Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289207 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3750 Online: 15 de Agosto de 2014, 13:51:24 »
De alguns anos pra cá minha rotina e horários mudaram um pouco e agora está mais difícil ler livros. Antes eu lia mais.

Como não vou conseguir ler tudo o que possa me interessar, e nem tenho muito como peneirar tantos bons livros, gostaria de saber na opinião de vocês quais os livros obrigatórios que todo "cerumano" deveria ler. Se alguém puder sugerir de maneira organizada, seria melhor.

Gêneros sugeridos: Filosofia, Ciência/Ceticismo, História/Política, Romance/Ficção
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3751 Online: 15 de Agosto de 2014, 14:49:53 »
De alguns anos pra cá minha rotina e horários mudaram um pouco e agora está mais difícil ler livros. Antes eu lia mais.

Como não vou conseguir ler tudo o que possa me interessar, e nem tenho muito como peneirar tantos bons livros, gostaria de saber na opinião de vocês quais os livros obrigatórios que todo "cerumano" deveria ler. Se alguém puder sugerir de maneira organizada, seria melhor.

Gêneros sugeridos: Filosofia, Ciência/Ceticismo, História/Política, Romance/Ficção
Dostoievsky.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3752 Online: 15 de Agosto de 2014, 15:13:17 »
Criei, em 2012, um tópico chamado "Qual livro você acharia importante que fosse lido por todos? E por que?" que tem bastante sugestões interessantes.
Edit: o tópico foi anexado ao "leituras obrigatórias" ../forum/topic=2053.50.html

Não tenho bagagem o suficiente, mas vou dar meus pitacos:

Ciência/Ceticismo: vou no óbvio: O Mundo Assombrado Pelos Demônios
História: Pra quem não tem tempo, historia do Brasil, Boris Fausto, panorama bem geral, e baseado na melhor e atualizada historiografia brasileira. Pra quem tem menos tempo ainda: História Concisa do Brasil, do mesmo autor.
Romance/Ficção: Crime e Castigo e os dois volumes do D. Quixote.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3753 Online: 15 de Agosto de 2014, 15:25:31 »
Ciência/Ceticismo: vou no óbvio: O Mundo Assombrado Pelos Demônios
História: Pra quem não tem tempo, historia do Brasil, Boris Fausto, panorama bem geral, e baseado na melhor e atualizada historiografia brasileira. Pra quem tem menos tempo ainda: História Concisa do Brasil, do mesmo autor.
Romance/Ficção: Crime e Castigo e os dois volumes do D. Quixote.

Obrigado. O que notei é que este tópico foi feito numa época em que todos estavam na pilha do ceticismo proselitista, e tem bastante coisa do Dawkins, ou muita brincadeirinha. Ainda vou precisar fazer um filtro em cima, mas já ajuda.

O Mundo Assombrado eu já li. Dom Quixote eu li só metade, mas pretendo reler e chegar no fim.

Bem que a galera poderia ir atualizando ou revendo suas opiniões lá pro tópico virar um bom guia de leitura.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3754 Online: 16 de Agosto de 2014, 00:38:31 »

Em matéria de filosofia eu sugiro temas que aborde o pragmatismo, o movimento sofista e o ceticismo, que são áreas de estudo da filosofia que admiro muito.

Um bom livro sobre pragmatismo é Pragmatismo (1907) de William James.

Sobre o movimento sofista é o Os Sofistas, de W.K.C. Guthrie

Sobre ceticismo um bom livro é o Ensaios sobre o ceticismo, de vários autores, e de organização de  Plínio Smith e Waldomiro Silva Filho.

Os Ensaios, Uma seleção, de Montaigne, tradução e organização de Rosa Freire d’Aguiar, também é um dos meus livros favoritos, escritos por Montaigne num estilo que tem muito da influência cética.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3755 Online: 19 de Agosto de 2014, 09:50:31 »
Interrompi a leitura dos Diálogos do Feyerabend para reler o breve O que é dialética do iluminismo? do Ghiraldelli, depois que o tópico do Feliperj sobre como uma conspiração dos frankfurtianos me deixou com vontade de ler algo sobre eles.

Estou achando um pouco mais louquinho do que da primeira vez, mas talvez por ter pouca bagagem em filosofia.

