estava estudando sobre estelionato e engenharia social.

Depois deste lí "Fraudes Corporativas - Série Prevenção de Fraudes" de Michael J. Comer, que é da mesma série de outros livros sobre fraudes. Excelentes.

Irei ver se consigo este que você mencionou. Eu tive dificuldades para obter livros sobre fraudes na época da faculdade, já que meu tema de TCC era sobre "Pericia Contábil em Fraudes". (deixei o estudo de caso pra ultima hora e foi uma lastima, o q me salvou foi toda a construção teórica).
O do Antonio Lopes de Sá eu comprei logo que lançaram a 4ª edição, deu um trabalho achar um site que tinha ele no estoque... :)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2012, 00:40:08 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #3151 Online: 11 de Outubro de 2012, 09:42:55 »

Material raso, não vejo contraponto ...

Huh? Imagino que você falou isso por que já leu o livro e além de não gostar achou ele superficial e cheio de besteiras. Tem um monte de palavras que podem ser usadas para descrever “A Doutrina de Choque”, mas “material raso”? Você tem certeza que estamos falando do mesmo livro?

... somente interpretação esquerdista da realidade. Interessante para mim, porém descartável como um todo.

Agora começo a entender melhor o seu posicionamento.

Não, não é interpretação de nada. O livro consiste numa relação de fatos, lugares, datas, dados, nomes e sobrenomes demonstrados e documentados exaustivamente. E todos com um denominador comum: a aplicação nas últimas décadas das doutrinas neoliberais. Principalmente Klein mostra como ditadura, desigualdade, repressão, tortura e morte caminharam juntos com os “Chicago boys”. Sem entender isto não podemos analisar corretamente o passado recente ou o momento atual de América Latina, por colocar só um exemplo. Existem muitos livros e textos sobre este tema, lógico, mas o que mais gosto neste livro é a profundidade e uma escrita fantástica.

“Esquerdista”? ... bom, podemos conversar sobre isso se quiser, mas os fatos não tem ideologia. Na teoria você estuda eles e a partir de aí começa a definir sua ideologia. O resto é simplismo e preconceito. E no final das contas a gente está num fórum cético, né?

Sim, como você pode perceber gostei mesmo do livro.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #3152 Online: 11 de Outubro de 2012, 10:21:23 »

Material raso, não vejo contraponto ...

Huh? Imagino que você falou isso por que já leu o livro e além de não gostar achou ele superficial e cheio de besteiras. Tem um monte de palavras que podem ser usadas para descrever “A Doutrina de Choque”, mas “material raso”? Você tem certeza que estamos falando do mesmo livro?

... somente interpretação esquerdista da realidade. Interessante para mim, porém descartável como um todo.

Agora começo a entender melhor o seu posicionamento.

Não, não é interpretação de nada. O livro consiste numa relação de fatos, lugares, datas, dados, nomes e sobrenomes demonstrados e documentados exaustivamente. E todos com um denominador comum: a aplicação nas últimas décadas das doutrinas neoliberais. Principalmente Klein mostra como ditadura, desigualdade, repressão, tortura e morte caminharam juntos com os “Chicago boys”. Sem entender isto não podemos analisar corretamente o passado recente ou o momento atual de América Latina, por colocar só um exemplo. Existem muitos livros e textos sobre este tema, lógico, mas o que mais gosto neste livro é a profundidade e uma escrita fantástica.

“Esquerdista”? ... bom, podemos conversar sobre isso se quiser, mas os fatos não tem ideologia. Na teoria você estuda eles e a partir de aí começa a definir sua ideologia. O resto é simplismo e preconceito. E no final das contas a gente está num fórum cético, né?

Sim, como você pode perceber gostei mesmo do livro.

Se for de seu interesse, você pode fazer um tópico sobre isso, lá poderei refutar grante parte do posicionamento da autora. Como eu não me importo em me estender por semanas em uma crítica, não creio que aqui seja o local adequado.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #3153 Online: 11 de Outubro de 2012, 11:10:39 »
Ah Price,
Caso algum dia volte a estudar sobre estelionato e engenharia social, te indico este livro: "Normas Iternacionais e Fraudes em Contabilidade - Antonio Lopes de Sá", porque apesar de ser um livro crítico em si, aborda um tema, do ponto de vista criminalistico, novo no país.  O ultimo grande escândalo, o do banco Panamericano, ainda adotava a legislação antiga.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #3154 Online: 11 de Outubro de 2012, 11:21:26 »

Se for de seu interesse, você pode fazer um tópico sobre isso, lá poderei refutar grante parte do posicionamento da autora. Como eu não me importo em me estender por semanas em uma crítica, não creio que aqui seja o local adequado.

Acho bem interessante a ideia de debater sobre A Doutrina de Choque e os fatos descritos nele.

