Material raso, não vejo contraponto ...
Huh? Imagino que você falou isso por que já leu o livro e além de não gostar achou ele superficial e cheio de besteiras. Tem um monte de palavras que podem ser usadas para descrever “A Doutrina de Choque”, mas “material raso”? Você tem certeza que estamos falando do mesmo livro?
... somente interpretação esquerdista da realidade. Interessante para mim, porém descartável como um todo.
Agora começo a entender melhor o seu posicionamento.
Não, não é interpretação de nada. O livro consiste numa relação de fatos, lugares, datas, dados, nomes e sobrenomes demonstrados e documentados exaustivamente. E todos com um denominador comum: a aplicação nas últimas décadas das doutrinas neoliberais. Principalmente Klein mostra como ditadura, desigualdade, repressão, tortura e morte caminharam juntos com os “Chicago boys”. Sem entender isto não podemos analisar corretamente o passado recente ou o momento atual de América Latina, por colocar só um exemplo. Existem muitos livros e textos sobre este tema, lógico, mas o que mais gosto neste livro é a profundidade e uma escrita fantástica.
“Esquerdista”? ... bom, podemos conversar sobre isso se quiser, mas os fatos não tem ideologia. Na teoria você estuda eles e a partir de aí começa a definir sua ideologia. O resto é simplismo e preconceito. E no final das contas a gente está num fórum cético, né?
Sim, como você pode perceber gostei mesmo do livro.