Eu tenho vontade de ler algo do William James; tenho uma edição dele da coleção Os Pensadores que eu nem sei que livro contém. Talvez faça minha próxima leitura, depois dos Diálogos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3756 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:56:56 »
The man who never was.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3757 Online: 20 de Agosto de 2014, 19:40:28 »
Sergio Navega - Pensamento Critico e Argumentação Sólida

Já vi palestra dele numa das reuniões da extinta STR... tenho até agora um CDzinho sobre lógica :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3758 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:42:09 »

Já vi palestra dele numa das reuniões da extinta STR... tenho até agora um CDzinho sobre lógica :)
E o que achou?

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3759 Online: 21 de Agosto de 2014, 18:32:31 »
Alguém aqui leu Pais e Filhos (Turgueniev, Ivan Sergueievitch) ?
É do nível de Dostoievsky?

O problema é que a versão on line é incompleta. Não tem algumas páginas. Não dá pra ler um livro que, ao "virar" a página, verificar que a próxima tá "em branco", ou seja, indisponível. Como seguir o raciocínio e argumentos do autor desse jeito??

Caramba, só agora percebi que a versão online está incompleta. vou ver se acho uma versão completa aqui, ou então alguma livraria que o livro ainda esteja disponível.

Valeu!

Achou?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3760 Online: 21 de Agosto de 2014, 22:01:31 »
Eu li, João. Não é como Dostoiévski - a escrita é controlada, menos nervosa. Também não é como Tolstói, ou Tchekhov, enfim, o auge da literatura russa. Mas se você não exigir muito, é um romance muito bom. E dá pra comprar por uns cinco conto em um sebo naquela coleção de livros vermelhinhos de capa dura que eu esqueci o nome.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3761 Online: 22 de Agosto de 2014, 00:00:49 »
Alguém aqui leu Pais e Filhos (Turgueniev, Ivan Sergueievitch) ?
É do nível de Dostoievsky?

O problema é que a versão on line é incompleta. Não tem algumas páginas. Não dá pra ler um livro que, ao "virar" a página, verificar que a próxima tá "em branco", ou seja, indisponível. Como seguir o raciocínio e argumentos do autor desse jeito??

Caramba, só agora percebi que a versão online está incompleta. vou ver se acho uma versão completa aqui, ou então alguma livraria que o livro ainda esteja disponível.

Valeu!

Achou?
Não achei cara, e pra falar a verdade eu já estou quase desistindo de procurar. Mas caso eu achar, eu o posto aqui.

:ok:

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3762 Online: 22 de Agosto de 2014, 08:21:42 »
Eu li, João. Não é como Dostoiévski - a escrita é controlada, menos nervosa. Também não é como Tolstói, ou Tchekhov, enfim, o auge da literatura russa. Mas se você não exigir muito, é um romance muito bom. E dá pra comprar por uns cinco conto em um sebo naquela coleção de livros vermelhinhos de capa dura que eu esqueci o nome.
Obrigado, Rocky.
 :ok:

Quanto à coleção, se utilizar papéis que mais parecem os usados nos jornais de antigamente, tô fora,  :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3763 Online: 22 de Agosto de 2014, 09:35:51 »
Lembrei, é Os Imortais da Literatura. Essa:

(Tem temas em comum com Dostoiévski o Pais e Filhos, aliás.)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3764 Online: 22 de Agosto de 2014, 09:39:44 »
Mas o melhor Pais e Filhos é a músi... é o filme do Koreeda.

Eu nunca deixo de fazer catequismo de filmes orientais. :P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3765 Online: 22 de Agosto de 2014, 10:32:56 »
Sem nenhum pingo de sarcasmo: eu gostaria de ter paciência para ler esses autores russos. Acho que ler Dostoiévsky na adolescência deixou um ranço permanente na minha memória...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3766 Online: 22 de Agosto de 2014, 10:45:05 »
As traduções de hoje em dia de Dostoiévski são bem melhores o que as antigas, o que pode ajudar, mas não sei se muito. Provavelmente são os temas que não te interessam mesmo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3767 Online: 22 de Agosto de 2014, 12:10:47 »
Pois é. Gente deprimida discutindo sua depressão com outras pessoas deprimidas em um cenário vitoriano.*