A minha disponibilidade de tempo e acesso a internet e meio limitada, mas se você criar um tópico sobre isso prometo acompanhar ele o mais que puder. Quase a metade da semana eu fico praticamente “off-line”, como é o caso neste feriadão. Você deverá ser paciente na hora das respostas. Na volta a gente conversa.

Ideia para título do tópico: A falacia Klein      :hihi:

Bom feriado.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #3155 Online: 11 de Outubro de 2012, 14:23:34 »

Acho bem interessante a ideia de debater sobre A Doutrina de Choque e os fatos descritos nele.

A minha disponibilidade de tempo e acesso a internet e meio limitada, mas se você criar um tópico sobre isso prometo acompanhar ele o mais que puder. Quase a metade da semana eu fico praticamente “off-line”, como é o caso neste feriadão. Você deverá ser paciente na hora das respostas. Na volta a gente conversa.

Ideia para título do tópico: A falacia Klein      ;D

Bom feriado.

Não, esperarei que você abra quando voltar do recesso. Bom feriado.

Ah Price,
Caso algum dia volte a estudar sobre estelionato e engenharia social, te indico este livro: "Normas Iternacionais e Fraudes em Contabilidade - Antonio Lopes de Sá", porque apesar de ser um livro crítico em si, aborda um tema, do ponto de vista criminalistico, novo no país.  O ultimo grande escândalo, o do banco Panamericano, ainda adotava a legislação antiga.

Lerei. Obrigada pela recomendação.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3156 Online: 12 de Outubro de 2012, 11:37:45 »
Lendo: "Fotografando As Estrelas - Introdução à fotografia astronômica" de Daniel Levi

Beleza, Lion!?. Quanto tempo. Como vai com a astronomia? Comprou o Tele (ou o bino)?

E só pra não ficar no "off topic" lendo O último reino, primeiro livro da série As crônicas saxônicas de Bernard Cornwell.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3157 Online: 13 de Outubro de 2012, 09:24:48 »
[...]
E todos com um denominador comum: a aplicação nas últimas décadas das doutrinas neoliberais. Principalmente Klein mostra como ditadura, desigualdade, repressão, tortura e morte caminharam juntos com os “Chicago boys”. Sem entender isto não podemos analisar corretamente o passado recente ou o momento atual de América Latina, por colocar só um exemplo. Existem muitos livros e textos sobre este tema, lógico, mas o que mais gosto neste livro é a profundidade e uma escrita fantástica.
[...]

Até onde eu sei, não houve nenhum país em que foi aplicado integralmente as ideias do Chicago Boys, mesmo porque em todos eles o Estado sempre teve um papel de interventor muito significativo.

E se o livro inclui (eu ainda não o li) o Chile, então há uma falha gritante porque a política "neoliberal" foi aplicada depois de um golpe militar, de tal modo que ela não foi a responsável pelas agruras chilenas na ditadura. Além disto, o principal produto econômico do Chile (o cobre), permaneceu, para qualquer efeito, nas mãos do Estado e, muito importante, todos os índices econômicos e sociais daquele país tiveram uma mehora significativa desde 1973.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3158 Online: 13 de Outubro de 2012, 09:27:44 »
Estou re-lendo (e me divertindo com) o texto esquerdista intitulado Para ler o Pato Donald. Em alguns momentos eu acho que vários autores de esquerda sofrem de algum tipo de disfunção cognitiva grave.
Foto USGS

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3159 Online: 13 de Outubro de 2012, 21:34:45 »
1 - Qual foi sua última leitura?    "Equal Rites" de Terry Pratchett
2 - O que está lendo?   "Surely you are joking mr. Feynman" do próprio
3 - O que vai ler?   Possivelmente "The Ancestor's Tale" do Dawkins

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3160 Online: 13 de Outubro de 2012, 21:40:17 »
"Surely you are joking mr. Feynman" do próprio

Bem divertido!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3161 Online: 14 de Outubro de 2012, 18:23:25 »
Focus, de Arthur Miller, sobre o anti-semitismo nos EUA na época da II Guerra Mundial.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #3162 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:27:28 »
1 - Qual foi sua última leitura?  :arrow: O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan
2 - O que está lendo?  :arrow: Por que os alunos não gostam da escola? - Daniel T. Willingham (Psicologia Cognitiva)
3 - O que vai ler?  :arrow: A Magia da Realidade - Richard Dawkins +  :arrow: Tábula Rasa - Steven Pinker

Tô com uma lista enorme :!:

1 - :arrow: Por que os alunos não gostam da escola? - Daniel T. Willingham (Psicologia Cognitiva)
2 -  :!:(Mudança de planos) :arrow: Tábula Rasa - Steven Pinker
3 -  :?: Provavelmente um dos livros de Dawkins

PS: Comprei um livro de neurociêncas de título CEM BILHÕES DE NEURÔNIOS? do Roberto Lent (http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/na-cola-da-neurociencia/?searchterm=Na%20cola%20da%20neuroci%C3%AAncia)

Ainda não chegou. Esse livro vai me ajudar em um projeto pessoal que é estudar sobre neurociências e psicologia cognitiva.

