Os melhores dele [Mario Vargas Llosa], na minha opnião, são "Pantaleão e as visitadoras" (é hilário) e "A Guerra do fim do mundo".
2.
Outro que se lhes ombreia, na minha opinião, é "Cadernos de Dom Rigoberto".
É a continuação de "Elogio da Madrasta", mas tem vida própria e, embora recomendável, não é imprescindível ler "Elogio" pra se deliciar com o erotismo e o humor sutis dos "Cadernos".
Alfonso, o filho de D. Rigoberto, é uma Lolita de calças (curtas), mas muito mais rico e mefistofélico que a personagem de Nabokov.
É um romance
menor, no sentido que Manuel Bandeira considera a sua - dele - poesia, em comparação com a poesia
maior de Carlos Drummond.
Maior seria a poesia caracterizada por temas sociais/filosóficos e
menor, aquela mais voltada para o intimismo subjetivo (Junqueira, 2003). Por analogia, em prosa seriam maiores O Lobo da Estepe, Crime e Castigo, Doutor Fausto, etc. Ainda assim, há digressões ideológicas, como as diatribes de D. Rigoberto contra todo tipo de utopia coletiva, e mesmo de agrupamento voluntário em coletividades - incluindo aí até o escotismo, rotary club e grupos feministas; e as louvações ao individualismo e à liberdade pessoal.
Enfim, saborosa leitura. (não é spoiller: algumas aparentes inverossililhanças são esclarecidas no epílogo)
Pra se manter
on topicLi: Cadernos de D. Rigoberto e Resolução-TSE nº 23.376/2011 - esta para fazer a análise das prestações de (faz-de) contas dos candidatos
Lendo: nenhum.
Pretendo ler:
Nova Gramática do Português Brasileiro
http://www.editoracontexto.com.br/nova-gramatica-do-portugues-brasileiro.html Biologia Evolutiva, indicação do forista Huxley
../forum/topic=26473.0.htmlEnsaios - Montaigne
Aforismos para a sabedoria de vida - A. Schopenhauer.