Pra mim, pior que isso só as tramas dos romances americanos de Ficção Psicológica atuais: "professor de literatura em crise de meia idade, tendo um caso com uma mulher mais nova." Ou, "mulher entediada saindo em viagem de auto-descoberta". E tem ainda: "Família disfuncional se reúne para um velório/festa de Natal/casamento". :)

*Claro que estou exagerando. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3768 Online: 22 de Agosto de 2014, 12:52:16 »
Pois é. Gente deprimida discutindo sua depressão com outras pessoas deprimidas em um cenário vitoriano.*

:lol: E jantares escandolosos! São pessoas deprimidas, mas são pessoas deprimidas barulhentas. :P

Pra mim, pior que isso só as tramas dos romances americanos de Ficção Psicológica atuais: "professor de literatura em crise de meia idade, tendo um caso com uma mulher mais nova." Ou, "mulher entediada saindo em viagem de auto-descoberta". E tem ainda: "Família disfuncional se reúne para um velório/festa de Natal/casamento". :)

*Claro que estou exagerando. :)

:lol:

Realmente, todo esse drama de classe média sem o que fazer da vida é muito chato. Não li quase nada atual, mas há muito exemplo disso em filmes. Com uma diferença: às vezes é a mesma história de sempre, mas agora com uma lésbica (The kids are allright me vem à mente imediatamente), um nerd (Sideways), negro, algo para tentar se passar como novo mas apresentando uma mudança de protagonista sem consequencia alguma. :P

Claro, bons contadores de história conseguem dar uma nova luz na situação mais batida. Eu daria como exemplo o Mike Leigh, que da premissa "mulher quer um parceiro, não consegue e fica triste" consegue um belíssimo filme em Another Year. Yi Yi é basicamente a sua terceira trama listada e é um filme maravilhoso sobre o passar do tempo.

Um caso interessante é Manhattan, que é "intelectual em crise de meia idade tem um caso com uma mulher mais nova", mas consegue dizer algo novo, embora não sei de propósito: ao tentar falar da cidade, Woody Allen só consegue falar de seus habitantes e seus pequenos problemas, porque não existe mais grande narrativa. Ah, já viajei demais... :P

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3769 Online: 01 de Setembro de 2014, 00:53:42 »
Já que não conseguir encontrar o livro do Sergio Navega, vou ler um que já estou de posse dele a algum tempo:

A Estrutura da Magia - Um livro sobre Linguagem e Terapia, de  Richard Bandler & John Grinder. Um clássico da PNL que a muito eu já deveria ter lido.

E pra minha alegria ,finalmente ficou pronto a tradução do Gilherme das Elegias de Propércio, clássico da poesia elegíaca romana, este será o próximo da lista, já li algumas poesias e percebi que será muito prazeroso ler todo o livro.  :ok:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3770 Online: 04 de Setembro de 2014, 19:12:09 »
A Invenção de Hugo Cabret.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3771 Online: 05 de Setembro de 2014, 11:16:53 »
A Sabedoria dos Mitos - Luc Ferry

"... a mitologia não é aquilo que se crê tantas vezes nos nossos dias, uma coleção de "contos e lendas", uma série de historietas mais ou menos fantasmagóricas, cujo objetivo fosse apenas a distração. Longe de se resumir a um divertimento literário, constitui na verdade o centro da sabedoria antiga, a origem primordial daquilo que a grande tradição da filosofia grega irá em breve desenvolver conceptualmente, visando definir os contornos de uma vida bem-sucedida para os mortais que somos". Luc Ferry
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3772 Online: 05 de Setembro de 2014, 15:51:23 »
Lendo "Coriolano" de Shakespeare. O filme é ótimo!!! 

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3773 Online: 13 de Setembro de 2014, 16:41:08 »

E o que achou?

A palestra foi legal, mesmo não tendo aprendido nada especificamente -foi um bom momento de vários céticos conversando quase como pessoas normais :)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 18:09:39 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3774 Online: 13 de Setembro de 2014, 16:47:20 »
Acabei de ler A Fundação da Monarquia Portuguesa e agora estou lendo Salamina.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!