Saudações

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #3163 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:21:46 »
[...]
E todos com um denominador comum: a aplicação nas últimas décadas das doutrinas neoliberais. Principalmente Klein mostra como ditadura, desigualdade, repressão, tortura e morte caminharam juntos com os “Chicago boys”. Sem entender isto não podemos analisar corretamente o passado recente ou o momento atual de América Latina, por colocar só um exemplo. Existem muitos livros e textos sobre este tema, lógico, mas o que mais gosto neste livro é a profundidade e uma escrita fantástica.
[...]

Até onde eu sei, não houve nenhum país em que foi aplicado integralmente as ideias do Chicago Boys, mesmo porque em todos eles o Estado sempre teve um papel de interventor muito significativo.

E se o livro inclui (eu ainda não o li) o Chile, então há uma falha gritante porque a política "neoliberal" foi aplicada depois de um golpe militar, de tal modo que ela não foi a responsável pelas agruras chilenas na ditadura. Além disto, o principal produto econômico do Chile (o cobre), permaneceu, para qualquer efeito, nas mãos do Estado e, muito importante, todos os índices econômicos e sociais daquele país tiveram uma mehora significativa desde 1973.

A crítica nem prescisa chegar nesse ponto. A autora confunde/mistura Lei econômica com Política econômica e Economia Política, é de dar pena.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #3164 Online: 15 de Outubro de 2012, 17:08:57 »
1 - As  Croncias de Gelo e Fogo - Dança Com Dragões de George R.R. Martin
2 - Inteligência Emocional
3 - O Principe - de Maquiavel
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3165 Online: 15 de Outubro de 2012, 17:50:26 »
Pergunta meio boba: vocês identificam, assinam, carimbam ou fazem qualquer coisa que possa indicar a propriedade de seus livros?

Eu costumava assinar mas, de uns tempos pra cá, não tenho mais assinado...

Tô pensando em fazer um carimbo :feliz:

Saudações

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3166 Online: 15 de Outubro de 2012, 18:11:19 »
Também quero fazer um carimbo.Tenho mais de 200 livros e não pretendo parar.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #3167 Online: 15 de Outubro de 2012, 19:04:42 »
Pergunta meio boba: vocês identificam, assinam, carimbam ou fazem qualquer coisa que possa indicar a propriedade de seus livros?

Saudações

Não identifico de nenhuma forma, mas já emprestei muitos livros que não me devolveram ou, o mais frequente, devolveram em um estado lastimável. :/

Resultado: acabou meu desapego. Não empresto mais livros, salvo raríssimas exceções (de pessoas, não de livros).

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #3168 Online: 15 de Outubro de 2012, 19:50:14 »

Saudações

Não identifico de nenhuma forma, mas já emprestei muitos livros que não me devolveram ou, o mais frequente, devolveram em um estado lastimável. :/

Resultado: acabou meu desapego. Não empresto mais livros, salvo raríssimas exceções (de pessoas, não de livros).

Estava pensando em situações como esquecer em algum lugar ou não perceber que caiu de alguma pilha que eu carregava (coisa de doido mesmo  :olheira:)...  :hihi:

Sobre emprestar, acho que as pessoas que conheço não apreciam muito o tipo de literatura que eu gosto e as poucas que apreciam preferem comprar.

Saudações

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3169 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:22:49 »

Saudações

Todo o meu acervo é identificado por uma marca em baixo-relevo contendo o meu nome e a minha atividade profissional e que é feita com uma pequena máquina manual.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3170 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:25:22 »

Saudações

Os poucos livros que emprestei e foram devolvidos em estado precário resultaram em uma discussão e em livros novos por parte de quem emprestou.

Hoje não empresto mais nada dos meus acervos (livros, revistas, CDs, DVDs, etc) a não ser em casos muito, mas muito, excepcionais.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3171 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:27:28 »
Tipo isto?

Não se surpreendam se um dia chegar um cara a cavalo com um envelope e um selo destes:

É só uma carta do Geo :biglol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3172 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:32:11 »
Tipo isto?

Não se surpreendam se um dia chegar um cara a cavalo com um envelope e um selo destes:

É só uma carta do Geo :biglol:

Ei, a ideia da carta fechada com um selo sobre cera quente é muito boa.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3173 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:33:43 »

Hoje em dia basta lamber o envelope! :P
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3174 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:35:14 »

Hoje em dia basta lamber o envelope! :P

Não é uma questão de praticidade e sim de estilo e sofisticação.

Muito estilo e sofisticação.  :hihi:
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!